Erva de São João cura depressão?

Publicado em 8.10.2008

depressão depressivo

Um remédio herbáceo feito de Erva de São João trata com eficácia sintomas da depressão clínica, concluiu uma análise de estudos anteriores.

O extrato de Erva de São João funciona melhor do que placebos e tão bem quanto antidepressivos comuns, mas com menos efeitos colaterais, reportaram os pesquisadores na revista científica Cochrane.

Os estudos revisados são de uma variedade de países e os pacientes testados apresentavam sintomas de depressão leves a moderados.

A erva trabalha de maneira similar a outros antidepressivos de companhias farmacêuticas que aumentam os níveis de serotonina no cérebro, um hormônio ligado ao humor.

Foram analisados 29 estudos com quase 5,5 mil voluntários. Foi observado também que, além de eficaz, menos pessoas largavam os estudos por causa de efeitos colaterais adversos.

Os pesquisadores também afirmaram que, apesar da eficácia verificada, os resultados apenas se referem às preparações que foram testadas e não àqueles que estão no mercado, pois estes variam muito de composição.

Curar depressão é um processo e não depende apenas de um simples remédio. A Erva de São João não cura depressão, mas seus extratos podem tratar os sintomas.

Depressão é a causa principal de suicídios e afeta 121 milhões de pessoas pelo mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Os tratamentos padrão incluem o Prozac, entre outros. Mas o medicamento não possui mais patente e é encontrado com o nome genérico de fluoxetina. [Reuters]

Autor: Sergio de Souza

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

118 Comentários

  1. Olá, me história é bem parecida como de tantos outros aqui. Sempre fui meio deprimida e tive medo de tudo porém agora estou pior. Sofri um acidente de moto e tive queimaduras de terceiro grau, já está com seis meses e ainda não estou totalmente recuperada, da depressão estou muito pior, me sinto cada vez mais triste, sou estudante de Mestrado e não estou dando conta dos trabalhos da faculdade, acho que vou perder o curso. Não consigo ler, me concentrar e choro o tempo todo. Gostaria de saber se mesmo sem está totalmente recuperada dos ferimentos, poderia tomar essa erva. Gostaria de saber também um site seguro para comprar pois na minha cidade não a encontrei.
    Desde já, grata.

    Thumb up 4
  2. tive esse problema com 13 anos devidos a agressoes por parte do meu pai fiz uso de drogas inclusive o crack , ja tomei a erva de sao joao , melhorei mesmo foi com sertralina , e tres anos de sessoes com um psicoterapeuta hoje com 43 anos sei muito bem o que é isso , a pessoa nao faz nada , nao sente , nao ri, nao ama ,é muita coisa que ´´e retirado da pessoa , quem esta do lado de fora nao faz a menor ideia do que seja esse monstro , fumava muita maconha pra destrair o cerebro , se eu nao dormir bem fico totalmente debil , vou tomar esse cha se alguem quiser trocar ideia sobre isso estou no face ou carlos2@gmail.com , iso vai ter um fim nao é para sempre , abraco

    Thumb up 9
    • Boa noite, Carlos! Vc continua tomando o chá de erva São joão? Pretendo começar, como uma última tentativa… já tomei todos os remédios possíveis e não obtive resultado algum, sinto uma piora a cada dia.. como vc falou, muitas coisas e sentimentos nos são retirados, ou substituídos, por uma tristeza profunda que só quem passa por isso pode entender… ainda tomo rivotril para dormir, mas queria me livrar dele tbm… vou tentar a erva São João. Obrigada e boa noite!

      Thumb up 10
  3. Acredito que a depressão me afeta desde criança mais exatamente com 13 anos de idade os sintomas apareçeram pra valer eu escreveria um livro aqui se fosse descrever tudo que senti e sinto . A depressão prejudicou meus estudos minha vida social hoje tenho 22 anos e o que tenho pra dizer a voçes é que não desistam, hoje me sinto bêm melhor, tomei muitos remedios ainda não estou curado mais o motivo é que sempre paro os tratamentos pois os remedios são fortes mais eles me ajudaram bastante.
    Hoje estou tentando parar com os remedios eu toma-vá um pra minha memoria e um anti-depressivo minha memória foi afetada pela depressão eu esqueço das coisas que acabei de fazer ¬¬
    E eu ja tomei remédios naturais também por ex: Ipérico e varios outros que não lembro.

