Explosão solar tem o tamanho de 10 planetas Terra

Publicado em 7.05.2012

O astro rei deu mais uma amostra de seu poder. Uma explosão espetacular – como não se via há anos – foi registrada pelo Observatório Dinâmico do Sol, da Agência Espacial Norte-Americana (NASA). Devido a essa explosão, parte do espaço recebeu um lindo jato curvado de plasma superquente, o que rendeu ótimas fotos e um vídeo surpreendente.

Segundo dados da NASA, a explosão foi classificada como M1 (moderada) na escala de tempestades solares, que é utilizada para mensurar a força das explosões.

“Tais erupções como a registrada são frequentemente associadas com explosões solares e, nesse caso, uma explosão ocorreu ao mesmo tempo”, a NASA afirmou oficialmente. “Mas a direção do material expelido não passa pela Terra”.

Quando ficam apontadas em nossa direção, fortes explosões solares fortalecem as auroras – fenômeno conhecido como as luzes do extremo norte e do extremo sul.

De acordo com o físico Luke Barnard, da Universidade de Reading, no Reino Unido, foi reportado, desde o mês passado, um aviso de que uma mudança no campo magnético do sol está prestes a ocorrer nas próximas décadas. “Isso levaria a uma significativa diminuição no número de eventos explosivos no sol”, explica Barnard.

Confira o vídeo! [DailyMail]

Autor: Luan Galani

é jornalista. Entusiasta da Teoria-M, é um rato de biblioteca apaixonado pelo que a ciência pode nos proporcionar. Nas horas vagas, é um amante inveterado de música erudita, que pede perdão aos russos por ainda considerar Mozart a grande lenda.

1. Uma coisa que eu acho interessante é que estas explosões deixam um rastro de um campo magnético e este campo é visto em negro (manchas negras do sol), indicando, com isto que os campos magnéticos desviam a luz e é isto que deve acontecer também com o buraco negro de uma galáxia e não a força de gravidade impedir que a luz saia de lá, como alegam os cientistas.

2. Incrível este video! Eu tenho uma dúvida, estes videos das explosões solares são videos com velocidade acelerada ou as explosões solares ocorrem nesta velocidade mesmo?

• Exatamente como eu havia pensado. Se a explosão foi 4 vezes maior que a Terra, foi mais rápida que a luz. Creio que os vídeos sobre explosões solares sejam acelerados mesmo.

_59723935_fish