Dois refrigerantes por semana dobram risco de câncer de pâncreas

Publicado em 8.02.2010

cancer pancreas

Pesquisadores descobriram que há uma relação entre tomar bebidas açucaradas e câncer. Eles acreditam que a quantidade de açúcar aumenta a produção de insulina do pâncreas e que isso pode aumentar as chances do órgão desenvolver a doença que matou o ator Patrick Swayze em 2009.

De acordo com os especialistas, pessoas que tomam muito refrigerante normalmente têm uma dieta mais pobre, mas parece que a bebida realmente tem um efeito maior.

Mesmo que seja raro o câncer no pâncreas é um dos mais mortais. Somente 5% das pessoas diagnosticadas com a doença ficam vivas por cinco anos após o diagnóstico.

O estudo analisou mais de 60 mil pessoas durante 14 anos. Dessas pessoas, cerca de 150 tinham câncer de pÂncreas. Aqueles que consumiam dois ou mais refrigerantes por dia tinham 82% a mais de chance de desenvolver o câncer.

No entanto os especialistas dizem que mais estudo é necessário. Apenas 140 casos foram analisados e o câncer pode se desenvolver em outras condições. Por exemplo, em pessoas fumantes. [Telegraph]

Autor: Sergio de Souza

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

11 Comentários

  1. Eu acredito que a pessoa tem que ter já uma pré disposição ao câncer para que o refrigerante possa vir então a acelerar o desenvolvimento desta.
    Sinceramente eu também acho que precisa investir mias em pesquisas, por que dizer que o câncer de pâncreas está relacionado com bebidas açucaradas, então quer dizer que se a pessoa tomar “sucos” com açúcar (dois ou mais copos ao dia), esta também estará propensa a ter câncer no pâncreas? comer brigadeiros, doce de leite em fim é o tal refrigerante ou é o açúcar? Por isso acho que a matéria deveria conter mais detalhes, ou as pesquisas mais aprimorada.
    Sei que refrigerantes tem grande quantidade de açúcar e ou aspartame ou outro tipo de adoçante, para camuflar a quantidade estonteante de sódio na composição, e este sim comprovadamente faz muito mal a saúde.
    Eu parei com todos tipos de refrigerantes há 5 anos, e foi após ter uma crise renal ( que dor, me desculpem mas ter filho é Pinto diante desta dor renal), parei instantaneamente, pois não quero mais nunca ter semelhante dor. E foi por conta do sódio que é usado nos refrigerantes, e eu na época consumia coca-cola light ou diet nem sei mais.
    Outra coisa eu penso que tudo que for muito e exagerado, seja isso ou aquilo, um dia irá causar graves danos a saúde da pessoa.

    Thumb up 5
  2. guaramix é muito gosto e tem varios personal treiner
    que indicam este gostoso energetico com uma excelente tabela nutricional,não tem igual,agora fazer mal,só se tomar 24 garrafa
    por dia
    arruda de são josé dos campos-sp

    Thumb up 7
  3. Refrigerante faz muiiiito mal. Além disso nem vejo graça, tem gás p/ baralho. Alguém sabe o quanto faz mal os outros tipos de bebida, como aquelas com menos gás tipo nestea ou h2oh e aquelas de guaraná, tipo guará mix e guará viton?

    Thumb up 1
  4. Devo concordar com o Paulo…
    Dois por semana eu acho que não deva fazer mal a ninguém… agora, tomar concecutivamente dois por dia, não sei não.

    Thumb up 3
  5. Não acredito nisto. Pessoas propensas a ter cancer, esta correto.
    Eu, como muitas pessoas, já bebemos toneladas de refrigerantes por dia, estou com 74 anos e nunca tive cancer. Pode ser que um dia terei, mas não por causa de refrigerante. Realmente necessita mais pesquisas.

    Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
causa homossexualiso
A causa evolutiva da homossexualidade

Uma nova pesquisa po...

Fechar