Como as tecnologias estão afetando o romance

Publicado em 17.02.2012

Diante de tantas inovações tecnológicas, talvez nem mesmo o amor permaneça inalterado. Muitos especialistas em relacionamentos acreditam que as novas tecnologias vão mudar drasticamente a forma como as pessoas encontram companheiros daqui para frente. As interações podem ser cada vez mais online, instantâneas e confiáveis, já que a internet está fazendo com que as pessoas percam privacidade.

Aqui estão algumas tendências atuais e futuras sobre as escolhas de um namorado ou como as pessoas melhoram suas perspectivas de encontros depois dos 40 – tudo a partir das novas tecnologias:

Declarações tecnológicas

De cartas de amor a e-mails doces, as pessoas estão expressando seus sentimentos por meio de declarações cada vez mais rapidamente. Os casais – como o resto das pessoas – parecem preferir os mais novos e rápidos métodos de comunicação. Enquanto menos cartas são enviadas, mais mensagens de texto são trocadas por celular.

Isso significa que as pessoas estão se relacionando muito mais rápido. Um escritor de cartas em décadas passadas demoraria dias para receber a resposta de uma amante, mas os escritores modernos demoram apenas alguns minutos ou horas.

A melhor comunicação permite que as pessoas encontrem novos parceiros mais rapidamente, até mesmo em jogos online ou redes sociais. Isso pode ser bom por um lado, mas a rapidez também pode acabar em decepção, já que o envolvimento pode acontecer antes de um conhecimento maior do parceiro.

Sites de namoro

Sites de namoro também estão trazendo um efeito enorme sobre a maneira que as pessoas se relacionam. Quando esses sites surgiram pela primeira vez na década de 90, a maioria das pessoas era preconceituosa porque achava que eles tinham sido criados por “falhas sociais”. Mas atualmente muitos solteiros aderiram aos sites, por serem fáceis e baratos.

Em 2005, um estudo mostrou que 11% dos americanos já haviam entrado em um site de namoro, mas apenas 2% tinham começado relacionamentos de longo prazo com pessoas que haviam conhecido online. Já em 2010, um em cada cinco novos relacionamentos tinham começado online nos EUA.

Esses sites abriram portas também para muitos adultos de meia-idade e mais velhos. Muitas mulheres de 40 anos ou mais não gostam de ir para bares, então é mais fácil procurar um companheiro pela internet.

“Googlando” o parceiro

Um dos benefícios dos encontros online é que antes deles acontecerem ao vivo você pode ler o perfil do pretendente e recolher informações básicas sobre ele nas redes sociais – descobrindo informações que normalmente só eram adquiridas durante o primeiro encontro.

Claro que nem sempre uma pessoa que você acha que combina com você pela internet combina também na vida real. E nem sempre as pessoas são sinceras em seus perfis – mas essas informações já são um bom começo para os primeiros encontros.

Muitas opções?

As redes sociais e sites de namoro parecem possibilitar uma infinita gama de pretendentes. Por isso, também pode ser difícil escolher a pessoa certa para sair. Com tantas opções, é fácil se lançar a redes cada vez mais amplas. Com dois cliques a mais, você já conhece pessoas completamente diferentes.

Essa infinidade de opções, entretanto, pode tornar as pessoas negativamente exigentes e fazer com que elas acabem não tomando nenhuma decisão. Os especialistas sugerem que, se você encontrou muitas pessoas na internet, se decida pela que te agrada mais e tente conhecê-la melhor.

Quanto mais as coisas mudam, mais elas continuam as mesmas

Apesar do avanço da tecnologia, talvez a substância das relações nunca se altere. As pessoas agora se conhecem pela internet, mas elas ainda se encontram e namoram cara a cara. O fato é que o cérebro – e o coração – nunca vai mudar por causa das novas tecnologias. E você, o que acha? Já começou um relacionamento com alguém que conheceu na internet? [LiveScience]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

32 Comentários

  1. Tive 3 relacionamentos relativamente longos com mulheres que na qual conheci através de amigos e/ou ao “acaso” e me casei com uma que conheci pela net em um site de namoro.
    Estamos há 5 anos juntos e temos uma filhinha de 2 anos e 4 meses, essas duas meninas são a razão da minha vida.
    Independente da forma de se “aproximar” da pessoa, o que vale é o amor, a confiança e a honestidade sempre.

