Mamutes podem retornar em cinco anos

Por , em 6.12.2011

Cientistas vêm tentando clonar mamutes por anos, mas agora eles estão realmente perto. Tanto que em cinco anos você talvez veja manadas inteiras do animal gigante – um dos mais famosos personagens pré-históricos.

Pesquisadores da Universidade japonesa de Kinki e o museu de mamutes República Sakha descobriram uma medula (tutano) bem preservada de um osso da coxa, na Sibéria, embaixo do gelo. Ela estava em tão boa condição que o DNA das células pode ser usado no lugar do núcleo de óvulos de elefante. Isso permite que sejam criados embriões de mamutes.

A equipe pretende implantar esses embriões no útero de elefantes, para que cresçam até nascer. Apesar de serem maiores que os elefantes, ambos são parecidos o suficiente para esse processo. Essa técnica é similar aos procedimentos de clonagem. A chave está no DNA intacto.

Alguns podem dizer que deveríamos deixar os mamutes descansar em paz, e não brincar com a natureza. Entretanto, algumas teorias dizem que foram os humanos os responsáveis por levar os gigantes à extinção. Deveríamos trazê-los de volta então?

Toda criança no mundo sonha em ver mamutes caminhando pela tundra. Mas o assunto vai além de imagens infantis. Seria esse um bom método para trazer de volta espécies extintas? Desde que não comecem pelo Tiranossauro Rex, estamos indo bem.[Gizmodo]

• Rodrigo Spurio:

Grande porcentagem disso não dar certo. Estamos matando ursos polares e tantas outras espécies a rodo e agora, vai ser o mamute?

• Alailson Brito:

Legal esta iniciativa, mais ……. sera que estamos preparados para esta inovacao biotecnologica ?????

• Daiane Fiorucci:

Fico feliz, e apoio completamente todos estao nesse trabalho, espero que corra tudo bem, assim sendo desejo sorte a todos, e anciosa para poder conhece-los de verdade.

• Kiara Shani:

Eu apoio a ”clonagem” mas eu pensei: SE o DNA envelhece(oque eu não sei), se eles tentarem clonar um Mamute que por exemplo morreu com 20 anos, esse ”clone” já nasceria com 20 anos e morreria ”antes do tempo” mas se o óvulo for o mais novo possível, não resultaria num monstrinho? De qualquer modo eu quero que isso aconteça e acho que, para chegar a um ponto em que haja manadas levaria muito tempo, pois na minha opinião muitas pessoas iriam querer caçar para experimentar a carne ou ver os órgãos(credo!)
    Acho que se eles conseguirem, é muito pouco provável que um macho e uma fêmea cruzem a nasça um filhote porque: um macho que já nasceu com 20 anos e vive ”agora” com 40 já é bem velho e a fêmea que já nasceu com por exemplo 15 anos e ”agora” está com 25 também é bem velha e nisso, o filhote deles já estaria com genes de ”velho” (acho que é isso).

• Vilson Censi:

KKKKKKKKKKKKKKKK!!! Que viagem!!!

• @Giih_Liish:

Só mais um animal para ser caçado pelo homem por seus dentes de marfim…

• Rodrigo Spurio:

Disse tudo…

• Dowglasz:

Independente da idade genética, basta que os novos mamutes atinjam idade adequada para reprodução, havendo macho e fêmea que copulem. De resto o problema seria “pais velhos”, o que não passa de tabu.

• Dalamatia:

É claro que essa clonagem teria finalidades apenas científicas e econonômicas (lucro). Não há no nosso pequeno planeta condições para reconstituição de manadas de mamute. Mesmo os rebanhos bovinos estão destinados a desparecer para dar lugar aos bilhões de humanos que estão para chegar. Para isso, como não conseguem impedir o consumo de carne, já estão criando o bife de laboratório. A reconstituição dos mamutes seria, na verdade, um incentivo para que se aceite a iminente extinção das espécies atuais que disputam espaço vital conosco. Por que? Porque agora bastaria conservar seu DNA, a extinção não seria o fim.
    Então um dia, quando nossas naves saírem em direção a Terra2, Terra3, etc, nossos descendentes poderão levá-los com eles pra começar tudo de novo, audaciosamente indo onde também pode estar loteado e lotado.

