Cientistas desenvolvem decodificador que vai procurar por DNA alienígena em Marte

Publicado em 14.11.2010

A primeira ideia que surge quando se ouve a palavra “alienígena” é de algo muito diferente dos seres humanos, não? Mas, segundo uma equipe de cientistas americanos, a vida na nossa vizinhança deve ser provavelmente parecida conosco.

Seguindo essa linha de pensamento, eles estão desenvolvendo um protótipo de decodificador de DNA alienígena – o Busca por Genomas Extraterrestres (BGET) – que esperam enviar a Marte a bordo de uma missão da NASA prevista para ser lançada em 2018.

O raciocínio vem da premissa de que Marte e a Terra têm trocado um bilhão de toneladas de rochas ao longo de suas vidas. E alguns dos micróbios clandestinos a bordo dessas pedras podem ser bastante resistentes, sobrevivendo à viagem. O DNA é bastante durável também. Na superfície de Marte não iria durar muito tempo, mas protegido contra a radiação UV, o DNA pode ficar dormente em Marte por um milhão de anos.

O decodificador de DNA será projetado para cavar. Se alguma vez houve vida em Marte, ou se há matéria orgânica enterrada lá de outras origens, seja da Terra ou de qualquer outro lugar, o BGET deve ser capaz de isolar, amplificar e identificar os ácidos nucléicos do planeta, sem nenhuma viagem de retorno necessária.

A tecnologia ainda está alguns anos longe dos testes. Quando estiver preparada, os pesquisadores vão testá-la em campos no deserto de Atacama, no Chile, ou na Antártica, dois dos locais áridos da Terra que são parecidos com os desertos frios de Marte. Se tudo der certo nos testes, o BGET estará caçando blocos construtores de vida no planeta vermelho na próxima década. [POPSCI]

1. As pessoas que são contra as pesquisas científicas parece que ainda vivem na Idade Média ou tem saudade dela.

2. Tem comentário q ate dói de ler, se a humanidade se limitasse a ficar preocupada com seus probleminhas, ainda estaríamos andando a cavalo, usando lampiões e tratando doenças com feitiçaria.[2]

3. Nem li os comentarios, mas estou certo que alguem vai aparecer falando que é bobagem e que deveriam investir essa grana na cura do câncer!

4. Meu Deus!!! Q a Luz não se apague e q os ignorantes não tomem conta da humanidade, q eles parem de olhar para os seus próprios umbigos e percebam q sua existência e insignificante perto dos mistérios do universo! Tem comentário q ate dói de ler, se a humanidade se limitasse a ficar preocupada com seus probleminhas, ainda estaríamos andando a cavalo, usando lampiões e tratando doenças com feitiçaria.

5. Alguns governos tem umas prioridades esquisitas. Os EUA estão em crise financeira mas gastam fortunas procurando vida em outros planetas.
    Se existe ou não existe vida, se pode ou não ser habitado, em que isso influi na nossa vida aqui na Terra?
    Esse dinheiro todo não seria melhor empregado em benefício dos habitantes da Terra? Muitos morrem de fome, de doenças, o nosso planeta está sendo destruído pelo progresso desenfreado… e eles se preocupam com Marte???

6. SIM SERÁ OTIMO!
    ECONTRARÃO O DNE DE UM EXTRA TERRESTRE, FAREMOS ALGUNS CLONES COMO O “AVATAR”.

SERA BOM OS TREINAREMOS PARA A CHEGADA DOS PRIMOS!

SERÁ QUE NO DIA (D)NA HORA (H) ELES ESTARÃO DO NOSSO LADO?

OU FARÃO COMO O AVATAR NO FILME.

7. Vida buscando Vida!Não só de caos vive o universo e o nosso planeta,mas de expectativas em relação a vida!Buscar as verdadeiras origens da vida eis o desafio!Enquanto não é desenvolvida essa tecnologia,fico com a versão Suméria da criação do Homo Sapiens através de engenharia genética dos Anunakis….E o evolucionismo de Darwin.abraços

8. Existe vida em outros planetas. E vida inteligente, a prova é tal que eles nao vem aki :P,

se existe vida inteligente em outros planetas, nao sei ainda estao procurando aki na terra :P

9. seria esses estudos importantes para a raça humana??ou è sò por curiosidade que cientistas tentam a todo custo desvendar o universo.se hà vida ou houve em algum lugar do cosmos pode ter certeza que nâo seria interessante para nòs humanos,pois não sabemos que seres seriam e que tipo de ameaça poderia nos trazer.

obesidade