O avião sem piloto mais mortal do mundo

Publicado em 29.01.2012

X-47B é um avião dos EUA sem nenhum piloto que o controle. O que não impede que ele seja muito perigoso, praticamente um assassino invisível. Parece ter saído do Star Wars, mas o avião é um demonstrador de tecnologia construída pela empresa de aviação Northrop Grumman para a Marinha dos EUA.

O veículo não tripulado tem 18,92 metros de uma asa até a outra, e é capaz de lançar até dois mil quilos de armas a qualquer alvo em até 3.889 quilômetros de distância.

Por comparação, o McDonnell Douglas F/A-18 Hornet, atual avião de caça da Marinha dos EUA, tem 12,3 metros de envergadura. Ele é capaz de transportar mais armas que o X-47B, 6.214 quilos, mas isso diminuiria severamente sua velocidade.

A próxima versão do avião de armamento será o X-47C. Até o final da década, ele poderá ter assustadores 52,4 metros de envergadura. Isso vai torná-lo tão grande como o bombardeiro B-2. Teoricamente, o X-47C será capaz de 4.500 quilos de armamento.

O X-47B causou um tumulto em uma pequena cidade no Kansas, nos EUA, no mês passado, quando moradores o avistaram e se assustaram pensando que seria uma nave alienígena ou algo do tipo. Se você visse um avião desses no céu não se assustaria também? [Gizmodo, Gizmodo]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

35 Comentários

  1. bons tempos aqueles que os adversarios olhavam nos olhos dos inimigos e os arrancavam para come -los por tras dos drones os covardes estao matando inocentes e se vangloriam de seus poderes

    Thumb up 0
  2. Interessante como há pessoas que aceitam a guerra só porque ela sempre existiu.
    Deviam comentar depois de estar numa guerra onde a qualquer momento é provável ser o ultimo ou ver a família inocente a ser morta no meio de fogo cruzado ou ver uma criança a chorar no meio dos escombros á procura da familia falecida…

    Thumb up 3
  3. Ta bem errado esse bagulho ai porque se eu tivesse um desses podia atirar do rio grande do sul e acertar na bahia 3.889 quilômetros é um pouco de mais, não seriam 3.889 metros?

    Thumb up 2
  4. Estudo Fisica e Robotica,vejo que o avanço da robotica se contradiz as suas leis!

    Thumb up 2
  5. Acorda!!! A internet que você está utilizando neste exato momento também é sub-produto da guerra. É claro que podemos usar outros exemplos:- O forno de micro-ondas, as fibras óticas, etc…

    Thumb up 1
    • é dificil em !!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

      Thumb up 0
  6. Só deixando claro aqui que a maioria das coisas que temos hoje de avanço tecnológico é devido ao investimento em sistemas bélicos. Então, não sejam hipócritas falando que bla bla bla, investir em outras coisas e utilizam a internet, GPS entre outros. A P&D nessas áreas trás sim benefícios a outras áreas.

    Thumb up 9
    • Prefiro viver em um mundo sem internet, mas em paz… do q obter melhoramentos na tecnologia dessa forma… e olha q trabalho na área de informática e tenho um PC top, com um Cel top com GPS…

      Se usassem toda essa energia q gastam com guerras, na área da saúde… teríamos avanços bem melhores…

      Hj nossa tecnologia evoluí mto rápido… acho q até mais rápido do q necessário…

      E infelismente não é o q acontece na área da saúde… onde se faltam mtos recursos… onde precisa de investimento de terceiros…

      O q acontece para se ganhar dinheiro com armamento bélico? Tem q existir guerras e violência…

      E infelizmente como é um tipo mercado, se ficar em baixa… é só invertar q existe problema em algum lugar… e deixar a população em dúvida, pensando q realemente existe a tal ameaça…

      Mesmo q pare o investimento militar, a tecnologia não irá parar de evoluir…

      Thumb up 8
    • AS pessoas ficam nessa demagogia de nãoo às guerras e mais investimentos em saúde e blá, blá. blá… O ser humano faz guerra desde que desceu das árvores. Praticamente tudo que a gente tem de desenvolvimento hoje (inclusive na área de saúde – diagnósticos por imagem, terapias com produtos radioativos, remédios e etc) fora quase toda a tecnologiz existente vem de desenvolvimento militar. Questões de saúde e alimentação estão muito mais relacionadas com vontade política e educação(ou falta delas) do que recursos. Uma rede de esgoto bem feita diminui um mundo de gastos nos postos de saúde de bairro e não se esqueças que com aquela coisa toda da gripe H1N1,o simples ato adquirido pelas pessoas com higiene pessoal já alterou muita coisa. Os governos e empresas querem a lucro, empregos e dinheiro e, infelizmente, guerra traz isso e cuidar de pobre não. Conformem-se e cada um faça sua pequena parte para usar essa tecnologia então para atingir esses fins que todos almejam.

