19 Previsões para nossas vidas daqui a cem anos

Publicado em 24.01.2012

Na última semana, a equipe da BBC fez uma pesquisa de opinião com seus leitores para que previssem como estará o Planeta Terra, em vários aspectos, no ano de 2112. Depois, selecionaram algumas das projeções mais interessantes feitas pelo público e pediram para dois futurologistas ingleses, Ian Pearson e Patrick Tucker, as comentarem. O resultado é uma rica visão de como será a humanidade daqui a um século.

1 – Crescimento da aquicultura

Extensas áreas dos mares do mundo serão forçadas a se converter em fazendas. Se a população mundial estiver realmente batendo na casa dos dez bilhões de habitantes, conforme indicam as projeções, teremos que avançar nas produções alternativas de alimentos. Não apenas na criação de peixes, frutos do mar e vegetais marinhos, como também de diversas algas marinhas geneticamente modificadas. Elas podem absorver mais nitrogênio do ar e eliminar a necessidade do uso de água doce no cultivo. Com isso, sobra mais água para outras funções.

2 – Comunicação por pensamento

Será que a telepatia deixará de ser ficção científica? Os futurologistas acreditam que sim. A tecnologia de interação entre cérebro e equipamentos eletrônicos tem caminhado a largos passos nos últimos tempos. Acredita-se que uma realidade em que chips transmitem impulsos entre dois cérebros, proporcionando a comunicação entre eles, não está tão distante assim.

3 – Criação de homens biônicos e imortais

O filme “O homem bicentenário”, lançado em 1999, plantou no imaginário da população a ideia de um humano ciborgue que poderia viver eternamente. Os especialistas também vêem boas chances de isso ser uma realidade em 2112, graças ao casamento entre a tecnologia e a genética. Alterações no DNA, combinadas a conceitos de robótica avançada, deverão ser capazes de criar o que se chama de “Inteligência Artificial”.

4 – Controle da meteorologia

A previsão do tempo, que às vezes ainda falha e estraga nossos planos para o final de semana, poderá deixar de ser suposição para se tornar apenas um anúncio, nos próximos cem anos. A geoengenharia, na verdade, já tem feito vastas experiências no controle da direção e intensidade de tornados e na criação de chuva artificial. Parece plausível, para os pesquisadores, que daqui a cem anos o homem já saiba definir exatamente se amanhã vai fazer tempo bom lá fora ou não.

5 – “Abertura econômica” da Antártida

Hoje em dia, há pouco mais do que pinguins e bases científicas de alguns países habitando o solo do continente gelado, mas os futurologistas afirmam que essa realidade está com os dias contados. Conforme o ritmo ditado pela nossa necessidade de expansão, a humanidade terá que ocupar e desenvolver algumas áreas da Antártida. A dúvida é se isso poderá ser feito sem danos ao meio ambiente. Um dos pesquisadores, aliás, acredita que o Ártico será “colonizado” ainda antes da Antártida.

6 – Adoção de moeda única para o mundo

A União Europeia foi a primeira a caminhar nessa direção com a implantação do Euro para todos os países afiliados. A internet tem acelerado essa tendência, já que facilita as formas de pagamento e transações financeiras internacionais, mesmo que o dinheiro dos países em questão seja diferente. Alguns especialistas, no entanto, acham que a internet está levando as coisas justamente para a direção contrária: haverá cada vez mais moedas, e não menos.

7 – Cérebros auxiliados por computadores

A projeção é ainda mais precoce do que o estabelecido: os especialistas acreditam que muitas pessoas já terão acesso, em 2050, a uma tecnologia computadorizada que fará o cérebro trabalhar de forma mais rápida e eficiente, com ganho para a memória e o raciocínio. Em 2075, já deve ser algo relativamente popular na maioria dos países do mundo.

8 – Saúde mantida por nano robôs dentro do corpo

Embora não haja muita segurança (a estimativa dada por um dos pesquisadores, em uma escala de 0 a 10, é 7), é possível que o nosso organismo no futuro seja habitado por dezenas de minúsculas máquinas responsáveis por curar células e fazer o papel da maioria dos remédios atuais. A nanotecnologia tem avançado em um bom ritmo, mas não se sabe ao certo se mais cem anos serão suficientes para atingirmos esse patamar.

9 – Controle da fusão nuclear

A maior parte dos problemas energéticos do mundo poderia ser resolvida se a ciência aprendesse a controlar a fusão nuclear, que é o modo como se gera energia em uma estrela. Com ela, poderíamos potencializar e baratear imensamente a produção de eletricidade. Os especialistas afirmam que a descoberta desse mecanismo físico são favas contadas, e deve acontecer ainda antes de 2050. Outras formas alternativas de energia também devem ganhar impulso nas próximas décadas.

10 – O mundo só falará inglês, espanhol ou mandarim

Especialistas afirmam que as línguas menos faladas tendem a restringir sua circulação e eventualmente serem esquecidas ao longo do tempo. Nessa projeção, um dos participantes da enquete postulou que em cem anos só sobreviverão os idiomas inglês, mandarim e espanhol, e os demais cairão pouco a pouco em esquecimento. Em quase todas as escolas do planeta, segundo os pesquisadores, haverá o ensino de pelo menos um destes idiomas nas próximas décadas.

11 – Casamento gay em 80% dos países

Segundo os especialistas, praticamente todo o mundo ocidental já irá tolerar legalmente a união entre duas pessoas do mesmo sexo daqui a cem anos. Essa meta, no entanto, não parece tão tangível para 2112 em alguns países cuja religião exerce uma forte influência contrária. Com base nisso, calcula-se que a porcentagem de nações adeptas da união homo afetiva deve girar em torno de 80%.

12 – Fragmentação dos EUA

Daqui a cem anos, é possível que os Estados Unidos não sejam mais tão unidos assim. Alguns indicadores no Estado da Califórnia, o mais rico e populoso da nação norte americana, apontam para a possibilidade da Costa Oeste se emancipar do resto do país. Parte destas pressões está relacionada à economia: em outras palavras, a Califórnia sustenta vários estados americanos e pode acabar se cansando disso.

13 – Elevadores espaciais

A ficção científica já se deleitou com a ideia de fazermos um elevador que leve as pessoas diretamente da Terra em direção a uma estação espacial, sem a necessidade de foguetes. Os especialistas afirmam que esta é uma meta palpável para o começo do próximo século, embora ainda não se saiba quão populares e baratas estas viagens serão.

14 – Predomínio da inseminação artificial

Será que é possível imaginar um futuro onde a maioria das mulheres engravide de maneira artificial ao invés do modo tradicional, por um homem? Os especialistas não descartam essa possibilidade. Com o tempo, a manipulação genética tornará cada vez mais fácil a escolha exata das características do filho antes do nascimento. Mas é claro que isso não significa, necessariamente, que a velha técnica para fecundação através da relação sexual fique em segundo plano.

15 – Museus de todos os ecossistemas

Alguns especialistas acreditam que quase toda a variedade natural da Terra, nos dias de hoje, ainda será conservada daqui a um século. Grande parte desses ecossistemas, no entanto, estaria confinada a museus, já que o habitat original terá desaparecido. Assim como continua crescendo a degradação da natureza através de várias formas, também aumentam as ferramentas de preservação. Dessa maneira, o futuro permanece incerto no quesito ambiental.

16 – Desertos se tornarão florestas

Alguns dos maiores desertos do mundo começam a ser mais verdes. Áreas que antes eram áridas e sem flora passam a ter alguma vegetação. Não se sabe até que ponto esse processo estará em andamento e quando isso vai acontecer, mas não é uma possibilidade inviável.

17 – Flexibilização do casamento

Para efeitos legais, a frase “até que a morte os separe” pode perder seu valor. Especialistas projetam que os contratos de casamento tendem a deixar de ser vitalícios, e passem a durar uma década ou até um ano. O aumento da expectativa deve dar um empurrão a essa tendência: se as pessoas começarem a ultrapassar cem anos de idade, não vão querer que um casamento aos 20 precise durar para sempre. O preferível, conforme eles explicam, são relacionamentos que não resultem em falência para um dos lados no caso de divórcio.

18 – Países deixarão de existir para dar lugar a um governo mundial

Esta premissa, sugerida por um leitor da BBC, não teve muita aceitação entre os futurologistas. Acredita-se que o mundo caminha justamente na direção oposta: com o passar do tempo haverá cada vez mais países, as nações muito grandes devem ser subdivididas.

19 – Guerras serão feitas completamente por controle remoto

Em uma escala de 0 a 10, um dos futurologistas deu a nota 5 para as chances dessa realidade acontecer. Não se sabe se no futuro a figura de soldados, combatendo entre si, realmente dará lugar somente às maquinas e armas de destruição em massa. [BBC]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

205 Comentários

  1. Acredito que antes de se preocupar com algumas questões banais o mundo deverá tentar resolver as necessidades primárias: a água e comida. Em um mundo que hoje milhões passam fome, esse deverá ser o desafio para cada líder de sua nação. Após isso, ou melhor, caminhando junto, o governo vai investir pesado na ciência para eliminar doenças que a tempo estão tentando curar como o câncer. Quanto as demais, moedas, línguas, casamentos, religião, etc… somente a cultura de cada país (a qual é um fator muito forte) poderá responder. Não acredito em uma definição geral para todos, mesmo porque cada dia que passa as pessoas estão aprendendo a defender seus direitos e defender sua nação. Ter orgulho e referência de onde nasceu e vive. As demais tecnologias, até concordo, porém até já existem como viagens espaciais.
    Valeu galera!!

    Thumb up 1
  2. Se pelo menos a humanidade fazer metade dessas coisas, pode crer, seremos extintos… Acredito que a mão de Deus venha a intervir antes que essas coisas bizarras aconteçam!

    Thumb up 8
    • O Homem podera planejar,coordenar,estruturar e em tudo o fizer tera o domínio de Deus,pois êle é o Criador de todas as coisas,e à êle tudo esta sujeito.Os ocorridos mundiais como : guerras,terremotos,tsunamis,e outros sinistros são permissão pura e exclusiva do Senhor Deus,Soberano,Criador e Eterno.Nada que o homem venha a fazer estara fora de seu consentimento,tudo é por sua vontade e querer.Portanto não se enganem os homens se declarando senhores do conhecimento e da inovação.Tudo sempre sera pelo querer de Deus,conforme à sua PALAVRA e sua vontade……

      Thumb up 3
  3. 18 – PAÍSES DEIXARÃO DE EXISTIR PARA DAR LUGAR A UM GOVERNO MUNDIAL

    Impossível. Os Países vão se dividir em mais e mais. Veja um exemplo de um continente antigo e democrático: a Europa, se dividiu muito desde o início do século XX.

