Desmatamento aumenta enquanto Brasil debate novo Código Florestal

Publicado em 24.05.2011

Uma conquista ambiental brasileira pode estar se perdendo: se o Brasil continuar “enrolando” para definir as regras de conservação florestal, elas não terão mais efeito. Enquanto a discussão política continua, o desmatamento, que havia diminuído, ressurge.

Novos relatórios do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontam que 480 quilômetros quadrados de floresta no estado do Mato Grosso foram desmatados durante as oito semanas de março e abril de 2011. Isso é um aumento de cinco vezes em relação ao ano passado.

Mato Grosso é o estado mais meridional da Amazônia, e seus proprietários têm sido responsáveis por um terço da perda de floresta amazônica desde 1988.

O principal bloqueio jurídico ao desmatamento é o Código Florestal nacional, que exige que os agricultores da Amazônia retenham 80% da floresta como “reserva legal”, e os agricultores de outros lugares retenham 20% do habitat natural.

O código, em vigor desde 1965, foi ignorado por anos. Porém, quando o país intensificou seus esforços de policiamento, houve uma reação dos agricultores.

Enquanto isso, a Câmara dos Deputados passou meses debatendo propostas para “derrubar” (transformar) o código. Após uma série de adiamentos, o Brasil vai tomar uma decisão hoje.

As alterações podem envolver adaptações às regras percentuais, devolução de controle para os estados, e concessão de anistias para os culpados de desmatamento ilegal no passado. Uma anistia significaria que as ordens existentes para o reflorestamento não teriam de ser executadas.

Qualquer decisão exige a aprovação do Senado e da nova presidente, Dilma Rousseff. Durante sua campanha eleitoral, Dilma se comprometeu a defender as florestas, mas ela estará sob pressão dos fazendeiros.

Os conservacionistas dizem que a flexibilização do código poderia prejudicar uma história de sucesso na Amazônia, pois as taxas de desmatamento, apesar de ainda consideráveis, estavam diminuindo. No ano passado, atingiram seu nível mais baixo desde a década de 1980, e apenas um terço da taxa de 2004.

Além da incerteza política sobre o código florestal, outras possíveis razões para o aumento do desmatamento no Mato Grosso incluem os efeitos da seca do ano passado, que deixou a vegetação vulnerável ao fogo.

O impacto de quaisquer alterações no código florestal pode ser igualmente grave na savana do Cerrado ao leste da Amazônia, onde as taxas de desmatamento aumentaram o dobro para dar lugar a fazendas.

Os proprietários, na esperança de uma mudança no Código Florestal, não terão obrigação de proteger algumas das suas terras. Se isso acontecer, as consequências para o Cerrado serão muito ruins.[NewScientist]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

49 Comentários

  1. na câmara dos deputados eu não tinha nenhuma dúvida que esse projeto ia passar, pois são 513 deputados sendo que 50% são analfabetos, e os outros simplismente desinteressados ou interessados no aumento do seu próprio salário, votam sem saber o que estão votando, sequer leem alguma pauta do dia,um bando de atoa que ainda conseguem enganar a maior parte da população que votam em troca de um pacote de arroz, agora foi aprovado no senado, é de fazer rir, se vc pegar a lista de senadores em atividade metade não valem nada, e são pecuarista, tava na cara que iam aprovar,e nem vem pequenos agricultores reclamarem que o código florestal é antigo, se não podem produzir por causa de limitações é por burrice de vocês, por não buscarem informações, estão acabando com as florestas com desculpa que é desenvolvimento, desenvolvam em outras áreas bando de abutres, tem tanta área no brasil e querem derrubar nossas florestas, acabar com os nossos rios,é o que vai acontecer se a Dilma não vetar, pois esses fazendeiros, pecuaristas, e/ou agricultores só pensam no hoje, mas e o amanhã,o povo tem que enxergar é o seguinte: voltamos algumas dezenas de anos atraz, quando quem mandava era os grandes donos de propriedades a quem a população próxima dependia, chamado coronelismo, só que hoje em dia não obrigam as pessoas de votarem neles, mas aproveitam de dezenas de ignorantes mais pesssoas que vivem na miséria fazendo promessas e/ou doando alimentos para conseguir ser eleitos,no coronelismo tinha o voto de cabresto hoje no “miserismo” é doações de mantimentos, brindes, alimentos. aproveitadores da ignorância aleia!quem fez esse novo código florestal é conivente com o desmatamento e as vaquinhas que os seguem são pecuaristas. Ainda bem que é a Dilma na presidência que vai vetar em parte, se fosse o FHC estávamos perdidos.

