Truque da cerveja explosiva é explicado pela física

Por , em 27.11.2013

Se você não quiser mais ser convidado para nenhuma festa, deve tentar este truque da cerveja explosiva: em uma cerveja recém aberta, dê uma pancadinha no bico dela depois de aberta. Se feito corretamente, a cerveja deve começar a jorrar da garrafa.

A física do truque da cerveja explosiva

Agora, os físicos tem uma explicação para o fenômeno: uma força vertical súbita contra o topo da garrafa cria uma onda de compressão no vidro que viaja até o fundo, onde é transmitida para o líquido como uma onda de expansão.

A onda de expansão trabalha diferente da de compressão – enquanto esta causa aumento da pressão, temperatura e densidade, a outra faz com que a pressão, temperatura e densidade do líquido diminuam.

Ao atingir a superfície do líquido, a onda de expansão é refletida como onda de compressão. Este trem de ondas de expansão e compressão, subindo e descendo pelo líquido, foi descoberto pelo pesquisador de mecânica dos fluídos Javier Rodriguez-Rodriguez, da Universidade Carlos II de Madrid, Espanha.

E o que isto tem a ver com a cerveja explodindo em bolhas? As forças de expansão e compressão causam cavitação na cerveja, ou a formação de bolhas. A cavitação acontece quando há uma rápida mudança de pressão em um líquido, e é um fator importante no projeto de hélices propulsoras da indústria naval, bem como de turbinas de hidrelétricas. No caso das hélices navais, a cavitação causa estresse crônico no metal.

Voltando à cerveja, as bolhas que surgem por cavitação rapidamente entram em colapso, e acabam gerando outras bolhas menores. As novas bolhas expandem rapidamente e começam a flutuar. Como elas não são poucas, o resultado é a formação de espuma.

Mas o estudo das bolhas da cerveja não é só para estragar a festa de alguém. A compreensão deste fenômeno ajuda a entender outros, por eemplo o de erupção gasosa, como o desastre do Lago Nyos, nos Camarões. A atividade vulcânica sob o lago dissolveu gás carbônico na água fazendo, em 1986, o lago perder rapidamente uma quantidade enorme de dióxido de carbono de uma só vez, sufocando 1.700 pessoas, sem contar animais. Este evento pode ter sido causado por um deslizamento, que talvez siga o mesmo princípio da cerveja explosiva. [LiveScience]

2 comentários

  • Rogerio79:

    Uma experiencia que eu não teria coragem de fazer.

    • Cesar Grossmann:

      Se alguém pagar a cerveja…

Deixe seu comentário!