• Yasmin:

Pela idade do material genético desse bicho não duraria muito. Temos que levar em conta o mesmo que aconteceu com a clonagem da ovelha Dolly que durou cerca de 4 anos pois seu material genético já tinha 15. Uma ovelha comumente vive 19 a 20 anos. Então somou-se os 4 que ela viveu mais a célula que já era antiga.
    Clonar esse animal pra que ele possa viver anos e anos sendo que o material genético dele já tem uma idade ultra avançada, é um desafio e tanto pra quem trabalha com engenharia genética.
    Se fosse fácil assim a clonagem já teriam milhares de clones por aí. O desafio maior e de renovar o código genético como se ele não tivesse idade, “prazo de validade vencido” =)

• Fábio:

Como é ? Alguém ali embaixo disse que os mamutes não entraram na arca de Noé? Isso é hilário, me fez rir muito. Caro amigo Carlos Eduardo, os mamutes foram extintos porque não se adaptaram as mudanças ambientais da época. Essa história de Arca de Noé é fictícia amigo, basta estudar um pouquinho e verá que a Bíblia está cheia de absurdos.

• Zanny santana:

Porque não preservam os Especimes Ainda existentes,ao inves de de trazer de volta uma já extinta.

• carlos eduardo baldin:

e porque eles querem clonar para eles existirem de novo eles foram extintos aproximadamente 1500 a.c eles não entraram na arca de noé morreram tbm porque os humanos o casaram e oscientista queremtrazerem de volta obrigado pela ateção.

• Antonio:

vc tem quantos anos? 8?

• Alexandre Söldann:

Eu pergunto-me se, essas espécies voltarem à vida, não hão de impor algum grau de desequilíbrio ao Planeta, deixando-o ainda pior.

Além disso, a Ciência não deveria fazer isso para pô-los n’um zoológico para que crianças os vissem. Se é somente para isso, sou irredutivelmente contrário.

Mas se subsiste algum motivo científico, algo que venha a beneficiar a humanidade de alguma forma, não há por que não o fazer.

• Vitor Peixoto Canestraro:

Eu acho q os ursos-polares e camelos tbm ñ entraram na tal arca…

• Ga:

Ótima ideia “recriar” animais já extintos, mas eles viviam na era do gelo e hoje? Cade o gelo? As gheleiras esstão no fim! O q adianta criar os mamutes pra ver eles sofrerem por faltad e habitat?

• Mari:

Eles só vão sobrecarregar as já sobrecarregado (e em um futuro próximo) extintas, áreas polares…Se até ursos polares estão se afogando no ártico, quem dirá mamutes!

• robert:

Esse processo de ressucitação acabaria por agravar o aquecimento global e o desmatamento nas regiões de tundra, devido ao peido desses animais e ás manadas destruidoras. Vale lembrar que o único animal que – além do homem – destrói em massa é oelefante.

• ¬¬:

Glauco ta zuando só pode. Fala as coisas e os metidos a intelectual vão e corrigem, e metem uma discussão enorme. E o Glauco deve estar dando risada de quem se presta pra discutir com ele ainda. ¬¬

• Seu Madruga:

eu queria ser um mamute,aquelas presas são grandes e afiadas, boas para biliscar “quico”!

Seu Madruga, Leonel Messi e Barcelona tem algo em comum: O ato de mautratar os “meninos da vila”. kkkkk

• jane:

Se vc tem um projeto de trazer a vida, seja recriar,dar ,clonar, seja lá o que for, primeiro deveria planejar como,onde,e mais, se isto não causaria mal ao ser que não pediu pra vir.
    Não sou contra tal experiencia mas na maneira como ela pode ser conduzida.

• Hugo Chagas:

Mas será que eles já não pensaram nisto?

Os comentários desse site são totalmente direcionados para apenas concordar com o que os autores ou o editor querem que o leitor acredite. Permitem todo tipo de ofensas, e configuram o sistema de filtragem para impedir por horas que comentários simples feitos por pessoas específicas sejam exibidos. Alguns nunca são exibidos, principalmente quando a informação é direta. Sem sombra de dúvidas sua intenção não é a de informar ciência, é de disseminar desinformação e calar quem discorda do que é exibido.

Mas não me calo.

