Novo planeta alienígena é descoberto e é o menor que conhecemos

Publicado em 10.01.2011

O menor exoplaneta que conhecemos, com 1,4 vezes o tamanho da Terra, foi descoberto pela sonda Kepler, da Nasa.

O Novo planeta alienígena

A descoberta do Kepler-10b, como foi batizado o planeta, demorou cerca de oito meses, já que vários dados coletados pela sonda precisaram ser analisados.

Esse novo planeta, no entanto, completa sua órbita em volta de seu sol ao equivalente a 0,84 da duração do nosso dia. Ou seja, ele está 20 vezes mais próximo do seu sol do que Mercúrio está do nosso, tornando a existência de água nele praticamente impossível. [LiveScience]

1. Como funciona a sonda:

Quando um planeta passa na frente de uma estrela vista de um observador, este evento é denominado de trânsito. O trânsito de planetas terrestres produzem um pequena alteração no brilho de uma estrela, em torno de 1/10 000 (100 partes por milhão, ppm), por um período de 2 até 16 horas. Esta alteração deve ser absolutamente periódica se for causada por um planeta. Adicionalmente, sabe-se que todo trânsito produzido por um mesmo planeta deverá produzir a mesma alteração no brilho de uma estrela, no mesmo intervalo de tempo.
    O tamanho da órbita e a dimensão do planeta poderão ser calculados a partir do seu período (quanto tempo um planeta leva para orbitar uma vez ao redor da estrela) e do nível de alteração do brilho, quando em trânsito (quanto o brilho de uma estrela enfraquece). Do tamanho da órbita do planeta e da temperatura da estrela poderão ser avaliadas as características da temperatura do planeta

2. Pergunto ao Hypescience: Os comentários abaixo são de alguns alienigenas ou de humanos??????????Tem certeza que é de humanos???????????

3. GENTE EU ADOREI,EU AMO CIENCIAS ADORO ESSAS COISAS DE PLANETAS…….TODOS ELES SAO COMPLETAMENTE LINDOS,AMO DE PAIXAO……BJUUUU

4. esta e minha idia porque nos de todos paises do nosso planeta nao nos reunimos todos do mundo ajudando todos em geral em material cientistas tequinoligias para nos podermos construir uma nave gigante e potente e com alguns materiais capiturados dos alieniginas que estao escondidos na nasa e formando pilotos e enjenheiros e muitas outras coisas do jenero e equipar essa nave com o raio leizer que esta trancado no esquecimento pois e uma coisa que ja temos uzar isso para nossa alto defesa de perigos do espaço para nos portejer e com essa nave poderiamos visitar esses planetas façam isso e parem com as guerras e com as sacnagens de governos usem o dinheiro do mundo para essa nave espacial sejamos um planeta de paises reunidos para portejer a terra entao amigos nos samos capases pois a 200 anos atras quem diria que ia esistis computadores avioes carros e muito mais jente e nasa vos pesso deixem de serem burros pois temos tudo nas nossas maos abrem esses olhos pois a tequinologia pois nos temos e so ter votade de construir esse nave e so ter vontade um abraço paro todos de um amigo

5. esse planeta eu acho na minha opinião que ninguem vai pra la,se for muito quente cerca de 298 graus ou mais+,se bota um plastico la derrete!!!!

6. todos falam em começar de novo, axo que oque devemos fazer é resolver os problemas que cada um de nós criamos ja tivemos a nossa chance. Em um planeta habitavel pode nascer novas vidas assim como aconteceu aki na terra.

7. Esse tal de Dr.halls é que é um retardado quando diz que o nosso sistema solar “deve” ser 00000000000000000000000,1% de toda a galaxia. Não tem certeza nenhuma quando diz (deve seer)…e ha (do verbo haver) la fora do sistema solar, é com H…
    antes de chamar alguém de retardada tenha certeza do que esta escrevendo

8. Essa tal de ‘eu’ falando que nos deveríamos começar nova vida e deixar esse planeta pros marginais e drogados!essa mina é retardada msm.nosso sistema solar deve ser 000000.0000000.00000.000001% de toda a galáxia daqui uns 2 mil anos ainda não poderemos descobrir o que a lá fora do sistema solar

9. …tornando a existência de água nele praticamente impossível… então não tem vida ! Alienigenas aonde seus mentirosos sensacionalistas, gente, pode esquecer noticia na internet, é tudo sensacionalismo!!!

