Astrônomos encontram a maior massa de água do universo

Por , em 25.07.2011

Os astrônomos descobriram a maior e mais antiga massa de água já detectada no universo – uma nuvem gigantesca de 12 bilhões de anos, abrigando 140 trilhões de vezes mais água que todos os oceanos da Terra juntos.

A nuvem de vapor de água circunda um buraco negro supermassivo, chamado de quasar, localizado a 12 bilhões de anos-luz da Terra. A descoberta mostra que a água tem sido predominante no universo durante toda a sua existência.

De acordo com os pesquisadores, a luz vista foi emitida por este quasar há mais de 12 bilhões de anos. Isso significa que essa água existiu cerca de 1,6 bilhões de anos após o início do universo, empurrando a detecção da substância um bilhão de anos mais perto do Big Bang.

Quasares são os objetos mais luminosos, poderosos e energéticos do universo. Eles são alimentados por enormes buracos negros que sugam o gás e poeira ao seu redor e expelem enormes quantidades de energia.

O quasar estudado pela equipe abriga um buraco negro 20 bilhões de vezes mais massivo do que o sol, que produz tanta energia quanto um quatrilhão de sóis.

O vapor de água no quasar é distribuído ao redor do buraco negro em uma região que abrange centenas de anos-luz. A nuvem tem uma temperatura de menos 53 graus Celsius e é 300 trilhões de vezes menos densa que a atmosfera da Terra.

Isso parece frio e fino, mas significa que a nuvem é cinco vezes mais quente e de 10 a 100 vezes mais densa do que a maioria das encontradas em galáxias como a Via Láctea.

Os astrônomos usaram dois telescópios diferentes, um no Havaí e um na Califórnia, para detectar e confirmar a existência do vapor de água em torno do quasar.

Os cientistas acreditam que a água estava presente até mesmo no início do universo. Assim, encontrar uma nuvem com essa idade não é nenhuma surpresa.

No entanto, o tamanho da nuvem deixou alguns em estado de choque. O quasar contém quatro mil vezes mais vapor d’água do que Via Láctea. Isso pode ser porque grande parte da água da nossa galáxia está em forma de gelo ao vez de vapor.[LiveScience]

• hermes garcia filho:

qual é o nome desse buraco negro, e em qual constelação está presente?

É o quasar APM 08279+5255, e está na constelação da Lince. Tem um artigo sobre este quasar na Wikipedia, com direito a coordenadas celestes.

• hermes garcia filho:

achei no wikipedia em inglês. obrigado.

• Germana Frota:

Queridos, só para lembrar a todos: Esse é um site sobre ciência. Independente de nossas crenças. Vamos nos ater em discutir, debater sobre o que foi lido, sem tentar converter aos leitores do site? Vamos respeitar a opinião alheia, sem falsa demagogia ou puritanismo? Assim todos aprendem algo, nem que seja que o universo, babies, não gira ao nosso redor.

• Anderson Lara:

Depois do “Olho de Deus”, da “Mão de Deus”, agora o nome dessa nuvem é “Trollada de Deus.”

Nordestinos entenderão.

• Damiao Jastzombek:

uai nós somos partes espaciais!

• Flaubert José Silva:

super interessante os comentários e teorias existente sobre o universo.

• Miguel:

Quantos religiosos nesse site, isso é estranho se vcs tem todas as suas respostas pra que estão aqui? Estão pregando agora com comentarios, hahahaha .

• Victor Moraes:

não e estranho para ninguém estar aqui pois se estamos aqui e para aprender mais sobre o universo e seu misterios

• eric:

o homem tem que parar de mecher com coisasque não devem ser pertubadas

Huum… então tinha um aviso, uma placa bem grande escrita: “Não perturbe”??? kkk

eu sei q é um pouco de atrevimento em dizer isso,mas as vezes pode nem existir deus,jesus,mais eu acredito neles.a ciência,não acredita em magias,pra tudo eles descobrem uma forma de acontecimento.Eu estava na escola falando sobre o mar que virou sangue,e minha professora disse q aquilo poderia ser a tinta das algas,mais no exato momento em que moíses tava lá ?? acho impossivel,só milagre

• Henrique, O Virtuoso:

Você acha que a fato de Moisés está lá iria impedir que a Natureza cumprisse seu papel????

