Oceanos profundos podem colocar aquecimento global em hiato temporário

Publicado em 20.09.2011

Segundo novas projeções, o mundo deve continuar aquecendo ao longo do século, no entanto, o aumento não será constante.

As temperaturas provavelmente estabilizarão por períodos de até uma década, antes do aquecimento continuar.

“Vamos ver o aquecimento global passar por períodos de hiato no futuro”, disse Gerald Meehl, autor de um novo estudo que liga hiatos de aquecimento com a absorção de calor pelo oceano profundo.

Então, onde é que o calor extra está indo? Segundo os cientistas, nas profundezas dos oceanos.

Para descobrir onde o calor estava indo, Meehl e sua equipe fizeram cinco simulações em um modelo de computador que retrata complexas interações entre atmosfera, terra, oceanos e gelo do mar.

Os resultados mostraram que as temperaturas aumentarão em vários graus durante este século, mas com períodos de hiato. Durante estes períodos de hiato, as simulações mostraram que energia extra entra profundezas dos oceanos, que absorve uma quantidade desproporcional de calor.

Os cientistas descobriram que a vasta área mais profunda do que 300 metros foi aquecida em cerca de 18 a 19% mais durante os períodos de pausa do que em outros momentos. Enquanto isso, águas mais rasas aqueceram substancialmente menos.

“O estudo sugere que a energia que ‘falta’ é enterrada no oceano”, disse Kevin Trenberth, um dos autores do estudo. “O calor não desaparece e não pode ser ignorado. Ele deve ter consequências”.

A pesquisa mostrou que a absorção de calor no fundo do oceano teve um efeito familiar. Durante um período de hiato, temperaturas da superfície do mar diminuíram em todo o Pacífico tropical, enquanto aumentaram nas latitudes mais elevadas.

Este padrão se assemelha a um evento chamado La Niña, um padrão climático marcado por temperaturas mais frias do Pacífico tropical.[LiveScience]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

13 Comentários

  1. Moro em chácara no interior de SP há 27 anos e de uns tempos pra cá tenho observado mudanças significativas no comportamento das arvores do meu pomar.
    Coitadas!…também estão muito confusas e seus ciclos já não estão normais. Sofreram visíveis alterações.
    As mangueiras,por exemplo, acordavam do inverno no final de julho e floresciam em meados de agosto. Colhíamos as primeiras mangas maduras em dezembro.
    O ciclo foi se alterando gradativamente e, esse ano, elas floresceram em junho, soltaram brotos de folhagem agora em novembro e os frutos vão começar a maturar só lá pra metade de janeiro, pois ainda estão pequenos e verdes.
    Observei as árvores dos vizinhos e constatei que ocorreu exatamente o mesmo.

    Meus abacateiros costumavam dar os frutos em março/abril, mas há 2 ou 3 anos não produzem bem. Estão renovando a folhagem agora – o que normalmente ocorria em agosto/setembro na entrada da primavera, e os frutos se mostravam pequeninos em outubro/novembro. Esse ano, nem floresceram ainda, mas observei 2 rebrotações – o que já não é normal. Eles estão reagindo às variações bruscas de temperatura, pois temos tido semanas mais amenas com temperaturas bem mais baixas, intercaladas com outras bem mais quentes. Temos tido aqui dias muito quentes e noites muito frias pra época…

    Penso que se continuar assim, a produção de alimentos vai estar seriamente comprometida – e não vai demorar muito, não…

    Thumb up 0
  2. não adianta, isso aqui não tem salvação, o que precisamos é, reciclar nossa sensatez.

    Thumb up 0
  3. O desvario dos que promovem a teoria do aquecimento global levou a iniciativas estapafúrdias e por vezes monstruosamente caras. É o caso do projecto alemão de armazenar dióxido de carbono (CO2) em cavernas subterrâneas, o qual chegou a ser aprovado pelo governo e pelo parlamento (Bundstag). Agora o Bundsrat, que representa 16 estados federais, decidiu rejeitar a lei aprovada pelo Bundstag . Assim, o bom senso prevaleceu e não serão desperdiçados recursos num projecto absurdo. O CO2 não é um gás tóxico e as quantidades emitidas pelos seres humanos não têm qualquer efeito sobre o mítico aquecimento global. Os impostores que instilam medo a fim de colher benefícios em negócios polpudos de direitos de emissão de CO2 desta vez ficaram frustrados.

    Thumb up 4
  4. Pra mim o clima ja mudou, aqui na minha cidade (sul de mg) antes de 2009 as chuvas de primavera ja começavam em meados de agosto e eram chuvas fortes, agora em 2010 e 2011 esta muito diferente em 2010 não caiu nenhuma gota de agua aqui e em stembro também foi chover só la pelo meio do mes e foi chuva fraca, agora em 2011 esta pior a umidade esta ficando abaixo de 12% e as queimadas estao tomando conta, tem queimada quase todo dia, e ja não chove regularmente desde o começo de junho, não aguento mais esse clima de deserto do sul de minas.

    Thumb up 2
    • *em 2010 nao caiu nenhuma gota em agosto, esqueci de digitar agosto

      Thumb up 2
    • Pois é… pelo menos aqui no interior de SP a coisa não está muito diferente, não… Há ocasiões em que temos uma variação de 10° (para mais ou para menos) num único dia.

      A vegetação local está mudando, observei que cactos têm nascido espontaneamente e crescem vigorosos – mesmo que sejam sementes trazidas pelo vento ou pelos pássaros, nunca ví um nascer de forma espontanea, nesses ultimos 25 anos.

      As pereiras pararam de produzir, as macieiras e os pessegueiros definharam. Ambas são frutas típicas de regiões frias.

      Dizem os agricultores mais antigos que essa cidade já foi uma região de alta produção de peras, mas que o clima mudou muito
      e essas frutíferas já não prosperam nas elevadas temperaturas que temos tido, ao longo desses 20 anos.

      Thumb up 1
  5. É porque a teoria do aquecimento global tá em cheque que eles inventam esses modelos. que eu seu agua quente só sobe não desce.

    Thumb up 3
    • Exatamente! Ao meu ver, qualquer aluno de 2º ano de Ensino Médio pode desmentir essa noticia. Ou até de 8ªa série, dependendo da escola.

      Thumb up 3
    • “A paciência é uma virtude dos verdadeiros sábios.”

      Thumb up 2
  6. “(…)Os cientistas descobriram que a vasta área mais profunda do que 300 metros foi aquecida em cerca de 18 a 19%(…)”.

    Na verdade eles analizaram o log do sistema de simulação climática e concluíram isso. Ainda não foi descoberto para onde vai o “calor excendente” da Terra, e os satélites nunca encontraram calor nas profudezas oceânicas que fosse suficiente para guardar o calor que sobra. Aliás, mesmo para que isso ocorresse, você precisaria de uma segunda fonte de energia além do próprio calor que fosse responsável por transportá-lo da superfície até as profundezas. Custa caro transportar energia, e se você não consegue encontrar ou determinar essa fonte de energia, provavelmente todo o seu modelo está errado.

    Thumb up 3
    • custa caro transportar energia…custa, não! os ETs fazem isso com custo baixíssimo…Aff, este Glauco exotérico ocultista gnomo e seus comentários, totalmente nosense…

      Thumb up 7

Envie um comentário

Leia o post anterior:
10
10 disputas territoriais controversas

O mundo é dividido d...

Fechar