O etéreo Monte Roraima

Monte Roraima é o monte mais alto das montanhas Pacaraima. Ele fica na fronteira entre Venezuela, Brasil e Guiana.

monte raraima

Este monte faz parte do Parque Nacional Canaima, na Venezuela, um Patrimônio Mundial da UNESCO. O ambiente é protegido pelo parque no território venezuelano, e pelo Parque Nacional do Monte Roraima em território brasileiro.

Ele é um “tepui”, um tipo de monte em formato de mesa bastante característico do Planalto das Guianas. Delimitado por falésias de cerca de 1.000 metros de altura, seu platô apresenta um ambiente totalmente diferente da floresta tropical e da savana que se estende a seus pés.

O ponto mais alto do Monte Roraima eleva-se no extremo sul, no estado venezuelano de Bolívar, a 2.810 metros de altura – e é conhecido como Maverick Stone ou Maverick Rock (rocha Maverick, em homenagem ao carro de mesmo nome).

Em muitas fotos e imagens de satélite, o Monte Roraima aparece engolfado em nuvens. Isto acontece porque, como já foi dito, a área é cercada por floresta espessa. O calor tropical faz com que a umidade da floresta suba e se condense sobre e ao redor da montanha na forma de nuvens pesadas. Como resultado, o Monte Roraima está quase sempre nas nuvens, e chove quase todos os dias.

Este alto índice pluviométrico promove a formação de pseudocarstes e de numerosas cavernas, além do processo de lixiviação do solo.

A flora e fauna adaptaram-se a essas condições climáticas e geológicas com um elevado grau de endemismo (isso significa que as espécies só são encontradas nesta região). Lá existem diversas espécies de plantas carnívoras, que obtém seu alimento de insetos e do solo. Muitos répteis e anfíbios únicos também podem ser vistos na área.

Toda a área plana de superfície do Monte Roraima é cercada por penhascos de 400 ou mais metros de altura. Descoberto apenas no século XIX, o Monte Roraima foi escalado pela primeira vez em 1884, em uma expedição britânica chefiada por Everard Ferdinand im Thurn.

Hoje em dia, o monte pode ser escalado, porém, todas as rotas, a não ser a rota Paraitepui, exigem equipamento técnico de escalada. O trajeto mais utilizado é feito pelo lado sul da montanha, através de uma passagem natural à beira de um despenhadeiro. A escalada por outros pontos, como alertado, exige bastante conhecimento.

Se você está pensando em conhecer a região, visitantes podem ter uma vista deslumbrante do Monte Roraima e do Parque Nacional Canaima em um passeio de helicóptero.[BeautifulPlacesToVisit, Wikipedia]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

7 respostas para “O etéreo Monte Roraima”

  1. Linda Matéria, mas faltou muita informação ainda!

    Apesar de estar localizado numa região remota da América do Sul, o acesso ao monte Roraima é relativamente fácil pelo lado venezuelano. Isso ocorre pela proximidade com uma rota internacional, Autopista 10 e BR-174, que liga a cidade venezuelana de Carúpano, na costa do Caribe, à cidade brasileira de Cáceres, na divisa com a Bolívia.

    • Me desculpe Glaucio Linhares, mas de onde você tirou Carúpano e Cáceres? A BR-174 passa LONGE da Bolívia!!! Falo isso com propriedade, pois moro em Roraima e já fui ao monte 3 vezes, é um lugar espetacular para ser visitado ao menos uma vez na vida. O acesso é fácil porque a BR-174 que se inicia em Manaus vai até Pacaraima (cidade fronteira com a Venezuela) e depois tomamos a Autopista 10 saindo de Santa Elena de Uairén (já na Venezuela) para San Francisco de Yuruaní e de lá para a aldeia de Paraitepuy. São 2 horas e meia de viagem de Boa Vista/RR até San Francisco de Yuruaní (DE CARRO ou MOTO) e 3 horas de Toyota 4×4 de San Francisco de Yuruaní para Paraitepuy (21 km de terreno extremamente acidentado)

  2. Há muito mais nmistérios envolvendo o Monte Roraima:
    1) A Lenda de Macunaíma está ligada a esse monte.
    2) Dizem que ele surgiu de repente. Brotou do chão.
    3) Ele tem 9 cachoeiras dispostas quase simetricamente 3 de cada lado do formato triangular do monte. Não param de jorrar nunca. De onde vem tanta água e como chega no topo com tanta facilidade?
    4) A formação rochosa do topo foi esculpida por cursos dágua. Como pode ser isso se não existem rios no topo?
    Para mim, Nikola Tesla ou seus seguidores se instalaram dentro desse monte e contruíram uma supercivilização avançada lá. Para mim, o próprio Nikola Tesla, usando seus conhecimentos avançados de armas de terremotos, elevou esse monte. Isso está de acordo coma lenda de Macunaíma. Um dia pretendo investigar isso de perto…

Deixe uma resposta