    Thumb up 34
  2. Não sei porque negativaram o BARRIGUDO,estamos cansados de ver leis que não são cumpridas,pessoas sendo assassinadas,documentos de autorização pra derrubada de árvores e guias de transportes sendo falsificadas todos os dias:É a lei sendo descumprida e só tá no papel pois não tem ninguém da fiscalização se preocupando com a natureza tão sofrida…

    Thumb up 4
  3. tomara que este código não favoreça os fazendeiros os caras tem muita terra e quer +, deixa a natureza em paz ja chega de desmatamento precisamos viver.

    Thumb up 3
  4. Nesses momentos, me dá muita vergonha de ser brasileira!
    Um lugar onde é gorvernado por pessoas sem o mínimo de educação e completamente ignorantes.
    Que preferem ostentar bens materiais ao invés de cultura. Muito triste.
    Esse novo código é R-I-D-Í-C-U-L-O. Pelo amor de Deus!
    Quem está aprovando isto, não tem a MENOR NOÇÃO do que significa, e os danos que se acarretam.

    #muitoindignada

    Thumb up 5
  5. REPRESENTANTE BRASILEIRA NA ONU CRIA 216 “PAÍSES” NA AMAZÓNIA

    a soberania do Brasil posta em causa por “agentes” da MATRIX (NWO)
    Se os senadores aprovarem a Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas da ONU , será transformada em Norma Constitucional e terá que ser cumprida. O que é que os diplomatas brasileiros aprovaram na ONU? A criação de 216novos países na Amazónia, que serão posteriormente desmembrados do território nacional. Todos esses 216 novos países serão independentes e totalmente desligados do Brasil. A quase totalidade dos senadores desconhecia os riscos da Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas da ONU. Artur Virgílio foi à tribuna do Senado e mostrou o que pode e certamente acontecerá na Amazónia. Imprudência ou inconseqüência, a Declaração assinada pela representação brasileira na ONU não pode ser aprovada no Senado. Alguns serão minúsculos (como o Principado de Andorra), outros, maiores do que a Itália e a França, e até já têm nome: ’País Ianomani’. Todos os interessados no desmembramento do Brasil escondem-se atrás dos ‘pobres indígenas, explorados e abandonados’. Explorada e abandonada é a Amazónia em toda a sua existência. Índios de ‘terno e gravata’, aculturados, que não representam coisa alguma, ganharam terras continentais, que já venderam de ‘papel passado’. Em causa está a soberania do Brasil e a defesa do interesse nacional. Alguns já falam numa guerra civil.

    Thumb up 1
  6. QUANDO A AMAZONIA VIRAR DESERTO AINDA VÃO SE PERGUNTAR… PUXA,COMO SERAR QUE O BRASIL CONSEGUIU ISSO EM TÃO POUCO TEMPO? KKKKKKKKKKKKKKKKKK,ILARIO MAIS TRAGICO.

    Thumb up 1
  7. Como eu digo, olha aonde existe o interesse da preservação, os gringos são os maiores lobistas
    Análise – Soja avança com plantio atrasado nos EUA e mercados externos – Ganhos só não foram maiores porque a previsão do tempo fala em tempo quente e seco para a próxima semana no cinturão de produção norte-americano – Leia mais sobre o pregão desta quarta-feira (25) na Bolsa de Chicago na análise de Robson Silva Campos em http://www.agrural.com.br.

    Thumb up 1
  8. Foi provado no senado pela senadora Katia que Estas estatisticas DOS ORGÃO GOVERNAMENTAIS estão furadas, PRATO CHEIO PARA OS GRINGOS que possuem o maior interesse em que preservemos as nossas florestas sendo eles outrora destruiram sas deles, querem na verdade preservar o interesse economico deles e o Brasil é quem pagará a conta, é o agronegócio que sustenta este país, 60% da área do Brasil é mata preservada, 23% da área é de onde provém os alimentos da sua mesa e gera nossa riqueza, diminua isto e faltará comida na sua mesa e no mundo, especulação de preços, desemprego, fome e miséria, devemos ser coerentes e não aderir aos ecochatos, ser humano não faz nada de graça para ninguém existe, grandes interesses internacionais por detrás de tudo isto, é fede muito!