• DIRCEU POCK:

A busca pelo desconhecido para o aperfeiçoamento de tecnicas para ciencia, saude e tecnologia, faz com q a humanidade conheça mais de si mesmo e contribui para a melhoramento de todos os fatores na terra.

• jops:

a 12 bilhões de anos-lus fica dificil de saber se é água ou qualquer outra coisa, bando de mentirosos fala qualquer coisa e ainda não temos o direito de duvidar, é mais facil achar acura do cancer de que provar q aquilo e mesmo água

• Miguel:

Haha, concordo com vc, estava pensando a mesma coisa, como eles sabem que é agua? E 12 bilhoes de anos-luz e eles ainda tem certeza de que é agua, ainda vai ter quem nos critique por duvidar disso.

• sergio_panceri:

faça vc mesmo os calculos, 12 bilhões de anos luz, 20 bilhões de vezes mais massivo que o sol
      sol = 8 minutos luz

não soa mais tão “impossível”, ou soa?

• Robson Luiz Ceron:

A típica arrogância religiosa. Não tem a mínima noção da técnica aplicada para identificar elementos químicos à distância, e usa sua ignorância como argumento. Vai estudar um pouco sobre Espectroscopia…

• Marcelo Taranto:

“Santa” ignorância….

• Gabriel Fernandes:

Eles não olham para o céu e dizem “ah, isso deve ser água”, nem mesmo essa foto é o que realmente está lá: essa foto foi feita em um computador. Eles determinaram que aquilo é realmente água pela luZ que foi filtrada por aquela coisa, e foi filtrada de um jeito que só água faz.
      E vocês têm todo o direito de duvidar, como você fez aí.

Sérgio, aquilo está a 12b de anos luz de distância, e não tem 12b de anos luz de comprimento, nem o sol tem 8m de anos luz de comprimento. E do jeito que você botou parece realmente ridículo.

existe um deus que o nome dele e jeova foi ele e com a ajuda do filho dele que vieram a existir todas as coisas!o universo nao comecou com um big beng, foi jeova deus e jesus cristo com mestre de obras que vieram a existir todas as coisas!

pois é lucas, cada um tem a sua opinião, se vc segue a sua por um livro que não tem prova nenhuma, tudo bem… eu respeito.

Mas você acredita mesmo que Deus fez o homem em sua imagem? mesmo Ele podendo ser ou aparentar do jeito que Ele quiser?

você acredita em vida fora da Terra? se sim, tudo bem… se não, vc acredita mesmo que BILHÕES de estrelas no universo, Deus deu vida somente pra uma?

vamo revisar esses fundamentos retirados da “palavra de Deus” ai moçada.

PS.: eu acredito em Deus, só não acredito no Deus da bíblia… li a bíblia, existem trechos maravilhosos na bíblia, mas existem uns trechos que eu vou te falar… não dá pra acreditar que esse “Deus” descrito na bíblia realmente exista…

valeu ai galera…

• janjao:

Pede a esse “Mestre” de obras prá fazer as coisas com mais cuidado: tá caindo muitos prédios por aqui

• Peregrin:

Em primeiro lugar, seu comentário tem caráter de proselitismo religioso, alheio ao assunto do artigo proposto acima.

Segundo, o que você afirma não é a sua própria opinião formada por seu próprio raciocínio, mas sim frases feitas e interpretações fundamentalistas criadas pelos líderes da sua religião.

Terceiro, cuidado ao afirmar categoricamente coisas que você não tem a prova. Cadê a prova? Conjecturar sobre o princípio das coisas entra no campo da filosofia ou teologismo, e não da Ciência ou Astronomia, que se baseiam em provas.

