Ei, quatro-olhos: Você parece inteligente!

Publicado em 12.05.2008

Revista HypeScience

Algumas crianças odeiam usar óculos.

O pesquisador Jeffrey Walline repete um conselho antigo que dá para os pais: Diga a seu filho que ele parece mais inteligente usando óculos. E agora ele tem um estudo que suporta sua afirmação.

O professor assistente de oftalmologia da Universidade Estadual de Ohio, nos EUA e seus colegas pesquisaram 42 meninas e 38 meninos entre com idades entre seis e dez anos sobre seus pontos de vista sobre os óculos.

A maioria pensava que as crianças que usavam óculos pareciam mais inteligentes e mais honestas que as demais.

“Se a impressão de aparentar mais inteligente interessa a criança, eu usaria esta informação, e diria à criança que é baseada em uma pesquisa”, disse Jeffrey. “A maioria das crianças, que estão comprando óculos pela primeira vez, se preocupam sobre como irá ficar sua aparência. Algumas crianças simplesmente se recusam a utilizar óculos, pois eles pensam que ficarão feios.”

O estudo, que não foi financiado ou apoiado por nenhum patrocínio externo, foi publicado na edição de maio da revista científica Ophthalmic and Physiological Optics.

OS pesquisadores mostraram 24 pares de imagens que mostravam crianças com e sem óculos, de etnia variada e de ambos sexos.

Quando as fotos eram exibidas, as crianças participantes, entre seis e dez anos, eram questionadas:

  1. Com qual criança você iria preferir brincar?
  2. Qual delas parece mais inteligente?
  3. Qual parece ser melhor nos esportes?
  4. Tem melhor aparência?
  5. Parece ser mais tímida?
  6. Parece ser mais honesta?

Em média, dois terços das crianças participantes disseram que pensavam que as crianças que usavam óculos pareciam mais inteligentes e 57% pensaram que as crianças com óculos pareciam mais honestas. Os resultados não variavam caso os participantes utilizassem ou não óculos (38% delas usavam).

No entanto, não foi encontrada conexão entre usar óculos e percepções a respeito das outras quatro questões.

Jeffrey pensa que as retratações da mídia associando o uso de óculos com inteligência podem estar reforçando um estereótipo que até mesmo as crianças jovens aceitam.

“Eu diria às crianças que os óculos estão na moda, para que as elas não tendam a escolher com quem brincam baseado em se a outra criança usa ou não óculos.” [Fonte]

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

Envie um comentário

Leia o post anterior:
penis-mitos-450
Desfazendo mitos sobre o pênis

Quando o assunto é p...

Fechar