
Isso foi conseguido através de novos modelos computacionais em três dimensões desenvolvidos (simulações) na Universidade do Colorado em Boulder. Os cenários mostram como a crosta da Terra e os micróbios vivendo nela podem ter sobrevivido e prosperarado. Oleg Abramov, um pesquisador na universidade, diz que isso abre possibilidades de que a vida no planeta começou há 4,4 bilhões de anos atrás, junto com a formação dos primeiros oceanos.
Para estudar esse perÃodo, Abramov e seu colega Stephen Mojzsis usaram dados de pedras lunares, amostras de meteoritos e superfÃcies de planetas vizinhos para desenvolver o modelo tridimensional. Desta forma, recriaram a era no computador. Depois de terem o modelo pronto, atingiram a terra com asteróides gigantes. Então, analisaram o impacto na temperatura da Terra na zona geofÃsica habitável, que representa os primeiros 4 km da crosta do planeta.
A conclusão que Abramov chegou foi de que os impactos teriam eliminado toda a vida na crosta da Terra, mas não do planeta no total. O que os pesquisadores afirmam é que é impossÃvel eliminar toda a vida da zona habitável do planeta com este tipo de bombardeamento. Ele não elimina a possibilidade de que a vida na terra já tenha sido exterminada alguma vez, mas as fontes hidrotermais na superfÃcie da Terra podem ter oferecido santuário para outros micróbio e podem, inclusive, ter sido como uma incubadora de vida. [Reuters]
Mais artigos sobre: Biologia, Origem da vida, Terra
Um comentário »
Deixe a sua opinião
Vai nos elogiar?
Então aproveite e assine agora nosso boletim diário?:
ATENÇÃO: NÃO COMENTE ANTES DE LER O ARTIGO ACIMA NA ÍNTEGRA. Procure que seu comentário seja colaborador. Comentários pouco educados, irrelevantes, com grafia muito pobre, ofensivos, injusta ou exageradamente críticos serão deletados antes mesmo de aparecerem aqui.

Compartilhe
Siga nosso Twitter

materia bem elaborada para quem gosta da origens da vida no planeta c/euqualquer assunto relativo a isto pode escrever qualquer coisa nova que responderei ate a minha teoria que já mudei varias vezes meu apelido é toco