    A África é muito dividida, e como se não bastasse, querem dividi-la ainda mais, pois existem muitas etnias na África que não se dão bem entre si.

    A Asia manteve a união por meio de autoritarismo, mas pode acabar se dividir em alguns anos. A Russia É o Maior país do mundo, mas já foi 1/4 maior do que é.

    Thumb up 7
  4. Ainda bem q ñ serei eterna!Quando essas coisas acontecerem eu ñ estarei mais aquí.

    Thumb up 6
  5. voces esqueceram do numero 20:
    A liberacao da Cannabis no mundo!!!…isso no sentido medicinal
    e na producao de oxigenio.

    Thumb up 5
  6. Muitas dessas previsões,são inacreditáveis,parece que o ser humano ainda não se acostumou com o fato de haver diferenças entre as pessoas,um governo mundial?HAHAHAHAHA

    Thumb up 5
  7. o nº 11 é o mais lamentável, se bem que isso não acontecerá talvez seja até o contrário pois os cientistas sabem de coisas e não falam, mas um dia falam.

    Thumb up 5
    • amigo não faz diferença,a partir do tempo que ele é homosexual,ele não gosta de mulheres mesmo que não se case com um homem,ele não terá filhos,pois nunca namorará com uma mulher,entende?

      Thumb up 5
  8. cem anos é nada, passa rápido, há 25 atrás anos falavam que isso ai iria acontecer nos 2000(00)e muitas outras e o que se viu foi nada ou pior ainda.

    Thumb up 10
    • Mario você está pensando o mesmo que eu,cara o pessoal deixa se iludir por coisa,e só vive no futuro,e nunca presencia o presente e nunca comparam com passado,exemplo em 2002 por exemplo,meu amigo me dizia,olha na Copa de 2010 vai ser realizado na Lua onibus voadores transportarão a gente até la,pronto passamos de 2010 e não vi nada de Onibus voadores. O que vai acontecer é os upgrades,tipo o PC de 2112 vai ter mais memória e mais espaço em disco rigido,coisa que é possivel afirmar pois em 2002 os computadores,são praticamente igual os de hoje,a diferença é a midia que era disquete e cd,e a memória,mas o resto é igual,é que nem um PC de hoje 160GB de HD,10 anos atrás 19GB,então até 2112 seja 1024TB entendeu?

      Thumb up 3
    • LOL CARA!
      Não queira comparar 10 anos com 100!!!

      Esses computadores sim serão ultrapassados por melhores!

      Thumb up 4
    • Governo Federal de Pinda Juninho, é sério que você acha que são necessários 100 anos para um pc de 1TB de memória?

      Thumb up 1
  9. Acho que a tecnologia será muito avançada, até que DEUS porá suas mãos para o enfreamento de aberrações como clone e outras, mas DEUS permanecerá com sua criação na denominação de somente dois sexos, a extrapolação de sua obdiência, será aniquilada.

    Thumb up 7
    • Não existe nenhum Deus nisso de macho e fêmea, a existência de dois sexos é uma fraqueza no sistema humano, decidido pela seleção natural para possibilitar que o parasitas possam viver dentro dos nossos corpos, ninguém percebe mas a natureza parece ter um sistema inteligente próprio dela, mas parece que com o avanço da tecnologia, a existência de dois sexos humanos vai ser inútil para a natureza, fazendo nossos sistemas desistir disso e começar a nascer somente um sexo. U.u já penso?

      Thumb up 4
  10. Daqui a 100 anos talvez o ser humano já esteja extinto. As chances disto acontecer são grandes, apenas uma fração do arsenal nuclear que muitos países possuem já seria suficiente para eliminar todos!

    Thumb up 18
    • Seria ate bom, o processo evolutivo, na teoria, nao para.

      Tecnicamente, seria IMPOSSIVEL usar armas nucleares para nos eliminar totalmenete. Sempre havera alguem fora de casa, no campo, ou perdido no meio da floresta.

      Claro, se jogassem as bombas e cada grande cidade seria um corte profundo na barriga da raça humana. Entrariamos em colapso ‘-’

      Se de alguma forma, conseguisemos parar o aquecimento global, teriamos uma chance, uma chance de recomeçar…

      Thumb up 7
    • Não tem como escapar. Se não morrerem na hora, morrerão depois por doenças.

      Thumb up 6
  11. DESERTOS SE TORNARÃO FLORESTAS, é melhor começar a fazer alguma coisa agora, pra isso acontecer

    Thumb up 18
    • Tem que ser feito logo mesmo. Se for esperar ate 2112 não haverá ninguém pra contar historia.

      Thumb up 1
  12. vou ter que tomar uma atitude drastica,vai todos vocês dando like para mim,não existe politico corrupto,mas sim humano corrupto,o corruptismo não vem por ser politico,mas sim por ser um humano sem valor a sua vida e a dos outros,olha só,como todos excetos alguns são: “Um caminhão tomba e cai chocolate,o povo vai pega o chocolate,e o motorista? Pouco ligam para ele”,a mais votada de corrupção,o pessoal fala que os “Politicos corruptos” não ajudam para acabar com enchente ela fala isso agora,mas quando acaba,ta la tomando chocolate joga a embalagem na rua,se cai moeda no chão de alguem você quer que se foda ele,você aproveita e pega o dinheiro! Pronto? E agora?

    Thumb up 7
  13. é num futuro distante as cidades vão ser flutuante; e deixaremos a terra para os animais selvagens, igual como nos the jetsons hhehhe! no futuro.

    Thumb up 3
  14. no futuro, quando agente sofre uma acidente de transito ou trabalho, que prejudique todo nosso corpo, que esmague nosso corpo, mais que ainda estivemos consciente; os paramédicos vão jogam um liquido como um plasma congelador seu corpo e preservando sua consciência ai deixa ele em animação suspensa, e iam leva ele coloca dentro de um tubo de vidro com um liquido igual como o avata ou dragon boll, para com a nano medicina e as células troncos, regenera seu corpo ou constrói outro, mais isso no futuro.

    Thumb up 1
    • Está é a prova de como a televisão é usada pra alienar a população!!! A TV no Brasil, é usada para destruir a capacidade intelectual e CRIAR UMA POPULAÇÃO DE “FANTOCHES”, COMPLETAMENTE MANIPULAVEL. E ainda existem alguns que acreditão que isso só acontece no NORTE/NORDESTE. NÃO!!! ISSO OCORRE EM TODO O PAÍS!!! TEMOS UMA EXCELENTE TV PUBLICA, QUE É A TV BRASIL E A TV CULTURA (em alguns estados, infelismente, juntaram as duas em uma só, fazendo das duas uma unica opção, para um povo sem direito a OPÇÕES!).

      AQUI NO BRASIL A UNICA TV QUE PENSA E FAZ PENSAR, E A TV PUBLICA, O RESTO É TUDO “PRIVADA”!!!

      E TENHO DITO!

      Thumb up 3
    • “Tv educativa” é uma ironia: Só se interessa quem já é educado.

      Não sabia?

      Thumb up 2
  15. No geral as previsões estão focadas demais na matéria, em outras palavras, faltou a espiritualidade. Sob todas as formas, reconhecer materialmente que todos somos impotentes para resolver a maioria dos problemas, faltou o TAO, faltou a fé em um ou mais seres superiores e divinos para nós mortais. E mais, somos partes do problema e precisamos estar cônscios disso, apesar de nos faltar a compreensão. Falar no futuro é pura arrogância. Que seja então expressa, sem subterfúgio, conquistaremos e transformaremos o mundo dos incautos e frágeis em nosso benefício até que passemos a ser nós mesmos os frágeis e incautos e assim massa de manobra e uso dos fortes. No mais, pura insensatez.

    Thumb up 1
  16. Otimista demais. Do jeito que as coisas andam, não acho que daqui a um século o planeta vai estar desse jeito, em…

    Thumb up 4
    • Houve um cara que apareceu na net e disse que veio do futuro e disse muita coisa que aconteceram. Alguma das coisas que ele falou e ainda não aconteceram é a guerra entre a China e os EUA e que em 2015 iria ocorrer uma guerra nuclear que iria matar 3 bilhões de pessoas. Aposto que o mundo seria totalmente diferente do previsto na matéria.

      Thumb up 1
    • O cara veio engravidar Sarah Connor também ??

      Thumb up 7
    • Não sei quem é essa, mas não duvido. lol. Mas na minha opinião ele é apenas mais uma lenda da internet, nada muito credível. Mesmo se ele for do futuro as coisas já alteraram. Basta conhecer o futuro para que ele mude.

      Thumb up 1
    • Você não sabe quem é Sarah connor? Vish! Acho que vc é a única pessoa do mundo que ainda não viu o Exterminador do Futuro.

      Thumb up 0
    • Sarah Jeanette Connor é uma personagem fictícia da série de filmes Terminator e da série de TV chamada Terminator: The Sarah Connor Chronicles.

      No cinema, Sarah é interpretada por Linda Hamilton, já na série de televisão, Lena Headey a interpreta.

      Sarah é mãe de John Connor, que no futuro será o líder da resistência humana na guerra contra as máquinas.
      Fonte:Wikipedia

      Thumb up 0
    • O pior é que não vi mesmo lol

      Thumb up 0
    • Eu acho estas colocações surreais, principalmente que tera a extinção dos outros idiomas, quando o latim deixou de existir, houve uma subdivisão pra o: Espanhol, Português, Francês, Italiano e Romeno e levou muito tempo ate isto ocontecer, por mais aberto que seja um pais existe uma cultura predominante, no que diz respeito a uma moeda única é algo a se pensar, a Europa atualmente esta enfrentando problemas econômicos decorrentes de crises entre paises como a Grecia que foram inseridas no grupo porém sem uma avaliação real das condições econômicas , imagine se seria viavel transações entre paises em constantes comflitos,o mundo ter um governante em comum ai sim teria muita guerra , e viraria uma bagunça, sem falar na grande desigualdade social existente … isso não passa de projeções futuristas em base infundaveis eu concordadria com 14% com as informações contidas nesta postagem

      Thumb up 2
  17. O 10° em partes soa meio que obvio,pois o Mandarim e o idioma mais falado no mundo o Inglês e o Espanhol são os mais difundido nas escolas,o Inglês por sua vez e tratado como o mais importante,pois e o mais difundido no mercado de negocio,ele prevalecera por mais tempo mesmo que o EUA sai da colocação de potencia mundial.