    Thumb up 2
  9. Pra ficar chocado com o desmatamento, procure alguma imagem do Brasil do século XX e compare com alguma foto de satélite de hoje: a Mata Atlântica está desaparecendo! Outrora verdíssimo, nosso país está ficando marrom, da cor do barro.

    Diga não ao desmatamento. De qualquer maneira.

    Thumb up 9
    • Vamos voltar a andar de cipó igual aos indios

      Thumb up 2
  10. É nisso que dá um governo que se preocupa mais em aparecer como economia forte, sem pensar no bem estar de seu povo a longo prazo.

    Thumb up 5
    • A nova lei viabiliza a atividade de 2 milhões de agricultores q estavam na insegurança jurídica com um código retrógrado.
      O relatório é sustentável, responsável e não estimula o desmatamento.

      Thumb up 1
  11. Estão acabando com tudo. Estou chocado com o que estão fazendo com a natureza. Estão acabando com as florestas. Estão acabando com os rios. Estão acabando com os animais. Tenho vergonha de pertencer a mesma raça destes assassinos.

    Thumb up 10
    • Pensador®: cadê seu avatar? Eu falei pra você que era mole. Acredite.

      Thumb up 1
    • É estão anteas de mais nada acabando com o povo brasileiro, vc viu qto pagamos de imposto na gasolina, pra onde vai este dinheiro?, porque não investem em energia sustentavél e ecologicamente correta?, não vai pro bolso do Palocci, e sua corja.

      Thumb up 1
  12. Meio ambiente não dá lucro e é por isso que não votam essa porcaria de lei que com certeza não vai sair do papel…

    Thumb up 1
    • Engano pensar assim!! Países mais inteligentes vêm aqui e levam muitas amostras de plantas e animais. Encontram substâncias novas e soluções para vários problemas. Depois vendem ao preço que quiserem pra países burros, como o nosso! Isso não se restringe só à indústria farmacêutica não!!

      Thumb up 9
    • Vc é que pensa não dá lucro pra nós mas para os gringos preservar o que não é deles dá muito, eles poluem e nos pagamos a conta e ficamos no terceiro mundo, produzir não é sinonimo de destruir.

      Thumb up 0
    • E ameaçados e a merce dos sem terra, a comida que vc come é o suor do produtor do campo, quero ver a hora que faltar papinha no prato das crianças ái vão chorar,

      Thumb up 1
  13. Vergonhoso o que os próprios brasileiros fazem com as matas e florestas da nação em nome do ganho cada vez maior, não respeitando o patrimônio biológico o qual ainda não foi completamente descoberto e/ou estudado. O lamento será depois e muito tarde, quando descobrirem que sem a diversidade biológica o solo empobrece, as chuvas são escassas e a produção simplesmente míngua.
    Mudar o Código Florestal é favorecer o desmatamento desmedido, principalmente num país em que a fiscalização é deficiente e as punições são quase que fictícias.
    Percebe-se, também, que a idéia de dividir certos Estados em dois ou mais Estados menores com a alegação de uma melhor administração não passa de uma manobra para destruir as florestas com a prerrogativa de desenvolvimento agrícola. Infelizmente, nos indignamos mas os que mandam são os políticos de Brasília, muitos dos quais são latifundiários.

    Thumb up 3
  14. o que me preocupa é ver nosso país gastar $$$$$$$$$$$$$ com a reforma de estádios e similares para a copa do mundo de futebol enquanto falta recurso eficaz para a educação, abitação, segurança, saúede e especialmento para preservação de NOSSO MEIO AMBIENTE.

    Thumb up 10
    • OS $$$$$ Gastos com a copa resultarão em $$$$$ ao quadrado para o País. Fica a dica.

      e Habitação tem “H” no início.

      Thumb up 5
    • “Somente após a última árvore ser cortada.
      Somente após o último rio ser envenenado.
      Somente após o último peixe ser pescado.
      Então o homem descobrirá que dinheiro não pode ser comido!!”
      Seattle (cacique americano)

      Thumb up 5
    • Vao no supermercado comprar um kilo de carne com uma ARVINHA na mão, valeu poeta

      Thumb up 1
    • Os $$$$$ gastos na copa resultarão em ferro para o povo e $$$$$ no bolso dos políticos, mas o povo do Bazil prefere o circo do futibol né….

