Foto espacial: planetas opostos

Publicado em 10.10.2010

Essa cena belíssima que vemos retratada na foto é, acredite se quiser, o nosso Sistema Solar. No fim de setembro, dois dos planetas do sistema estavam em posições opostas, como você pode ver.

Júpiter e Urano são dois gigantes gasosos e na imagem estão acompanhados por suas respectivas luas. Urano está esverdeado, na esquerda da foto. Das cinco maiores luas do planeta, duas estão visíveis na foto: Oberon e Titania – os dois descobertos no século XVIII pelo astrônomo John Herschel e nomeados em homenagem a dois personagens de Shakespeare, em “Sonho de uma noite de verão”. Oberon está para esquerda enquanto Titania está mais próxima ao planeta.

No lado direito da foto está o enorme Júpiter, cercado por seus quatro satélites descobertos por Galileu – Calisto é o mais distante, juntamente com Europa e Io, todos do lado esquerdo. Ganimedes é o único satélite que fica no lado direito. [Nasa]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

4 Comentários

  1. pra quem quiser ver pessoalmente isso, jupiter é aquela grande estrela que aparece logo apos o por do sol no leste(aonde o sol nasce) e urano está um pouco abaixo de jupiter para a esquerda, voce precisa de um telescopio ou binoculo para ver urano, pois ele tem um brilho muito fraco para ser visto a olho nu. atenção ! não confunda jupiter com vênus, venus está no oeste, perto do sol e jupiter está do outro lado.

    Thumb up 19
  2. Fiquei morrendo de vontade de TER um telescópio pra ver essas maravilhas…

    muito legal, brevemente irei comprar a NASA e irei distribuir mais fotos dessas para o site, podem relaxar…

    Thumb up 13
  3. Fiquei morrendo de vontade de montar um telescópio pra ver essas maravilhas.

    Thumb up 20

Envie um comentário

Leia o post anterior:
morcegonariz
Fotos incríveis: novas espécies encontradas em Papua Nova Guiné

Em uma expedição à P...

Fechar