    Thumb up 0
  18. Um assunto invalida o outro, como pode a terra ter 10 bilhoés de pessoas, se 80% dos paises terão casamento gays, de onde vorão as crianças?Não se menciona nada a respeito da medicina, da educação e da religiosidade das pessoas, como pode esse negócio dar certo?Isso é conto da carachinha.

    Thumb up 2
    • Cara Glória, a matéria NÃO DIZ que 80% dos casamentos serão de gays.

      Leia novamente e verá que 80% dos países ACEITARÃO o casamento de pessoas do mesmo sexo. Mas isso não implica que o casamento heterossexual deixará de ser maioria.

      Thumb up 10
    • Va ser tudo inseminação artificial Gloria eu pelo menos aco o modelo atual de relação muito primitivo sujo gosmento e posições grotesca

      Thumb up 0
  19. Isso tudo é ilusão, as coisa poderão não ir por esse caminho. Com toda essa tecnologia que temos hoje, nem se quer conseguimos saber se há bactéria em outro planeta qualquer. só existe “suspeita”. Ora! quando é que vamos cair na real, não sabemos se quer se existirá o amanhã.

    Thumb up 8
  20. a adoção de uma única moeda, um único governo, e controle de tudo atraves da tecnologia (chip pra tudo) não é novidade. a bíblia ja diz isso desde do seculo 1 D.C
    veja o que esta escrito em Apocalipse…

    E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas,
    Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.
    Apocalipse 13:16-17
    http://www.bibliaonline.com.br/acf/ap/13

    Thumb up 1
    • Na bíblia está escrito que deus fez a luz e depois fez as estrelas, mas todo mundo sabe hoje que a luz vem das estrelas.

      A bíblia é que nem profecia do nostradamus, ela é interpretada e distorcida até se encaixar naquilo que queremos.

      Thumb up 8
    • A luz veio primeiro ainda assim mesmo que não seja de uma estrela analisando a luz não sairia de alguma estrela se ela não existisse não é mesmo? não sabia desse negocio da Biblia não mas se pensar bem as estrelas só emitem luz se uma explosão acontecer ou se ela emitir calor tipo o sol.

      Thumb up 0
    • Concordo, Cristiano. Depois de tantas traduções, cada uma com sua propria interpretação, como voce descreve, com os intereces de quem, ou da “instituição” que a patrocinou (no fim das contas tudo é por poder e para ter poder acumula-se dinheiro). Por isso a maioria (ou na verdade, todas)as religiões institucionalizadas, interpretam que somos a “imagem e semelhança de deus” por sermos homens, assim transformam DEUS (que pra mim é pura ENERGIA CRIADORA) num reles HUMANOIDE. Como se só os homens e não todas as coisas que existem fosse feita de ENERGIA (pois a PEDRA TEM VIDA TAMBEM, visto que é materia feita de energia). Então é assim, ao invez de crer numa ENERGIA CRIADORA, CRIOU-SE UM dEUS A IMAGEM E SEMELHANÇO DO HOMEM, E NÃO O CONTRARIO. Por isso pra mim, na minha humilde inteligencia, que os “homens” tratam como se não fosse a imagem e semelhança de deus toda a fauna, a flora e tambem todo mineral; como se TUDO não estivese ligado a TUDO. Pelo mesmo motivo as mulheres foram e são tratadas, como inferior ao homem. Percebam que criou-se “O” dEUS, “O MACHA ADULTO BRANCO SEMPRE NO PODER”, como tão bem descreve em música o Caetano Veloso.

      Thumb up 2
    • Putz! Cara! Não sou fã da Bíblia, não, mas dessa vez tenho que dar o braço a torcer. O universo deixou de ser opaco a uns 300000 anos após o Big Bang. Foi quando a lúz começou a se espalhar. As primeiras estrelas só surgiram mais tarde. Então, primeiro veio a lúz.

      Thumb up 1
    • A luz se espalhar de onde? Qual era a fonte dessa luz? Não eram as estrelas? Ou era simplesmente “a luz!”

      Então meu amigo, primeiro veio as estrelas…

      Thumb up 2
    • Profunda questão filosofica!!! Quem nasceu primeiro? O OVO OU A GALINHA?!?!?!?!

      Ficar discutindo isto é como um CACHORRO PERCEGUINDO O RABO ! ! !

      Thumb up 2
    • Os primeiros fótons (lúz) vieram do Big Bang, não das estrelas.

      Thumb up 0
    • Os primeiros fótons (lúz) nasceram do Big Bang, não das estrelas.

      Thumb up 0
  21. 13 – Elevadores espaciais
    Isso é impossível(por enquanto), a estação espacial gira em torno da Terra em uma velocidade de 30.000km/h, mais rápido do qe a Terra gira em torno de seu próprio eixo, não tem como um elevador qe saia da Terra chegue até ela.

    Thumb up 2
    • Vai ver é uma nave especial, tipo Star Trek (acho que é assim que se escreve), e não um elevador do tipo que existe em prédios.

      Thumb up 0
  22. Ééé… a reportagem não cita religião, mas infelizmente os ataques aos religiosos não podia ficar de fora. Realmente são mentes abertas e evoluídas, que não podem se limitar a comentar somente o conteúdo da reportagem.

    Thumb up 0
  23. A previsão para as nossas vidas será o fim delas, ou seja a morte… agora pode existir 19 provisões de como será a vida para os viventes da época.

    Thumb up 3
    • Ótima observação! A descoberta da longevidade não será para a nossa geração, então tudo isso vale para quem vier depois de nós. Estas previsões podem nem mesmo acontecer pois fatos e descobertas inusitadas podem mudar o rumo dos acontecimentos. Se perguntassem há 100 anos atrás para os passageiros do Titanic como seriam os navios em 2012, certamente responderiam: daqui há 100 anos as embarcações serão tão perfeitas que nunca afundarão! Taí o Costa Concórdia para desmentir as previsões!

      Thumb up 1
  24. A falta de patriotismo de alguns aqui é uma vergonha,segundo alguns aqui seria melhor dividir o Brasil e perder a Amazoinia,aff.

    so pode ser alguns adolescentes ignorantes que escreveram isso.

    Thumb up 4
  25. Não gostei do 10. A língua portuguesa é um dos idiomas mais bonitos e ricos na minha opinião; sei que não vou estar aqui pra ver isso, mas não quero que o idioma de minha terra natal desapareça.

    Thumb up 27
    • uma coisa é o a gente quer a outra coisa é como as coisas serão não confudam!!!!

      Thumb up 2
    • Sim, colega, e pq alguém disse que vai ser assim eu sou obrigada a abaixar a cabeça e dizer ‘amém’ sem nem ao menos me expressar??????? Estamos falando de uma parte fundamental de nossa identidade como seres humanos, e não de uma coisa qualquer que se pode perder e não vai fazer diferença.

      Thumb up 5
    • Acho que não será preciso tanto tempo para acabar com a “última flor do Lácio” não.
      É só permitirmos que a “”Inteligentzia”que dita as normas neste nosso país continue com o movimento de “democratização”
      da nossa linguagem escrita e falada.
      “Nóis fumo,encontremo,réiva,nóis não se importa”,ficam muito bem postos no samba do Adoniran,mas são inconcebíveis em qual-
      quer outro lugar.
      A língua é,talvez,o mais forte fator de integração nacional e
      zelando por ela,estaremos reforçando a união entre o nosso
      próprio povo.
      Ela é dinâmica e evolui com o tempo.Ninguém pretende cristalizá-la e nem usar arcaismos dos séculos passados.
      Estrangeirismos,regionalismos,gírias são bem-vindos.Eles não a
      aviltam´pelo contrário,só a enriquecem ainda mais.
      Mas daí a permitir que o nosso português (ou brasileiro_como
      queiram!)seja enxovalhado pelas “otoridades pençante),NÃO!!

      A linguagem é dinâmica e não se avilta com estrangeirismos,gírias,

      Thumb up 2
    • Adoniram Barbosa fazia mais que sátira do jeito paulista de conversar. Até hoje e sempre os paulistas falam errado. Não é sotaque estou referindo é a fala errada mesmo. Os mineiros também com suas gulas por sílabas, as emendam em reduntância na maioria das palavras.

      Thumb up 0
    • Flor de Lis é só o que ele acha,não é o que vai acontecer,tanto que acredito que vai ter mais de 1.000.000 de idiomas pois hoje algumas pessoas estão usando diversos tipo de portugues ex:oi mano,pow q isso,sds de vcs,e não é só como portugues como outras igual Lol you is gud

      Thumb up 1
    • Tomara Deus que realmente não sejamos anulados nisso também…

      Thumb up 0
    • Flor de Lis, devia colocar uma fotinho. Esse monstrinho verde de avatar não lhe faz justiça.

      Thumb up 1
    • Ok, Jonatas. Vou descobrir como se faz isso,,, enquanto procuro uma foto que me ‘faça justiça’…rsrsrs. Beijo.

      Thumb up 2
    • Acho difícil que desapareça completamente, a língua é uma parte importante demais da cultura para simplesmente sumir em apenas 100 anos.

      Thumb up 0
  26. bom sou tao leigo no assunto quanto qualquer outro daqui q são estudiosos e afins mas acho q pelo que estamos vivenciando no mundo atual creio que em 50 anos apenas metade da população mundial sobreviverá, principalmente às guerras devido à intolerância, ganância e algumas pesquisas absurdas que vemos com genética e química que se caírem em mãos erradas poderão gerar uma calamidade global, como guerras químicas por exemplo: EXTINÇÃO EM MASSA de seres humanos e também da fauna e flora que nos alimenta, como também contaminação das águas que nos matam a sede. Um bom exemplo de ser humano hostil e inútil é o dos separatistas que nos rodeiam, aaaaahhhhh esqueci e cuidado com as drogas senão vão ser exterminados antes. Sou apenas um aux administrativo sem curso superior posso estar errado.

