Foto: Vênus como “estrela da manhã”

Por , em 5.07.2011

Essa foto, tirada no último dia 30 de junho, mostra o panorama noturno de uma bela baía em Izmir, na Turquia. Mas o que chama atenção é o cenário de céu nesta foto. Observe os dois corpos celestiais presentes. À direita, uma fina silhueta da lua crescente. Um pouco mais abaixo, um pequeno ponto brilhante: é o planeta Vênus.

A fotografia foi tirada durante a madrugada, antes do sol aparecer no horizonte. Nesta ocasião, Vênus é chamado pelo nome autoexplicativo de “estrela da manhã”. Esse fenômeno, em que um objeto maior é visto no céu em tamanho menor, é chamado de “ocultação”. Ao mesmo tempo em que isso ocorria, a lua estava vivendo sua última noite como crescente e preparava-se para a mudança de fase.

E o nosso satélite natural, que ficava visível no céu até quase a hora da alvorada, inverte o funcionamento: passará a ser vista logo após o pôr do sol do dia anterior. E o ciclo se repetirá na próxima troca de fase lunar.[NASA]

Vênus assim como Mercurio com orbitas fechadas ora aparecem pela manhã ora pela tarde, estão sempre acopanhando o sol se possível estar em Marte para observar a Terra, Venus ou Mercurio teria que ser nestas ocasiões a tarde ou de manhã.

• DALVA:

É isto mesmo! Aquí onde moro (santa Catarina) nesta época a estrela aparece como que ¨pendurada¨na lua. Como eu nascí no mes de junho durante a madrugada, meu pai ao olhar para o céu para agradecer a Deus por mim, viu a estrela com seu brilho magnífico e decidiu que este seria o meu nome. Acho que ele foi muito feliz na sua escolha. Gosto muito do meu nome e fico extasiada ao olhar o céu às seis horas quando estou saindo de casa para o trabalho. Infelizmente a chuva por aquí e muito comum, e tenho poucas oportunidades de ver meu planeta predileto reinar soberano nos céus de Joinville.

• Elis:

Na verdade, a lua está minguante e vai se tornar lua nova. Ela está em forma de “C” porque a foto foi tirada na Turquia, hemisfério norte, portanto é como se estivesse de ponta cabeça para nós. Por isso ela aparece antes do sol nascer(na lua nova ela fica no céu durante o dia). Aí vai aparecer cada dia mais tarde, até se tornar crescente, quando vai ser visível no início da noite.

• LOURDES:

Muito bem, Elis; pensei que ninguém iria reparar neste “erro grosseiro”… com as devidas desculpas à Stephanie D’Ornelas.

• Gil Mendes:

O erro do escritor pode ter a ver com a localização onde ele vive, pois as fases da lua são inversas no hemisfério sul. Neste caso Turquia fica no hemisfério norte, por isso é minguante.

linda a fotografia!

Roberto Meu xará, lucifer nada tem a ver com o capeta. lucifer é “portador de luz” e, pelo que sabemos, Lucifer, o capetão é o patrono representante das sombras. Porque desta contradição? Há mesmo algo errado nessa história, posto que Jesus foi anunciado por uma grande estrela e seu espírito era iluminado.

• roberto:

desculpe mas JESUS nao era iluminado ele E ILUMINADO POIS E O CO-AUTOR E CRIADOR DO PLANETA TERRA nossa casa pela sua infinita misericordia

• robertflier:

o que aconteceu com meu comentário? Meu comentário foi censurado?

OPa. Pensei que tivesse, pois usei um computador em que os comentário não apareciam.

O planeta vênus, numa determinada fase, antecede a vinda do Sol. Isso deu-lhe a denominação de Lúcifer, que em latim significa aquele que leva a luz. Interessante palavra que em várias mitologias o mal é associado com a descoberta do ser humano sobre sua condição na Terra. Na mit grega foi prometeu quem deu a racionalidade ao homem através do fogo, na mitologia hebraica fo a serpente que induziu o homem a conhecer o bem e o mal e no cristianismo, lúcifer seria um tipo de autoconsciência ou responsabilidade que a pessoa teria que ter sobre seu atos. Lucifer= Luci(do latim, luci(s) genitivo de lux=luz) fer(do latim fero, eu carrego). Na minha região, Nordeste, os mais idosos ainda associam a presença da estrela da alvorada(estrela d’lava) como uma boa época de chuvas, essenciais para o plantio de grãos.

corrigindo: estrela d’alva.

• Bruno Juncklaus:

São comentários assim que tenho vontade de ler 🙂

Roberto, essas traduções do latim me parece um tanto quanto estranhas, eu conhecia Lucifer = Raio de Luz, parece que o povo interpreta de maneira errônea ou sei la o que esse pessoal faz pra ter tantos significados desiguais…

O que desfaz qualquer dúvida é a etimologia. Busca-se, através da linguística Histórica, onde surgiu a palavra, a língua de origem e a situação histórica da sociedade no momento em que essa palavra surgiu. Certa vez um cara apareceu na escola onde leciono e quis que acreditássemos que amancebado é a união homossexual masculina por causa do inglês “man” que está na palavra. Ele ignorou que eu disse a ele que amancebado é uma alteração da palavra emancipado, ou seja, o jovem ou a jovem tornado(a) adulto(a).