• Zézão:

Se hoje em dia apreciamos até carne de cobra, entre tantos, imagine a do Mamutão que era o prato preferido dos nossos ancestrais.
    Perdeu tempo lendo este comentário? não, tenho certeza que estava atoa buscando novos conhecimentos no hypescience. rss

hhhmmmm… vendo como alguns insistem em me ofender seguidas vezes nos comentários simplesmente pq discordo da opinião formada sobre as coisas – e dou os meus motivos -, começo a duvidar da idoneidade desse site…

• João Paulo de Lima Silva:

Tem que fazer isto mesmo. Estes animais merecem 100.000 mil vezes viver nesse planeta, do que o idiota do ser humano. Eu garanto que sem a presença do ser humano, o planeta descançaria em paz.

• Lulu:

Reintroduzir no ambiente um animal extinto à milênios é no mínimo excêntrico!
    Esses animais foram extintos porque não tinham mais condições de vida propícia na terra.
    Se querem brincar de clonar paquidermes, que façam isso com os elefantes africanos e asiáticos. Ou com várias espécies de tartarugas (algumas não tem mais do que 1 dezena de exemplares na natureza), rinocerontes negros, diversas espécies de felinos… estes ainda possuem condições de vida no planeta mas devido a predação humana estão à um fio de continuar por aqui…

@Glauco
    * Se o bicho era de clima tropical pra que todo aquele pelo?
    * Se tudo foi congelado repentinamente pq não é encontrado outras evidencias disso?
    * você fumou a erva do capet* hoje?

Essas perguntas são fáceis de responder, mas vou ficar quieto só pela falta de respeito.

• Glauco fumado:

Hauhauhauhauhau eu lembro, ele eh muito viajado

down again

down.

• PQP:

PQP!! se tu tivesse lido o resto dos comentarios, não faria as perguntas… E Poha, o Glauco só tem uma idéia diferente… vc são todos muito iguais, ser humano é idiota mesmo… Descrinando os outros até pelo que pensam…

• PQP:

Descriminando* 😛

Esse tipo de comentário é liberado pela moderação. Vai entender!

• Andre:

• Léo Melo:

mais uma vez o homem brincando de ser Deus.esses animais pré-históricos já tiveram seu tempo de viver na terra,e se a natureza deu condições para que os mesmos fossem extintos não cabe a nós o papel de reverter isso.Além do mais que todos os seres vivos participam de uma cadeia interligada,e se essa “nova” espécie for introduzida na natureza,um desequilíbrio ecológico pode acontecer,revelando uma situação ambiental terrível,que poderia afetar os mais diversos biomas…

Mamuterassic-Park…

Legal trazer de volta o mamute. Mas seria mais legal trazer de volta o pássaro Dodô, que se foi mais recentemente por causa do homem. Falando nisso, acho que mais de 100 espécies desapareceram só no século XX, por culpa do homem. Não seria mais justo trazer essa galera que se foi tão recentemente?

Outra coisa, acho que o Glauco – que tem rara inteligência – viajou na batatinha dessa vez: a mãe natureza não erraria tanto dando tantos pêlos para um animal que vivesse num habitat tropical.

Fala isso pro bixo-preguiça!

• Halanna:

os mamutes foram extintos no q conhecemos hj como era glacial. O colega glauco nao viajou em nada… Imagine qual a temperatura naquela época? sem falar q a acausa da extinção deles foi a falta de alimentos, ja que metade da terra parecia uma bola d eneve…
      Agora imagine ai, com essa questao todado derretiimento das geleiras no artico, como é que um animal desse CHEIO DE PELOS, sobreviveria numa quintura dessas, a qual agente nem suporta??
      Não to dizendo q eles seriam colocados numa regiao de clima tropical, mas nao existe prio suficiente para q essas espeies sejam trazidas devolta

• JM:

Fala isso pro Tony Ramos!!!! HAhahah..

Que venha o mamute Manfred kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

• JM:

Muito legal essa discussão do Glauco e do Cesar. ^^
    Sou muito, muito leigo no assunto, mas já opinando, sabemos (teóricamente) que a terra mudou muito daquele tempo pra cá, será que a tundra não mudou também?? digo,será que não existia condições para os mamutes comerem ela?? e se eles tinham alguma tecnica…
    Talvez a região não fosse tão fria naquela época, pois nos dias atuais acredito que um mamute não se daria muite bem lá… Se bem que eles vivem a migrar de lugar né…
    (e se o meteoro que caiu mudou o eixo da terra?? (õ.O) fazendo eles congelarem, minha imaginação vai longe)
    Resumindo, são muitas duvidas e talvez nunca saibamos a resposta. Mas são curiosidades gostosas de pensar e discutir. ^^

Vc tá quase lá, mas nunca caiu um meteoro grande o bastante prá mudar o eixo da Terra. Apenas interações gravitacionais entre um cometa gigante passante e o nosso planeta poderia fazer isso. Mais informações em Terra em Ebulição e Mundos em Colisão do Immanuel Velikovsky. Explicações astrônomicas em Planet-X, Comets and Earth Changes de James M. McCanney.