    Thumb up 5
  27. O petróleo vai acabar e parece que já houve o “pico do petróleo”. As cidades de hoje dependem do petróleo, e haverá redução populacional, seja por guerras ou controle de natalidade ou haverá redução da qualidade de vida com fuga em massa para o campo hahahahahahahaha

    Thumb up 2
  28. Sem o megaupload? tudo bem, apresento a quem ainda não conhece esse formidável caminho para download de documentários de canais como Discovery e Animal Planet:

    ( três Ws)(ponto)documentarios(ponto)blog(ponto)br

    Thumb up 13
    • Muito bom !!!

      Thumb up 5
    • tambem acho isso injusto jonatas o megaupload era um site bom para fazer download

      Thumb up 1
  29. 11)Cada un na sua ! Aceitação não significa participação ! Eles que se mantenham em seus lugares
    12) Não ! O país nunca se fragmentara !
    13) É possível.
    14) Proibído para proteger os próprios.
    15) Se mudarmos nossa concepção de vida neste planeta não precisaremos desses “Museus” !
    16) Até agora foi a melhor !
    17) Depois da 11 Essa pergunta fica invalida
    18) Não! Vada país independente! Mundialmente unidos!
    19) Ridículo ! Se a gente já se mata por aqui mesmo…

    Thumb up 0
    • A desfragmentação dos EUA foi prevista a muitos anos. Quando as primeiras pessoas falaram que a URSS iria se desintegrar ninguém acreditou. Mas o tempo provou que elas estavam certas.

      Thumb up 0
    • Mas a URSS já era formada por países independentes, os EUA é um país só

      Thumb up 0
    • É, mas não se esqueça que cada estado americano é relativamente independente. E os EUA surgiram porque Estados que ganharam sua independência da Inglaterra resolveram se juntar. No fundo é como uma comunidade de países (como a UE por exemplo), só que já passaram tanto tempo juntos que a ideia de vê-los separados parece absurda.

      Thumb up 1
    • Amigo até 2003 por ai,Pindamonhangaba era um municipio de São Paulo,hoje Pindamonhangaba é um país! Qual é o problema,se tiver mais países?

      Thumb up 0
  30. 1) Sim e preciso
    2) Não ! Estamos longe disso!
    3) Ridículo ! Para perpetuar o mal !?
    4) Impossível!
    5) Isto já acontece sem concorrência!
    6) Vanos ver aonde o euro vai parar!
    7) Seo sei cérebro ficar ligado e um comp. sua privacidade mental já era!
    8) Desde que não alienem partes cerebrais!
    9) Pacífica para nós e armamental para ” ovnis ” !
    10) Não cada país tem sua própria lingua mas todos são poliglótas!

    Thumb up 0
  31. Tenho dúvidas a respeito de alcançarmos a imortalidade, como está escrita na previsão 3 – CRIAÇÃO DE HOMENS BIÔNICOS E IMORTAIS.

    Imortalidade pressupõe que nenhuma avaria externa pudesse destruir tais corpos biônicos. Será que um cyborg poderia se safar de uma bala que perfurasse seu cérebro? Se conseguisse ser como um “exterminador do futuro”, não seriam humanos, certo? Aliás, os exterminadores do futuro ficcionais foram todos mortos por humanos bem mortais!!!

    E “O Homem Bicentenário” é um péssimo exemplo de imortalidade: no filme ele fez todo o possível prá morrer como gente! Ele queria ser humano e humanos não viviam 200 anos nesse filme, né?

    Melhor seria, talvez, terem usado “Blade Runner”. No entanto, os andróides deste filme não eram humanos.

    Melhor ainda é “A.I. – Inteligência Artificial”: os humanos, neste filme, foram superados e substituidos por robôs…rsrsrsrsrs…(a próxima evolução do Homo Sapiens Sapiens??????????)

    Einstein disse que a tecnologia superou nossa humanidade. Sendo assim, parece que em 2112 os seres humanos estarão caminhando para a extinção, como em “Inteligência Artificial”.

    É surpreendente que a tecnologia, que veio para suavizar a vida humana, a estará ameaçando daqui há 100 anos!!!

    Thumb up 1
    • Desculpa discordar mas não é bem assim. Essa coisa de robôs matando humanos é um pouco forçado. Os robôs apenas fazem aquilo que foram programados para fazer. Se ninguém ensinar a um robô como matar ele não vai matar. Tão simples quanto isso.

      Thumb up 0
    • Não sei não… Há cientistas que acreditam que daqui há 50 anos toda inteligência artificial online pode se transfigurar em uma unidade com vontade própria. Se não me engano deram o nome para esse acontecimento de “singularidade virtual”. Há inclusive um grupo de estudos debruçado sobre este assunto para tentar evitar que isso aconteça. Parece ficção, ms não é!

      Thumb up 1
    • Mas mesmo assim os robôs só partilham o que sabem. Para eles começarem a unir para nos matar algum humano deve “inserir” essa ideia neles. Então no fundo o problema vai continuar o mesmo: pessoas más ensinando coisas erradas para eles.

      Thumb up 0
    • Não amigo,de imortalidade,é para nós seres humanos,pensou que ótimo você ficar fortão e nunca morrer? Pensa se aproveitar com seus filhos,amigos ir no bar,ou até mesmo no futuro viajar de foguete até o Planeta Morumbi?

      Thumb up 0
  32. Ufff. daqui a cem anos, as pessoas viverão sem a preocupacão de estudar muito, porque com esta evolucão até acredito que o conhecimento será implantado via chips, o que trará grandes problemas, pois, a falta de conhencimento fornece mão-de-obra para os que têm conhecimento ou dinheiro. Os hospitais terão pouca procura, as farmácias, essas, já eram. Mas o mais encorajador é a possibilidade da reducão ou erradicacão das religiões, pois, minha opinião é que nesta fase só contribuem para atrasar a ciência e a mentalidade da humanidade…(Sorry)esta é minha forma de ver a religião até esclarecimento contrário.

    Thumb up 2
    • Amigo não vai existir isso,amigo a 100 anos atrás tinha religião eles pensavam que não existiria agora,e não existe? O que vai acontecer,é pelo contrario as pessoas rezarão para conseguir aquilo que elas querem,pois mesmo se ninguem morrer,também seria chato viver eternamente triste não é claro? As farmacias lucrarão com os remedios para Viver eternamente,e outra você vai viver eternamente e não curar todas as doenças,então precisara ir a um médico com certeza

      Thumb up 0
  33. Galera da um jóinha ai que eu mereço,olha só a muito tempo tipo lá nos anos 1970,eles achavam que em 2000 teria super herói não teria mais bandido,teria só o bem não existiria amargo,todos seriam amigos,e tudos,mas aconteceu algo? Não continua o mesmo,vamos voltar a 100 anos atras,era quase igual hoje com excessões,óbvio,creio que em 2112 tenha carro no chão,mas com modelos mais legais igual Ferraris,e você poder alugar ou comprar imóvel na lua e talz…

    Thumb up 0
  34. Desculpem-me, a ignorância, por não ter tido a sensibilidade da interpretação. Abraços.

    Thumb up 0
  35. Não acredito em previsões que não seja pelo uso imediato do pensamento ativo, única Porta Secreta para entrada e manifestação de um Deus Absoluto e ùnico, e não sou religioso, apenas creio e creio convictamente nesta, também, única certeza. Todas as teorias estão embasadas em variadas inteligências provindas de uma só Sabedoria. Como já disse em um comentário naterior, o Tempo e o Espaço são reletivos e a nós inteleigências diversas é facultada a condição de diminui-lo ou extende-lo. a realização deste tempo passado, presente e futuro estão contidos num fragmento muito bem alinhavado por esta Sabedoria Única, que nos permitiu por Livre Arbítrio nanalisar, fazer e refazer, sem que sejamos prepotentes ou arrogantes, simplesmente cocriadores de nossos próprios Universos. assim como a nossa Vida é ciclica o Planeta Terra o é da mesma forma. Um ciclo terráqueo leva 25.628 anos para dar uma volta em torno de si mesmo. Enquanto rotação e translações são percebidas po nosso tempo relativo o Ciclo só o é pelas gerações e antes não tinhamos muitas técnicas para registros. Assim, os mares vão cedendo espaços secos e ferteis a novas possibilidades. as civilizações vão avançando e nada está fora do Grande Projeto. Nãoacredito no homem robotizado porque somos o protótipo de Super Homens e Super Mulheres se não buscamos isto é porque não o queremos. Quanto a telepatia não será a natural, mas a mesma que já existe nos vários campos da tecnologia, a dieferença é que será implantada no homem. E a Privacidade? a o Universo Nani está em nós e estamos impregnados das suas diminutas formas, como os Elhoins Criadores responsáveis pela manifestação de tudo o que pensamos. Estes são os Verdadeiros Obreiros de Deus para formação de Universos. Obrigado. Tenhamos todos um Bom Dia!

    Thumb up 0
  36. 18 – PAÍSES DEIXARÃO DE EXISTIR PARA DAR LUGAR A UM GOVERNO MUNDIAL
    6 – ADOÇÃO DE MOEDA ÚNICA PARA O MUNDO

    Duvido que esses dois vão acontecer. As pessoas estão fartas de injustiças sociais e o dinheiro é a maior causa de injustiça social. Além disso se pensarmos bem chegaremos a conclusão que existe uma tendência para que o dinheiro desapareça. Reparem: a tecnologia vai desenvolvendo rapidamente e não duvido se daqui a 50 anos os robôs passem a realizar todo o tipo de trabalho. Ou seja já não haverá necessidade dos humanos trabalharem para se sustentar. E quando as pessoas deixarem de trabalhar para se sustentarem o dinheiro deixara de fazer sentido.
    Acredito sim que os países irão desaparecer, mas não darão origem a nada. As pessoas apenas vão viver em cidades super avançadas, autónomas e vai surgir alguma nova forma de governo.

    Thumb up 1
  37. No itém 12 é bom prever para o Brasil (entre outros) a separação entre Nordeste e Sul (e, provavelemente, Amazonia e Oeste.

    Thumb up 2
    • Esta ou este Vielmond, com as palavras de separação, como se estivesse querendo dizer: separar o bem do mal, se iguala ao próprio Lúcifer.