• sergio_panceri:

isso explica muita coisas… como dengue, vírus da gripe, HIV, cravos, piolhos, pulgas, vermes intestinais e tantos outros parasitas que nos devoram vivos.
      realmente…

• Ycthios:

Pois é Luiz, e ainda tem coragem de me chamar de burro enquanto que pra vc falta até conhecimento simples em historia e arqueologia, esquecendo que se vc existe hoje é porque houve um ontem, isso bastante distante do seu raso conhecimento e profundo desabafo. Parabéns pela sua ignorância mas o pior cego é aquele que teima em não ver. Até a próxima, se houver.

• Carlos Paes:

Pois eh a bíblia tambem deveria interessar a todo ser humano.

• JUMENTO:

Quando será que os comentários chegará a ser na maioria ou na totalidade de Opinião Propria e não citação Biblica,e demais do Gênero. Este é um assunto científico e independente de Biblia, Alcorão, Escrituras Sagradas Indú, Escrituras do Tibet e centenas de Escrituras que Baseiam cada uma das religioes diferentes do Cristianismo, interessa a todo Ser Humano.

• Ycthios:

Acontece, Jumento que a ciência o tempo todo contestou a existência de um ser supremo e que ao invés de criação, opta pela evolução das espécies. Acho que não preciso mais ir ao Zoo dar bom dia ao macaco por pensar que ele é um primo distante mas sim trata-lo com respeito por ser uma criatura de Deus. Abraço desse seu criado.

Ycthios, não adianta explicar nada pra jumento.

• JUMENTO:

Ycthios, a ciência nunca contestou a existencia de “algo” e não um “ser” supremo, muito pelo contrario, ela busca sim encontra-lo… tanto que a busca recente é o Boson de Higs que também é chamada de Particula de Deus. O papel da Ciencia na história, é trazer a luz do conhecimento, algo que ficava obscuro e passava a fazer parte da crendice humana. Observe algumas colocações:
      – Se não fosse a ciência para descobrir e trazer a tona a existência de dinossauros, nós ainda estariamos acreditando que existem “Dragões Alados” (era essa dedução que povos antigos faziam quando viam esqueletos fossilizados ou seja, dedução humana sobre algo que desconhecia. Na Historia Cristã, temos a citação de Jesus que caminhava sobre as aguas. Voce já imaginou se o David Coperfield ou algum desses ilusionistas vivessem naquela época? o que falariamos hoje deles? Hoje, fica facil perceber um ilusionista mas naquela epoca, tudo era novidade. E não vai muito longe não… o Pagé de uma Tribo era venerado por seus Poderes dos Deuses não é? Agora, vai no Matogrosso ou no Acre, Rondonia e converse com um Pagé. Verá que voce tem conhecimento cientifico para olhar a ele como um ser humano normal, enquanto que os membros da tribo ainda o veem como um mensageiro dos deuses. E os Alquimistas? também se enquadram neste merito quando na verdade, eles só faziam algo que os demais desconheciam. Este é o papel da ciencia… pesquisar e demonstrar que algo que é venerado, não passa de habilidades humanas. Felizmente ou infelizmente, estamos repletos de conhecimentos e informações que a ciencia nos trouxe… com isso, como diz nas escrituras sagradas do cristianismo (Biblia) que Jesus retornaria, eu particularmente não duvido que em seu Retorno, o tratariam como um lunático ou louco alias, quantos ja se intitularam ser o Jesus Cristo Retornado e ninguem deu atenção? O que te dá a certeza de que algum deles não é mesmo o Jesus Retornado?