Introduzir espécies diferentes em biomas já definidos nunca deu bons resultados. Os mamutes acabariam levando a extinção de outras espécies se fossem intriduzidos em um ambiente. Até hoje essas pragas desses caramujos gigantes trazidos por europeus prejudicam plantações. Então a menos que façam um parque dos mamutes isolados da natureza atual, trazer mamutes de volta não é algo bom.

• Halanna:

Concordo com o colega acima. O nosso ambiente atual, esta tão diferente daquela época, tanto no fator clima, como no fator espaço… Séra que seria mesmo viavel trazer essa especie novamente? O ser humano já se prontificou a fazer tantas mudanças no mundo, será que devemos alterar mais coisas?

• DANIEL MACHADO:

churrasquinho de mamute !!! opaaaaaa !!! hahahahahahah

• Gui Melo:

Beleza, ressucita os bixo! Tem muita madame quereno faze casaco com eles, muitos Zoos querendo expo-los, muitos traficantes querem vender todos. Se fosse por um bom motivo, mas não sejamos hipocritas, eles estão recriando os mamutes pra aumentar a variedade desse show capitalista safado ai.

Acho que tem gente que deveria visitar a tundra e catalogar os espécimes vegetais encontrados, e a massa vegetal que existe na tundra… Pra não falar besteiras como a de que a tundra não sustentaria um mamute ou uma manada de mamutes, ou que os mamutes eram animais tropicais… Mais um pouco e vai dizer que os bois almiscarados que vivem na tundra tem meio-palmo de altura…

-oOo-

Uma palavrinha sobre a moderação: ela é em parte automática, e não é imediata. O Akismet filtra os comentários em busca de SPAM, e marca o que ele acha que é spam. Os moderadores humanos (que eu não sei quantos são, se são contratados ou voluntários) liberam então os comentários depois de analisar os mesmos. Culpe a chuva de comentários inúteis de uma só palavra (e geralmente palavrão) pela demora no seu comentário ser liberado.

E quem disse que foi encontrada tundra nos estômagos dos mamutes? Pelo contrário, foram encontradas espécies de vegetais de regiões tropicais na boca dos mamutes, sinal que eles comiam enquanto morreram, repentinamente! Muitos mamutes encontrados na Sibéria estavam em condições tão boas, que serviam de alimentos para os trabalhadores e para os cães dos trabalhadores da ferrovia trans-siberiana! Alguns possuíam até mesmo os globos oculares intactos! Qualquer um aqui sabe que qualquer animal que morre é quase imediatamente consumido por animais carniceiros, não sobra nada! Pq só com os mamutes foi diferente? Como pode um animal daquele porte morrer congelado? Quantos ainda estão enterrados sob o gelo siberiano? A vegetação de tundra, aliás, só cresce durante o verão e é rasteira, não é compatível com animais desse porte. Pode até ser suficiente para bois almiscarados, mas não para bixos gigantes!

Está claro que esses animais viveram em ambientes tropicais, e por algum cataclisma da Natureza, toda a região onde eles viviam se transformou em gelo! Ou você considera coincidência o derretimento da calota polar presente até poucos milhares de anos no Canadá e EUA, e que foram responsáveis pela criação dos grandes lagos americanos, das cataratas do Niágara, do Gran Canyon, ter ocorrido ao mesmo tempo da morte congelante desses animais gigantes? Além do que, mamutes eram encontrados até na América do Sul! A única coisa que explica isso é uma reversão dos polos em pelo menos 30º em algum momento do passado geológico recente.

