Foto: o lado negro de Saturno

Por , em 23.12.2012

Capturada pela nave espacial Cassini, a foto acima mostra Saturno em uma posição inusitada: “cobrindo” o sol, o planeta deixa pouca luz passar e dá a impressão de que teve suas cores alteradas digitalmente. O ângulo em que a foto foi tirada (19° abaixo do plano dos anéis) ajuda ainda cientistas a analisar melhor aspectos dos anéis e da atmosfera de Saturno que normalmente não são vistos em fotos convencionais.

Para realçar a cor da foto, foram usados filtros especiais de vermelho, infravermelho e violeta. A imagem foi obtida a uma distância aproximada de 800 mil km e, na original, cada pixel equivale a uma área de 50 km de comprimento. Se você observar a imagem em resolução máxima, pode enxergar duas das luas de Saturno, Enceladus e Tethys, no canto esquerdo, abaixo dos anéis.

A missão Cassini-Huygens, que obteve a imagem, é um projeto colaborativo da NASA, Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Italiana.[Gizmodo] [NASA]

• Filipe Freitas:

Tão high-definition quanto Play 1.

Saturno é muito fotogênico, na minha opinião, depois da Terra, é o planeta mais bonito do Sistema Solar. Eu imagino como devem ter outros planetas ainda mais bonitos fora do nosso sistema e da nossa galáxia!