      Thumb up 1
    • Com certeza, os países separados seria a melhor coisa que tem, quanto menor, mais fácil de organizar o país. Ou se continuarem juntos, q sejam ao menos federalizados!

      Thumb up 0
    • Não conseguiram nem dividir o Pará, quanto mais uma região inteira…

      Thumb up 0
  38. Citaram pouco a exploração do espaço, a colonização do Sistema Solar, base na Lua, nos asteroides e em Marte e envio de sondas interestelares, citaram pouco as descobertas subatômicas e manipulação de anti-matéria, busca pela velocidade da luz e extinção de algumas religiões.
    Quanto a engenharia genética, eu indico um filme, GATTACA, poucas vezes vi um filme tão bom e realístico sobre o Futuro.

    Thumb up 10
  39. Este tema acho muito aliciante para dar vasas ao imaginário das pessoas.
    Apenas vou opinar o que se me afigura poder acontecer no que respeita à explosão demográfica.
    Se analisarmos, todos os itens, e partindo do princípio que aí umas 25% das hipóteses se confirmem, penso que o nível cultural geral também irá ter um grande progresso. Resta que aconteça no sentido mais positivo das tendências comportamentais dos seres humanos. Assim sendo, as populações que actualmente estão contribuindo mais para a explosão, poderão passar a ter, em relação a este questão, um comportamento muito diferenciado, ou seja: as pessoas com maior nível e capacidade intelectual, passarão a ter um comportamento mais comedido, não produzindo filhos quando verificarem que lhes não podem proporcionar as hipóteses de educação e bem estar que lhes desejam proporcionar. E Veja-se o caso dos países mais evoluídos da Europa, onde a explosão demográfica se fica a dever aos imigrantes provenientes de países com níveis culturais muito mais baixos. Pelo que tive acesso em termos estatísticos, se a questão demográfica estivesse apenas condicionada aos próprios europeus indígenas, teria havido uma paragem e nalguns casos até uma diminuição.
    Claro que tudo não passará de conjecturas, mas são factos que dão aso a muitas especulações.
    Como já cá não vamos estar nessa altura, estou em crer, nossa missão actual será mais munir nossos descendentes das ferramentas mais adequadas para fazer face ao que estamos enfrentando no momento. Progresso no mundo oriental e recessão em uma boa parte do mundo ocidental.

    Thumb up 1
  40. Aproveitando a matéria sobre previsões, pergunto:
    - Onde estão os carros voadores que eram previstos para o ano 2000 ? kkkkk

    Thumb up 1
  41. Pra mim todas as opções fazem sentido, já que atualmente caminhamos lentamente em direção a tudo isso, por exemplo : *aquicultura será um meio alternativo e muito útil já que a produção de alimento terá que aumentar e não ser agressiva com o meio ambiente. * Comunicação por pensamento já é comprovado que é possível, mas poucos conseguem. * Criação de seres imortais, a Nasa está com um projeto que visa esse objetivo. *Adoção de um só governo e uma só língua, uma moeda única e flexibilidade de casamento, acredito que vai ser assim no futuro, pois estamos caminhando para uma época de união e não segregação como ainda é hoje. Enfim, só não gostei do nº 7, me daria medo ter um computador “controlando” meu cérebro, mesmo que seja para ajudar.

    Thumb up 1
  42. Previsões com certeza algumas acertaremos outras vão passar bem longe!! O mais importante é saber se o homem vai se tornar mais humano e se continuaremos a cometer os mesmos erros do passado, hoje em dia evoluimos muito em tecnologia, mais no amor ao proximo ta cada vez mais longe, se continuar assim com certeza teremos um futuro tenebroso!

    Thumb up 1
  43. ate parece que agente vai deixar de falar portugues atah que paises vai ser distruido
    e como o deserto por exemplo o saara vai ser floresta se esse vai ser o mundo da qui 100 anos prefiro não dar continuidade a minha geração

    Thumb up 1
    • e nem da AIDS, pelo visto!

      Thumb up 22
    • Concordo com o Rafael e a Camila. Acredito que assim como as guerras, as doenças tambem dão lucro (muiiiiito lucro) para os inescrupulosos “acumuladores de capital”, por esse motivo investi-se muito mais em guerra que contra a fome, e a industria farmacologica é uma das mais ricas e poderosas que existe.

      Thumb up 3
    • Seria ótimo, uma formula para acaba com a corrupção.

      Thumb up 1
    • Pois é, Rafael e Camila! :)

      Thumb up 0
  44. A Califórnia tem que se libertar do resto dos EUA, assim como SP, MG, e o sul, do resto do Brasil, que só atrasam nosso desenvolvimento com eleitores elegendo corruptos.

    Thumb up 23
    • Ai, ai, ai! Muita coragem sua Matheus! Prepare-se pra levar muita cacetada virtual! Aliás, permita-me ser o primeiro. Eu discordo de vc. Mas não espere que os outros comentários sejam tão contidos como o meu.

      Thumb up 2
    • Estou aqui para trollar e gerar discussões mesmo :D

      Thumb up 0
    • “CORAGEM”???? DESDE QUANDO PRECONCEITO É A MESMA COISA QUE CORAGEM????? PRESTA ATENÇAÕ GILBETO M.!!! PRECONCEITO É IGUAL A IGNORANCIA, E NÃO A CORAGEM!!!

      Thumb up 3
    • Escrever com o caps lock ligado é ignorância, isso sim, expressar a minha opinião, não.

      Thumb up 2
    • Para d falar besteira o resto do Brasil é q sustenta o sul, vai procurar estudar e entender melhor pq acharam uma porção enorme de petroleo no Maranhão, estão estudando e pode ser a maior do mundo esse dinheiro vai ajuda o pais todo antes de fala merda na internet procura estuda e se dedicar ao assunto

      Thumb up 1
    • Opa, quem não estuda aqui? Quem está falando merda aqui?

      Vamos esclarecer as coisas meu carissimo amiguinho conhecedor de mundo, o que será recebido são Royalties, que é uma pequena parte do valor real que o petróleo tem, já que o verdadeiro custo está na extração. Outro ponto é a porcentagem que vai para a união, atualmente é cerca de 40%.

      Mesmo assim, não chegará a superar os verdadeiros dados sobre pagamento de tributos a união, dá uma olhada aqui:
      http://img717.imageshack.us/img717/7239/estadov.jpg

      Coincidência ou não, o Maranhão do titio Sarney é o estado que mais recebe sem pagar.

      Thumb up 2
    • Eu sou gaúcho, e o que vou dizer pode até não ser bem visto já que sou do Estado que teve dez anos revolta separatista na história do Brasil, mas descordo de sua opinião. Embora o Nordeste e o Norte sejam menos desenvolvidos que o Centro Sul, eles são sim parte importante do Brasil, devo lembrar que foram operários nordestinos fundamentais para a construção de Brasília e em boa parte da metrópole paulista. No norte e no centro-oeste ficam uns dos maiores tesouros do Brasil e do Mundo, a Amazônia e o Pantanal, uma natureza exuberante que devia ser mais amada e protegida. Nas partes ao norte e nordeste do Brasil que temos importantes bases da Petrobrás, da Vale, institutos e centros de pesquisa aeroespacial. O futuro é incerto, mas todos estamos juntos, do Caburaí ao Chuí.

      Thumb up 44
    • Muito bem colocado, Jonatas! “Separar para conquistar” essa é maxima dos ditadores. O povo unido é a melhor maneira de crescimento tecnologico, social e espiritual (pra mim espirito e consciencia são a mesma coisa). Não é apenas por ser eu NORDESTINO (COM MUITO ORGULHO DE SER NORDESTINO) que descordo completamente do Matheus, pois não é o Norte/Nordeste que impede o desenvolvimento do Brasil, e sim a pouca educação socio-politica a que o País é mantida desde a ditadura militar, e que não melhorou em nada nos governos ditos democraticos de Sarney, collor/Itamar ou do pseudo intelectual fhc, que sucateou o Brasil e até hoje ninguem sabe pra onde foi o dinheiro de suas barganhas. E necessário tambem ter memoria e lembrar quanto a divida externa aumentou nesses governos, em quanto que agora passamos de devedores À credores, graças aliais, a um ‘GRANDE NORDESTINO”, UM DOS MUITOS QUE FIZERAM E FAZEM O SUL/SULDESTE CRESCER! Lembrar qual era a possição do Brasil que tentava entrar no G20 e hoje estamos entre as seis potencias mais ricas do planeta (como diz o cronista Jose Simão: “antes era o Brasil querendo entrar no G20 e hoje é o G20 querendo entrar no Brasil”). Dizer que o nordeste atrapalha o crescimento do País é exatamente o contrario da realidade, pois foi justamente a falta de investimento nessa região que gerou essa disparidade entre elas. Matheus, CONSCIENCIA NÃO COMBINA COM PRECONCEITOS! JÁ PASSOU DA HORA, MEU AMIGO, DE VOCE REVER SEUS CONCEITOS (MAS AINDA HÁ TEMPO, VÁ LER GRACILIANO RAMOS, MANOEL BANDEIRA, JOÃO CABRAL DE MELO NETO, GILBERTO FREYRE E ETC…)

      Thumb up 14
    • É isso!!!
      Espero que o cara tenha lido e compreendido suas palavras.

      Thumb up 5
    • Graciliano é ótimo mesmo, adorei ler vidas secas.

      Thumb up 1
    • Jonatas como sempre. Uma ducha de água fria na cabeças dos loucos.
      Não tem como não ler os comentários desse internauta e dar um voto.
      Bravo Jonatas! Inteligência e ponderação acima de tudo.

      Thumb up 10
    • Olá Jonatas! Quero parabenizá-lo pelo feliz comentário, pois separatismo não vai melhorar as regiões sul e sudeste, pelo contrário, visto que ainda hoje são esses migrantes que ainda encaram diversos tipos de trabalho que ajudam no desenvolvimento das grandes cidades.
      O que o Brasil precisa é de justiça social e uma melhor distribuição de renda, para que sejamos verdadeiramente um povo e não uma divisão de castas.