Primeiro eu gostaria q vc apresentasse fontes do q etá falando, e em segundo lugar existem muitas especies de mamutes, os q viviam na tundra(n sei se era tundra no tempo q eles caminhavam)eram beem diferentes dos q existam na America http://pt.wikipedia.org/wiki/Mamute alem do mais n eram animais tropicais os exemplares encontrados na tundra (pois a quantidade de pelos e camada de gordura q tinham eh incompatível com um ambiente desse tipo, basta olhar seus parentes próximos os elefantes.)
      Oq eu achei foi isso ”Segundo alguns astronomos, baseado em simulações em computador, somente a força eletromagnético de algum astro errante, um grande planeta ou uma pequena estrela passando suficientemente próximo da Terra poderia mudar o eixo de rotação terrestre.
      Isso certamente, provocaria marés no magma interno da Terra, abalando a fina crostra sólida do nosso mundo – de 30 a 90 km de espessura. Os vulcões, situados quase todos na zona equatorial, entraram em erupção, arremessando lava, pedras e, principalmente grandes quantidades de poeira superaquecida, se elevaria até a estratofera. Depois, seguindo o movimento normal dos ventos, essa poeira dirigia-se, espiralando rumo aos polos. O frio das grandes altitudes as congelaria e, quando ela atingisse a Sibéria, mergulhando rumo ao solo, poderia perfeitamente estar a – 100º Celsius.
      O quadro fica, então mais fácil de imaginar. Chegando às regiões setentrionais do planeta a poeira subitamente escurece o sol. Os animais, que naquela época pastavam nas planices verdejantes do Alasca, do Norte do Canadá e da Sibéria, olham espantados para a noite que chega de repente. E pouco depois são atingidos pelos ventos supergelados provocados pelas poeiras vulcanicas que cai do céu. Os animais sentem o ar frio queimar seus olhos e pulmões, e em segundos estão mortos enrijecidos nas posições em que estavam. Horas depois o vento diminui, mas durante semanas cai do céu poeira e neve que, lentamente, recobre os corpos congelados dos animais que, como estátuas geladas, acabam sendo totalmente cobertas.
      A mudança do eixo da Terra alteraria também o clima da Sibéria – e isso ajudaria a conservar, praticamente intactos, os animais durante os milênios seguintes. Velikovski aponta outros indicios dessa mesma catastrofe como a subita mudança no clima do Alasca, o secamento do grande lago que existe onde hoje é o deserto do Saara e a abertura do estrito de Gilbratar, que provocou o alagamento da região mediterranea pelas águas do Atlantico.
      Tudo isso, acreditam muitos cientistas, ocorreu mais ou menos há 10.000 anos. Velikovski acredita que todos esses fatos se explicam pelo mesmo fenomeno cataclismico. Esses são os fatos. Essas são as hipóteses. No entanto, mesmo com os recursos da ciencia moderna, não existem ainda meios para unir todos esses indicios numa única teoria à prova de qualquer duvida. Mas alguns cientistas acreditam que estão na pista certa. E outros ainda mais ousados, chegam a levantar a hipotese de que se algum dia existiu o continente da Atlantida, ele teria afundado naquela mesma época e pela mesma razão. Assim, enquanto na Sibéria morriam os derradeiros gigantes da pré-história terrestre, o Atlantico afundava o continente onde, segundo Homero, existiu a mais brilhante das antigas civilizações da Terra.”

A cara e pra completar a quebra dessa sua teoria absurda basta olhar o boi almiscarado http://2.bp.blogspot.com/_1kdSlVA6INk/SS_piwht5_I/AAAAAAAAAZo/MCd5XPgsb8M/s320/boi+almiscarado.jpg pelos, cornos, cor, emfim, diversas semelhanças com os mamutes provando q viviam nesse ambiente, por sinal os dentes dos mamutes serviam pra cavar neve e gelo, e nas regiões em q ele vive existe alem da tundra a taiga, http://pt.wikipedia.org/wiki/Taiga com coníferas verdes enormes,por sinal a própria tundra eh bem verde http://1.bp.blogspot.com/_LmfzBq8u0Vw/TU6_DtAN5QI/AAAAAAAAAGM/ve0GQ1mg-yQ/s1600/Tundra-+Alaska.jpg http://rilke9.edublogs.org/files/2009/03/tundra3.jpg http://thumbs.dreamstime.com/thumblarge_28/1131075454di5cK7.jpg mas te dou um desconto cara, pelo geito biologia n eh sua praia, assim como eu tbm n entendo muito de fisica ou astrologia, o importante eh trocarmos conhecimento.

Eu acho q vc se contradisse o tempo todo, mas nossas fontes são as mesmas: Immanuel Velikovksy. Mas o eletromagnetismo nunca seria suficiente para alterar o eixo de rotação do planeta. Apenas a força gravitacional seria capaz disso.

