Perdeu peso? Procure novas estratégias para se manter em forma

Por , em 12.07.2011

Um dos maiores medos das pessoas que conseguem perder peso é o de não conseguir manter a boa forma por muito tempo. Muitas vezes, manter o peso ideal é ainda mais difícil que perder os quilinhos extras.

É intuitivo pensar que para manter o peso devam ser utilizadas as mesmas estratégias que deram certo para o emagrecimento, mas não é bem assim. Pesquisadores descobriram que as técnicas usadas pelas pessoas que conseguem manter o peso são diferentes das que elas usaram para perdê-lo. Entender essas diferenças pode ser fundamental para se manter magro por um prazo mais longo.

Um dos motivos que faz com que manter o peso seja mais difícil do que fazer dietas para emagrecer é a motivação, que vai minguando ao longo do tempo. De acordo com um representante da Associação Americana Dietética, é comum que entre 3 e 5 anos todo o peso que uma pessoa perdeu retorne por essa razão.

Mas afinal, o que funciona para manter o peso? Um estudo relacionou a manutenção do peso com os nossos pensamentos. Obviamente, sozinhos os pensamentos não ajudam a perder peso; as dietas e exercícios não devem parar. Mas nossa cabeça pode ajudar, de duas formas: a primeira é sempre nos lembrando o motivo pelo qual devemos controlar nosso peso. A segunda é nos dando pequenas gratificações depois de atingirmos metas de dietas e exercícios.

Alguns outros pesquisadores são céticos com a hipótese e afirmam que é preciso mais do que motivação própria para perder e manter o peso. Para Robert Jeffery, diretor do Centro de Prevenção de Obesidade da Universidade de Minnesota, o importante não é saber o que se deve fazer, mas como fazer.

O que dificulta na manutenção de peso são as ações práticas, que vão desde fazer mais exercícios do que a maioria das pessoas até dietas muito mais saudáveis do que o comum. Isso auxilia muitos ex-gordinhos, mas é uma luta constante.

Nem sempre é fácil manter a motivação e ter pensamentos saudáveis. De acordo com Jeffery, muitas pessoas que conseguem manter a boa forma não seguem uma única dieta todos os meses. A mudança é necessária, afinal é impossível viver desejando se alimentar das mesmas coisas e fazendo os mesmos tipos de exercício sempre.

Para manter um peso saudável, alie pensamentos que te lembrem o porquê você deve controlar a alimentação e exercícios, mas não se esqueça de variar essas práticas ao longo dos meses. Desanimar com um único tipo de dieta é comum, e assim as chances de cair fora dela aumentam (e de engordar também).[MSN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 3,00 de 5)

1 comentário

Deixe seu comentário!