Videogame é utilizado para controlar cegos

Por , em 23.03.2011

Desfilar por aí com um videogame na cabeça pode ser desconfortável, mas também poderia ser verdadeiramente útil.

Dois estudantes universitários conseguiram reprogramar um controle do jogo Microsoft Kinect e tranformá-lo um dispositivo para ajudar a guiar o cego.

Michael Zöllner e Stephan Huber, da Universidade de Konstanz, na Alemanha, criaram um sistema que utiliza um controle Kinect montado sobre um capacete, juntamente com um cinto de vibração para ajudar as pessoas com deficiência visual a transitar por locais fechados.

Tudo isso faz parte do projeto Navi (Apoio à Navegação para Deficientes Visuais, na sigla em inglês).

“Queríamos aumentar a impressão de que a pessoa com deficiência visual tem de uma sala ou edifício, fornecendo uma resposta tátil e vibratória que reproduz as dimensões do cômodo,” explicam.

Com o Kinect montado sobre a cabeça do usuário, as câmeras do dispositivo captam informações de profundidade do ambiente à volta. Essas informações são mapeadas para três pares de motores de vibração localizados à esquerda, no centro e à direita de um cinto que o usuário veste em torno da cintura. O cinto é conectado a um laptop montado em uma mochila especial. Enquanto isso, pistas de áudio são faladas ao usuário através de um fone de ouvido Bluetooth.

Obviamente, o equipamento não é o mais simples nem discreto possível. Carregar um laptop nas costas enquanto equilibra um controle Kinect na cabeça é certamente mais do que um pouco incômodo por enquanto. Ainda assim, esse protótipo demonstra claramente quão útil a ideia pode ser.
Kinect, ao que parece, está provando ser muito mais do que apenas uma ferramenta excelente para entreter seus sobrinhos ou manter a forma física sem sair de casa. [msnbc]

3 comentários

  • José Calasans:

    Como sempre digo,uma iniciativa dessa precisa de alguém ou om grupo de pessoas que tenham dinheiro sobrando para investir na ideia desses pesquisadores.Ações desse tipo precisam ser incentivadas.

  • ricardo sanches:

    uma pequena ideia como essa pode se tornar algo muito grande, um grande salto para o sofrimento de muitas pessoas.

  • Rodrigo Paim:

    Show, realmente uma invenção que pode melhorar a vida de milhões de pessoas que sofrem com esse mal

Deixe seu comentário!