    Thumb up 9
  2. Discordo de algumas pessoas que acham que conhecer pessoas pela internet é uma furada.
    Conheci o Ricardo através de um site de namoros, pois já estava cansada de quebrar a cara na mundo real. Se era pra quebrar a cara que fosse no virtual.
    Aceitei marcar o primeiro encontro totalmente sem esperanças ou paranoias. Depois de alguns outros encontros percebemos que seria difícil nos enganar…tentamos um afastamento inicial, mas foi em vão. Hoje somos casados e temos uma linda filha. Tudo deu certo e nós nem tínhamos mais esperanças, nem confiança de que seria possível encontrar na net a pessoa que complementaria a felicidade de viver.
    Boa sorte pra quem está arriscando nesse meio. Eu aprovei e garanto que é mais seguro que dar a cara a tapa embaladas ou encontros promovidos por amigos bem intencionados.

    Thumb up 7
    • a net é apenas um canal muito mais rápido para encontrarmos quem estava nos procurando é o jardim que a borboleta vem pousar,tem gente perigosa,mentirosas… e na vida real?? eu conheço muita gente que estão felizes umas estão morando fora do Brasil e o melhor da net não perdemos o contato,se não fosse a net como teria eu conhecido meu italiano que vive na Holanda Nuncaaa…e tbem não teria conhecido Holanda,Italia…tudo graças a essa tecnologia maravilhosa.

      Thumb up 2
  3. ja conheci mulher pela net e nunca correspondiam psicologicamente ao que eu pretendia,como acontecia antes da net,havia sempre a mulher bicicleta, no bairro em que todo o homem ja tinha dado uma voltinha,na net a mesma coisa.apesar de toda a informaçao que a net disponibiliza,cultura etc . as pessoas nao evoluiram ao mesmo ritmo,passam o tempo com joguinhos e chats de conversas vazias,algo que nao faz logica para mim.

    Thumb up 2
  4. Já está difícil conhecer as pessoas na vida real,imagine através da net.
    Vou contar um caso que aconteceu aqui em minha cidade ( Belém/Pa )Um rapaz manteve um relacionamento com uma garota pela net por algum tempo.À alguns meses atrás ele recebeu um convite dela para lhe encontrar em um motel,chegando lá o rapaz foi morto com várias facadas por ela e o companheiro dela,que ainda tiveram o sangue frio de decepar a cabeça e as pontas dos dedos dele e levá-los dentro de uma mochila para despistar a perícia.Mas graças à Deus eles já foram presos e condenados.Que isso sirva de alerta para muita gente que se lança em uma relação virtual com muito entusiasmo.

    Thumb up 2
  5. Realmente hoje temos a internet,midias mostrando como é prazeiroso,uma boa duma bocada de lingua que por certo chega lá na guela e mexe com as partes intimas do corpo,fazendo a imaginação brotar só no olhar.(logico que nas novelas temos um zoom marcante para poder fazer esta sensação.)Então começamos a procurar pela internet algo parecido com parceiros(as),onde até site das bronkem estão se oferecendo nuas e cruas em todas as posições possiveis para poder persuadir um fraco.Para bater um papo no chat acho que uma equipe deve estar pronto para não cair numa furada. Se for com conhecida(o)ainda tem como acreditar.

    Thumb up 1
  6. Conhecer pessoas pela net e maravilhoso mas para namorar e uma furada principalmente quando e um homem que se interessa por uma garota. Elas mentem muito.