      Thumb up 7
    • Tbm sou gaúcho e partilho da mesma opinião, não é pelo norte do brasil q o Brasil é corrupto (como mtos retardados sulistas até o estado de SP pensam). Se somos parte desse país, tbm temos esssa parcela de culpa, pois somos um só povo. Mas seria bom se os estados aqui fossem como os EUA, cada um com suas próprias leis.

      Thumb up 5
    • Tem gente que além de policitamente correta, é mesmo correta. :)

      Falou bem falado.

      Thumb up 2
    • um desejo para daqui a 100 anos… que não existam pessoas ignorates e com pensamento tão pequeno quanto vc -.-’

      Thumb up 6
    • Antes disso, compra um dicionário.

      Thumb up 1
    • Infelizmente com pessoas com pensamentos preconceituosos como o seu, é que esse país não vai pra frente.

      Políticos corruptos existem em todos os estados. No RS, SC, PR, SP e MG também tem político corrupto !

      O maior crescimento do Brasil atualmente é nos estados do nordeste.

      Nós, nordestinos (COM MUITO ORGULHO !!!) também queremos um país melhor.

      E esse país melhor só virá quando pessoas com esse seu tipo de pensamento deixar de existir !

      Thumb up 18
    • O país não vai para frente por minha culpa?

      Sou estudante de engenharia, estudava cerca de quinze horas por dia para passar na universidade, fora as noites sem dormir.

      Tem gente que só faz filho e ganha dinheiro do governo federal, E O PAÍS NÃO VAI PARA FRENTE POR MINHA CULPA?

      Thumb up 1
    • Não só sua, amigo. Mas de todos os arrogantes preconceituosos como voce. A coisa mais inteligente que voce fez aqui foi corrigir a falta de uma simples letra, como se, esquecer de teclar um “N” fosse mais importante que a IDEIA apresentada pelo Emerson. Mas talvez voce não tenha compriendido todo o texto apenas por faltar uma LETRA. Então te pergunto: pra que tu estudaste tanto, pra que tanta ENGENHARIA, como voce arrota ter!?!?!?!?

      Thumb up 6
    • Rachei o bico com esse seu comentário, Matheus. Vamos, admita, agora vc chutou o balde, não acha? Quero fazer um adendo: Tem gente aí chamando paulista de “retardado”. Gente, vcs estão me ofendendo! Pega leve. Além disso, essa expressão é politicamente incorreta.

      Thumb up 0
    • Chutei o balde porque me irritei com o comentário, sou estereotipado no exterior por culpa do povo do meu país, mas mesmo assim continuo estudando, estou de férias, os caras falando em praia, eu estudando, depois ainda jogam a culpa do subdesenvolvimento do Brasil em mim.

      Thumb up 0
    • Peraí? Não foi São Paulo que elegeu o Tiririca?

      Sem mais meretíssimo.

      Thumb up 26
    • Bah… essa aí foi boa, ótima, avassaladora. Quero só ver se alguém consegue responder.

      Thumb up 18
    • HAHAHAHAHAHAHAHA . . . MUITISSIMO BEM LEMBRADO, CRISTIANO, PARABENS! HAHAHAHAHAHA

      Thumb up 8
    • E quem elegeu Tiririca em São Paulo senão a massa falida que lá se instalou???

      Thumb up 5
    • Chico Bobo, digo, Lobo, o que voce chama de “massa falida” é justamente o que dá a força de trabalho para os convencidos e arrogantes como voce. Me perdoe os sulistas e SUDESTINOS CONSCIENTES E LIVRES DESTES PRE-CONCEITOS ESTUPIDOS, POIS NÃO GOSTO DE GENERALIZAÇÕES, 99% DOS QUE CONHEÇO PENSAM MELHOR QUE VOCE! O QUE EU DISSE AO MATHEUS SERVE PRA VOCE TAMBEM, REVEJA SEUS CONCEITOS! AINDA HÁ TEMPO!

      Thumb up 8
    • Se instalou vindo de onde? Para onde foram os paulistas?

      Melhor começar a assumir a responsabilidade como estado do que querer apontar culpados.

      Thumb up 4
    • Pode ser que os nordestinos tenham eleito o Tiririca, que até agora não foi acusado de nenhum ato de corrupção, mas certamente não foram eles que elegeram o sr. Paulo Maluf.

      Thumb up 9
    • Nossa.. me lembrou a época que o pessoal falava:

      combo combo cooooooombo breaker!

      nunca terá uma resposta…

      Thumb up 0
    • Cara, isso não diz nada.
      Vou dar como exemplo a minha cidade, na minha infância era ótima, lembro de ficar até dez, onze da noite na rua com vizinhos, era perfeito.
      Mas o segmento canavieiro atraiu milhares de pessoas de outras regiões, não só vieram para cá, atualmente cerca de 33% da cidade não é de paulistas realmente, não posso mais andar na rua após as 9 da noite, pois já virou rotina assaltos, fora que até os 12 anos nunca tinha ouvido falar de assassinato aqui, atualmente não é incomum, a uns meses um desses cortou o pescoço do outro com um facão em um bar, apenas por discutirem.

      Até a próximo do ano 2000, PSDB e PV dominavam, sem chance para PT e outros, em oito anos “apareceram” cerca 40000 eleitores do PT. Meu pai tem uma empresa, contrata esse tipo de mão de obra, é não é que a maioria dos funcionários dele votaram no tiririca e na nossa atual presidenta?

      Infelizmente São Paulo e não é feito apenas de paulistas.

      Thumb up 3
    • Que legal!!! Voce está dizendo que os NORDESTINOS não servem pra votar mas pra servir de mão de obra BARATA para os exploradores, como seu pai, sustentaram os “FILHINHOS DE PAPAI” como voce, agora intendo por onde voce pensa!

      Cara agora eu sei o que voce TEME, voce é destes que lutam contra o ENEM, por ser uma forma de chegar a um graduação que antes só os abastados conseguiam, voce TEME por agora que, depois dos dois mandatos do nosso QUERIDO LULA e CONTINUADO PELA DILMA, o nordeste deixou de ser excluido e os investimentos que antes não chegava aqui, agora chegam, e o nordeste é a região que mais cresce nos ultimos dez anos, tanta é que grande parte dos nordestinos estão voltando, consados de serem DESCRIMINADOS, MALTRATADOS E AS VEZES ATE LINCHADOS, PRO SUDESTINOS ESTUPIDOS COMO VOCE E OS QUE PENSAM COMO VOCE!!! É ISSO QUE VOCE TEME, SEU PAI E OUTROS VÃO PERDER A “MAMATA” DA MÃO-DE-OBRA BARATA, SEMI-ESCRAVA PRA DISSER A VERDADE. FELISMENTE O BRASIL ESTÁ MUDANDO!!! SUGIRO A VOCE, amigo, QUE TERMINE SUA GRADUAÇÃO. ASSIM VOCE PODERÁ SER CHAMADO DE “DOUTOR” PELOS QUE REALMENTE PAGARAM SEUS ESTUDOS (COM SUOR, SANGUE E LAGRIMAS), MAS PRA MIM VOCE NUNCA PASSARÁ DE UM “DOUTOR” POR CONSEÇÃO. POIS PRA SER DOUTOR SÓ QUEM FEZ UM DOUTORADO! MAS SERÁ QUE SEM O TRABALHO BARATO DOS NORDESTINOS TEU PAI VAI CONTINUAR COM SUAS MORDOMIAS??????

      Thumb up 2
    • /sarcasmo on

      Sim, São Paulo não tem mais a raça pura de paulista, agora nosso povo está “misturado”.

      /sarcasmo off

      Thumb up 1
    • [sarcasm]Sim, parabéns pelo seu post, bem explicativo [/sarcasm]

      Thumb up 0
    • Isso mesmo, culpe só os descendentes de imigrandes. Um ser perfeito como um paulista jamais cortaria a garganta de alguém ou votaria no Maluf, afinal são uma raça privilegiada. Esses teus comentários estão perecendo Nazismo.

      Thumb up 5
    • Onde eu disse JAMAIS? Só disse que nunca havia ocorrido antes, atualmente é coisa normal de se ver aqui.

      Thumb up 0
    • Aí não, em muitos lugares. A culpa não de imigrantes de outras regiões, a culpa é da marginalização e concentração de renda.

      Thumb up 3
    • Infelizmente não posso responder seu último post, então respondo esse, mas como se fosse aquele.

      Nisso eu concordo, a concentração de renda que gera isso, mas a minha visão tende para o lado político, o que mais me irrita nisso é que seria possível mudar, mas por algum motivo essas pessoas insistem em eleger Sarney, Collor, como se a política não ajudasse em nada, vivem em um determinismo, algo comparado ao romance de Graciliano Ramos, Vidas Secas.
      Não buscam mudar isso, o que me irrita e faz ter essa minha visão é isso, não são eles próprios que são prejudicados, eu também sou, assim como todo o resto do Brasil.

      Thumb up 0
    • Não vejo motivo para separação, regiões que eram mais pobres anos atrás, hoje, estão se desenvolvendo cada vez mais rápido e esse crescimento só tende a ser maior nos próximos anos, o Nordeste por exemplo, que já foi a região mais pobre do Brasil já é a 3º em PIB.

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_estados_do_Brasil_por_PIB

      Thumb up 2
    • Eu sou paulista e paulistano. Recomendo-lhe estudar a História do Brasil: saiba que o nordeste já foi potência econômica e não há como prever que em 2112 esta região (e a região Norte) não possa superar o Sul-Sudeste. Em seus estudos, procure saber quantos intelectuais, escritores e cientistas são originários do nordeste! Ficará muito surpreso com esse seu “pré-conceito”.

      Pessoalmente acredito que todo o Brasil terá alcançado um IDH entre os primeiros. Temos que resolver o problema de distribuição de renda. As elites econômicas de cada estado brasileiro é que “sustentam” essa cambada de corruptos e, de norte a sul, são responsáveis diretos pelas mazelas de nossa população.

      Isso de haver gente melhor que outra é ideologia nazista. Se os nazistas estivessem corretos nessa ideologia, eles teriam ganhado a guerra, ás custas do sofrido povo alemão.

      Thumb up 15
    • GRANDE RESPOSTA, AGUIARUBRA! VOCE É UM PAULISTA QUE MATOU A PAU A QUESTÃO! GRANDE SER SER-HUMANO VOCE MOSTRA SER, PARABENS.