• Ycthios:

Coisinha insignificante essa descoberta, apenas a Ciência comprovando o que as Escrituras nos dizem e já sabiam a milhares de anos atrás qdo foram escritas pois antes era passada verbalmente de pai para filho diz o seguinte ” Gen.1:2 ‘ … A Terra era sem forma e vazia e o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas´” Gen.1:6 ” E disse Deus:Haja firmamento no meio das águas e haja separação entre águas e águas.7. Fez o Senhor Deus o firmamento e fez separação entre as as águas que estavam debaixo do firmamento e as águas que estavam por cima do firmamento. E assim foi. 8. Chamou Deus ao firmamento céu. e houve tarde e manhã- o segundo dia.9.E disse Deus: Ajunte-se as águas que estão debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim foi. 10. E chamou Deus a porção seca terra e ao ajuntamento das águas, mares. E viu Deus que isso era bom.”
    Bem com tudo isso e mais coisas que ainda virão, só posso dizer que esse Deus que eu creio é Maravilhoso e fez tudo certinho e cada coisa em seu devido lugar. Mas quanto a qualidade da água eu digo que não se preocupem pois Ele é a água da vida. Abraços á todos que lerem esse comentário.

• Ateu III:

As crendices são desprezíveis!

• OLOCO:

Vejo tantos comentarios abaixo preocupados se esta agua eh propria para o consumo humano…

Param de ser egoistas, somos pequenos virus insignificantes neste planeta! Se conservassemos melhor o lugar onde vivemos, nao precisariamos sequer pensar em buscar alternativas fora da regiao onde moramos, ainda + de outros planetas!

• Peregrin:

Pois é, alguém precisa colocar um freio nos seres humanos, nas formigas, cupins e nos vírus. Todos estes seres vivos possuem um comportamento parasitário no ecossistema da Terra: Se multiplicam descontroladamente, exaurem todos os recursos que estão ao seu redor até migrarem e colonizarem outro local para fazerem o mesmo, e são hostis e violentos a qualquer um que se oponha ou tente controlá-los.

A vantagem: Das quatro somos a única suficientemente evoluídas capazes de questionarmos o que estamos fazendo e com chance de mudarmos o futuro fatídico do nosso planeta.

• se:

daqui 20 anos ja vão tere criado uma maquina gigante(nave espacial gigante ) e pode ir buscar agua para nós … e isso pode salvar a humanidade

• Twisted:

Quero que a água encontrada nesse lugar seja potável! Talves algum dia mandem uma nave para pegar a água de lá e trazer para a Terra! Mas isso provavelmente não irá acontecer.

• sergio_panceri:

essas descobertas não são do intuito de achar água potávl para nos bebermos haeuihaeuiaehiuaehuiaehaueih

• edimilson stangret:

“140 trilhões de vezes mais água que todos os oceanos da Terra juntos.”…e eu achei que a terra era grande e tinha algumas
    pessoas importantes …vejam no youtube o ‘palido ponto azul”…http://www.youtube.com/watch?v=40dql8LFDys

• Marcos Ribeiro:

Me desculpem, mas este Ademir não tem o direito de não acreditar. E vou explicar o porquê: se ele realmente tivesse um mínimo de conhecimento científico, e argumentasse com premissas razoáveis e lógicas, daí sim, ele teria este direito e todos respeitariam o ponto de vista diferente. Agora um elemento que a cada três palavras escritas erra duas, nem tem mais o que comentar.

• PPP:

ô gente, o Adelimar deve tá na 7ª série, será q ele tem quantos anos? Porém uma coisa é verdade, a ciência é uma especulação apenas, daqui uns anos se provarem que o núcleo do átomo é 4% menor, a “cor” encontrada não significa água, mas outra matéria. É esperar pra ver como nossos netos vão tentar responder isso.

O Adelimar tem todo o direito de não acreditar. É o ponto de vista dele, temos que respeitar. Ninguém é dono da verdade.

• O gajo das bocas:

Adelimar, para a proxima não podes ir brincar la para fora quando Deus andar a distribuir inteligência ok?

Mas não te quero ofender. Por isso dou-te uma oportunidade.
    Os calculos dos cientistas são publicados e debatidos por matemáticos, astrónomos, etc em todo o mundo antes de serem dados como válidos. Não são algo em que se acredite de forma cega de todo, pelo contrário, há vários momentos na historia em que as teorias são postas em causa e postas à prova antes de serem válidas.

