Onde estão as estrelas desta região do espaço?

Por , em 25.09.2012

O que mais impressiona nessa região repleta de estrelas? Certamente é a falta delas. Mas esse misterioso espaço escuro que aparece no meio da região cheia de estrelas não está realmente vazio. Essa forma cósmica escura é a Nebulosa Pipe, também conhecida como Barnard 59. Ela está localizada a cerca de 600-700 anos-luz da Terra na direção da constelação de Ophiuchus (Serpentário).

Pipe cria essa região negra no espaço porque é uma nebulosa escura. Essas nebulosas são espessas concentrações de gás e poeira visíveis quando obscurecem parte de uma nebulosa brilhante. A Nebulosa Pipe bloqueia a luz proveniente das estrelas de fundo localizadas próximo do centro da Via Láctea.

Essa incrível imagem foi registrada pelo Wide Field Imager, instrumento acoplado ao telescópio MPG/ESO de 2.2 metros, localizado no Observatório de La Silla, no Chile. Quer ver essa foto com muitos detalhes? Clique aqui e confira essa fantástica imagem na versão 16 mil x 15 mil pixel. [Discover Magazine/ESO]

Observem que a formação é filamentosa, semelhante aos padrões encontrados nas Nebulosas de Emissão, com as quais estão muitas vezes relacionadas.

O mais interessante dessa nebulosa é que ela é relativamente próxima à Terra e pertencente a nossa galáxia!

Muito perto mesmo. Um terço da distância a que fica a Nebulosa de Órion, que podemos ver a olho nu, acima do Cinturão de Órion.

Eu sei que eles usaram um baita telescópio, mas se for considerar a distância, será que com um telescópio comum seria possível focaliza-la e a observar? Por ser uma nebulosa escura, eu já imagino que não, mas quem sabe se ela estiver a frente de algumas estrelas durante a observação…

A princípio, esta nebulosa pode ser “vista” até a olho nu. Mas ela é melhor diferida com equipamento ótico simples.