    Thumb up 1
    • O que vc diz nao faz muito sentido, ateh porque namorar online realmente nao funciona , pois faltam elementos (toque e presenca), mas a internet eh apenas mais uma maneira de se conhecer pessoas compativeis, e nesse quesito eh muito provavel que o tipo de garota pelas quais vc vem se interessando mintam tambem quando vc as conhece num bar ou na noite em geral…faz sentido pra vc?

      Thumb up 4
    • Concordo… a net é só o pontapé inicial, mas para saber se vai dar certo, tem que ter um aproximação física. Conheci meu marido pela internet, mas nem tinha essa pretensão (de conhecer alguém para casar) mas o perfil dele era simples e parecia sincero, logo nos encontramos e encontramos várias afinidades, além de eu o considerar atraente e inteligente e vice-versa… enfim, desde o primeiro encontro fomos nos conhecendo e cada vez mais interessado um no outro que acabamos casando e estamos juntos há mais de 2 anos numa felicidade tamanha! Então, pode sim acontecer! Mas nada de namoros virtuais, tem que ser reais!

      Thumb up 2
    • Só elas? eles não? Eu uso de sinceridade sempre

      Thumb up 1
  7. O modo não importa é até bem vindo.
    Apenas, as pessoas se colocam em situações duvidosas, pois, os problemas de relacionamento inter-pessoal não mudou…
    sabe a história quero uma pessoa completa porque sou completo.
    Nada de cara metade uma pessoa por inteiro. Penso que o perigo de ser enganado(a) é o mesmo tanto ao vivo ou on line. Vejo como mais um canal de aproximação e ajuda, mais se não toma os devidos cuidados e se a auto-estima está tão baixa ao ponto de ser desesperado(a) e não tomar os cuidados, o perigo é o mesmo…

    Thumb up 2
  8. Eu ao contrario de quase todos aqui, tenho uma historia muito boa sobre o “online dating” conheci meu ultimo namorado em um site de relacionamentos americano e fiquei com ele por dois anos, nos encontravamos sempre, (ele vinha ao Brasil0 e ateh fomos a Europa onde passamos 45 dias juntos tambem…enfim foi uma experiencia maravilhosa e acabou como qualquer namoro “normal” sem drama.
    Agora estou de volta aos sites e espero encontrar outro “amor eterno, enquanto dure”, pois assim eh, online ou na vida real…nada tem garantia, mas a gente tem que ser esperto tambem neh pessoal…tem ferramentas que previnem voce de encontrar alguem que nao encaixa com a descricao (camera e microfone) porque ir as cegas em um encontro? e porque ja encontrar logo na primeira semana? Indo devagar e usando as “ferramentas” que a internet tem, voce torna o encontro muito mais confiavel e seguro…

    Thumb up 15
    • concordo contigo plenamente e espero que vc encontre o sua alma gêmea e logo expresse pra nós a sua felicidade na net até isso é melhor porque no real a nossa felicidade para algumas amigas causa raiva,ódio kkkkkkkkkkkkk

      Thumb up 3
    • Obrigada !!!!

      Thumb up 1
  9. assim como no real temos decepção e maior ainda quando pensamos que conhecemos tudo dele e cai a mascara,no virtual acho bem mais fácil conhecer o caráter a personalidade,depois de algum tempo no virtual acabamos conhecendo a alma,os sonhos e desejos temos a facilidade de deletar melhor do que deletar uma amizade no real sem ficar ressentimento, acho o pc um canal para encontrarmos novas amizades o amor verdadeiro,tenho duas amigas que parece que já conhecíamos a anos somos irmas virtuais,conheci a 6 anos um italiano que vive na Holanda já estive lá e ele no Brasil eu falo sempre e afirmo se Deus fez um homem quase perfeito foi esse italiano só não é 100% perfeito porque vive milhas de distancia,acho que temos como selecionar sim os bons o maus cibernéticos temos que agir com a razão nunca com o coração.

    Thumb up 3
  10. Meu casamento acabou devido a sites deste tipo, minha ex parceira achando que tinha encontrado o maior principe encantado da vida teve uma grande decepção, e esta decepcionada e sozinha até hoje, pois nunca é melhor que um relacionamento cara a cara, ainda prefiro o metodo antigo nesta questão.

