Os 6 melhores experimentos realizados por ônibus espaciais

Por , em 7.07.2011

Um dos maiores legados da NASA, que começou a circular ônibus espaciais em 1981 é, sem dúvidas, a Estação Espacial Internacional, um gigantesco laboratório em órbita que começou a ser construído há treze anos.

Mas antes mesmo da Estação ser instalada e entrar em funcionamento, as missões de ônibus espaciais inovaram com diversas pesquisas que não poderiam ser feitas em terra firme. Aproveitando o ambiente com gravidade mínima, experiências interessantes foram realizadas.

Antes que um ônibus espacial seja lançado pela última vez (a missão STS-135 da NASA a bordo da nave Atlantis terá início no dia 8 de julho), você confere aqui uma contagem regressiva das seis melhores experiências feitas no espaço a bordo de ônibus espaciais nos últimos anos:

1 – Micróbios ainda mais mortais

A bactéria Salmonella é uma fonte comum e às vezes mortal de intoxicação alimentar. Ela já é perigosa na Terra, mas torna-se ainda mais virulenta no espaço. Uma pesquisa feita em 2006 a bordo do Atlantis mostrou que a Salmonella pode se tornar de três a sete vezes mais agressiva em condições de microgravidade.

Os cientistas acreditam que isso acontece porque no espaço essas bactérias se comportam como se estivessem dentro do intestino humano. A descoberta foi um importante passo para a cura da doença. Uma empresa de tecnologia trabalhou com a NASA para conduzir essa investigação e produziu uma vacina contra a Salmonella recentemente, com base no estudo.

2 – Satélites também produzem energia

O Tethered Satellite System (TSS) foi um satélite desenvolvido pela NASA e pela Agência Espacial Italiana. A ideia era mostrar que os satélites presos ao planeta poderiam gerar corrente elétrica à medida que cruzam o campo magnético da Terra. Antes da corda presa ao satélite ter se rompido, ele gerou cerca de 3500 volts e até meio ampere de corrente, de acordo com funcionários da NASA.

3 – Cheirando rosas no espaço

Parece um feito de algum astronauta romântico ou apaixonado: em 1998, uma única rosa foi transportada para o espaço no ônibus espacial Discovery. Mas havia ciência e negócios por trás disso. Uma empresa americana de perfumes queria descobrir como a microgravidade poderia alterar o doce e familiar cheiro das rosas – e descobrir se o experimento poderia terminar em um novo perfume.

O resultado foi bom: a fragrância no espaço foi totalmente diferente da terrestre. Além disso, no espaço, houve menos volatilidade do óleo da planta que produz o odor do que na Terra.

A rosa espacial inspirou um perfume chamado “Zen”e, em 2007, outra rosa foi enviada pelo espaço. Mas a última não foi destinada a um perfume, e sim a uma exposição de rosas na Califórnia.

4 – Cristais de proteína maiores e melhores

Em uma missão ocorrida em 1983, foram realizados pela primeira vez experimentos em um laboratório chamado Spacelab. Das dezenas de estudos realizados no voo de dez dias, um se destacou quase três décadas mais tarde: o cultivo de cristais de proteína no espaço.

Na microgravidade, eles cresceram em tamanho maior e com melhor qualidade. Por terem sua estrutura melhor ordenada, são mais fáceis de serem analisados quando submetidos à raio-X do que na Terra. Os cristais de proteína são fundamentais no desenvolvimento de novos medicamentos. Com os cristais espaciais, é possível a fabricação de remédios mais desenvolvidos no futuro.

5 – Disco de aço inoxidável

Os experimentos realizados pelos ônibus espaciais nos últimos anos incluem várias novidades. Um deles é o Wake Shield Facility (WSF), um disco de aço inoxidável com 3,7 metros de diâmetro. O WSF foi projetado para voar atrás do ônibus espacial durante vários dias. Depois disso, ele foi recolhido novamente.

