Dieta de baixa intensidade é melhor para adolescentes

Por , em 13.02.2012

Quando o assunto é dieta, existem muitas divergências a respeito do que é mais certo ou mais errada para cada um de nós. Contudo, a ciência tem algumas pistas sobre o qual pode ser o melhor caminho. Como um estudo que descobriu que, para os adolescente, a dieta de baixa intensidade pode ser a mais recomendada. Veja como ele foi realizado e como chegou a essa conclusão:

Um estudo realizado na Universidade de Sydney, em que adolescentes participaram de um programa de dieta de baixa intensidade, mostrou benefícios a eles bem parecidos com o de uma dieta intensa. O estudo foi feito com 151 adolescentes ao longo de dois anos.

A dieta de baixa intensidade para adolescentes

Após 12 meses, 40% dos adolescentes tinham reduzido sua massa corporal em pelo menos 5%, e um quarto diminui pelo menos 10%, embora a maioria tenha permanecido acima do peso. Apesar disso, o impacto da dieta de baixa intensidade foi muito parecido com os resultados de uma dieta intensa em adultos.

Durante os primeiros dois meses de dieta de baixa intensidade, os adolescentes, que tinham entre 13 e 16 anos de idade, participaram de sete sessões semanais que se concentravam em hábitos alimentares saudáveis, aumento da atividade física, diminuição do tempo gasto na frente de televisão e computador e melhora da autoestima. Eles também prepararam e degustaram alimentos durante as sessões. Os pais também participaram de sessões semanais do grupo, em que a mudança de estilo de vida foi discutida.

A maioria dos estudos de perca de peso para adolescentes se concentra em intervenções mais intensivas e fortemente monitoradas. Mas uma dieta muita mais leve e controlada a partir de mensagens de texto, telefonemas e e-mails pode trazer benefícios aos adolescentes muito parecidos com o de uma dieta intensa, além de ser mais fácil de manter. [Reuters]

Deixe seu comentário!