    Thumb up 1
    • quando um casamento acaba não é culpa da net é falta de diálogo entre os casais,uma pessoa carente,solitária encontra do outro lado da tela uma pessoa extremamente romântica,carinhosa com facilidade de expressão e frases… o carente até sabe que as palavras de elogio são mentirosas mas se deixa envolver porque era isso que ela estava precisando para o seu ego se sentir viva muitas vezes está solitária mesmo no meio de uma multidão porque o que ela queria era apenas atenção de uma pessoa em especial(marido ou esposa) e infelizmente se entrega de cabeça que acaba se apaixonando apenas por palavras e promessas.

      Thumb up 4
    • Sim é verdade vc tem toda a razão neste sentido de falta de atenção de ambas as partes mais nem sempre é desta maneira que se acaba um casamento por internet, qualquer um pode prometer muito mais que o parceiro atual, pode sempre ser o melhor em tudo atraz de teclas, é o que encanta os fracos, e a realidade sem pre é outra.

      Thumb up 1
  11. deveria haver crime de falsidade ideológica virtual.
    no encontro real sentimos as percepções (vômer nasal, feromônio, visual)na virtual conhecemos as pessoas para depois no sentirmos atraídos.

    Thumb up 1
  12. Minha tia conta que na década de 1960, as revistas de fotonovelas tinham páginas onde publicavam anúncios de caras procurando namoradas no Brasil.

    Ela começou a namorar um cara da Itália. Chamava-se “namoro por correspondência”.
    Meu avô trabalhava no Ministério das Relações Exteriores e mandou levantar a ficha do cara.

    Maior ficha suja. O cara estava sendo procurado por estrupo e assassinato. Com os dados que meu avô enviou, o cara foi localizado e preso pela polícia italiana.

    Nos relacionamentos via Net, as pessoas são amáveis, cordatas, sinceras, bonitas, amigas, charmosas, românticas, verdadeiras, fiéis, simpáticas, inteligentes, de bem com a vida, de bem com a grana e tudo de bom.
    Verdadeiros espécimes da raça pura ariana ou exemplo de perfeição.

    Até que…

    Fui… Dar uma photoshopada na minha foto prá ver se melhora um pouco, antes de envias aos pretendentes.
    Quá quá quá!

    Thumb up 5
    • As fotos que posto no meu perfil em sites de relacionamento nao tem nada de photoshop, tambem nao uso pseudonimos Maga patalogica, e claro quando vc conhece alguem no bar, ele vai logo te contando que tem uma ficha corrida do tamanho do quarteirao, nao eh? Pois eh depois que beijou, trocou telefone e quem sabe o que mais todo mundo sai falando a verdade na vida real…entao na internet eh igualzinho, todo mundo soh fala a verdade!!!!
      rsrsrsrs ingenuidade e mentirosos existem em qualquer lugar!

      Thumb up 5
    • Não sei como uma pessoa poderia se relacionar com alguem que usa o têrmo “pura raça ariana” . Por acaso sou branco ,porem neto de ex escravo de origem africana, por parte do meu pai, nascido em 1875.Sou viúvo dêsde 2007, e fui casado durante 33 anos com uma maravilhosa mulher , mulata, com o pai negro, e ainda estou apaixonado por ela, que possuía grandes valores morais e espirituais, que acredito que pode ser encontrado ,com a mesma proporção em outras mulheres de qualquer raça.Creio que a internet,numa palavra nos revela,todavia acredito que o ser humano pode se modificar para melhor através da reflexão.Não peço desculpas pelo comentário, pois se me calasse após lê-lo estaria sendo conivente.Assim me revelo.

      Thumb up 2
    • Caro Leão Velho (velho demais para entender o que leu)

      Ôrra, meu.
      Eu citei 16 (DEZESSEIS) adjetivos e você pega apenas um como o “rabinho do elefante” prá fazer seu discurso amargo?

      Leia de novo… direito!