      Thumb up 0
    • Infelizmente, sempre os países evoluíram depois de uma guerra. Países que investem em Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento, tem resultados incríveis a nível mundial e podem de algum modo obter vantagem competitiva econômicamente ou politicamente em relação a outros países. Senão vejamos: qual país do mundo hoje pode “afrontar ou discordar” das decisões dos EUA? Com relação ao no querido Brasil, que há décadas está em atraso com as nossas Forças Armadas, merece no mínimo, quintuplicar os investimentos em armamentos, para pelo menos “começar a se autodenominar” como um país soberano.

      Thumb up 3
    • Na verdade vários países discordam… ainda mais os orientais… conquistar algo por meios de medo e violência, nem sempre significa ser soberano…

      Guerras, para mim não passam de falsos motivos criados para se conseguir riqueza com o sofrimento de alguém… como as falsas armas q os EUA acusava o Sadam de ter…

      Olhando para quem já foi a uma guerra pelos EUA… vc verá q desde a guerra do vietnam, os soldados sentem vergonha de ter participado… por ver q o motivo de irem lá era totalmente diferente do q pensavam…

      E mesmo os países q são contra os EUA, possuirem um grande poder bélico, vc não vê guerra indo para os EUA… é sempre os EUA indo atacar aquele país…

      Os EUA tem um governo q não respeitaram nem a decisão da ONU, forão os primeiros a não concordar em diminuir a poluição no início…

      Conversando com pessoas de outros países, vc vê q sabemos mto pouco e q mta coisa é escondida aos nossos olhos… e as verdades q achamos q conhecemos, são bem diferentes…

      Eu me surpreendo cada vez mais qdo fico sabendo de algo q pensava ser diferente, pq era o q chegava aqui…

      Thumb up 2
    • as armas nucleares que mantem o pouco equilibrio que o mundo tem
      atravez do medo

      sem elas … as guerras não parariam nunca

      Thumb up 2
    • hoje com serteza o pais depois da Russia, que tem tirado o sono dos Eua é a China que não para um minuto de crecer tanto economicamete se tornando a segunda maior economia do Mundo e militarmente!tanto é que seus planos ja incluem uma base na Lua até 2020, com seu programa espacial que tambem tem ganhado muito espaço.ha é um pais que foi muito comunista mas ainda preserva suas raizes,passando agora acho para um pais mais Socialista coisa que tira ainda mais o sono dos yankees …

      Thumb up 1
    • Eduardo voce esta totalmente certo quando escreve sobre tecnologia civil desenvolvida em cima de sistemas bélicos.
      Mas se engana ao afirmar que somos hipócritas por acharmos que deveria-se desenvolver coisas importantes com fins pacíficos sem depender de alguma guerra.
      Nos seres humanos somos inteligentes mesmo sem a guerra. A guerra ou a força bélica trás sim tecnologia, mas veja os eua. Eles se desenvolveram em cima da tecnologia militar, e enriqueçeram em cima e de paises violentos, mas hoje num mundo mais pacifico eles tem de criar guerras para sua maquina de dinheiro não esfriar, em quanto o japão aprendeu com a segunda guerra, tornado-se mais pacifico e de tecnologia de ponta.

      Thumb up 4
    • Apesar de toda a evolução do ser humano, ainda guardamos dentro de nós um instinto violento.

      Infelizmente o investimento em tecnologia bélica é um mal necessario, porque apesar da maioria das pessoas serem pacificas, sempre tem quem que não sabe argumentar nem negociar e muito menos fazer acordos.
      O investimento na DEFESA é necessario, somente por causa de nações não pacificas e pelos conflitos de interesses envolvidos.

      Quanto as tecnologias descobertas á partir de pesquisa belica, lembra muito a LEI de MURPHY ” VOCÊ QUER ENCONTRAR ALGHUMA COISA? PROCURE OUTRA!
      VOCÊ SEMPRE VAI ENCONTRAR ALGO QUE NÃO ESTAVA PROCURANDO…”

      Thumb up 1
  7. eu acho que os EUA nao inventaram esse aviao aposto que foi alguma negociação com ets

    Thumb up 1
  8. O terrível é ver criarem só armas de destruição é uma sede tão grande em querer ver os seus semelhantes morrerem, não da mais para viver neste planeta terra, até quando as autoridades mundias que são seres híbridos Caídos das trevas brincares com a vida humana, com a fauna/flora e destruindo todo o planeta.

    Thumb up 6
  9. Sinceramente, a humanidade deveria investir em coisas que não fossem para destruir e matar pessoas. Qual a diferença de um “homem bomba” de um que “manda a bomba” a distância?

