O universo em um clique

Empresas estão cada vez mais preocupadas com o consumo de água

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 16.11.2010 as 21:33

Share

De acordo com uma pesquisa global, a escassez de água no futuro é uma preocupação crescente para os negócios.

O relatório foi solicitado por investidores institucionais, que querem saber o risco de fazer investimentos face aos problemas de água. O questionário feito com 147 empresas mostrou que 39% delas já estão sofrendo com problemas relacionados com a água – incluindo interrupções causadas por secas ou inundações, diminuição de qualidade da água e aumento dos preços da água.

Outra conclusão é que mais da metade das empresas espera ter problemas com água dentro de 1 a 5 anos. O relatório ainda prevê que a situação vai ficar pior, já que a demanda mundial por água deve subir nas próximas décadas.

Os setores que demonstram maior exposição aos riscos da água incluem alimentos, bebidas, tabaco e metais e mineração. Os pesquisadores alertam que a escassez de água vai fazer parte de uma tempestade de problemas ambientais.

Porém, 60% das empresas já estabeleceram metas de desempenho no modo de uso da água. As empresas estão reconhecendo cada vez mais o risco para a sua marca se forem vistas como desperdiçadoras de água nos países nos quais o recurso é escasso.

O crescente interesse das empresas em medir seu desempenho e se preocupar com a questão de água reflete a tendência já existente que elas têm de medir a contribuição de gases para o efeito estufa. Mas os pesquisadores dizem que a água é diferente do carbono no sentido de que muitas vezes há alternativas aos combustíveis fósseis, mas não existem alternativas à água.

O desafio está em gerir o que temos entre os usuários concorrentes, quer sejam empresas, comunidades ou sistemas naturais. A mudança climática está alterando a disponibilidade mundial de água, o que significa maior escassez em algumas regiões e mais inundações em outras; a solução pode ser adaptar a estrutura e o consumo de cada região. [BBC]

Natasha Romanzoti tem 22 anos, é jornalista, apaixonada por futebol (e corinthiana!) e livros de suspense, viciada em séries e doces e escritora nas horas vagas.

Site

6 comentários

  1. miqueias charles /

    Essa questão ambiental se tornou um jargão pra grandes empresas poluirem ainda mais,elas fingem que são empenhadas na preservação com grandes propagandas nos meios de comunicação e seguem contaminando o planeta e só se preocupam com o capital,o resultado está aí pra comferir….

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  2. luciana /

    Gloria, estou contigo. Não existe a minima fiscalização nas obras com relação a desperdicio de água. Perto de onde eu moro os funcionários estão lavando a RUA, é isso mesmo, a RUA, por onde os caminhões passam, de preguiça de raspar e varrer a terra. Fala sério, onde estão os fiscais do CREA, ou sei lá de quem é a responsabilidade?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  3. gloria /

    ….se estão preocupados ñ parece!Pois as construtoras de residenciais,como a H S Tresoldi,M R V,e outras aqui perto de minha casa, continuam fazendo propagandas de seus lançamentos de luxo c/ piscinas e saunas nos seus condominios de alto padrão,continuam lavando calçadas e áreas externas dos perdios residenciais e jogando milhões de litros de águas tratadas nas sargetas todos os dias,e coitadas das faxineiras q questiorarem o desperdicio ,são despedidas,pra que lavar tanto todos os dias? Pois ñ se come nas calçadas ?As piscinas de tais predios nem são usadas pelos moradores e toda a água é trocada e jogada fora!Dias virão ,e será já, essas piscinas ficarão como fantasmas c/ suas bocas arreganhadas p/ céus como num grito de socorro lembrando a esses ricos inrresponsáveis as suas culpas nos desperdícios nos tempos de economizar p/ñ faltar!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
  4. As empresas que mais poluiem agora estão preocupado com falta d’água? Porque não fecham ou procurem outras alternativas? Fala sério.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
  5. A problemática de disponibilidade e uso de águas no mundo todo, está se tornando uma questão muito séria.
    Para empresas ou instituições com estas preocupações, sugerimos que visitem o site http://www.austenbio.com.br, e na página referente às questões ambientais, leiam a respeito do projeto SERTRA / SysTRAP.
    É uma solução possível de recuperação e reciclo de águas.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  6. Z3hr0_C00l /

    Os proprios cidadãos não tomam atitudes pra baixar o consumo d’agua, ficam esperando decisões de governos.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.