Foto: a galáxia de explosão de estrelas IC 10

Por , em 5.01.2012

Por trás de poeira e estrelas, perto da nossa galáxia Via Láctea, fica a galáxia IC 10, a meros 2,3 milhões de anos-luz distantes.

Localizada dentro dos limites do norte da constelação de Cassiopeia, a IC 10 tem cerca de 5.000 anos-luz de diâmetro.

Mesmo que sua luz seja esmaecida por causa da poeira, a galáxia anã ainda mostra vigorosas regiões de formação estelar que brilham com uma luz avermelhada encantadora.

Na verdade, também membro do Grupo Local (pequeno grupo de galáxias próximas a nossa) de galáxias, a IC 10 é a galáxia de explosão de estrelas mais próxima conhecida.

Em comparação com outras galáxias do Grupo Local, a IC 10 tem uma grande população de estrelas recém-formadas, que são enormes e intrinsecamente muito brilhantes, incluindo um sistema de estrela binário de raios-X luminosos que pode conter um buraco negro. [NASA]

• Simas:

Por que galáxias de explosão de estrelas? Nunca vi falar disto. Esta definição é para nebulosas.
    Sua luz é esmaecida por causa da poeira. Esta poeira filtra os raios azul e ultravioleta e deixam passar overmelho e o infravermelho, causado a ilusão ótica que estão bem afastados de nõs, sem que isto seja verdade. A fomação de estrelas e galáxias se formam em qualquer parte do universo.

Sei que é repetitivo, mas não tenho outra coisa pra falar a não ser que a imagem é linda e que estou maravilhada!

• Prego:

Parece um cavalo marinho… o hipocampo.

• Baby:

Não conseguia imaginar o BigBang e a foto me deu uma noçãode como aconteceu. Bela imagem!!!!!

Estas fotos são impressionantes! Milhares de anos luz em alguns pixels da tela do meu computador!

• Tundra:

O espaço deve estar muito diferente atualmente!

Eu imaginava que essa galáxia seria interessante. É porque se pegar uma lista do Grupo Local de Galáxias, verá que ela é mais massiva e mais brilhante do que uma grande quatidade de galáxias de seu tamanho, indicando que processor interessantes acontecem nessa pequena galáxia irregular. Ela é tão poderosa só será superada por galáxias bem maiores e dominantes, como Via Láctea, Andrômeda, as Nuvens de Magalhães e a espiral M33 Triângulo; todas que citei são do Grupo Local de Galáxias, vizinhas da Via Láctea.

• MIG10:

Jonatas, Olá!

Você que está mais por dentro do que eu, poderia com uma dúvida? Existe algum telescópio no mercado que consiga visualizar com boa definição, alguma estrela próxima da Terra?

Po tudo que há de mais sagrado jamais aponte um telescópio para a estrela mais próxima que queimará teus olhos, pois essa estrela é o Sol!!!
      hhehehehe

brincadeira. Na verdade, estuda-se estrelas por seu espectro, luz. Ao olhar uma estrela, é impossível ver sua superfície, que é ofuscada pela sua própria luz. Mas poderá observar por exemplo sistemas de estrelas, em Alfa do Centauro, por exemplo, onde a olho nu vê só uma estrela verá duas com um bom telescópio refrator ou luneta de qualidade. Mas se quer ver um quadro dígno de papel de parede pro teu quarto tem duas sugestões observáveis com telescópio popular nas noites de verão: Plêiades, na contelação de Touro, e M42, a nebulosa de Órion, na constelação de Órion, bem perto da de Touro.

res/pos/ta sen/do mo/de/ra/da, um abraço.

Já vi várias vezes a nebulosa de Órion no meu telescópio, é uma imagem incrivel!!!! Ainda estou tentando ver Andromeda, deve ser legal para observação!

Qual telescópio já da para se ter uma visão legal ?

Andei olhando no mercado livre e tem uns de 675x, esses realmente valem a pena ou precisa de algum mais potente ?

