Fique mais saudável com apenas 7 minutos de exercícios por semana

Publicado em 30.01.2009

exercicio

Para os sedentários de plantão: pesquisadores britânicos afirmam que exercícios intensos de curta duração podem ajudar a prevenir diabetes, baixando o nível de açúcar do sangue.

James Timmmons, biólogo da Universidade de Heriot-Watt em Edimburgo, fez com que 14 voluntários (um grupo de homens com cerca de vinte anos de idade) se exercitassem em uma bicicleta ergométrica por quatro turnos, de apenas 30 segundos, em só dois dias da semana. Os voluntários, apesar de um pouco fora de forma, eram pessoas saudáveis.

Após duas semanas seguindo o treinamento de Timmons, o grupo de voluntários apresentou 23% de melhora na maneira com que seus corpos aproveitavam a insulina para limpar o açúcar da corrente sanguínea. Além disso, o efeito do treinamento durou até dez dias depois da última bateria de exercícios. Segundo o grupo de cientistas da universidade, o efeito na corrente sanguínea foi o mesmo do que o provocado por horas de treinamento (é importante ressaltar que a pesquisa não estava voltada à perda de peso ou à manutenção da forma física).

De acordo com os pesquisadores, a descoberta mostra que, mesmo uma pessoa que não tenha horas disponíveis para dedicar a uma academia, pode continuar saudável. “Além disso, se conscientizarmos as pessoas a fazerem essa pequena quantidade de exercício preventivo, imagine quantos milhões de dólares os sistemas de saúde pública economizariam em tratamentos” comenta Timmons. “E é uma quantidade tão pequena de exercício que pode ser feita sem perder nem ao menos uma gota de suor” afirma o biólogo. [Reuters]

Autor: Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

3 Comentários

  1. Se vc acha que vai ficar gostosa que nem a da foto, Pode retirar seu pequeno corcel da intempérie!!

    HAHA!
    Ainda bem que este texto era só pra informar, e não pra te obrigar…

    Thumb up 3
  2. O triste é que a pessoa vai continuar sedentária e achando o contrário.
    Quem não tem tempo eu até concordo em fazer alguma atividade, mesmo que pequena pra compensar um pouco. Agora, a quem falta apenas disposição, só digo pra agüentar calado as conseqüências que tudo isso leva.
    Fazer barra, abdominal, flexões, cooper, entre outros, é tudo de graça. O que falta é começar e ter disciplina.

    Thumb up 10

Envie um comentário