Jogos de computador podem melhorar o equilíbrio de pessoas com mal de Parkinson

Publicado em 26.10.2011

Quem disse que jogos de computador servem apenas para entretenimento? Jogos baseados em movimentos de fisioterapia podem ser benéficos a saúde, melhorando o equilíbrio de pessoas com mal de Parkinson, de acordo com um novo estudo que envolveu uma universidade norte-americana e uma desenvolvedora de jogos.

Mais da metade das pessoas estudadas na pesquisa mostraram pequenas melhorias na hora de andar, com mais equilíbrio, velocidade e ritmo, com apenas três meses jogando.

Ao contrário de jogos comuns de computador, os jogos desenvolvidos pela Universidade da Califórnia fazem com que as pessoas façam movimentos físicos específicos para ajudar nas deficiências funcionais e outras doenças.

Ao total, foram criados nove jogos, projetados para melhorar a coordenação de pessoas com mal de Parkinson – uma doença crônica caracterizada por tremores, lentidão de movimentos e rigidez dos membros e tronco. Alguns movimentos de fisioterapia são benéficos contra esses declínios físicos.

A equipe de jogos Red Hill ajudou a projetar os games que são similares aos do Wii ou do Kinect, nos quais os jogadores cumprem objetivos movendo seus corpos de determinadas maneiras. Cada jogo tem vários níveis de dificuldade para que a equipe clínica possa personalizar os jogos terapêuticos de acordo com as habilidades particulares de cada paciente. [ScienceDaily]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

2 Comentários

Envie um comentário

Leia o post anterior:
bengal-tiger-11102102
Além de proibidos, animais de estimação exóticos são muito perigosos

Fofinhos? Alegres? A...

Fechar