O aumento dos casos de câncer pode ser causado pelo homem

Por , em 18.10.2010

O câncer é uma das principais causas de morte no mundo, responsável por uma em cada oito mortes em 2004, segundo a Organização Mundial de Saúde. Agora, alguns pesquisadores dizem que essa doença tão comum pode ser um fenômeno causado pelo homem.

Durante pesquisas em centenas de múmias egípcias, os cientistas encontraram apenas um caso da doença. Os pesquisadores analisaram os tecidos das múmias em um nível microscópico, e identificaram câncer de reto em uma delas, que tinha vivido durante o período ptolomaico 1.600 a 1.800 anos atrás.

Segundo os pesquisadores, a raridade do câncer nas múmias sugere que ele era escasso na antiguidade, e que os fatores causadores do câncer são limitados a sociedades afetadas pela industrialização moderna.

Eles dizem que em uma sociedade antiga sem intervenção cirúrgica, a evidência de câncer estaria lá se houvesse algum caso da doença, então há fortes provas de que o câncer era mesmo raro.

Eles argumentam que o câncer hoje em dia é em grande parte causado por fatores ambientais, que são por sua vez causados pelo homem, como a poluição e as mudanças em nossa alimentação. Os cientistas afirmam que, como nas sociedades industrializadas o câncer só perde para as doenças cardiovasculares como causa de morte, e nos tempos antigos era extremamente raro, não há nada no ambiente natural que possa causar câncer.

Os cientistas também analisaram a literatura antiga do Egito e da Grécia para tentar encontrar evidências de câncer, bem como analisaram fósseis de seres humanos e animais desde a era dos dinossauros. Os pesquisadores descobriram que o câncer nos primeiros seres humanos era escasso, com uma dúzia de exemplos incertos.

Na literatura antiga, eles não encontraram descrições de operações de mama e outros cânceres até o século 17. Os primeiros relatos na literatura científica de tumores distintos ocorreram somente nos últimos 200 anos.

No entanto, outros especialistas em câncer e em fósseis humanos têm sérias dúvidas sobre essa noção de que a doença é causada pelo homem. Uma possível razão para os cânceres terem sido relativamente raros na antiguidade é o curto período de vida das pessoas naquela época, que impedia o desenvolvimento da doença. Na sociedade moderna, raramente alguém tem câncer antes dos 30 anos. Bem como no passado era difícil que alguém vivesse mais do que isso.

Ainda assim, os pesquisadores notaram que algumas pessoas no antigo Egito e na Grécia viveram o suficiente para desenvolver doenças como aterosclerose, doença de Paget e osteoporose.

Outro argumento desses especialistas é que o registro fóssil e o que restou do esqueleto podem não preservar muito bem o câncer. Segundo cientistas, para encontrar câncer no registro do esqueleto, você tem que ter um tumor que está afetando o osso. Embora possa haver alguns diagnósticos confirmados de tumores nos ossos, é dificil diagnosticar o câncer a partir do osso.

Esses cientistas concordam que a vida moderna certamente pode levar a taxas muito mais altas de câncer do que no passado, mas não necessariamente devido à poluição.

Por exemplo, quando se trata de câncer de mama, é fato que a idade em que a mulher tem seu primeiro filho faz muita diferença em se ter câncer de mama, e naquela época as pessoas tinham filhos mais cedo, o que as colocava em um categoria de risco menor. [LiveScience]

9 comentários

  • Robin Wilson:

    agrotóxicox, imposição de transgênicos em prol do crescimento da multinacional chamada Monsanto, biotecnologia, alimentos geneticamente modificados, sustentabilidade, Nova gripe + vacinas h1n1, Febre amarela + vacinas, tuberculose + vacina, aspartame, refrigerantes, pulverização, álcool, cigarros, as águas envenenadas pelo fluoreto de sódio, a teoria de Darwin da evolução das espécies aplicada na economia globalizanda apoiada na idéia de que os mais fortes evoluem e prosperam e os mais fracos morrem (estão sendo assassinados). Genocídios. O peixe predador chamado perca do nilo, colocado no lago vitória, como experiência científica, nos anos 60. Desastre ecológico. Fim da pesca artesanal na europa. Tirania da pesca industrializada. Celulares. Computadores ligados. Hoje o mundo está bebendo e fumando e filosofando sobre outros venenos.

