Cura do herpes: vírus é removido da corrente sanguínea pela primeira vez

Por , em 24.09.2013

O citomegalovírus (CMV) é um tipo muito comum de vírus do herpes. Estima-se que cerca de 70% da população carregue o CMV no corpo, e, embora ele geralmente não cause a doença, pode diminuir até 3,7 anos da expectativa de vida. A boa notícia é que pela primeira vez cientistas conseguiram remover esse vírus da corrente sanguínea.

Em pessoas com sistema imunitário enfraquecido, o vírus pode causar adoecimento grave e até mesmo cegueira. Se uma pessoa com essas condições precisar de um transplante de medula óssea, há grandes chances de o único doador disponível carregar o CMV, o que é extremamente frequente.

Pesquisadores encontraram a solução para este problema com a utilização de uma droga que é usada no tratamento do câncer, a vincristina.

Pesquisa

Quando o CMV está dormente, ele expressa um amontoado de genes, entre eles o UL138. Para investigar o que esse gene em específico faz com as células, pesquisadores da Universidade de Cambridge (Reino Unido) o cultivaram junto com células humanas saudáveis na presença de aminoácidos marcados – as matérias-primas usadas para a produção de proteínas. Depois, os pesquisadores usaram espectrometria de massa para identificar como o UL138 alterou a expressão de proteínas nas células.

“Sabemos que o vírus remodela a superfície da célula, por isso nos perguntamos: quais são as proteínas na superfície da célula e como o CMV as altera?”, explica Paul Lehner, que coordenou a pesquisa.

No estudo, o citomegalovírus diminuiu a produção de uma proteína chamada MRP1, que bombeia elementos químicos tóxicos para fora das células – incluindo a vincristina, um remédio usado contra o câncer.

Tratamento

Os pesquisadores perceberam que, como as células infectadas não poderiam eliminar a vincristina, talvez a droga pudesse matar o vírus. E foi realmente isso que aconteceu, quando a equipe colheu amostras de sangue com CMV de 15 voluntários e as tratou com a droga. O vírus foi drasticamente reduzido e desapareceu, em alguns casos.

Pesquisadores apontam que a vincristina pode ter efeitos secundários graves, por isso é improvável que seja usada para acabar com o citomegalovírus em pessoas saudáveis. No entanto, a droga poderá ser usada para tratar o sangue do doador de medula óssea antes de transplantes. [NewScientist]

• Fabio Von:

misericórdia a cura sou voluntário de qualquer pesquisa

• Marcia Nascimento:

Rosangela mande o número dele para eles nos ajudar em nossa saúde

• Benjamin William Smith:

A felicidade é tudo que eu vejo agora. Nunca pensei que vivi na Terra antes do ano se esgotar. Tenho sofrido o HSV 1 e 2 nos últimos 3 anos;

• robsondedeus:

alguém tem alguma novidade do andamento das pesquisas de cura da herpes genital ??

• Valdeci Alves:

Algodão com vinagre por uns cinco minutos sobre a parte afetada não cura, más ajuda passar a crise mais rápido que o medicamento Aciclovir.

Valdeci, tem algum estudo mostrando que o vinagre alivia a crise de herpes? Uma ou outra pessoa sentindo alívio é uma coisa, mas um estudo demonstrando que o uso do vinagre reduz a crise em tantos porcento em uma fração razoável da população afetada é outra coisa bem diferente.

• Susan Megami:

uma cura seria super bem vinda.

• Rosangela Martins Dias:

A cura já existe, pois, um colega de trabalho se curou ! Ele me falou sobre um tratamento com as gotinhas da paralizia infantil.

• Susan Megami:

me passe o nº dele plz.
      precizo dessa *cura* rs

• maraaa:

Me passa o contato dele, estou morrendo com esse vírus, ela está na medula, coluna cervical e agora na cabeça.

• Marcia Nascimento:

Oi Rosângela por favor me ajude ele está curado

• Alexandre Soffiatti:

Sai no final do ano passado uma materia dizendo q vacina esta se tornando eficaz contra o herpes e pode erradicar, e qu esta sendo testada em humanos. Espero q essa seja a cura

• Rodrigo Castro:

Curar o vírus tá difícil mesmo. Já tentei de tudo! Agora estou utilizando um medicamento chamado OxyFend. Parece que tá ajudando! Vamos ver se cura mesmo como dizem por ai!

Sinto Muito te informar, mas ja usei … nao Cura.

• Thiago Aguiar Rodrigues:

O CMV faz parte da mesma família (Herpesviridae), mas, se alguém estiver confundindo, quem dá o machucado no canto da boca e o genital são o HSV-1 e o HSV-2.

• Susan Raine:

O herpes simplex é um herpesviridae, não?

• Roger Matheus:

Um vírus nem é um ser vivo, como vai matar ele? O termo seria destruir

• malvesSP:

Também estava tão contente até essa parte,mas com mais pesquisas conseguiremos erradicação desse mal. Com fé em Deus!

• Ana Carolina:

Puxa vida… Eu estava tão feliz até chegar na parte do “é improvável que…” =/