Mas tu estás no teu direito de discordares, portanto, apresenta tu os teus estudos, dados, cálculos e observações que refutem os pontos com os quais discordas.
    Se não acreditas que que há ALGUMAS estrelas e galáxias que vemos hoje, que já não existem, então tens de discordar dos calculos efectuados que levaram à determinação da velocidade da luz, por exemplo, ou à expansão do espaço e tempo.

Por favor, estou curioso em conhecer a tua teoria unificadora do universo que leve em conta as forças magnética, gravitacional, força forte, força fraca.

Sabes pq é que não acreditas? Pq és demasiado burro para estudar sequer, nunca te deste ao trabalho de aprender matemática, física ou química de forma a poderes estudar estes assuntos por ti próprio. Lês aquilo que os jornais dizem e pronto, ficas por aí. E depois lês teorias da conspiração ou teorias religiosas, que não passam de textos escritos com base no senso comum, e por vezes nem senso comum têm. Preferes acreditar no que um tipo qualquer escreveu com base na sua imaginação, do que em estudos que levam anos a elaborar, desenvolvidos por cientistas com base no que observam, em calculo matemático e que publicam as suas conclusões reais e não aquilo que querem concluir. Conclusões essas que muitas vezes são debatidas por toda a comunidade e tal como já disse antes, postas em causa antes de serem validadas.

És um verdadeiro ignorante. Volta la para o teu canto para ler teorias da conspiração e o teu romance preferido.

é inacreditável que uma pessoa entre em um site que divulga descobertas científicas só pra falar que nāo acredita na ciência. faça-me um favor, volte pra cavernas! ótima matéria, parabéns!

• Francisco Carlos da Maia:

Bilhões, trilhões, …
    Um pequena parte do que é investido nesses estudos deveria ser direcionado para resolver seríssimos problemas de falta de alimentos, escolas remédios… de uma multidão de famintos desnutridos de muitos países africanos, do sul da Ásia ou até mesmo de nossos irmãos do interior nordestino.
    Faço uma pergunta pelos esfomeados: uma quinquilhonésima parte dessa água descoberta não poderia ser aproveitada para irrigar os campos de cultivo desses povos – que são tão humanos quanto qualquer um de nós.
    O que mais impressiona é que muitos problemas fáceis de solução acontecem todos os dias do lado de cá das lentes dos telescópios desses cientistas.

• Francisco Carlos da Maia:

Bilhões, trilhões, …
    Sérios problemas que arrebentam com uma enorme massa de humanos não merecem pelo menos uma parte de estudos e investimentos para serem solucionados?
    Talvez descubram formas de trazer desse quasar tão distante alimentos e remédios para os povos que vivem na extrema miséria, aqui do lado de cá das lentes dos telescópios desses cientistas.
    Faço uma pergunta pelos povos da maioria dos países africanos, do sul da Ásia ou até mesmo nossos irmãos do interior nordestino – se uma quinquilhonésima parte dessa água descoberta poderá irrigar seus campos de cultivo.

• Hardcore3m:

Água no Nordeste do Brasil nós temos. O que nós não temos é investimento em infra estrutura para buscá-la na profundidade onde está. É mais ou menos o que acontece com as drogas. Milhares de pessoas sofrem com o problema, mas não é interessante mudá-lo porque não convém. As formas de solucionar o problema tem a possibilidade de trazer prejuízos pra que tem dinheiro e poder político suficiente pra solucionar o problema

• Carlos Paes:

Eu adoro essas descobertas cientificas, ainda mais quando elas afirmam o que eu ja sabia e acreditava na teoria, é lindo e majestoso o poder de Deus.
    Essa descoberta explica parte da bíblia, como segue abaixo:
    GÊNESIS
    6 E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
    7 E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
    8 E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.