    Thumb up 14
    • concordo plenamente…

      Thumb up 4
  10. infelismente é isto que temos que ver os americanos e outros países do mundo investindo em arma pezadas.O nosso mundo esta preste entra num colapisio com crises financeiras países entrando em guerras.Como países em comflitos internos apoiados por outros paíases grandes que cobiça suas riquezas.porcalsa disto muitas pessoas inocentes estão morrendo.Se todo este milhões de dolares que estes países castão com armamentos eles deverião investi em medicamentos e alimentos para os paíse onde milhare de pessoas estão morrendo de fome.Nos estamos vivendo mateus 24 quando JESUS nos fala que nos fins dos tempos averia todas estas coisas que hoje estamos vendo.Infelismente coisas piores ainda esta po vir

    Thumb up 0
  11. O artigo diz que o avião não tem piloto que o controle, é claro DENTRO dele, e como os aviões comerciais tem piloto automático pra determinadas situações, mas com certeza tem um operador em terra no controle remoto… Ou será que já êxitem” cérebros artificiais “? . Não.

    Thumb up 1
  12. Ah esquec0i de um detalhe!! Como fizeram para transformar esses avioes teleguiados em avioes comerciais! Com muito maquiavelismo cameras instaladas nos buracos dos bombeiros que por coincidencia (sera??) Filmavam o ataque, entre outras que captaram os momentos foram dotadas de feitos especiais que ja se usavam em filmes! Atraves de rotoscopia facilmente vc insere uma imagem de aviao encima da real!! E o fbi e cia tomaram cuidado para nao deixar nenhuma outra imagem por ai que comprometesse a estrategia militar nao perfeita !! Eles erraram e feio!!

    Thumb up 0
  13. Este aviao e um prototipo ja velho conhecido!sem piloto e com outro nome ele estreou o desastre das torres. Saido de bases qe. Eram da marinha , substituindo avioes comerciais no ar, estas coisas foram negociadas na apex ano retasado com os arabes! Ou seja neste mundo globalizado ficou facil, muito facial se descubrirem estrategias militares e etc. O perigo de vazamento de informacoes e iminente, caso ocorram e preferivel, maquiavelicamente, ja negociar para que se diga os arabes tinhas essa tecnologia. A questao e que o carlyle group negocia aeronaves de bilhoes e com certeza estao envolvidos neste projeto! Alias nao sei se voces se lembram mas varias das bases hoje de bush eram antes da marinha americana e se tornaram particulares!! Wow! Ta chegando perto espero que a verdade venha a tona logo!!!e viva a teoria da conspiracao! Sera ainda comprovado, que neste caso ela nao existe aguardem!

    Thumb up 0
  14. E como está a crise econômica nos EUA mesmo? Parece até q existem 2 EUA… Um, onde a população passa por uma crise financeira, e outro, voltado para guerra onde não faltam investimentos…

    Thumb up 7
    • Não existe crise financeira em um país com US$ 15 trilhões de PIB!! E o PIB per capta então?! Além disso, a economia americana tem uma de suas âncoras na indústria bélica.

      Thumb up 5
    • Nus parei de ler a materia só para ver sua foto vc é linda!! Parabéns^^

      Thumb up 0
  15. O avião é um meio de transporte para as armas, a pergunta é como está o desenvolvimento dos mísseis, das bombas, etc. Sabe-se que os EUA tem ótimos aviões, e a Rússia tem ótimos mísseis, mas como tudo isso se equilibra? E a China? Ninguém sabia do caça 5ª geração, o que mais desejam manter segredo? Uma coisa é certa, não há tecnologia no mundo que resista às armas nucleares.

    Thumb up 2
  16. Que beleeeeza.
    governos mais preocupados em investir dinheiro em armamentos, do que na propria população ou no meio ambiente ou até mesmo para tomar atitudes que realmente amenizem a crise economica mundial.

    Quanto foi investido nesse briquedinho?

    Sem falar que será controlado a distância, ninguém parou pra pensar em Crackers?
    E se um maluco conseguir invadir o software que controla esse avião aí sim estaremos em apuros.

    Só lembramdo que os computadores de hoje têm elevada potencia de calculo seja nos processadores, seja nas GPUs, se um cracker progamalos corretamente, pode invadir um sistema “por força bruta”.

    Fim do mundo ou não, muita gente precisa mudar o foco, principalmente esses americanos viciados em armas.

    Thumb up 8
  17. O Brasil poderia abrir os olhos e passar a investir ainda mais nesse tipo de tecnologia ,más so temos ignorantes no poder.
    Não duvido que a rússia ja tenha um desse também.

    De todo geito a sky net agradesce,kkkk.

    Thumb up 9
    • E a UMBRELLA Também….

      Thumb up 5

Envie um comentário