10. É UMA METÉRIA INTERESANTE.ESPERO QUE UM DIA DESCUBRA UM PLANETA IGUA A TERRA.EM CONDIÇÔEDE IRMOS ATÉ LÁ.SÓ NÃO PODERIA IR OS POLÍTICOS,ASSASINOS,ESTRUPADORE,CORRUPTOS,E ATRETICANOS COMO ESTES ASSASINOS QUE MATARAM UM CRUZEIRENCE.

11. ronaldinho sem palavra mau carater so pensa em dinhero fora famila assis de porto alegre

12. Que legal…um dia poderemos ir pra um planeta habitável, começar de novo “diferente”, respeitando o meio ambiente, as pessoas principalmente, se respeitarem…eu acredito nisso, não é mais tão distante…e seria melhor ainda, fazer desse planeta, a habitação somente de marginais, drogados, assassinos e políticos…pra se matarem entre eles mesmos…kkkkkkk

13. Parabéns para a Nasa por mais essa descoberta. A tentativa de encontrar exoplanetas em zonas habitáveis é importante para o futuro da humanidade.

14. Boa nóticia!

Antes de nos preocuparmos com outros planetas, não deveríamos cuidar bem do nosso?

Está aberta a era das navegações espaciais, mas desta vez os portugueses não possuem uma esquadra poderosa e Star Trek está longe demais, por causa da crise imobiliária provocada por especuladores!

15. Os cientistas deverião falar por que os cometas e varios meteoros e asteroides carregão água congeladas, de onde vem tal gelo? por que tais astros traz consigo de onde? não é só a terra que tem água e como se explica água extraterra? só tem vida a terra o universo é morto? isso é conversa para boi dormir e eles sabem da verdade e acha que o restante da população são todos nescios! São eles que estão praticando todos tipos de atrocidades no planeta matando milhares de humanos agora vem com tais imbecilidades sobre existência de vida ou não por falta de água e outros elementos necessários a vida humana ou aparente, vão pentear macacos!!!.

16. SE:
    “A Kepler é a primeira sonda especializada em detectar exoplanetas que estariam em zona habitável – ou seja, na distância certa de suas estrelas para que a existência de água líquida em sua superfície fosse possível.”

ENTÃO PORQUE:
    “Ou seja, ele está 20 vezes mais próximo do seu sol do que Mercúrio está do nosso, tornando a existência de água nele praticamente impossível.”

ESTRANHO NÃO?

17. Concordo contigo Fernando, infelizmente os moderadores pouco podem fazer sobre isso, cabe às pessoas se conscientizarem de qual tolas elas parecem quando fazem comentários desse gênero.

18. É um planeta alienígena mesmo? Será que não é um planeta terrestre? Queria saber quem considera isso melhor artigo da internet…

19. Concordo, fernando. Já encontrei mais inteligência conversando com um mendigo que vive na calçada perto de minha casa. Ele é metido a filósofo estoico. Ele tem um senso mais crítico e coerente do que os leitores deste sítio. As matérias são boas, no entanto os leitrores precisam ler mais.

20. O site leva como Lema ter “Os melhores artigos. Os leitores mais inteligentes da internet”. Os melhores artigos eu conocordo, a exemplo desse. Mas com leitores como esses que colocam comentarios como “Sera que Lá tem Crak ou maconha ?” ou “Um planeta novo parece bom para colonizar. Má sorte! Teria sido legal ir para fora do SS.” São esses os mais novos “leitores inteigentes” que o Brasil possui?

21. Dica: As imagens precisam de uma legenda nesse site. Não é regra mas é agradável saber do que se trata a imagem (Nesse caso, uma reprodução artística). Todos sites, jornais e revistas colocam uma legenda.

22. Um planeta novo parece bom para colonizar. Má sorte! Teria sido legal ir para fora do SS.