    Thumb up 13
    • Se vc ñ tem o sangue tipo O-(o negativo) pode sim, vc pode compra-lo na farmacia de manipulação c\ o nome de “HIPERACIUM” q é o nome da erva, e tomar as cápsulas a tardinha, quando chegar a noite vc dormirá legal, mas se é como eu sangue O- vc terá hemorragias interna q é perigoso, tomei essa erva por algum tempo é bom p\ depresão leve ,alergias sintomáticas, cronh,reto colite, colom irritavel, gastrite e outras doenças de fundo nervoso.A erva colhida e feita o chá é ruim de beber, mutas pessoas fervem no leite ,ela seca tem menos aroma .VCpode colhe-la na natureza ,lavar bem, e seca-la ao sol, e fazer o chá e tomar, mas é enjoativo e fedorento, já o comprado é em cápsula e mais fraco, é menos potente q o cha innatura.

      Thumb up 16
    • GOSTEI DA DICA QUERO SABER C ESA ERVA ATIVA O SONO POIS FAÇO USO DE RIVOTRIL A DOIS ANOS E NAO CONSIGO DORMIR CEM ÉSA DROGA POR FAVOR ME AJUDE .

      Thumb up 10
    • Sueli vc pode toma~la sim, faz dormir q é uma beleza!Mas é ruim p\ caramba!O chá é fedorento!Minha filha tomou em gotas receitado por um médico cardiologista, mas com o tempo ela enjoou e voltou ao rivotril , eu ñ consigo toma-lo mais , ñ tomo nada. , e estou bem ,depressão ñ tem cura, tem tratamento!

      Thumb up 9
    • tbm sofro desse mal , gostaria muito de me curar ão estou tomando anti depresssivo porq me falaram q floxetina da problemas no coração então só estou com o pra dormir rivotril ……

      Thumb up 4
  4. Sofro há 11 anos deste mal, não é fácil, todos os inibibidores de humor, foram comprados, vou passar semana que vem por sessões de ECT, são ondas de choque no cérebro, minha ultima tentativa, se quiserem saber se tive uma melhora e só me cobrarem pq infelismente esqueço muita coisa… até aposentaram ano passado com 36 anos de idade, ou seja meu problema não é muito fácil, mais continuo crendo em DEUS. Abraços a toddos que tb passam por este mal que nos tira o direito de viver.

    Thumb up 27
    • Posta aqui depois o resultado!

      Thumb up 5
  5. primeiramente nao se esqueçao q vcs vao se curar dessa doença. mas primeiramente vcs tem q se desligar déla nao de atençao a éla, q éla desaparecera completamente, de atençao nas coisas q vcs gostam de fazer se focalizem na felicidade e no futuro e nas coisas boas q estam por vir em suas vidas confiem em deus, e tomem o cha de sao joao vao lhes fazer muito bem,fiquem com deus e se conciderem curados amem.

    Thumb up 30
  6. Estava lendo aqui os comentários sobre depressão,tb sofre deste mesmo mal,me sinto triste,sem vida,é terrivel,vou comprar essa erva de são joão(tanto em compr como a erva,quero muito voltar a ter elegria,e felicidade,coisa que hoje não tenho,e ninguém vive sem alegria…atenciosamente obridada

    Thumb up 17
  7. Queria pedir ajuda por que tenho depressã ,queria saber o que posso fazer para evitar, muito obrigado bjss

    Thumb up 7
  8. tenho depressão e queria saber como eu faço para tratar essa doença que machuca muito por favor me ajudem muito obrigado bjs bruna

    Thumb up 7
  9. Caros irmaos, esse cha e muito bom, tomo todos os dias uma chicara antes de dormir estou curado, mas existe um detalhe precisamos ter Fé nas coisas que fazemos, precisamos orar todos os dias para Deus nosso Senhor e para o filho dele Jesus Cristo…pedindo melhoras para todos nos e agradecer tambem, pois o que acontece… se queremos alguma coisa precisamos pedir ao nosso Pai todo poderoso…so iremos conseguir alguma coisa se nos estiver sempre compartilhando com ele….Abs e com certeza quem ler isto estara curado…amem