Esse telescópio de 675x do mercado livre é um telescópio amador. Ele não aumenta 675x de verdade, aumenta apenas 120x. Usando as lentes barlow que se tem um aumento teórico de 675x no telescópio, mas perde-se muito a qualidade da imagem usando ela. Eu tenho este telescópio e comprei já ciente do real alcance do mesmo. Com ele ultimamente vi júpiter, e consegui ver suas luas, e suas faixas equatoriais bem nitidas, belissima imagem! Para astronomia ainda sou bem leigo, estou aprendendo aos poucos,então este telescópio caiu como uma luva para mim, tem bom acabamento e é muito bom para observação. Para quem ainda esta iniciando vale a pena este, agora se for mais veterano e conhecer muito bem o céu, compensa gastar um pouco mais. Observe bem a qualidade do acabamento e veja se tem uma boa abertura para a lente objetiva.

Qualquer um dos supostos “675x” servem ou você poderia me indicar algum em específico ?

Este telescópio por exemplo aumenta 120x a imagem, ele é bom para ver planetas, este é um aumento minimo para conseguir ver algum detalhe nos planetas. Também dá para ver muito bem a Nebulosa de Órion. Ainda não consegui ver galaxias por falta de pratica, mas já adianto que para ver galaxias é aconselhavel aqueles telescópios com grande abertura, superior a 100mm, pois com uma abertura maior capta mais luz, que é necessário para ver galaxias. Estou estudando o céu a pouco tempo e ainda não tenho pratica, não sei muita coisa, mas talvez este site pode ajudar: http://www.astroshop.com.br/iniciantes/iniciantes01.asp

abraços!

Jonatas.

Você é Físico ? (Só curiosidade)

• Chico Lobo:

Caro Mig. Bons telescópios tem de monte no mercado até por um preço bem baratinho, mas na compra de um telescópio, atente bem para o tripé… Se o tripé e seu mecanismo não forem bons de nada adianta telescópio potente, pois ninguém fará firmeza com ele para poder observar o que o telescópio aponta.

Há tripés no mercado com tecnologia GO-TO , estes são motorizados com controle por computador. Voce alinha ele no eixo NORTE-SUL e acopla seu terminal ao computador, e o computador com um soft aponta o astro que vc quer ver e acompanha o movimento aparente da esfera celeste. mais isso custa caro… Só o tripé custa uns R$9.000 + o telescópio R$5.000 (um bom) o resto (soft) já vem com o tripé.

• Rone:

” Meros 2,3 milhões de anos luz de distância,” gostei, pertinho, é só dobrar na esquina da Via Láctea e seguir reto… rs ..rs…( alguém poderia dizer se Andrômeda é mais “pertinho ” ?

IC 10 é uma galáxia satélite de Andrômeda M31, a 2,2 milhões de anos luz.

O grupo local é uma aglomerado galáctico que tem duas galáxias dominantes, são Andrômeda e a nossa, Via Láctea. As outras são galáxias menores e satélites.

Entre as satélites da Via Láctea, salientam-se as Nuvens de Magalhães, a pequena e a grande, a maior irregular e a 4ª maior no Grupo Local. Algumas satélites chegaram tão próximas que estão tendo suas estrelas engolidas pela Via Láctea, como Sagitário A, que está se desmanchando a bilhões de anos.

Andrômeda tem mais galáxias satélites do que a Via Láctea, uma delas é M33 Triângulo, uma espiral e terceira maior do Grupo Local. A irregular IC 10 também é lua de Andrômeda, e chama atenção por ser brilhante demais pro seu tamanho. Se procurarem por fotos de Andrômeda, na imagem tem duas bolas brilhantes salientes, elas são galáxias anãs elípiticas, as duas satélites mais próximas de Andrômeda.

• José Leone:

Ei, Jonatas,
      Você estuda os astros ? Caso afirmativo, por profissão ou curiosidade ? Pareceu-me que você esta bem inteirado do assunto. Abs grande, José Leone.

Por curiozidade, no Brasil é difícil seguir a carreira de astrônomo.

• Capitão Caverna:

Tudo no universo orbita alguma coisa, desde os elétrons até as galáxias. Será qe o nosso universo orbita um universo maior também?

A órbita é uma consequência de leis que regem o nosso universo, entre elas a própria gravidade. Como essas leis da física pertencem ao nosso Universo, é impossível saber quais existem fora dele. Aí é questão de imaginar… Um abraço.

• Capitão Caverna:

Tenho inveja de tua inteligência rsrsrs

• Josmar:

É realmente fascinante podermos daqui da terra ter acesso a imagens de 2,3 milhões de anos no passado!