• Lulu:

Acho que estão esquecendo que existiram pelo menos umas 10 espécies diferentes de Mamutes, com variações morfológicas e habitando diferentes regiões do planeta em também diferentes eras geológicas…
      Existiram mamutes desde a região onde hoje é a Califórnia,África do Sul,Norte do México, como na Sibéria. Mas de fato, a maioria das espécies foram sim restritas a porção setentrional do hemisfério, Eurásia e região de estepes.

Glauco,

Será que vc não está confundindo Mamute com Mastodonte?? Os mastodontes sim, ocuparam as florestas tropicais e foram encontrados em boa parte da porção sul do hemisfério, incluindo o Brasil.

Resposta aguardando liberação da moderação…

• igor:

se eles podem clonar mamutes porque não clonar outros animais , como o tiranossauro rex , o dente de sabre , até a preguiça gigante , ps: não estou me referindo a era do gelo , mas a preguiça gigante que habitava o nordeste , enfim varios outro animais extintos . nada é impossivel , tudo é possivel , é so querer

• Rangel:

Por só os mamutes congelados tem amostras completas do DNA
      um osso de dinossauro não possiu nen 0,1% do DNA completo (necessario a clonagem)
      ja tentarem clonar até um Dodô, mas não foi possivel devido a esse mesmo problema

Sem contar que fósseis não são pedaços de dinossauros. São minérios que se solidificaram ao redor de matéria orgânica que foi consumida com o tempo.

• dayvison:

é pelo fato de que os mamutes ficavam no frio, assim o dna é preservado.[alguns até dentro do gelo}.:D

• Bon Jovi:

Se clonarem tiranossauros vão criar o verdadeiro jurassic park

🙂

O problema é encontrar um DNA potencialmente útil desses animais. Não é possível extrair o DNA de fósseis, então seria necessário encontrá-los intactos.

Se conseguirem o feito provavelmente serão animais bem raros e caros pra ver.

• Adryano:

Há uns 10 anos li uma matéria, na revista veja, sobre a descoberta de um mamute ainda preservado e com pêlos, na hora m passou na cabeça ‘vaum clonar’. E demoraram até agora para divulgar a clonagem? Tá estranho! Pra mim já fizeram esperiências, clonaram os bichinhos q já estaum vivendo numa ilha particular e pra naum nos assustarem vaum dando as notícias aos poucos! Só sei q essa matéria q li a + ou – 10 anos atrás não esqueci!!!

Isso é magnifico, pena qe só se pode “reviver” animais qe foram extintos a pouco tempo, pois a longo prazo o DNA se fragmenta e aí é pior qe montar um qebra-cabeças.

• eaemeu:

Mesma ideia do Jurassic park – ganhar dinheiro em cima de uma especie extinta… se conseguirem, com certeza, os especimes vao ficar em parques para exibicao… mas tambem nao posso dizer nada, com certeza iria visitar ehehhe

Tirando toda a parte da fama, reconhecimento dos cientistas envolvidos…

A questao eh sempre Dinheiro, nao tem nada a haver com preservacao ou porque foi o homem quem extinguiu a especie…

• MrMasterShepard:

Seria um avanço fantástico,mas é preciso entender que não é tão fácil assim,é necessário encontrar material genético em perfeito estado,o que é muito difícil.O que deveria ser feito desde já é um armazenamento do material genético de todas as espécies conhecidas,para que no futuro,caso seja necessário,cloná-las para impedir ou reverter uma possível extinção.Ao menos,é claro,que as entidades religiosas criem uma oposição,atrasando(novamente)o avanço da humanidade com seus princípios de ética às vezes embasados apenas em superstições.

Se eu n me engano existe um projeto nesse sentido.

• drew:

Se o ser humano foi responssável pela sua extinção nao seria justo os trazerem de volta?

Mesmo que seja além para experimentos científicos com o investimento certo podería-se construir zôos com o espaço e habitat adequado para a sobrevivência deles…

creio que esses ficariam em regiões temperadas “próximas´´ do circulo polar…

Lembrem-se estamos falando de um animal mais passivo e herbívoro,de facil controle,ainda mais com as tecnologias de hoje,não podemos exagerar e querer comparar com o filme jurassic Park…

A moderação não quer me deixar discutir o assunto dos mamutes, não sei pq!

