Qual é a pior característica de um chefe?

Publicado em 29.03.2012

Segundo um novo estudo que analisou as características boas e ruins dos patrões, a pior qualidade em um chefe é a arrogância. Bons chefes, por outro lado, são considerados confiáveis.

O estudo de personalidade e desenvolvimento de liderança da empresa de avaliações e consultoria Hogan Assessment Systems foi baseado em pesquisas com 1.000 empregados.

Os piores líderes foram mais frequentemente descritos como arrogantes. Outras qualidades que levam a antipatia de um trabalhador pelo seu supervisor é ser manipulador, emocionalmente instável, pouco gerenciador, passivo-agressivo e desconfiado dos outros.

Grandes chefes, ao contrário, foram mais frequentemente descritos como confiáveis, responsáveis, inspiradores, sensíveis, e com capacidade de se manterem calmos sob pressão.

Um dado do estudo foi revelador: o trabalhador médio estaria disposto a voltar a trabalhar com menos da metade de seus antigos patrões, o que significa que não existem muitos bons líderes por aí.

Pesquisas anteriores a essa já mostravam que mais da metade dos líderes falha em sua função. Por isso, Natalie Tracy, diretora de marketing da Hogan Assessment Systems, disse que é importante compreender o que faz os funcionários gostarem dos ou desprezarem seus gerentes.

“Má liderança causa engajamento reduzido e até mesmo problemas de saúde entre os funcionários”, disse ela. “Com uma melhor compreensão do que separa os bons líderes dos ruins, as organizações e empresas podem avaliar e decidir quem fica no comando”.

Independentemente de quem está no comando, no entanto, o estudo descobriu que os funcionários acham importante gostar de seu chefe, e consideram igualmente essencial que o chefe goste deles. Ou seja, pode estar na hora de mudar a imagem de “vilão” dos chefes, para uma mais amigável. [LiveScience, Foto]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

13 Comentários

  1. Ainda bem que eu sou Servidor Público e não preciso escutar tantos esporros em relação à quem trabalha na empresa privada.

    Thumb up 0
  2. Meu chefe coordenador de área da meritor de Osasco é um verdadeiro carrasco, o cara faz o que pode para prejudicar um funcionário, e mesmo com 4 denuncias no sindicato de Osasco nada acontece. Pra voces terem uma idéia, teve um colega que pediu ferias com 3 meses de antecedência pra poder pagar e programar um pacote de viagens, o chefe aceitou, 1 mes antes da viagem ele foi ao RH pediu a folha de ferias e entregou ao chefe para ser assinada, 2 dias antes de sair, foi ao banco para ver o deposito das feria e supresa não havia dindin. Quando foi falar ao chefe do erro, o mesmo pediu para ele se virar e desmarcar tudo. Final da historia, a esosas e a filha teve que viajar com a sogra.

    Thumb up 5
  3. Ser um líder realmente bom é uma arte muito difícil, o pior é que os chefes com esses defeitos (vale para os professores também), se acham o máximo e acreditam que todos os chefes subordinados deveriam segui-lo.

    Thumb up 3
  4. Não acho que o melhor chefe é necessariamente o mais adorado entre os funcionários. Funcionário tem tendência a não gostar dos chefes, principalmente os folgados como este Telmo Flores aí.

    Também existem outro fator: idade. Sou novo (24 anos) e hoje assumo um cargo relativamente alto. Sou engenheiro e trabalho na indústria, logo, fico acima de muito técnico, e muitos deles tem mais anos de profissão do que eu tenho de idade. Quando dou um esporro (e tem horas que é extremamente necessário), estes mais velhos não gostam, por mais que eu seja flexível, responsável, sensível, etc.

    Também tenho gente acima de mim, não tenho nada contra eles porque não dou nem chance de reclamarem comigo. Meu chefe mais carrasco sou eu mesmo. Assim que se cresce profissionalmente, e não reclamando que o chefe não presta.

    Thumb up 6
  5. ahahhahha, é a burrice, disse o amigo, até concordo mesmo…ahhahha, mas ficou engraçado, pra mim o melhor chefe é aquele que bebe umas e outras comigo, já o pior é aquele que quer que eu chegue segunda-feira no horário, aí não dá pra aguentar…ahhahhahh

    Thumb up 0
    • todo chefe tem sua obrigação dentro da empresa, então as vezes competencia é mal interpretado como arrogancia,pois se o chefe der muito mole a produção cai, e no mundo capitalista o que vaale é produção alta.

      Thumb up 1
  6. Na minha opinião a pior característica de um chefe é a sua soberba. Daí nasce a indiferença àqueles que, por competência, poderão substituí-lo. Assim, nada resta a não ser pedir demissão e ser feliz.

    Thumb up 2
  7. Nossa um assunto que merece discussão.
    Já tive péssimos chefes e ótimos chefes. É fácil encontrar péssimos chefes no serviço público, onde o funcionário nao se atualiza e com tempo passa a ser chefe. Um péssimo chefe. Gostaria que mesmo no serviço público o chefe fosse o mais qualificado, o mais idoneo ao cargo. Nas empresas privadas, principalmente as grandes a historia é bem diferente. Que pena que é assim …

    Thumb up 7
  8. Qual é a pior característica de um chefe?

    A mesma característica predominante no roberto justus “compulsão por demissões”!!

    Fico imagimando como seria ter um chefe estilo DR House?!!

    Thumb up 9

Envie um comentário

Leia o post anterior:
921738854_755321441d_o
Música clássica ajuda nas cirurgias

Médicos cirurgiões a...

Fechar