É descoberto um novo planeta alienígena – o menor que conhecemos

Publicado em 10.01.2011

O menor exoplaneta que conhecemos, com 1,4 vezes o tamanho da Terra, foi descoberto pela sonda Kepler, da Nasa.

A descoberta do Kepler-10b, como foi batizado o planeta, demorou cerca de oito meses, já que vários dados coletados pela sonda precisaram ser analisados.

A Kepler é a primeira sonda especializada em detectar exoplanetas que estariam em zona habitável – ou seja, na distância certa de suas estrelas para que a existência de água líquida em sua superfície fosse possível.

Esse novo planeta, no entanto, completa sua órbita em volta de seu sol ao equivalente a 0,84 da duração do nosso dia. Ou seja, ele está 20 vezes mais próximo do seu sol do que Mercúrio está do nosso, tornando a existência de água nele praticamente impossível. [LiveScience]

1. Como funciona a sonda:

Quando um planeta passa na frente de uma estrela vista de um observador, este evento é denominado de trânsito. O trânsito de planetas terrestres produzem um pequena alteração no brilho de uma estrela, em torno de 1/10 000 (100 partes por milhão, ppm), por um período de 2 até 16 horas. Esta alteração deve ser absolutamente periódica se for causada por um planeta. Adicionalmente, sabe-se que todo trânsito produzido por um mesmo planeta deverá produzir a mesma alteração no brilho de uma estrela, no mesmo intervalo de tempo.
    O tamanho da órbita e a dimensão do planeta poderão ser calculados a partir do seu período (quanto tempo um planeta leva para orbitar uma vez ao redor da estrela) e do nível de alteração do brilho, quando em trânsito (quanto o brilho de uma estrela enfraquece). Do tamanho da órbita do planeta e da temperatura da estrela poderão ser avaliadas as características da temperatura do planeta

2. Pergunto ao Hypescience: Os comentários abaixo são de alguns alienigenas ou de humanos??????????Tem certeza que é de humanos???????????

3. GENTE EU ADOREI,EU AMO CIENCIAS ADORO ESSAS COISAS DE PLANETAS…….TODOS ELES SAO COMPLETAMENTE LINDOS,AMO DE PAIXAO……BJUUUU

4. esta e minha idia porque nos de todos paises do nosso planeta nao nos reunimos todos do mundo ajudando todos em geral em material cientistas tequinoligias para nos podermos construir uma nave gigante e potente e com alguns materiais capiturados dos alieniginas que estao escondidos na nasa e formando pilotos e enjenheiros e muitas outras coisas do jenero e equipar essa nave com o raio leizer que esta trancado no esquecimento pois e uma coisa que ja temos uzar isso para nossa alto defesa de perigos do espaço para nos portejer e com essa nave poderiamos visitar esses planetas façam isso e parem com as guerras e com as sacnagens de governos usem o dinheiro do mundo para essa nave espacial sejamos um planeta de paises reunidos para portejer a terra entao amigos nos samos capases pois a 200 anos atras quem diria que ia esistis computadores avioes carros e muito mais jente e nasa vos pesso deixem de serem burros pois temos tudo nas nossas maos abrem esses olhos pois a tequinologia pois nos temos e so ter votade de construir esse nave e so ter vontade um abraço paro todos de um amigo

cerebroreal
Nossos cérebros estariam encolhendo?

Com a evolução das s...