É cara tá tenso aqi esses dias, a moderação tá blokeando oqe deve e o qe naum deve tb…

Quero ver quem aqui consegue me convencer que esse animal vivia no gelo. Esse animal só se sustentaria numa selva tão verdejante quanto as selvas africanas ou brasileiras! Se ele é encontrado congelado na Sibéria até hoje, é pq a Sibéria era floresta tropical quando eles ainda eram vivos e se transformou em tundra de uma hora prá outra! Isso é lógico!

E por que os mamutes encontrados tem tundra nos seus estômagos? A forragem que eles se alimentaram antes de morrer é exatamente a mesma que se encontra na região em que eles foram encontrados.

E pq os mamutes tem vegetação tropical na boca?

• celiane:

o mamute pequenino

• YuriSan:

Isso deve ta um belo de um churrasco pré historico!!!!

Eu sou a favor do experimento, mas com a mesma ressalva do colega Mochileiro: será que eles querem trazer os animais de volta ao seu habitat livres? Ou irão “ressuscitar” os bichos só pra aprisioná-los em um zoo?
    E outra: há uma infinidade de animais em vias de serem extintos, tal como a tartaruga marinha gigante. Por quê eles não se esforçam pra evitar essa tragédia? E é bem mais fácil, pois eles ainda vivem…

E pegando um gancho na matéria: Clonem também o Chico Anysio. Não deixem o melhor melhor humorista do Brasil ser extinto….

Qual o seu problema moderação? Esses animais viveram nos trópicos não em territórios gelados!

Hehehe, a moderação não quer me deixar dizer que mamutes são animais de ambientes tropicais, não sei pq!!

Mamute é um bixo tropical. Não existe maneira de um animal desse tamanho se alimentar em territórios gelados. Vai comer o q? Gelo? Musgo?

então alguém deve ter colocado os fósseis la só pra preservar né heuheuheuhueuh…. kra o mundo mudou mto desde aquela época! E eles viviam sim em lugares frios!
      O mamute é um animal extinto que pertence ao gênero Mammuthus, à família Elephantidae incluída nos proboscídeos. Tal como os elefantes, estes animais apresentavam tromba e presas de marfim encurvadas, que podiam atingir cinco metros de comprimento, mas tinham o corpo coberto de pêlo. Estes animais extinguiram-se há apenas 12000 anos e foram muito comuns no Paleolítico, onde foram uma fonte importante de alimentação do homem da Pré-história.
      Os mamutes viviam na Europa, norte da Ásia, América do Norte em climas temperados a frios e já foram encontrados vestigios destes animais na América do Sul. Estes animais extinguiram-se provavelmente devido às alterações climáticas do fim da Idade do Gelo. Descobertas mostram também que o ser humano teve papel fundamental sobre a extinção dos Mamutes.

Vc está errado. Um animal desse tamanho precisa de verdejantes campos para se alimentar, e toda uma biosfera precisa acompanhar seu tamanho e necessidades energéticas. Eles nunca viveram em ambientes frios, se eles foram encontrados congelados, é pq todo o lugar congelou-se instantaneamente e matou-os da congelados da noite pro dia.

Tente imaginar um animal desse tamanho, com toda a sua necessidade de alimentos vivendo em ambientes frios. É impossível! Ele só pode ter vivido em lugares quentes e verdejantes!

Sim, congelou eles instantaneamente e transformou magicamente os pastos tropicais nos estômagos deles em tundra…

Ou será que depois de congelados eles resolveram fazer uma boquinha na tundra?

Já sei, os cientistas malvados que inventaram que o bicho era de clima frio e não tiveram pejos em trocar o conteúdo do estômago dos mamutes encontrados por tundra, só para enganar os incautos. Ainda bem que o Glauco está aí para abrir nossos olhos e nos prevenir contra os cientistas malvados e seus planos maléficos…

Olha quem saiu da toca prá falar comigo! E quanta ironia ele trouxe!

Então me explica onde ficava a comida desse animal se o ambiente que ele vivia era gelado. Já viu onde vivem os elefantes? Eles vivem no gelo por acaso?

Ok, porém cada espécie é uma espécie, adaptada ao seu habitat, e a tundra é formanda por vegetação rasteira, que sobrevive em baixo do gelo! hoje em dia vários animais como o boi almiscarado e a rena vivem em regiões assim e cavam a neve para pastar! com o mamute provavelmente não era diferente.