      Thumb up 4
    • Qualquer país tem áres mais ricas em detrimento de outras mais pobres, inclusive os EEUU, Itália, etc,etc. A forma precisa e correta de igualar o nível das populações é através da educação. Político corrupto é reflexo de povo corrupto, ou eles são achados em aquários? Se o Brasil fosse desmembrado, haveria um grande país (nível europeu) formado por São Paulo e outro país rico e com nível educacional alto (em relação ao Brasil), formado pela região sul. Os outros estados formariam países emergentes, bem como países com nível de desenvolvimento africano. É inacreditável que um estado como o Maranhão, situado em região pré-amazônica, livre das terríveis secas do interior do nordeste, seja o que é. A explicação para esse e outros casos está no baixo nível da educação que grassa nos quatro cantos do Brasil. Sou e sempre serei contra a divisão territorial do Brasil, que não trará benefícios para nenhuma das partes. Somos brasileiros e aos poucos chegaremos lá, mas sempre reconhecendo os méritos dos brasileiros que realmente fizeram alguma coisa pelas próximas gerações, e não daqueles que fizeram coisas pensando na próximas eleições, como Lulla por exemplo.

      Thumb up 4
    • Amigo, voce começou bem, eu ia até te possitivar mas, voce disse: “Político corrupto é reflexo de povo corrupto, ou eles são achados em aquários?”. Discordo totalmente de voce. Voce começou certo ao dizer que o que faz a diferença é A EDUCAÇAO, com isso eu concordo, mas aí voce se contradiz ao afirmar que “Político corrupto é reflexo de povo corrupto…”. Como assim??? Voce mesmo não afirmou que era pela falta de EDUCAÇÃO??? Amigo quem corrompe os politicos não é o povo, e sim os poderosos ACUMULADORES DO CAPITAL, NÃO É A POPULAÇÃO QUE PAGA AS PROPINAS E SIM OS MEGA-EMPRESARIOS, OS MEGA-LATIFUNDIARIOS E TODOS OS ESPECULADORES DE PLANTÃO. Agora dizer que o povo não sabe votar é outra historia. E como saberia se foram mantidos na ignorancia, sem acesso as escolas, em??? Alienados por uma MIDIA QUE FAZ MÉDIA COM NOSSA CARA!!! É SEMPRE BOM TAMBEM TER MEMORIA. OU VOCE SE ESQUECEU QUE O fhc SUCATEOU O PAÍS, MENTIU PARA SE RE-ELEGER (OU VOCE ESQUECEU DA FARSA DO DOLLAR VALENDO UM REAL, QUE MAIS UMA VEZ QUEBROU O BRASIL?) POIS EU NÃO ESQUECI! NÃO ESQUECI QUE O PROPRIO fhc FOI MOSTRADO POR TODA A CHAMADA “GRANDE MIDIA” TELEFONANDO PARA O AMIGO E EX-PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL, COLOCADO POR eLE MESMO, AVISANDO DO GOLPE, PARA QUE TODA A CORJA DE BANQUEIROS RETIRACEM OS DOLARES DO BRASIL. ESQUECEU DA EVASÃO DOS DOLARES, NÉ??? FORAM MAIS DE 75 BILHÕES DE DOLARES QUE SAIRAM DO BRASIL, PARA LOGO QUE RE-ELEITO O fhc “BOCA DE SUVACO’, FOSSE AO FMI PEDIR A MESMA QUANTIA, ALMENTANDO ENORMEMENTE A DIVIDA EXTERNA.

      PELO AMOR AO BRASIL SE ESFORCEM TENTEM LEMBRAR. POIS COMO DISSE ALGUEM:

      INTELIGENCIA SEM MEMORIA NÃO SERVE PRA NADA!!!!

      Thumb up 2
    • Sou estudante de engenharia, garanto que sei do que está falando.

      Thumb up 1
    • Grande MER** você ser estudante de engenharia e ter esse pensamento tão medíocre em relação aos nordestinos…

      Faça um favor a todos os nordestinos:

      Nas suas férias, fique aí no seu estado mesmo.

      NÃO VENHA passar suas férias nas nossas praias maravilhosas, sendo recebido pelo acolhedor cidadão nordestino.

      Assim não desperdiçaremos agrados com quem não merece !

      Thumb up 5
    • Ótimo, passei minhas férias em Floripa.
      Pelo menos não ocorrerá de novo. Pedir uma tapioca a um vendedor e ele dizer “Peça outra que essa dá muito trabalho fazer”. Juro que aconteceu.

      Thumb up 1
    • Realmente, você ter um curso de engenharia faz você melhor que os milhões de NORDESTINOS que são engenheiros, médicos, advogados, arquitetos, cozinheiros, lixeiros, peões de obras, garçons, etc., etc., etc. que estão desenvolvendo o nordeste a um ritmo mais acelerado que todos o resto do país.

      Faça-nos um favor (à todos os nordestinos):

      Não venha curtir suas férias nas nossas praias maravilhosas, recebendo agrados de tão acolhedores “nativos” nordestinos. Fique por aí mesmo !

      Não queremos desperdiçar nossa acolhida com pessoas tão medíocres quanto você.

      Que venham os NÃO preconceituosos ! Serão MUITO bem recebidos !

      Thumb up 3
    • Ser um estudante de engenharia não da a razão e a posse da verdade a alguém. A verdade não está em diplomas, a verdade está no que se pensa e faz. Julgar um povo e generalizar não é certo, é descontar em outros problemas e frustações pessoais, análogo ao que Hittler fez com os Judeus. Como cantava Raul: “É sempre mais fácil achar que a culpa é do outro…”

      Thumb up 4
    • Leia de novo e veja que nunca disse ter razão de nada, disse saber do que falo.

      Thumb up 1
    • Eu sou de Minas Gerais, mas eu sei que se depender do povo nordestino, daqui a cem anos o Norte e Nordeste vão ter os melhores índices de desenvolvimento do país, eles tem espaço pra crescer com planejamento, ao contrário das áreas desenvolvidas do Sul e Sudeste que estão super populacionadas, com índices de desigualdade horrorosos quase irreversíveis por falta de espaço, além da péssima distribuição e planejamento da infraestrutura. Se você for a Recife, Fortaleza, você vai ver o que é crescer de verdade, são as “Chinas” brasileiras. Talvez o Nordeste vai se separar de nós por querer se desenvolver sem ter que depender de consertar os estragos sudestinos.

      Thumb up 4
    • Lucas, botou pra “lascar”!!! Muito bem ! ! !

      Thumb up 0
    • SP é praticamente todo populado descendentes de nordestinos que, como os europeus, chegaram pobrinhos e ajudaram a construir tudo!

      Eu sempre falo pros meus amigos baianos que, qdo paulista chama alguém de baiano, é de certa forma nosso direito, porque nós SOMOS baianos. Hehehe.

      Se alguém for questionar, inclusive o Matheus, eu tenho 2 palavras: Paulo Maluf.

      E eu digo isso tranquilamente, eu sou paulista. Vila Formosa! Gaviõoooes! :)

      Thumb up 1
    • Maluf é realmente um caso que não entendendo, pelo menos aqui na minha cidade é odiado por todos.

      Thumb up 1
    • Ah claro, vcs so sudeste só escolhem os representantes perfeitos…. Romário, Tiririca, Bebeto, Wagner Montes, Eurico Miranda, Irani Barbosa (Cassada), José Dirceu (Cassado), Roberto Jefferson (Cassado), enfim, acho que a matéria não era sobre isso, mas acho que devemos olhar para o próprio umbigo antes de falar mal dos outros… Fica a dica!!!

      Thumb up 3
    • A depressão nos faz superficial em nossos argumentos. O tempo nos modificará e chegaremos a profundidade.O arrependimento será nosso principal aliado. já estamos dentro da sabedoria.

      Thumb up 0
  45. Alguns filmes antigos que tentaram prever o futuro (nosso presente):

    Things to Come – Daqui a Cem Anos (1936)
    Metropolis – Metrópolis (1927)

    Sugestão do João

    Thumb up 5
  46. 3 – criação de homens bionicos e imortais

    bionicos podem até ser, alias já temos alguns no mundo, mas duvido da imortalidade, o maximo que conseguiremos é neutralizar os efeitos do envelhecimento e prolongar a vida

    6 – Criação de moeda unica

    isso é muito dificil de acontecer, pois só é possivel com a estabilização e igualdade da economia global, e nesse sistema capitalista alguem sempre vai estar por cima e outro por baixo

    10 – falaremos apenas ingles, mandarin e espanhol.

    duvido muito, é mais facil uma parte do mundo começar a falar portugues, alias essa é uma das minhas apostas. Nos EUA, japão e China já estão dando aulas de portugues nas escolas publicas

    18 – paises deixarão de existir

    além de entrar em contradição com a 12, ignora o fato de estar se criando um sentimento individualista no mundo, os paises já foram mais unidos antigamente

    Thumb up 12
    • gostei de tudo que foi dito , mas do jeito que estamos evoluindo,eu acredito que estamos caminhando para uma unificação total , quebrando todas as divisas, num futuro próximo seremos um só povo , O POVO TERRÁQUEO , um só idioma e uma só moeda e um só GOVERNO e ninguém mais precisara morrer pela PÁTRIA porque a nossa PÁTRIA sera a a NOSSA BENDITA TERRA E A NOSSA TECNOLOGIA SERA TODA ELA DIRECIONADA E USADA PARA UM SÓ POVO , O POVO TERRÁQUEO .

      Thumb up 0
    • Mandou bem! Realmente não mais existirão crenças religiosas, hipócritas, exploradoras das pessoas humildes. Isso não significa que não haverá uma única autêntica… Aí é outro papo…

      Thumb up 14
    • Meu amigo Alan,sua observação de que não mais haverá crença religiosa é perfeitamente plausível, ora, todos sabemos que a religião ou crença, foi criada no sentido de controlar a turba através do medo do desconhecido, do imponderável do inconoscível, para atuar nessa pauta Moises criou um deus forte, ferrenho e bravo que lhe permitisse chefiar com absoluta tranquilidade. inté.caixeta.

      Thumb up 2
    • Fim da religião com apenas cem anos?

      Infelizmente a religião não vai sumir tão cedo; isso requer tempo e mentes evoluídas (algo difícil de se conseguir tratando-se de massa populacional). Creio que a religião ainda tem ao menos, meio milênio de vida.

