Especial de Férias – Falésias de Beberibe

Publicado em 28.01.2013

morro_branco_01

O turista que chega à Beberibe, cidade cearense distante 75 quilômetros de Fortaleza, é saudado pela beleza exuberante de seu litoral.

Seja pelas dezenas de quilômetros de areias multicoloridas que formam belíssimas dunas. Seja pelo exotismo de seus grandes afloramentos verticais areníticos – as falésias.

Praia das Fontes - Beberibe, CE

Praia das Fontes – Beberibe, CE

 

Praia das Fontes - Beberibe, CE

Praia das Fontes – Beberibe, CE

Na praia de Morro Branco dunas e falésias compõem labirintos, como resultado da ação do mar, do vento e da água das chuvas nas encostas areníticas, o célebre efeito voçoroca.

Falésia - Beberibe, CE

Falésia – Beberibe, CE

Falésia - Praia do Morro Branco - Beberibe, CE

Falésia – Praia do Morro Branco – Beberibe, CE

De acordo com o professor de geografia Francisco José F. de Oliveira da Universidade Estadual do Vale de Acaraú em Fortaleza se define falésia como uma formação geográfica litoral, caracterizada pelo encontro abrupto da terra com o mar.

Originam-se escarpas verticais que ao terminarem ao nível do mar ficam submetidas permanentemente à sua ação erosiva podendo por vezes provocar desmoronamentos ou instabilidade da parede rochosa.
As falésias são geralmente constituídas de camadas sedimentares ou vulcano-sedimentares, acompanhando a linha costeira.

Topo da Falésia - Morro Branco - Beberibe, CE

Topo da Falésia – Morro Branco – Beberibe, CE

No Nordeste brasileiro as falésias, como, por exemplo, as de Beberibe, são do grupo Barreiras.
O Grupo Barreiras é constituído por depósitos sedimentares do material continental terrígeno composto por areias finas a grossas, cascalhos e argilas de tons cinza-avermelhado, roxo e amarelado.

A idade estimada é da Miocênica a Pleistocênica inferior, ou seja, formados entre 23 e 1,8 milhões de anos atrás.
Internamente esse depósito é organizado em estratos inclinados que se truncam, em lâminas paralelas ou sem organização visível, gerado por leques aluviais em condições de clima árido a semiárido.

Nas falésias o efeito voçoroca provocado pelas águas da chuva e o avanço erosivo do mar expõe os estratos com composições diferentes – e portanto – colorações diferentes formando um contraste único.

Dentro do labirinto das falésias - Morro Branco

Dentro do labirinto das falésias – Morro Branco

É justamente o passeio pelos labirintos de Morro Branco o ponto culminante de uma visita às falésias multicoloridas de Beberibe. É de tirar o fôlego!

Quem disse que estudar ciências não é divertido?

- o -

Imagens: do acervo do autor

Agradecimentos especiais a:

Ednardo Crispim –  pela logística e transporte (exemplo de profissionalismo e dedicação)
Evaldo Nogueira Silvano – nosso guia nas dunas e falésias de Morro Branco (e um fotógrafo de grande talento)

-o-

 

[Leia os outros artigos de Mustafá Ali Kanso]

 

LEIA SOBRE O LIVRO A COR DA TEMPESTADE do autor deste artigo

À VENDA NAS LIVRARIAS CURITIBA E ARTE & LETRA

Navegando entre a literatura fantástica e a ficção especulativa Mustafá Ali Kanso, nesse seu novo livro “A Cor da Tempestade” premia o leitor com contos vigorosos onde o elemento de suspense e os finais surpreendentes concorrem com a linguagem poética repleta de lirismo que, ao mesmo tempo que encanta, comove.

Seus contos “Herdeiros dos Ventos” e “Uma carta para Guinevere” foram, em 2010, tópicos de abordagem literária do tema “Love and its Disorders” no “4th International Congress of Fundamental Psychopathology.”

Foi premiado com o primeiro lugar no Concurso Nacional de Contos da Scarium Megazine (Rio de Janeiro, 2004) pelo conto Propriedade Intelectual e com o sexto lugar pelo conto Singularis Verita.

Autor: Mustafá Ali Kanso

é escritor, professor, engenheiro químico, empresário da mídia educacional e divulgador científico em programas culturais da TV. Leia outros artigos dele.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

9 Comentários

  1. Se tivesse um Rover da Nasa andando por aí eu não estranharia :D. Belíssimo lugar, deve ser ótimo para quem quer descansar longe do barulho e da iluminação urbana, sugiro levar um telescópio para o topo de um rochedo para ter um amplo horizonte de céu estrelado.

    Thumb up 4
  2. Lugar maravilhoso, já tive o prazer de conhecer… o pior é que moro tão perto mas pela falta de tempo vou poucas vezes a essa praia, mas recomendo muito.

    Thumb up 3

Envie um comentário

Leia o post anterior:
iStock_000003993552Large
Resistência a antibióticos pode causar desastre “apocalíptico”

Esqueça o aqueciment...

Fechar