À medida que disco cruzou o espaço, ele criou um rastro de vácuo que é mil a 10 mil vezes melhor do que o que poderia ser criado na Terra. Na área de vácuo, o WSF foi utilizado para o crescimento de filmes extremamente finos e puros que podem ser aplicados em diversas áreas, como na fabricação de semicondutores e chips de computadores.

6 – Uma experiência inesperada

A missão STS-107 do ônibus espacial Columbia, em 2003, foi dedicado quase exclusivamente às pesquisas científicas. Mas ela terminou de maneira trágica: a nave se desintegrou enquanto ela voltava à atmosfera da Terra e nenhum dos sete astronautas sobreviveu.

Mas nem tudo foram perdas para a ciência. O ônibus espacial transportava dezenas de experimentos, e um deles investigava o crescimento e o comportamento reprodutivo do verme C. elegans no ambiente de microgravidade. Esses vermes, que estavam alojados em caixas especiais, sobreviveram à tragédia e foram recuperados com vida.

Enquanto a sobrevivência dos vermes foi apenas uma parte periférica da história comovente de Columbia, ela ensinou aos cientistas algumas lições sobre como a vida pode se espalhar de diferentes formas em planetas. Essa foi a primeira demonstração de que animais podem sobreviver dentro de um meteorito, já que o acidente com o ônibus espacial foi semelhante a isso. Pequenas criaturas originárias de outro planeta poderiam chegar até nós sem a proteção de capacetes ou de uma nave espacial.[Space]

• D’Urso Errexis:

Mas a maior descoberta da missão STS-107 foi a de que a reação do peróxido de hidrogênio com a melanina pode fazer um cérebro preferir matar sete astronautas a entrar para a história como líder de uma missão de resgate nunca tentada. Cuidado com o H2O2 meninas…

• wilson da silva:

Tenho pena dos Americanos que nao exergarao o que BUsh fez com a maior potencia,quis derrotar e foi derrotado,estao com as pernas abertas,falidos,..tudo por culp[a de um bando de idiotas com interesses proprios.Mais plantarao agora estao colhendo!!e a Safra esta muito boa!Quem viver vera!

rockson Voce tem razão, deixe para lá.

• rockson:

de que ADIANTA DAR TRELA PARA UM CÉTICO.TALVEZ ELE NEM MESMO ACREDITE QUE EXISTA E QUE MORE NUM PLANETA.

Homem foi prá Lua?

Foi nada!!

Como eu vou acreditar numa agência espacial que não possui equipamente nem prá mandar um rato pro espaço?

O dia em que tirarem fotos dos pousos, eu acredito…

Alou Glauco! voce disse que a energia foi tirada de um capacitor? Eu já tinha lido esta noticia antes e não vi este detalhe na reprotagem. Que capacitor é este? Pelo que entendi a energia era gerada pela ação do campo magnético da terra no cabo de unia o satélite a nave. Não falava nada de capacitor. O cabo se partiu e perderam o experimento. Agora não sei se foi o mesmo esperimento, mas o que mais me intrigou foi este capacitor.

• Cristiano:

Esquenta não. Este tal de capacitor é uma energia mística esotérica que só este doido aí com suas crenças em ocultismo e satanismo acredita.

“2 – Satélites também produzem energia”
    Quando eu falei sobre esse experimento aqui no site, os chatos de plantão duvidaram.

O que os “funcionários da NASA” não disseram, é que essa experiência causou uma explosão que poderia ter tirado a vida dos astronautas.

Eles não tiraram energia do campo magnético da Terra: tiraram energia do Capacitor Solar Local, algo que eles ignoram, por isso a energia foi tremendamente maior do que eles esperaram.

