Filmes tristes deixam você mais feliz

Publicado em 29.03.2012

Se você gosta de filmes como “Titanic”, saiba que um novo estudo afirma que esse tipo de drama na verdade deixa as pessoas mais felizes.

Os pesquisadores descobriram que assistir a uma “tragédia” faz você pensar sobre suas relações mais próximas, o que dispara a felicidade. Parece que ver uma história triste traz a atenção para os aspectos positivos da vida.

“Histórias trágicas geralmente focam em temas como o amor eterno, por isso os espectadores pensam em seus amados”, afirma a líder do estudo, Silvia Knobloch-Westerwick.

Mas cuidado: quando você ver a história de Jack e Rose, por exemplo, se você pensar coisas do tipo “ah, minha vida não é tão ruim quanto a deles”, nenhum aumento na felicidade é registrado.

O estudo envolveu 361 estudantes de faculdade que assistiram a uma versão menor do filme “Desejo e Reparação”, de 2007, que mostra dois amantes que são separados e morrem devido a uma guerra.

Antes e depois de ver o filme, os pesquisadores fizeram uma série de pergunta aos voluntários, para calcular o quão felizes estavam com suas vidas. Durante o filme eles também foram questionados três vezes sobre diversas emoções, incluindo a tristeza.

Após a exibição, os estudantes avaliaram o quanto gostaram do filme e como ele os levou a refletir sobre si mesmos, os objetivos, os relacionamentos e a vida em geral.

Aqueles que reportaram mais tristeza durante o filme também acabaram comentando mais sobre suas relações pessoais, o que aumentava a felicidade. “Isso pode ajudar a explicar porque os dramas são tão populares entre as audiências, mesmo que gerem tanta tristeza”, afirma Knobloch-Westerwick.

Os pesquisadores também testaram a teoria de que as pessoas sentem-se mais felizes após o filme porque se comparam com os personagens e percebem que suas vidas não são tão ruins. Mas esse não foi o caso.

As pessoas que pensaram esse tipo de coisa – ao invés de de pensar nos seus relacionamentos – não experimentaram um aumento na felicidade.

Knobloch-Westerwick comenta que a pesquisa se encaixa no ramo da psicologia que sugere que os “estados de espírito” mais negativos fazem as pessoas pensarem mais. “Emoções negativas, como a tristeza, fazem você pensar mais criticamente sobre sua situação. Por isso ver um filme triste faz você apreciar mais suas relações”.

Ela finaliza dizendo que pesquisas mostram que os relacionamentos são a maior fonte de alegria em nossas vidas, por isso não é surpreendente que pensar nos que amamos nos faça mais feliz. [EurekAlert]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

9 Comentários

  1. eu acho que um filme muito dramatico ajuda buscar a paz do dia, mais a felicidade nem se eu fosse o mais rico do mundo nao seria feliz…

    Thumb up 0
  2. acho que esse estudo esta errado, quando assisto filmes tristes fico triste, quando assisto filme alegres com final feliz fico feliz, e acredito que assistir filmes violentos nos deixa nervosos e mau humorados…..pesquisa furada.

    Thumb up 2
  3. Depois que assiti Ticanic, queria ser Comantende e criar ideias para navios serem mais resistentes a colisões sem naufragar.

    Thumb up 0
  4. Onde Florecem os Lírios, é o filme mais lindo q já vi, em preto e branco, a história de uma familia q a mãe morreu deixando 4 filhos p\ pai cuidar, eles moram nas montanhas na Suísa, um dia o pai fica doente devido a escasses e o inverno e faz a segunda filha de 12 anos jurar q ñ vai vender as terras deles ao vizinho fazendeiro, o pai morre e a menina luta feito uma leoa p\ ñ perder as terras e ñ separar os irmãos, até q ela descobre atraves do sofrimento q o pai ñ estava certo, a gente chora de desespero e aflição vendo a menina assumir uma luta q ñ é dela por causa de uma promessa.

    Thumb up 2
  5. Pois eu não fiquei feliz assistindo ‘Sempre ao seu lado’… chorei demais e fiquei refletindo um tempão sobre algumas questões da vida.

    Thumb up 9
    • Esse filme sempre arranca lagrimas de mim, principalmente no final quando o cachorro está bem velhinho e mesmo assim continua esperando o dono em frente a estação de trem!!

      Thumb up 2
    • Comecei a chorar quando o personagem do Richard Gere morre. Apesar de já ter lido sobre a história real na net, não me aguentei ao ver o filme. Acho que o choro foi mais forte também em razão de eu amar animais e ter um amor enorme por cachorros. Sempre sofri com a partida dos meus. Meu cachorro já tem 11 anos de idade e o amo muito; ver Hach no filme me fez recordar todos animais de estimação que tive, especialmente os cachorros.

      Thumb up 2
  6. Eu fico feliz quando o filme começa triste e se mantém até terminar feliz, agora começar triste se manter e terminar triste fico infeliz!! Um bom exemplo de filme que começa triste, se mantém até que no final termina feliz é ” A procura da felicidade” um dos meus prefiridos!!

    Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
seguranca-criancas-filhos-internet-e1333079217956
Como manter seus filhos seguros na internet

Quais são os limites...

Fechar