E veja outra coisa interessante, os elefantes africanos não vivem em lugares repletos de vegetação, pois as savanas africanas são muitas vezes secas, formadas por vegetações rasteiras tbm. Eles estão presentes até em grandes desertos!

• Gabriel.¿:

e verdade, mas os mamutes comiam muita coisa provavelmernte o nivel da tundra nao era nao profundo quanto alguns lugares hoje em dia (300 metros até)

Cada mamute deve valer uns 100 bois almiscarados e uns dois ou três elefantes africanos. E mesmo os elefantes africanos comem toneladas de vegetação por dia.

Hehehe, só pode ter tirado essas informações da wikipedia! Copy-Paste!

Use a cabeça! Esse animal precisa viver em florestas tropicais, não em regiões de tundra! Ele podia até ser peludão, mas até aí o bixo-preguiça tb é! E vive na selva!

• Leandro:

Sim, Sim, Sim, não vejo a hora. Seria a coisa mais impressionante do mundo. Ver um animal extinto a tanto tempo voltar a existir.
    O comentário do Rex foi hilário. Tem que clonar uns 3 pra colocar em Brasília.

• eduardo piva:

na verdade essa é apenas uma maneira de os cientistas arrumarem desculpas para clonagens sem sentido. clonar não é suficiente para tirar uma especie da extinção, preservar seria a maneira mais correta Cherry fez em dos comentarios mais sensatos do site

• Mochileiro:

Infelizmente @eduardo piva o ser humano não é uma criatura tão sensata assim, e somente nas ultimos anos a modinha do “ecologicamente correto” está começando a pegar. O processo de clonagem seria uma garantia que, no futuro, o homem possa trazer de volta a vida aquilo que ele destruiu.

Não seria essa a coisa mais correta a se fazer? 😉

• Mochileiro:

Na real gente: Eles NÃO querem “reconstruir a especie” ou qualquer coisa do tipo, provavelmente os mamutes se tornaram uma “atração de zoologico” de luxo, por isso essa historia de “adaptação” ou “habitat” é perda de tempo.

Até agora o comentario mais realista foi o do @José Calasans: Esqueçam os mamutes e pensem em todas as aplicações que essa tecnica pode ter. Afinal, estamos trazendo de volta a vida um animal já extindo e O mesmo podera ser feito com as especies que correm o risco de desaparecer nos dias de hoje.

• Vinícius D.:

Essa técnica já foi utilizada diversas vezes em diversos animais, mas não lembro de ter lido algo sobre espécies extintas.

• Icaro Costa Pio:

Mamutes viveram nos continentes gelados, eles pretendem levar elefantes até o polo sul para parir mamutes? Acho que a natureza hoje não reflete a mesma de milhares de anos atrás. Eles vão forçar a adaptação desses animais a nova realidade? Provavelmente não sobreviveram, portanto sou contra. Mas sou a favor de que seja feito ao menos uma clonagem para fins de estudos científicos e históricos.

• joao victor:

haaa eu queria tanto ver um rex!
    quem sabe até o ser humano pré histórico
    ou até clonagem de humanos
    e a regras da religião ñ deveria atrapalhar

Quero ver um mamute pastando. É meu sonho de criança!!!

Quero ver mamute pastando na Tundra. Isso é impossível.

Clonar mamutes e outros animais é uma questão de tempo,se é que isso já não foi feito,seria ingenuidade de nossa parte achar que que depois de um mamute clonado,ficaríamos só nos mamutes,
    haverá uma enorme quantidade de aplicações para esta técnica que depende só da imaginação do homem,quem assistiu o filme a ilha,sabe muito bem do que estou falando.Pena que o Steve Jobes não pensou nisso.

e outra coisa importante, animais deste porte, não conseguiriam viver ou se adaptar perfeitamente ao mundo de hoje, pois grande parte dos habitats ja está dominado pelo ser humano ou degradado!
      Já pensaram um animal assim descontrolado em uma cidade, vila, fazenda, etc… eles seriam mortos de novo pelo homem!

• Cherry:

E vamos conseguir também restituir o habitat natural deles??? Sera que hoje ainda existe algum lugar na terra que esteja em perfeitas condiçoes para suprir todas as necessidades desses mamutes?? ….

Tundra?? Esse bixos eram tropicais! Como sustentar um animal que come centenas de quilos de vegetação por dia num ambiente ártico??

Isso é ridículo!!