Cientistas italianos causam polêmica – teriam eles conseguido realizar a fusão fria?

Por , em 25.01.2011

Dois cientistas italianos alegam terem conseguido produzir um reator de fusão fria, que gera 12,400 watts de calor– mas não é apenas isso, os pesquisadores afirmam que o dispositivo estará a venda em três meses. Ou não?

A fusão fria não é tão simples assim – alguns dizem até ser algo impossível. Tanto que várias alegações da descoberta da fusão fria se mostraram infundadas, como na vez em que a Coréia do Norte disse ter desenvolvido a tecnologia. Hipoteticamente, você precisaria fundir dois pequenos núcleos atônicos com um grande núcleo, um processo que libera enormes quantidades de energia. Se puder ser coletada, a fusão se torna uma fonte praticamente inesgotável de energia, barata e sem resíduo radioativo ou emissão de gases poluentes.

Andrea Rossi e Sergio Focardi dizem ter feito exatamente isso. O problema é que eles não divulgaram nenhum detalhe maior de como sua descoberta funciona. E isso deixou toda a comunidade científica com a pulga atrás da orelha. A pesquisa foi rejeitada por vários veículos de divulgação e publicada apenas no Journal of Nuclear Physics, que é patrocinado pelos cientistas italianos.

A situação deles não melhora, tendo em vista que Rossi tem a ficha suja por fraude.

Apesar disso, eles demonstraram o funcionamento do seu aparelho em público e, pelos vídeos, dá para ver que uma quantidade de energia é gerada. Se é por meio de fusão fria é um mistério, mas definitivamente, eletricidade é produzida.

Confira o vídeo:

[PopSci]

Se esses cientistas conseguiram tal feito,os mesmos tém que tomar todas as medidas de proteção,pois já mataram o barbudo fazem 6 anos,eles podem ser os proximos.Fusão a frio pode desmantelar,desestruturar toda uma cadeia economica e afrontar muitos interesses.

• Fabio:

O andenilson escreve muito errado mas infelizmente ele pode ter razão…u.u Mas acreidto que os poderosos do petróleo como o Bush não iriam gastar dinheiro comprando a patente…é mais fácil obliterar a pesquisa, os pesquisadores e talvez a cidade inteira. Afinal de contas eles vivem fazendo guerra por petróleo, imagina o que eles não iriam fazer pra poder continuar a guerra lucrativa do petróleo…¬¬

falam falam que inventaram que conseguiram criar nao sei o que ,mas tudo continua igual.

• adenilsom:

se essa coisa funciona com serteza os poderosos do petroleo vão comprar a patente dos cientista e engavetala para sempre pra manter o mundo movido a petroleo voce ja fes a conta de quanto voce gasta de combustivel durante um ano mesmo andando de onibos ou mesmo quando voce compra alguma coisa quantos veiculos são usados?

• adailton:

ummmmmmmm sei nao em parece mais com aquelas supostas curas de cancer que aparece nas tvs brasileiras em,vem diz que faiz isso faz aquilo mais nao vira em nada F A K E .

Se em antes da segunda guerra já sabiam manipular os átomos para bombas nucleares, por que não criar a fusão a frio com um laptop e uns papeis de enrolar frango?
    Lembrem-se que a nave que subiu à lua era parecida com uma assadeira de frango… basta olhar no site da Nasa… até os aluminios nos pés são visiveis.
    E tem gente que acredita nisso kkk
    no final nem a bomba atômica era atômica de verdade e sim uma grande bomba que explodiu em altura para ter mais eficiencia

• Anonymous:

Que burroooo!!! dá zero pra ele!!!

• Anonimo:

A fusão é o futuro. Se esse futuro já chegou é outra história. Não deverá demorar muito para conseguirmos esta fusão a frio e pode ser possível que já a tenhamos. O negócio é não duvidar e aguardar os acontecimentos. Tenho grandes esperanças.

• reginaldo:

Ha ha ha ha ha, e euconsegui desenvolver o MOTO PERPÉTUO. Rssss, comediantes esses Italianos aí.

• Tony Amorim:

Os cientistas sérios divulgam seu trabalho em revistas especializadas e dão informações suficientes para o experimento ser reproduzido por outros em qualquer parte do mundo. Só o fato de não terem feito isso é motivo mais que suficiente pra se duvidar da veracidade disso.

• Jose51:

Só acredito vendo, o cara já tem um histórico a considerar.

pra quê que os cientistas do ITER e do Tokamak jogaram bilhões de dolares fora se era tão fácil assim. kakakakaka

• EUSTRÓPIO FIGUEIRA PEREIRA:

OLHA O FIO NA TOMADA ATRÁS DO SÉRGIO!!!
    ISSO É UMA ITALIANADA MACARRONICA!
    PORCA MISÉRIA…
    DOIS GRANDES MENTIROSOS ILUDINDO UM BANDO DE TROUXAS!

• anderson:

bem q o video poderia ter uma legenda neh ????

• Andrey Luiz:

Gente… não acredito muito, mas se eles realmente o fizeram, será a maior coisa do mundo. Energia quase inesgotável, pensem.

• willian:

O que a má reputação não faz, mas memso assim acredito neles.

Atualmente a fusão nuclear consome mais energia do que produz, duvido que dois caras com recursos relativamente limitados conceguiram fazer oque dezenas de físicos vem tentando a décadas investido anos de pesquisa e trabalho alem de valores que vão muito alem de alguns milhões de dólares.

Editor, está escrito atônico, ao invés de atômico…

Isso tb está me cheirando a charlatanismo… por que eles não liberam mais detealhes de como o aparelho funciona? se eles criaram e querem implementar essa tecnologia daki a 3 meses eles deveriam no mínimo provar de que se trata de fusão fria…
    Acho q vai ser akela mesma história da empresa d-wave, q disse em 2007 q fizeram funcionar o primeiro computador quântico…

• ShadowsAV:

Eu não sei se é verdade, mas como todas as inovações geralmente existe muito segredo, novos carros, novos aviões, novos Gadget, todas as novidade que eu tenho visto são envoltas em uma nuvem de mistério.
    Se ele for mesmo vender uma garantia que isso seja verdade será uma patente ou algo do tipo, se isso acontecer haverá uma grande chance de que ele esteja falando a verdade, até lá eu recomendo não confiar muito já que ninguém conseguiu criar ainda e esperança falsa costuma a gerar uma grande decepção.

• Corvo:

Bem eu estou bem desconfiado mas se funcionar ira revolucionar a humanidade

• splash:

mó fraude… Povo ainda perde tempo com isso .

• Homer:

Dois idiotas querendo aparecer, impossível a fusão fria

• Harley Eugenio:

se isso tiver certo, é pequeno o suficiente para caber dentro de um carro. vamos comprar um carro e nunca abastecer!

• Luan:

Mas Master,isso depende da quantidade de Trítio utilizada!
    Se a noticia realmente for um fato verídico,eles devem ter usado muito pouco do elemento. ^^

• Master:

Eu achava que fusão nuclear teria energia suficiente para gerar uma grande explosão.

Pelo que vi no video estou errado, se não todos eles ja estariam mortos.

• Rafael Rodrigues:

Mais um desserviço para com a humanidade, aparentemente…