    Thumb up 54
  10. QUEREM UM ANTIDEPRESSIVO QUE REALMENTE FUNCIONA, BARATO E SEM RECEITA MÉDICA? PROCUREM PELO ÓLEO DE PEIXE DA BIONATUS , AQUI NO BRASIL AINDA NÃO EXISTEM ESTUDOS A RESPEITO MAS NOS EUA O ACIDO EICOSAPANTENÓICO (EPA) CONTIDO NO ÓLEO DE PEIXE TEM DADO ÓTIMOS RESULTADOS EM RELAÇÃO AO ESSE PROBLEMA, A DOSAGEM CONTIDA É DE 300MG E É JUSTAMENTE A DOSAGEM MELHOR RECOMENDADA NO TRATO DA DEPRESSÃO, FALO POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA E RECOMENDO NO MAXIMO 1 COMPRIMIDO AO DIA PELA MANHÃ ANTES DO CAFÉ. SEM CONTAR QUE PODE SER COMPRADO SEM RECEITA.

    Thumb up 16
    • É, eu usei por um tempo me fez muito bem! Mas infelizmente depois de 1 mês não fez mais efeito!!

      Thumb up 3
  11. Esse chá funciona mesmo. Até demais, cura depressão mas não cura das dores de um parto indesejado. porem já passou. nunca me apercebi de estar grávida pois sou gordinha e com 43 anos nunca pensei de engravidar tomando pilula. o que é certo é a minha mestruação desapareceu e sempre pensei que fosse da medicamentação. Não foi, estava mesmo grávida e só descobri aos 5 meses de gestação. Deus iluminou-me com a sua alegria e amigas… Se filho trás felicidade recomendo, mas se não for a vossa vontade aconsenlem-se junto do vosso médico

    Thumb up 5
    • A maconha é uma droga idiotizante….. Ao contrário do que sugere a propoganda, pode e prejudica muito…..

      Thumb up 27
    • Maconha ajuda? espera futuramente então pra ver a depressão que ela vai lhe trazer, eu espero que não que você saia dessa, eu usei maconha por quase 18 anos da minha vida sei perfeitamente o mal que ela faz

      Thumb up 5
  12. fiz tratamento da depressao com uso da erva são joao. manipulada em comprimidos 30 mg 3x ao dia. resultado é tão bom quanto qualquer outro remedio quimico,como sertralina ou paroxetina. a planta é usada a seculos. aliada a abtos de vida melhores todos conseguimos sair da depressao. que é por sua vez passageira.

    Thumb up 27
  13. Alguém sabe onde posso comprar esse medicamento? E sabem se é vendido sem receita?

    Thumb up 11
    • Comprei na drogasil, com o nome de Iperisan, e não precisa de receita, mas meu medíco que me indicou 3x ao dia.

      Thumb up 13
  14. sou depresiva faz muito tempo , nao sei como sair dessa preciso urgenti d eajuda ja tomo remedio tarja preta receita medica , faz muito tempo que nao sei o que e esta sobre sem remdeio me ajuda por favor.

    Thumb up 4
  15. ola,eu sou a viviene e sofro muito com essa tal de depressão não consigo ficar em nenhum trabalho pois quando me da as crises tenho vontade de ficar trancada em um quarto escuro começei um tratamento a 10 dias espero que dê resultados,quem quiser trocar experiencias meu msn

    Prezada Viviene
    Leitores que relatam possuir um histórico depressivo, são vítimas de pessoas inescrupulosas na internet, por isso evitamos publicar seus comentários com enderêço virtual.
    Outro caso é de pessoas que solicitam cirurgias de emagrecimento.
    Um forte abraço

    Thumb up 20

Envie um comentário

Leia o post anterior:
teste-da-bicicleta-grande
Sua cidade é segura? Faça o teste da bicicleta e descubra

Quão segura é sua ci...

Fechar