Mito ou realidade: pessoas idosas têm “cheiro de velho”?

Mesmo sem usar aqueles perfumes que fazem sucesso entre os mais velhos, idosos podem, sim, ser identificados pelo cheiro. Em artigo publicado no periódico PLoS One, uma equipe de pesquisadores dos Estados Unidos explica que nosso odor corporal passa por mudanças químicas conforme envelhecemos.

“Mudanças similares foram verificadas em diversas espécies de animais e, acredita-se, facilitam o reconhecimento da idade de um indivíduo baseado em seus odores”, relatam os cientistas.

Para verificar se o fenômeno ocorria entre humanos, eles coletaram amostras de odor de três grupos diferentes: jovens (de 20 a 30 anos), adultos de meia-idade (de 45 a 55 anos) e idosos (de 75 a 95 anos). Feito isso, convidaram 41 voluntários jovens para analisar e distinguir os materiais.

As amostras colhidas de idosos foram classificadas como “menos intensas e menos desagradáveis do que aquelas de doadores jovens e de meia-idade”. “Os participantes foram capazes de classificar corretamente os odores corporais de doadores idosos, mas não os dos outros grupos”, apontam os pesquisadores.[Discover Magazine, Foto]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

7 respostas para “Mito ou realidade: pessoas idosas têm “cheiro de velho”?”

  1. minha irmã fica falando:-que nojo! velho fede ..eu nova bonita ficar com um velho andando atras de mim!(pura ignorancia que ela aprendeu na rua porque eu minha mãe meu pai não somos assim então genêtico não foi )AGORA VOU FALAR PARA ELA “..As amostras colhidas de idosos foram classificadas como “menos intensas e menos desagradáveis do que aquelas de doadores jovens e de meia-idade”.

    QUE DEUS ME DE SAÚDE PARA NÃO DEPENDER DELA EM NENHUMA MOMENTO DA MINHA VIDA!E TAMBÉM QUE A RESPONSABILIDADE DE CUIDAR DOS MEUS PAIS CAIAM SOBRE MIM…POIS PREFIRO UMA RESPONSABILIDADE BOA DESSAS DO QUE VÊ MINHA MÃE E MEU PAI SEREM HUMILHADOS POR ELA (PRONTO FALEI KKKKKKK)

  2. Preconceito sim com os idosos.se fedem é porque sao maus cuidados as vezes pela própria família. Se ele tiver hábitos diários de higiene com produtos adequados duvido que ele tenha mau cheiro. Estes sao velhos, e o que dizer de adolescentes que nao gostam de tomar banho? Por um acaso vcs já entraram num quarto onde tem 3 ou 4 jogando? E os chulés? Misericórdia ! Tem que ter estômago de elefante para encarar. Os velhos as vezes sao dependentes dos cuidados dos outros. Nem todos tem a sorte de ter alguém atento a estes fatos.

  3. Tem também o chamado “cheiro de necrotério”, o cheiro dos cadáveres (credo!). Dizem que quando alguém vai morrer, ele começa a emitir um odor característico, inefável, desagradável, que algumas pessoas sentem e sabem que o gajo está pra ir dessa pra melhor. Mas que assunto deprimente, não? Hoje acordei adivinhando passarinho verde, como dizia meu falecido e amado pai.

    • Tudo o que fica parado, sem atividade, começa a mofar. Com muitos velhos acontece isso, aliás, com jovens também, que ficam embolorados, inativos.
      A tendência é que isso vá mudando, pois hoje em dia os idosos são mais ativos e se cuidam muito mais.
      Preconceito contra a velhice é triste. Assim como todos os preconceitos: revelam um caráter endurecido, inflexível, triste.

Deixe uma resposta