  • sergio:

    Acho que o cancer sempre ocorreu ,mas devido ao aumento populacional a doença aumentou em razão do maior numero de seres ,tb os fatores ambientais alimentares o stress e os sentimentos mau canalizados contribuem para isso e o consumismo ,cigarros alcool certamente ajudam muito a aumentar os riscos ,alem dos fatores geneticos ,mas vivemos sobressaltados pela violencia ,o medo e somo infelizes por natureza por vivermos pelas imposições sociais e tecnologicas alheios ao mundo originalmete natural ,tudo acba sendo uma ilusão ante a isso e pagamos muito caro para viver muito mal.

  • Mauricio Nascimento:

    Vivemos em uma sociedade imersa em poluição (do ar, das águas, do solo, dos alimentos vegetais e animais) e somos vítimas também dos nossos maus hábitos (cigarro, alcool, sedentarismo, má alimentação, etc). Somos ao mesmo tempo algozes e vítimas dessa nossa era industrial, que produz coisas maravilhosas e ao mesmo tempo despeja os venenos sobre nossas cabeças, provocando diversas enfermidades como o câncer.

  • Jorginho:

    É muito importante que pessoas passem suas experiências ou mesmo que tiveram com parente ou conhecido.

    Na maioria das vezes o câncer não se mostra seu sintoma na fase inicial… Embora, muitas vezes se confunde com um mal-estar ou uma simples anomalia. Um exemplo simples seu deu com um certo cantor que, quase sempre antes do show comia uma porção de pó de café para se aliviar de uma dor que sentia no estômago.
    Assim foi perdurando até que ao consultar, exame constatara ser câncer…Mesmo com tratamentos específicos ele não resistiu. São tantos casos semelhante que vou me limitar… deixando espaço para que possam deixar seus comentários.
    Eu mesmo perdi um tio recentemente.

    E, nós homens, lamentavelmente deixamos para se cuidar quase sempre em último caso.

    Acredito muito em prevenção e ainda mais através de alimentos.São muitos estudos sobre prevenção através de alimentos e há os que são praticamente comprovados pela ciência. Quem nunca ouviu falar dos brócolis, linhaça, tomate e tantos outros?
    http://natural.enternauta.com.br/plantas-medicinais/brocolis-propriedades-medicinais/

    No mundo moderno se usam muitos alimentos industrializados que são pobres em fibras e outros nutrientes.
    Ainda sim, ricos em gorduras e sal… Sem deixar de falar dos corantes e conservantes que na maioria das vezes artificiais e, outros suspeitos de causar câncer e proibido seu uso. Embora, muitos países continuam usando sem restrições. http://www.tourlife.com.br/blog/?p=163

    http://pedrofranco.webnode.com/tecnologia-alimentar/aditivos-alimentares-i/

    Pense Nisso.

  • aldo vieira:

    gosto muito de ler esses seus documentarios….
    muito bacana,parabens hype science.

  • Antonio Germano Gomes Pinto:

    MUITO INTELIGENTE,DESCOBRIRAM O ÓBVIO!

  • Josianne:

    Antigamente, nossos avós consumiam produtos naturais sem agrotóxicos e sem conservantes. Não se submetiam ao estresse e às poluição das cidades. Ts, ts…pobres de nós. Se não dermos uma de Zulu, pelo menos, nossos riscos de termos o grande mal, é enorme!

  • Cristina:

    gostei do comentário…..qq pessoa esta sujeita a ter essa doença….na minha familia mesmo tem uma pessoa….e qto mais informações sobre o assunto….melhor.

  • jose nilson:

    efetivamente o cancer é causado por fatores desestabilizantes do dna o que leva a mutagenesis.
    o fenomeno tumoral, carcinogenico, resulta de alterações
    na maquinaria da cécula animal.
    para que suceda faz se necessária a influencia de fatores ambientais e naturais, uma vez que a emanação de raios uvb
    pode afetar o equilibrio bioquimico/genetico, causando desba
    lanço molecular, o que conduz a malignancia e a tumoração.
    dai a ciencia procurar desvendar a ação de certos genes, sua
    expressao e superexpressao, com vistas a conter as anomalias e tentar restabelecer ou controlar as reações
    bioquimicas organicas típicas normais.

Deixe seu comentário!