Cientistas criam metais moldáveis mais fortes que aço

Publicado em 4.03.2011

O que você acharia de algo que fosse facilmente moldável como o plástico, mas altamente resistente e durável como um metal? Esse material não é mais sonho: cientistas americanos desenvolveram uma nova liga metálica tão moldável quanto o plástico.

Os pesquisadores conquistaram esse material quando analisaram as propriedades de alguns vidros metálicos recentemente desenvolvidos – cujos átomos estão dispostos de forma aleatória e não organizados em estruturas cristalinas altamente ordenadas – e descobriram que elas podem ser moldadas sem perder resistência e durabilidade.

O material resultante é mais forte que aço, mas facilmente moldável em fogo e pressão baixos. As ligas, compostas de metais comuns como cobre, níquel, titânio e zircônio, podem ser moldadas por sopros de baixa pressão e baixa temperatura, em processos idênticos aos utilizados para moldar plásticos, o que significa que não são mais caros. As matérias-primas – os metais – também custam a mesma coisa.

Eles também funcionam bem em uma variedade de escalas. Os pesquisadores já usaram os novos metais para fundir todo o tipo de formas, desde pequenos recipientes e garrafas até implantes médicos e ressonadores em miniatura.

Segundo eles, isso poderia permitir um novo paradigma para moldar metais. As propriedades superiores da liga em relação aos plásticos e metais típicos, combinada com a facilidade, a economia e a precisão da moldagem por sopro, têm o potencial de causar impacto à sociedade tanto quanto o desenvolvimento de plásticos sintéticos e seus métodos de tratamento associados impactaram o século passado. [POPSCI]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

20 Comentários

  1. Pare de depender de Deus e comece a andar com sua proprias pernas afinal de contas oque essa liga metalica tem a ver com deus?

    Thumb up 5
  2. o Bruno disse que as pessoas se preocupam com o capital e nao com o bem com os outros… nao adianta ajudar as pessoas que nao querem “se ajudar”…

    temos o bolsa familia para servir de exemplo…afinal…o pobres algum dia vai deixar de depender disso pra viver??? será que quem recebe o colsa familia ta estudando pra nao depender dele??

    quem recebe o seguro desemprego, estuda mais um pouco pra conseguir um emprego melhor???

    Sobre a materia…a oxidação pode ser positiva, como no Aço Inox, que na verdade oxida instantaneamente para sua propria proteção (por isso nao enferruja). DICA…jamais raspem aço carbono no Inox…

    Thumb up 4
  3. Bom, fico fascinado pela engenharia de materiais, gostei muito desse site, só acho que como amantes do conhecimento e do método científico não temos que discutir credo, mais sim matemática. Essa sim é a palavra de Deus.

    Thumb up 1
  4. Rogerio,
    vc está errado, todos esses metais oxidam, na verdade o que quer dizer é que eles não enferrujam, ou seja criam oxido de ferro, mas se vc pegar uma tabela Periodica vc vai ver atraés no numero de Nóx que eles também oxidam. Um exemplo é o aluminio que oxida muito mais que o ferro, mas ao contrário do óxido de ferro o óxio de aluninio forma uma camada protetora no material, em ves de deteriorar ele.

    Thumb up 2
  5. Rafael…é facil culpar o que vc nao ve,né….!! a fome existe pois os homens (os Ricos) são atraidos por Acumulação de capital e não de valores , como o bem do proximo.
    Deus nos deixou a missão de olhar para o proximo e se ver, isto é compaixão.
    comentarios como o seu aliena e nos deixa longe de uma possivel paz, economica, social.

    Thumb up 5
  6. eu também acho chato ficar blasfemando, o certo era ciência e religião andarem juntos e comentários deste tipo só aumentam tal inimizade.

    Thumb up 8
  7. Pq será q sempre tem um q coloca a culpa da humanidade em Deus? Se não tem comida pra todos e pq alguns acumulam riquezas e outros são oprimidos, se existem crimes, isso e da natureza humana, Deus pode não existir, mas se existisse seria um grande ditador q organizaria as finanças, a produção, a agropecuária e a justiça. Quem sabe o Deus q vcs imaginam não seria alguém com o perfil de Hitler ou Stalin? Qto a matéria, é incrível!

    Thumb up 11
  8. “Em Deus e não na ciencia” hehehe, se esse deus existisse mesmo não existiriam crimes e todo mundo teria o que comer sem nos preocuparmos com isso.

    Thumb up 15
  9. Luiz, pelos materiais citados que compõem a liga (cobre, níquel, titânio e zircônio), provalvelmente ela não oxida facilmente, pois não há ferro em sua composição.

    Thumb up 3
  10. Esse Mauro ta Trollando….só pode. Impossivel alguém que seja capaz de ler e escrever fazer um comentário desses sem estar de brincanagem…

    Thumb up 4
  11. para Mauro.(caso tenha dito esse absurdo pq acredita nisso,
    e não seja um troll)

    Deus faz o que sua imundícia?

    Quando estiver doente? vai se curar rezando?
    Eu vou pedir a ajuda da ciência, essa funciona!

    Thumb up 3
  12. Mau.ro, confesse: você tem preguiça de ler os artigos, certo?
    “Os pesquisadores já usaram os novos metais para (…) até implantes médicos e ressonadores em miniatura”
    Se isso é ser inútil, então você é o que? Uma ameba?

    Thumb up 45
  13. Isso mesmo! Tentem não gastar tanto tempo desenvolvendo uma tecnologia que, provavelmente, vai baratear muito a produção de utensílios metálicos(usados em quase tudo nos dias atuais),facilitando a vida humana e nos levando ao caminho do equilíbrio com o meio ambiente…não!!Estudar pra quê se tudo oq precisamos está na bibria….

    Thumb up 5
  14. Deus faz…?! Cara, se não fosse pelos cientistas, pelos estudiosos, nós ainda estávamos vivendo como se vivia na idade média! Mente aberta, cara, mente aberta! Não deixa “Deus” consumir a sua sabedoria!

    Thumb up 6
  15. Cientistas inuteis, vão ajudar quem ta passando fome na asia.
    Por isso acredito em Deus e não na ciencia, Deus faz, já a ciencia não faz nada de util.

    Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
ipad2
Lançado o iPad 2

O novo tablet terá o...

Fechar