• Pedreiro:

adelimar – milhoes de anos de evoluçao pra que né?

• adelimar:

eu nao acredito cegamenteno no que os cientistas dizem nao ,estes calculos deles nao me convencem de maneira nenhuma, eles podem dizer oque quizerem tipo ; que as estrelas que vemos nao existem e so as suas luzes que ficao viajando , pra mim as estrelas existem sim , e estao mais brilhantes e reais do que nunca , e esta que o homem foi a lua mentira pura, se tivessemos ido a lua , ja teriamos enpresas diversas intereçadas no solo lunar a procurar por riquesas naturais , construir hoteis lunares para faturar com o bilionario turismo espacial .

• Sr. Omar:

Quanta***

• JUMENTO:

Isso dá a sustentação (uma materia que li a um tempo atraz se eu não me engano aqui no Hipescience) a teoria ou hipotese de que a água de nosso planeta teria origem fora da formação dele, talvez trazida por um cometa de gelo.

• Peregrin:

Discordo da hipótese de que a água do nosso planeta se formou por um fator externo, seja ele cometa, asteróide, etc.

A principal causa da formação de água em um corpo massivo de um sistema solar são causadas por erupções de vapor de água do interior. Isto ainda acontece com muita frequência em vários lugares do planeta e é até utilizada como fonte de energia, conhecidas como fontes geotérmicas, abundantes na Califórnia, México, Japão, Filipinas, Quênia, Islândia, Nova Zelândia, e vários outros.

Mesmo em luas essa formação de água pode ser observada, como na lua Titâ de Saturno, em Europa e Calisto na de Júpiter.

Sabe como podemos confirmar isso? É por causa da presença de amônia junto com a água presente. A amônia é um dos subprodutos da reação geotérmica que ocorre no subsolo de um corpo massivo planetário. Só que a amônia é muito mais resistente ao congelamento do que a água(geralmente é um vapor, que só vira líquido a -33º). Portanto, assim que a energia geotérmica expele o vapor de água e amônia e enxofre(outro subproduto das profundezas), o vapor de água resfria e se precipita em chuvas, mas a amônia não, permanecendo na atmosfera, a não ser que a temperatura da atmosfera do planeta seja extremaente fria.

Assim, o nosso planeta Terra se encaixa perfeitamente neste perfil, pois temos água em estado líquido na superfície, vapor de água e amônia na atmosfera.

corrigindo: impressionante*

Inpressionante. Mas não me venham com esta história de que sabem sobre o início deste universo. Isto não cabe a nós. Acredito que somente civilizações anos luz mais avançadas do que nós podem saber sobre o início deste universo.

• Nando Netto:

Ano-luz é uma medida de comprimento…

• Beholder:

Esse é um erro bastante comum…rsrs.

Sério? Eu não sabia, me desculpe. Eu quero dizer que a humanidade está muito atrasada tecnologicamente, sabidão. Por isso eu disse ano-luz.

• O gajo das bocas:

Sim. E erraste. Anos-luz é uma unidade de comprimento. Dizer que a humanidade está a anos-luz de ter o conhecimento necessario, é o mesmo que dizer que está a milhões de kilometros de ter este conhecimento…
      não faz muito sentido neste contexto pois não?
      Poderemos estar sim a anos, ou séculos, sabes.. unidades de tempo…

• Johnny Matiello:

O comentário do Pensador não está todo errado, pois como ANO-LUZ significa a velocidade que a luz percorre no vácuo pelo período de um ano, tal medida torna-se, também, uma medida de tempo. Ou seja, pode ser usada para medir tempo ou distância. Dizer que uma estrela está a 12 milhões de anos-luz da Terra equivale a dizer que a luz dessa estrela levou 12 milhões de anos para se tornar visível do nosso planeta.

• eset:

Será que é própria para o consumo humano?

• Renato Almeida:

Sim eu ja bebi agua espacial até q é boa , melhor se por pedras de gelo =)