Medicamentos baseados em cannabis podem aliviar a dor sem efeitos psicóticos

Publicado em 5.04.2011

Boa notícia para o campo da saúde: uma nova pesquisa que estudou os efeitos do principal componente da cannabis pode abrir caminho para a utilização de drogas como a maconha, que proporcionam alívio da dor, sem causar efeitos colaterais indesejados.

A cannabis é considerada um analgésico, que ameniza a dor no câncer, por exemplo, mas pode produzir efeitos colaterais desagradáveis, como alucinações e mobilidade reduzida.

Agora, uma nova pesquisa revelou que o tetrahidrocanabinol (THC), o componente ativo da planta, se liga a diferentes alvos moleculares para produzir tanto o efeito de alívio da dor quanto os efeitos que deixam as pessoas “chapadas”.

As pessoas ficam “chapadas” quando o THC se liga a uma âncora molecular nas células chamadas receptores canabinóides do tipo 1 (CB1). O estudo descobriu que o THC alivia a dor através da ligação com receptores de glicina (um composto de sinalização do cérebro), aumentando sua atividade.

Através de experimentos em ratos, os pesquisadores notaram que quando o receptor de glicina está ausente, ou quando sua atividade é bloqueada por outra droga, os animais apresentam dor mesmo quando tomam o THC, o que indica que os dois efeitos da droga (psicotrópicos e de alívio de dor) podem ser separados.

A descoberta pode por um fim na polêmica do uso medicinal da maconha. A separação há muito procurada dos efeitos intoxicantes do THC e seus efeitos médicos desejados pode tornar o composto um aliado da medicina.

Também podem existir outras maneiras de medicamentos à base de cannabis serem capazes de proporcionar alívio da dor sem efeitos colaterais. No ano passado, uma empresa lançou na Europa um medicamento à base de cannabis chamado Sativex, para atenuar os espasmos musculares dolorosos em pacientes com esclerose múltipla.

Até agora, não houve efeitos psicóticos persistentes com o uso do produto, em parte porque ele é liberado no corpo 20 a 40 vezes mais lentamente do que o THC é liberado quando a maconha é fumada.

O medicamento contém canabidiol (CBD), um componente da maconha que deve “amenizar” as reações psicóticas do THC. O Sativex está sendo testado nos EUA, para combater a dor em pacientes com câncer, e tem funcionado também. [NewScientist]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

11 Comentários

  1. Abaixo o SISTEMA que a anos vem nos escravizando…
    Chega de escravidao,ditadura,coronelismo,colonialismo,feudalismo,politicagem….CHEGA DE CORRUPCAO!!!

    Thumb up 2
  2. Eis que eu vos dou toda a erva que dá semente sobre a terra, e todas as árvores frutíferas que contêm em si mesmas a sua semente, para que vos sirvam de alimento.

    (Gênesis 1,29)

    digno

    Thumb up 3
  3. Deus disse: “Eis que eu vos dou toda a erva que dá semente sobre a terra, e todas as árvores frutíferas que contêm em si mesmas a sua semente, para que vos sirvam de alimento.

    (Gênesis 1,29)

    Thumb up 5
  4. Jah existe milhoes de medicamentos que diminuem a dor, pq tem cientista que insisti no uso da maconha? Pq sempre volta esses mesmos assuntos, liberacao da maconha, liberacao do aborto, casamento de homosexuais, etc. Pq hoje a minoria acha que tem mais direito que a maioria? To cansado desses argumentos que se liberar a maconha vai diminuir a criminalidade, etc. Po se for assim vamos liberar o roubo, o assassianto, o estrupo, etc. Pra mim a pesquisa mais correta eh aquela que fala que quem usa maconha diminui os neuronios.

    Thumb up 1
    • Pq sempre esse preconceito com a planta? Já vi tantas pessoas melhorarem seu carater por causa dela, já melhorei tanto por causa dela. Acredito em tudo que já foi dito, acredito também que sim devem discriminalizar. As pessoas confundem a maconha com outras drogas, os outros ficam retardados e agressivos e a culpa é dela.

      Um dia desses ouvi alguém dizendo que os maconheiros se acham super legais e da paz, mas nao passam de pessoas que ficam na madrugada se drogando e fazendo assaltos para conseguir mais droga. Gente essas pessoas que se drogam na madrugada e cometem estupros e assaltos são pessoas que usam crack e realmente estão fora de si, eu fumo maconha e trabalho todos os dias, faço meu trabalho super bem e trato minha familia inteira super bem, também conheço várias pessoas que fumam e respeitam a vida como ela é.

      BANDO DE HIPÓCRITAS QUE NÃO RESPEITAM NADA, SÓ SABEM JULGAR E JOGAR O JOGO DO SISTEMA.

      E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.

      E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
      Gênesis 1:11-12

      “Não foi nanhum homem que criou essa erva, não foi em um laboratorio ou em uma boca de fumo, ela simplesmente cresceu deu semente, os antigos já usavam antes mesmo do Oscar Niemeyer nascer, muito tempo não ?” ;)

      Não digo para fumarem, mas para respeitarem aqueles que fumam e querem legalizar, pois existem várias outras drogas que o homem criou e todos acham super normais, mas sabe pq isso? Pq o sistema disse que era bom, com suas propagandas e seu poder inútil contra os fortes de cntrolar as pessoas.

      Thumb up 9
    • Existem realmente muitos analgésicos, que tiram a dor, te matam no processo e enriquecem as famaceuticas.
      A questão aqui é que a plantinha, além de ser bem menos nefasta que os analgésicos de prescrição, pode crescer até na berma da estrada ( e isso não enche os bolsos de ninguém ).
      Se acha que democracia é impor a sua vontade e preconceitos aos outros, então deve achar a Koreia do Norte um país democrático.
      Os defensores da liberalização não querem impor o consumo a ninguém.
      Levando a “coisa” ao ridículo. Eu não gosto que as pessoas coloquem o dedo no nariz. Mas não me sinto no direito de proibir os outro de meter o dedo no nariz. Mas reservo-me o direito de não lhes apertar a mão.
      A democracia não deverá ser a opressão das maiorias pelas minorias ( para isso servem as ditaduras ). Nada do que não prejudique terceiros deverá ser ilegal.

      Thumb up 4
  5. O engraçado é que a pinga,conhaque,cigarro,a cerveja eles liberam e ate insentivam com as propagandas! né, e ai ? Pô me ajuda ai Ô.

    Thumb up 10
    • É o seguinte kra o álcool só está liberado porque as empresas pagam os impostos, o brasil ta pouco se fudendo pro que faz mal ou não, esses políticos só pensão em dinheiro, não querem saber o que é bom ou ruim, na minha opinião o álcool mata muitos mais do que qualquer outra droga ilícita.

      Thumb up 1
  6. Tem que liberar para a medicina e para o consumo. LIBERE JÁ! TO CANSADO DE ESPERAR!

    Thumb up 7

Envie um comentário

Leia o post anterior:
yogaa
Ioga pode ajudar a reduzir batimentos cardíacos irregulares

Pesquisadores descob...

Fechar