      Thumb up 1
    • To contigo, vamos mandar a copa para Inglaterra e aplicar essa bolada nas escolas e saúde, mas não brasileiro quer natureza samba e futebol, acham que sabem de tudo, é poético e quer preservar mas não bae bem certo oque preservar, falta cultura, por isto a maioria sempre será subjulgada pela minoria capice.

      Thumb up 1
  15. A hora é agora, de gritar bem auto para que todos possam ouvir e refletir sobre os acontecimentos em nosso país, tragédias e mais tragédias essa é a realidade de uma nação como a do Brasil. Não tem voz não tem iniciativa a terra está gemendo as dores de parto, pois, não se planta árvore derruba-as.

    Thumb up 5
    • Quero ver a hora que seu estomago gemer de fome

      Thumb up 1
    • quero ver qundo te faltar ar para respirar, água para beber…

      Thumb up 1
  16. mano se vc6 ñ percebem esta prejudicando nos mesmo aki é nosso oxigenio vamos fazer algo para mudar isso se querermos ter um futuro bom!!!!

    Thumb up 3
    • Isso vamos viver de ar puro, comida pra que?

      Thumb up 0
  17. FIM AO DESMATAMENTO! SEM ÁRVORES NÃO EXISTE OXIGÊNIO E NEM AR PURO, SEM ÁGUA NÃO A VIDA, SERÁ QUE É TÃO DIFÍCIL ENTENDER ISSO?ALIMENTAÇÃO ARTIFICIAL CAUSA A MORTE A LONGO PRAZO,OBJETOS MATERIAIS SÃO TEMPORÁRIOS E NÃO MATAM A FOME, SE A NATUREZA FOR DESTRUIDA TODAS ESSAS MORDOMIAS VÃO POR ÁGUA A BAIXO. EU NÃO ENTENDO COMO AS PESSOAS GOSTAM DE JOGAR LIXO E POLUIR A PRÓPRIA ÁGUA QUE BEBEM, COMO OS ESGOTOS INDUSTRIAIS E DOMÉSTICOS VÃO PARAR DIRETAMENTE NOS RIOS E PRAIAS, Ô GENTE VAMOS DAR MAIS VALOR A VIDA, INFELIZMENTE SÓ SE DAR VALOR QUANDO SE PERDE NÃO É MESMO?

    Thumb up 7
  18. adorei esse texto é a mais pur verdade e me ajudo muito ne um trabalho de geografia!!!!!!! valeu

    Thumb up 3
    • então vamos acabar com tudo e deixar só as algas marinhas pra ver o que acontece….

      Thumb up 5
    • Algas marinhas produz a maioria do nosso oxigenio e é um alimento fantástico, só Brasileiro desconhece e desvaloriza, leia mais.

      Thumb up 2
    • Certo, então vamos derrubar todas as florestas e acabar com todos os animais exceto as algas, porque elas nos servem de alimento e nos dão 90% do oxigênio do planeta, espertinhos vcs ein ? kk
      Tenha mais raciocínio lógico, já aviso q isso não se acha em livros….

      Thumb up 1
    • Hiagi não adianta explicar o que se explica com cultura adquirida, o homem é movido pela propaganda enganosa e não o conhecimento.

      Thumb up 0
    • Capital do Brasil, oxigenio do mundo

      Thumb up 1
  19. “Durante sua campanha eleitoral, Dilma se comprometeu a defender as florestas, mas ela estará sob pressão dos fazendeiros”
    É por isso que é necessário um presidente forte, que não se submeta a vontade dos poderosos, do contrário, são esses ricaços que estão governando este país.

    Thumb up 21
    • Pegue o palno de governo proposto pela Dna Dilma antes da eleições e depois cite o que ela consegui cumprir até o presente momento, PAC? que PAC?, avi afundar o Brasil, é a herança maçdita do Lula, agora ja selamos nossos destinos.

      Thumb up 1
    • Colega sempre foi e sempre será se conforme, Marxismo não funciona, ja ta mais que provado né? pobre é que nem cachimbo,só leva fumo, ademã em tempo não sou fazendeiro, e nem rico, a unica terra que tenho estão embaixo das unhas e um terreninho de 2X3 no cemitério

      Thumb up 1

Envie um comentário

Shares
Share This

Compartilhe

Seus amigos vão adorar!