Cientistas chegam mais perto do elixir da juventude

Por , em 22.11.2008

Pesquisadores acreditam que aumentando o nível de uma enzima natural no organismo pode prevenir a morte celular e levar a uma vida mais longa e saudável.

A proteína telomerase ajuda a manter as pontas protetoras ao final dos cromossomos, os telômeros, que agem como cadarços que evitam que eles “desamarrem”, destruindo a célula.

Enquanto envelhecemos e nossas células se dividem a informação do tamanho do telômero é passada para a nova célula com um “prazo de validade” mais curto. As pontas dos cromossomos tornam-se cada vez mais curtas e frágeis que finalmente a célula morre. Portanto os cientistas pensam que aumentando os níveis naturais de telomerase pode rejuvenescer as células.

Uma equipe do Centro Espanhol de Câncer, em Madri, testou a teoria em rados e descobriu que aqueles que foram produtos da engenharia genética produziam 10 vezes mais do que os níveis normais de telomerase e viviam 50% mais do que o normal.

Maria Blasco, a cientista que liderou a pesquisa, disse que a enzima era capaz de transformar “uma célula normal e mortal em uma célula imortal”.

Ele disse também que estava otimista que uma abordagem similar levaria finalmente à maior expectativa de vida. Porém, apesar de ser possível “atrasar o envelhecimento de ratos e aumentar a sua expectativa de vida, eu penso que é muito difícil extrapolar dados sobre o envelhecimento de ratos para humanos”.

Um dos problemas em aumentar os níveis de telomerase é o risco maior de câncer. As células se reproduzem indefinidamente com a proteína, portanto há mais chance de mutações genéticas que levem a desenvolver a doença. Mas isto poderia ser controlado.

Segundo Maria os roedores com maiores níveis de telomerase também viam benefícios na saúde associados com a juventude como menos gordura subcutânea e melhor tolerância à glicose. [Telegraph]

• Tiago Almino de Lucena:

Imagine uma sogra chata tomando um Fármaco deste ai.
    Teria muito mais tempo de vida atormentado.
    Seria um Inferno na terra.

• Cesário Marconcin:

Bom dia, aqui vai algo para vcs curtirem e refletirem, em breves palavras, como sempre:
    A Longevidade e a perpetuação “segura”, por entre os mundos e os tempos.
    Sabemos que as inteligências comandadas pelos homens que controlam o planeta estão “programadas” para unir a humanidade em torno de um objetivo comum: o de projetar condições para a vida humana em outros lugares além do Nosso, para o caso de doenças, catástrofes ambientais mundiais (“aparentemente” não provocadas) e guerras não serem suficientes para o controle do crescimento populacional mundial, pois já perceberam que, em decorrência do inevitável projeto mundial de cura humana e planetária, cientistas talentosos de todo o mundo se mobilizam com seus incansáveis projetos em pesquisas nanocomputadorizadas, onde as fronteiras da ciência metafísica nos parecem, por assim dizer, ultrapassarem as proteções legais em torno até mesmo das invenções, no que tangem aos direitos de propriedade sobre os quesitos das nanopatentes, por exemplo.
    A justificativa mais apropriada e por vezes conveniente para conterem o avanço científico descomedido é a guerra contra o terrorismo, sob o respeito ao argumento realístico de que o avanço tecnológico deve permanecer mundialmente “sob controle racional” dos monopólios econômicos para não tropeçarmos, aí sim, nos avisos ou alertas bíblicos: dá para entender assim, o caro Leitor, já deve ter presenciado nos jornais ou na mídia em geral o que acontece com quem nunca “comeu melado”… Os blocos políticos mundiais deste mundo possuem este receio: é preciso proteger a boa índole da ganância e da vingança, separar o joio do trigo e não jogar pérolas onde chafurdam os nefastos. É sutil, mas tente compreender agora o perigo de crescer a demanda dos que optaram por descaminhos contrários a Ordem Mundial, possuírem a vontade de tentar arrastar os demais? Aqui o receio sedutor dos descaminhos do Livre-arbítrio e a presença da Fé em “diga-me com quem tu andas…” e outra : são muitos os “alunos” selecionados, porém poucos os escolhidos.
    O progresso tecnológico deve então, ser monitorado para a segurança mundial ( e econômica de alguns monopólios)?. Onde está a sua privacidade agora? Está dentro da sua liberdade controlada, percebe? Talvez pense: ainda bem.
    Pois bem, caro Leitor, mantenha-se alerta em suas escolhas sobre o que pensar, atenham-se gentilmente em seus pensamentos conjugados a este refrão, por Divino sejas, por Divino és e serás, podem ter certeza disso.
    Bem, por fim, quanto mais nos aproximamos da Metafísica, estaremos “quanticamente” ligados ao Senhor Supremo , tornando suscetível de questionamento sobre a validade deste Sistema. Até onde irão os direitos sobre as nano-patentes com a dinâmica das partículas, por exemplo?
    O mundo converge para a simplicidade dos conceitos de ação e reação, plantou e colheu: esta é a consciência de que precisamos para existir o progresso, imune às interferências do sistema, precisamos desta esperança na consciência global sobre o paradigma da paz, aqui sinônimo de perdão, de compreensão, de amor, de dignidade, de todos remando para a mesma direção:
    A Longevidade e a perpetuação “segura” por entre os mundos e os tempos.