Foto espacial: a belíssima Nebulosa Véu

Por , em 19.09.2010

Apesar de ter essa aparência delicada, a Nebulosa Véu é feita dos restos de uma violenta explosão estelar, uma supernova que explodiu a 5 mil anos atrás.

Os filamentos de gás brilhante se encontram na direção da constelação de Cisne – tanto que a nebulosa também é conhecida como “A volta de Cisne”.

Ela possui cerca de seis vezes o diâmetro da Lua e está a uma distância de 1500 anos luz. Por ser tão grande e “dividida”, a nebulosa foi catalogada em algumas partes – a “vassoura da bruxa” (NGC 6960) é a mais famosa delas, no fundo da nebulosa, com seu formato característico. [Nasa]

• GODMAN:

SE A NEBULOSA VÉU JA É É MARAVILHOSA ASSIM, IMAGINA O CÉU….

• cientista:

Gostaria que alguém me respondesse o por que do nome vassoura de bruxa, ja que eu não vi nada disso . O que eu vi foi um escorpião isso sim, pena não saber como colocar um link da imagem que eu salvei e editei no paint, onde eu contornei com um traço as formas de um escorpião perfeito.
      Que me desculpe a Nasa, mas gostaria de saber mais motivos para esse nome vassoura de bruxa.

• sillas:

“Ela possui cerca de seis vezes o diâmetro da Lua”
    ?? não seria do sistema solar?

• cientista:

Concordo com você Sillas, também achei estranho mencionarem que tem 3 vezes o tamanho da lua. creio que seja erro da reportagem, pois uma nebulosa tem tamanhos astronômicos gigantescos , que se equivalem a sistemas solares inteiros ou maiores.

Muito estranho uma nebulosa ser tão pequena,a ponto de ser comparada com a lua .
      alguém com uma explicação mais técnica,com um conhecimento em astronomia maior que eu poderia nos ajudar aqui com um comentário.

• giusliaini:

estou procurando estudar bastante para poder entender o universo onde habitamos, e essas nebulosas são totalmente incríveis e interessantes… são as maravilhas de Deus !

Buscar aventuras distantes sempre fez parte do ser humano, desde as Grandes Navegações. E até mesmo muito antes do século 15.

• Joel Z. Marconcin:

O Homem busca nas aventuras distantes o esquecimento para os problemas de perto.

Uma nebulosa é proveniente de explosão de estrela que levam centenas de anos para acontecer. Entretanto existem centenas de flashs de raios gama aleatórios no universo, que são atribuídos a explosão de estrelas. Como é possível?
    Não dá para entender.

• Jin:

Tenho a impressão que o universo era mais animado no passado. Todos estes fenômenos só aconteceram a milhões de anos atrás.

alguém tragou um cigarro soprou na frente da câmera