Como descobrir o sexo do bebê no início da gravidez

Publicado em 22.01.2012

A gestação de uma mulher é cercada de mistério até a altura da 15ª semana, em média, quando a ansiosa questão “é menino ou menina?” já pode ser respondida através de um exame ultrassom. Mas um novo método totalmente inofensivo parece ser capaz de descobrir o sexo do bebê ainda antes da quinta semana de gravidez.

Nem todos dão muita importância em saber o gênero do feto antes do nascimento, mas esse conhecimento é importante devido ao risco de distrofias musculares. São doenças genéticas associadas ao cromossomo X, ou seja, basta saber se é menino ou menina para tomar precauções.

As distrofias podem trazer sérias limitações (tais como necessidade de cadeira de rodas e risco de problemas cardíacos) ao bebê que vai nascer. Quando a doença é identificada no gene das mães, a maioria dos casais prefere abortar o feto (nos países em que isso é legal), o que é mais difícil se ela tiver que esperar as mais de onze semanas para ter certeza do sexo da criança.

Por essa razão, médicos de um hospital feminino em Seul (Coreia do Sul) descobriram um jeito de encontrar cromossomos Y (garantindo que o bebê será menina e livre do risco de distrofia muscular) no feto. Eles analisaram o gene PDE9A, que se encontra no sangue das mulheres grávidas, e descobriram que a partir dele é possível rastrear cromossomos Y no feto desde o início da gestação.

Em 203 mulheres analisadas, o teste apresentou 100% de precisão em determinar o sexo do bebê, no máximo até a quinta semana de gestação. [NewScientist]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

7 Comentários

    • Em partes. Seguindo as teorias dos defensores do homossexualismo, acredito que o bebê pode ter, n’alguns casos, os dois cromossomos e… (gostar de X-salada e Ypióca ou …).

      Thumb up 11
  1. Hmmm, acho que tem um problema de concordância ai, não seria: “garantindo que o bebê será meninO”

    Afinal:
    XX – Menina

    XY – Menino

    Pelo menos foi o que entendi ;)

    Abraços

    Thumb up 12
    • Não há nenhuma intenção de forçar a barra para ser menino.
      Apenas se tiver Y será menino, caso contrário será menina.
      O problema é que nunca se saberá se será homo.

      Thumb up 6
    • Só não pode coaxar se a teta demorar na hora da fome. Se chorar, dependendo da intensidade e gravidade do som choroso, pode-se ter uma idéia dos rumos. Mas isto só depois que o médico dar aquele tampinha no “mundo de cabeça pra baixo”.
      Nas primeiras semanas de gravidez a mulher começa demonstrar comportamentos diferentes e pele com protuberâncias e tudo em função da desarmonia hormnonal. Partindo dessas observações pode arriscar um palpite com uma média de 80% de acerto.

      Thumb up 6
    • Porque “problema” em saber se ele vai ser ou nao homo?

      Thumb up 3
    • Por que/ Para comprar o enxoval com as setes cores do arco-íris.

      Thumb up 10

Envie um comentário

Leia o post anterior:
454fe4e2e7a9c270906801aa5ee0de2d
Apple coloca cursos universitários inteiros no iBooks para iPad, iPhone e iPod Touch

Nesta quinta feira, ...

Fechar