O universo em um clique

Foto espacial: as incríveis auroras de Saturno

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 27.09.2010 as 12:04

Share

O que forma as auroras de Saturno é um grande mistério. Para ajudar a resolver essa questão, a sonda Cassini tirou centenas de fotos em infravermelho do planeta que formariam pequenos filmes.

Esses filmes mostraram que as auroras saturnianas mudam não apenas com o ângulo do Sol, mas também com a rotação do planeta. Outras pareceram se relacionar com as ondas na magnetosfera do planeta causadas pelas luas de Saturno.

A foto acima, em cores artificiais, foi tirada em 2007 e você pode ver a aurora no sul do planeta, em verde.

Cientistas esperam que a análise de mais fotos saturnianas ajude a entender não só a aurora do planeta como a aurora da Terra. [Nasa]

Luciana Galastri é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

7 comentários

  1. JOABAPRAMGON /

    TALVES NAO SEGE VISTA ASSIM A OLHO NU, imagem de infravermelhos..? MAS E FASCINANTE.. tao supreendente ,tao desconhecido,tao distante, tanto que descobrir e so a 40 anos atraz se estive na lua que esta a nossa porta!!!!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. JOABAPRAMGON /

    TALVES NAO SEGE VISTA ASSIM A OLHO NU imagem de infravermelhos..? MAS E FASCINANTE tao supreendentee tao desconhecido tao distante tanto que descobrir e so a 40 anos atraz se estive na lua que esta a nossa porta!!!!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  3. Genivaldo. Concordo com você. :) :) :)

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  4. Antonio Germano Gomes Pinto /

    Lindo, lindo, muito lindo mesmo!
    A maior mensageira de DEUS é a própria Natureza Universal.
    Ela é a prova permanente, através dos milênios, de que DEUS EXISTE!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 10
  5. Genivaldo /

    É muito belo o que o arquiteto do universo faz e anda fazendo ainda.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 7
  6. Farofa /

    Bela foto

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 16
  7. Liel Pires Ribeiro /

    A beela boate de Saturno

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 6

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.