      E se não entender, leia de novo antes de escrever asneiras. Tá?

      O uso do termo raça ariana está muito bem inserido no contexto e convergente com a idéia dos outros 15 adjetivos.

      Só você é que não sacou e ainda vem com pregação tergiversada?

      Comigo não cola. Sacumé?

      Fui

      Thumb up 4
  13. Há algum tempo passado, quando comecei a bolinar pela internet, constatei que minhas mãos continuavam com a mesma temperatura, o objeto de desejo não tinha cheiro e exprimia seus sentimentos somente seu eu falasse bobagens. Nesse momento entendi porque os animais selvagens capiturados pelos traficantes e vendidos na cidade, tinham que fazer uma enorme adaptação para voltarem à natureza e continuarem a caçar como é do instinto dos animais. Assim, faça chuva ou faça sol, eu saio à caça. Admiro todas as caçadoras e todos os caçadores não virtuais.

    Thumb up 1
  14. Pois é, com essas tecnologias atuais, eu namoro a quase dois anos com uma mulher que por simples acaso dos fatos, conhecei justamente no bate-papo! :p

    Thumb up 2
  15. Ñao é bem assim, há prejuízos ,mas tbm lucros. Tem q saber usar, é uma nova ferramenta q interliga o mundo, devemos ser responsáveis e honestos conosco mesmos.Sabemos muito bem nus defender então temos q ponderar cada amizade oferecida e filtrarmos o q nus iinteresa, agora ,tem muita gente q sabe usar ,reconhece quando vai entrar numa fria e mesmo assim vai e faz ,ele ñ está inocente 100%, aí se ferra isso ñ é culpa da tecnologia, aqueles q gostam d viver perigosamente ,ñ podem reclamar dos riscos q corre.

    Thumb up 6
  16. Esse negócio de conhecer pessoas pela net é uma bela de uma furada!!! Já marquei encontro com uma garota, que nunca tinha visto “ao vivo”, e pelas fotos e descrições no site pessoal dela, ela era linda, esbelta… e quando fui conhecê-la, ela tinha quase o dobro do meu peso rsrs.
    Uma outra que eu conheci, eu curti, mas ela era louca, instável e depois do primeiro encontro voltou com o corno do namorado, não sabia o que queria.
    Enfim, internet é um “mundo de ilusões”… todo mundo é lindo, maravilhoso, inteligente, descolado…
    O importante é a vida real, dane-se orkut, facebook e outros lixos falsos cibernéticos!!! Intenet é muito legal, mas pra arranjar namoro, tô fora!!!

    Thumb up 14
    • Paulo, até parece que você esta contando a historia da minha vida aconteceu exatamente igual comigo, hoje em dia não tenho coragem de conhecer alguém pela internet e só aceito pessoas no msn, facebook, twtter etc… só se eu a conhecer pessoalmente. Moral da historia so aceito quem eu conheço, (tenho amigos Não números).

      Thumb up 8
    • Marcelo, os meus primeiros encontros do virtual para real fora umas decepções… mas meio que por acaso, nem estava muito a fim de conhecer alguém, encontrei o homem dos meus sonhos pela net.. claro, que cada caso é um caso.. enfim, não poderia achar ninguém que combinasse mais comigo homeme maravilhos que conheci na net estou com ele até hj. Mas tive sorte por jogarmos aberto desde o início, sem máscaras, falamos só a verdade, que confirmamos a cada dia. Mas temos que ter certos cuidados, pois há muito (a) picareta na net!

      Thumb up 2
    • Aí xara! Concordo plenamente com você!!

      Thumb up 0
    • É UMA FURADA SAIR DA TELA PARA O REAL APENAS POR FOTO,EU QUANDO FUI PRA EUROPA CONHECER O MEU VIRTUAL NOS RECONHECEMOS NO ATO NA CAM NÃO TEM COMO FAZER fotochop

      Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
10
10 comparações entre humanos e nossos parentes vivos mais próximos

Os chimpanzés são no...

Fechar