O que faz com que uma pérola apresente a coloração negra?

Publicado em 17.11.2010

Pérolas negras são muito mais raras (e caras) do que suas “primas” comuns. Você já viu uma pérola negra e se perguntou por que elas ficam com uma coloração diferente naturalmente? Nós temos a resposta!

As pérolas negras naturais (ou seja, aquelas que não são cultivadas por fazendeiros que criam as ostras em condições perfeitas para a produção de pérolas negras) começam a se formar como uma pérola qualquer. Quando um grão de areia fica preso dentro do corpo de uma ostra, o animal tenta diminuir o desconforto cobrindo a areia com camadas de carbonato de cálcio. A substância vai endurecendo e forma a pérola.

Essa mesma substância também se encontra no interior das conchas de ostras.

As pérolas negras são formadas quando um grão de areia fica preso em um tipo específico de ostra, a Pinctada margaritifera, uma ostra do Taiti que, em vez de ter uma coloração clara como as outras ostras, possui uma listra no seu interior que é negra. Se a pérola se formar em contato com a listra, a pérola resultante será negra. No entanto, mesmo entre as Pinctada margaritifera, isso é um fenômeno raro – acontece uma vez em cada 10 mil. [Lifes Little Mysteries]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

5 Comentários

  1. É uma questão de colocar uma pedrinha de areia dentro de 10000 conchas dessas ostras e esperar. :)

    Thumb up 19

Envie um comentário