      :/

      Thumb up 7
    • Segundo Freud esse seria o futuro da humanidade, mas algo que ele também aborda é que as religiões também servem para controlar a população, vai existir muito mais gente matando se não houver educação de qualidade, pois cometar assassinato no máximo só vai para a cadeia e não para o inferno.

      Thumb up 1
    • Eu acredito e sabe que mais? O problema é meu. Acho que os donos da verdade terão de me matar.

      Thumb up 0
    • Quanto mais o tempo passa, mais o mundo caminha para uma sociedade anarquista.
      O fim de crenças religiosas é só questão de tempo.

      Thumb up 0
  47. 14 – Predomínio da inseminação artificial
    Eu já acho qe no futuro as mulheres não vão qerer ter filhos e teremos qe usar modos artificiais para desenvolver um ser humano. Com a diminuição da quantidade de filhos por mulher acho qe um dia essa quantidade chegará a zero.

    Thumb up 6
    • concordo com você, e acho que seria muito mais viável e seguro dominamos tal tecnologia, pois assim poderíamos trabalhar ainda melhor com a genética do feto e seu desenvolvimento, podendo ate dar extinção a varias doenças genéticas, sem mencionar que poderíamos colocar em pratica o controle de natalidade com muito mais eficiência…

      Thumb up 0
    • Se as mulheres não querem ter filhos, então nem sexo nem inseminação artificial. Só mesmo clonagem.

      Acredito plenamente que uma mulher quer filhos, os problemas profissionais de hoje em dia é que não ajudam.

      Thumb up 0
    • Impossível.

      Querer ter filhos é um instinto biológico de preservação do DNA. Isso é algo que existe nos seres vivos a milhoes de anos e não irá desaparecer tão facilmente.

      O que vai acontecer é que existirão melhores condições para as gestantes, formas de atenuar o desconforto da gravidez e do parto e etc…

      Mas as mulheres (a maioria pelo menos) continuarão possuindo o instindo materno e o desejo de gerar uma vida.

      Thumb up 5
  48. E já adianto o comentário de 50% dos leitores do hypescience.

    “Faltou a exploração/colonização do sistema solar”. Que eu já adianto aos demais, será feita pelos chineses, porque se for esperar pela NASA e ESA vamos ficando por aqui mesmo.

    Thumb up 14
    • Ainda há pouco tempo houve um artigo que a NASA e a ESA planeiam ir à lua a partir de 2020. Mas à velocidade da tartaruga, sabe-se lá. :)

      Thumb up 6
    • Fazes-me lembrar o António Variações. :D
      Grande homem, por sinal. Estava muito à frente do tempo em que viveu.

      Thumb up 2
    • Ouvi falar que o Rubinho Barrichelo vai se aposentar da formula 1 e vai pilotar foguetes da NASA. Agora vai!

      Thumb up 8
    • Stephen Hawking nos deu um limite de pelo menos 1000 anos até a primeira colonização espacial. Más sabemos que viver no espaço requer tecnologia de ponta, tais como, aquecer a sua superfície para que uma atmosfera seja feita, ou se isso não der certo, construir colônias fechadas. Por isso que digo, é melhor que nós continuemos aqui no planeta Terra e que o mesmo seja preservado, pois o nosso futuro “lá em cima” é incerto.

      Thumb up 2
    • eu fui a um panetário aqui na minha cidade. Teve uma apresentação sobre um teoria/plano de uma possível colonização de Marte… um plano de muitas etapas e de centenas de anos…

      parece meio louco, mas foi legal ver isso.

      Thumb up 1
  49. Achei engraçado à “Flexibilização do casamento”, um casamento por 10 anos, e pelos vistos ao fim desse tempo ter de renovar.

    Acho que nem vale a pena casamento, apenas viverem juntas e com união de facto, têm todos ou deverão ter quase todos os direitos de um casamento. Ou simplesmente, namorarem e juntarem-se. ;)

    Thumb up 4
  50. 1- CRESCIMENTO DA AQUICULTURA:

    Em 2112 estaremos batendo em 10 bi? Com os atuais 7 bi dá para dizer que estamos batendo em 10 bi hoje! As previsões dizem que chegarem a 25 bi em 2050 se não ocorrerem grandes mudanças na sociedade africana e asiática.

    5 – “ABERTURA ECONÔMICA” DA ANTÁRTIDA:

    Colonizar o ártico? em 15 anos não vai mais existir gelo lá, vão colonizar como? A Antártida é outra história, hoje existe um tratado internacional que proíbe a ocupação territorial dela para fins não-científicos, mas daqui 100 anos, quem vai saber? Este continente já foi uma densa floresta, com o aquecimento global pode voltar a ser.

    Thumb up 6
    • 7 biliões em 2011, com um crescimento a 1 bilião a cada 10 anos, impossível chegar aos 25 biliões em 2050. Ainda pra mais, que o crescimento já está em abrandamento, e daqui a 100 anos não deverá superar muito os 15 biliões.

      Thumb up 4
    • Acho que o problema principal é a expansão da população nos países que já são muito populosos, com a China, índia, Paquistão e Nigéria. De alguma forma, acho que esta expansão se autoregulará com o tempo; não haverá comida para todos, nem água potável e tudo o mais. Então esta regulação acontecerá à força , ou pelos governos – controle demográfico – ou pela ação da própria natureza.

      Thumb up 0
    • Vc está exagerando, quanto mais o tempo passa menos pessoas estão nascendo, uma previsão feita por cientistas diz qe a população humana não deverá passar dos 10 bilhões, e em alguns países a população já está diminuindo.

      Thumb up 6
    • aqui no Brasil por exemplo, como os cientistas dizem, quanto mais um pais evolui e melhora as condições de sua população, mas a natalidade diminui, porque os casais resolvem ter menos filhos….

      Thumb up 4
    • Não sei se melhora.
      A mulher começa também a arranjar trabalho, e para ter emprego, não ter filhos, ou não engravidar, facilita. As empresas facilitam emprego a mulheres solteiras e que não engravidem. É isto uma evolução?

      Quanto mais um país evolui, cada vez se degrada mais, ter que fazer mais e melhor em menor tempo, mais depressão, mais stress, cada vez mais doenças nervosas, e menos tempo para si próprio. Algo a reflectir nos próximos 100 anos.

      Em Portugal já há mais mortes que nascimentos, mais divórcios que casamentos. A população só cresce com a imigração, mas com a crise, é de prever que nesta década caia já a população significativamente.

      Thumb up 3
    • Veja como é essa progressão geométrica:
      1 a 2 bilhões de pessoas entre 1850 a 1925 – 75 anos se passaram.
      2 a 3 bilhões de pessoas entre 1925 a 1962 – 37 anos se passaram.
      3 a 4 bilhões de pessoas entre 1962 a 1975 – 13 anos se passaram.
      4 a 5 bilhões de pessoas entre 1975 a 1985 – 12 anos se passaram.
      5 a 6 bilhões de pessoas entre 1985 a 1998 – 13 anos se passaram.
      6 a 7 bilhões de pessoas entre 1998 a 2010 – 12 anos se passaram.

      27% da população atual é de jovens, todos entrando em idade reprodutiva nos próximos 10 anos.

      Pode ter ocorrido um arrefecimento no aumento da população nos últimos anos, mas dizer que vai crescer só 3 bi nos próximos 100 anos é bobagem.

      Thumb up 7
    • Atá, agora vc acha qe os caras qe estudaram sobre esse assunto estão dizendo bobagem.
      A população MUNDIAL ainda cresce por causa da África e Ásia, mais daki algumas décadas acontecerá com elas o mesmo qe está contecendo com o países ricos, até no Brasil já está nascendo menos crianças.

      Thumb up 0
    • Concordo que não ficará em apenas 10 bilhões, mas não acho que o planeta comporte 25 bilhões como você comentou….

      Mesmo que culturalmente não mude nada, a natureza tem formas de controlar a proliferação de pragas (sim, somos uma praga para o planeta) fome, doenças, guerras… algum limite físico e prático irá conter o aumento no numero de pessoas.

      Se pudesse apostar, ficaria em torno dos 15 Bi nos próximoms 100 anos…

      Thumb up 0
    • Com evolução da espécie homo-sapien perdendo o gênero a tendência é o decrescimo da população nesses cem anos.
      O Item 03 já dá uma visão disso que realmente poderá acontecer: “criação de homens biônicos e imortais”;
      O item 11 confirma o item 03: “casamento gay em 80% dos países”;
      O item 14 dá o atestado que remete ao item ao item 03 para garantir que mesmo criando homens biônicos haverá “predominância da insiminação artificial”;
      Prara completar;
      o Item 17 revela o que será a nova Sodoma e Gomorra.

      Thumb up 0
    • Concordo plenamente contigo, João!

      Thumb up 2
    • A progressão funciona para a expansão teórica da população mas não leva em conta como se proverá esta gente toda, com comida, água, saúde, infra-estrutura, etc, que não tem como aumentar na mesma proporção. O esgotamento dos recursos impedirá que a população continue aumentando, então acho que esta expansão se autoregulará com o tempo. Acho que podemos estar chegando já neste limite de esgotamento. Os próprios casais não acharão mais o mundo um lugar tão bom para que seus descendentes vivam nele e os países imporão políticas de controle de natalidade. Mesmo assim, não me arrisco a dizer com certeza se vai crescer só 3 bilhões de pessoas nos próximo 100 anos…

      Thumb up 0
    • eu acredito que seja amizade com algumas especies, e guerra com outras 3 pelo menos… Porque to me referindo a tantas especies? porque se existe nós, existe mais, se encontramos 1 planeta habitável ai fora, o que garante que não vamos encontrar mil??

      Thumb up 6
    • do jeito que nos seres humanos somos e capaz dos ets nos extinguirem!!!!!!!!!!!!

      Thumb up 0
    • Podia ser, se nós mesmos já NÃO estivesemos tentando a “AUTO-DESTRUIÇÃO” à SECULOS! Os et’s não são os inimigos dos SERES HUMANOS! Somos nós, os SERES HUMANOS, NOSSOS PROPRIOS INIMIGOS/DESTRUIDORES!!!

      Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
fale
Sugira um novo slogan para o HypeScience

ATUALIZAÇÃO: Já fize...

Fechar