• Marcos Ribeiro:

Bem, deixe eu ve ver se entendi o comentário do “Ação Libertária”: Ele acredita que o homem vai ao espaço, sentado literalmente em cima de uma bomba, já que um foguete nada mais é do que uma bomba de explosão controlada, viajando a mais de 28.000 quilômetros por hora, ficando meses vivendo no espaço, como no caso da estação espacial internacional, ou mesmo mais de doze dias no espaço, no caso dos ônibus espaciais, saindo da nave para fazer reparos em satélite e no telescópio Hubble, em situações que os astronautas permanecem 3 horas no espaço, sujeitos a variações de temperaturas de -150 °C a mais de 50 °C, já que no espaço o calor não se irradia por convecção, enfrentando exposições de raios cósmicos, tais como raios-x, raios gama, raios provenientes de ventos solares, mas esse mesmo homem não dá conta de pisar numa rocha que fica ao lado do Planeta Terra.
    E ainda tem a ingenuidade de acreditar que um país iria arquitetar uma farsa, e que ninguém iria descobrir, apesar dos satélites espiões da Rússia, bem como as sonda dos russos que estavam pousados na lua no exato momento da chegada dos americanos lá. Será mesmo que os EUA são tão ingênuos que pensaram: “Ah, tô nem aí, vou mentir para o mundo inteiro que chegamos na lua, mesmo que a qualquer momento outro país possa mandar uma sonda na lua para verificar, e quando descobrirem a mentira (com certeza um dia alguém descobre), tô nem aí, e na cara dura vamos desmoralizar toda a história do meu país”.
    Estes sujeitos que acham que a ida do homem na lua é uma farsa, são uma piada.
    Eles são os mais inteligentes, tontos são os milhares de cientistas de todo o mundo que foram enganados durante 40 anos.
    Sinto decepcioná-los, mas o homem não foi uma vez na lua, foram 6 pousos lunares, realizados pelas Apollos 11, 12, 14, 15, 16 e 17, fora as várias missões anteriores de treinamento dos astronautas,nas quais as cápsulas espaciais orbitaram a Lua mas não pousaram . Não tem como se manter uma farsa por mais de 40 anos, e enganar 50.000 astrônomos, 20.000 físicos, e milhares de outros cientistas de todos os países, durante tanto tempo.
    Os astronautas trouxeram quase MEIA TONELADA de rochas lunares, os quais foram distribuídos pra centenas de conceituadas faculdades no mundo inteiro, analisadas pelos maiores experts, doutores e PHDs do mundo, mais de 100 países receberam amostras destas rochas, inclusive os cientistas russos, que em muitas áreas são mais avançados do que os próprios americanos.
    Só falta falar que todos estes cientistas foram comprados pelos yankess pra se calarem. Será que não sobrou um cientista comunista da China, Cuba ou da Rússia que não se corrompeu pra desmascarar esta “farsa”????
    É impossível trazer estas rochas através de sondas não tripuladas, e é impossível que sejam meteoritos, seja por causa da quantidade, seja pelo fato de que um meteorito tem sua composição alterada por causa dos milhares de graus Celsius que os meteoritos sofrem na entrada da atmosfera da Terra.
    Tem também os vários espelhos refletores colocados na lua, que só podiam ser colocados lá por astronautas…
    Ah, eu não sei se vc sabe, mas naquela época não tinha efeitos especiais computadorizados, e não tem como fazer um estúdio fechado de filmagem com milhares de quilômetros quadrados sem atmosfera pra simular o vácuo na Lua, ou mesmo simular 1/6 de gravidade.
    Daí ainda tem que aguentar as pérolas tais como: Ué, aquela navezinha não tem asa, como voava….Ela podia ser quadrada, redonda, triangular, pq lá não tem atmosfera, o formato não influencia em nada, aerodinâmica só funciona onde existe ar…kkkkkkkk
    É, realmente, os Estados unidos conseguiram enganar com um filminho a União Soviética, superpotência mundial, que chegou em alguns momentos a ser mais poderosa que os USA, tanto bélica quanto na exploração espacial, conseguiram enganar centenas de cientistas russos que desbravaram as viagens espaciais antes dos americanos, mas não conseguiram enganar o “jênio” aí embaixo.
    A URSS, maior inimiga dos americanos, loucos pra jogar uma bombinha nos yankess, tinham até foguete com ogiva nuclear colocados em Cuba apontados pros caras, com CENTENAS DE SATÉLITES, SONDAS VIGIANDO AS CAPSULAS ESPACIAIS DOS AMERICANOS, seguindo cada passo dos caras, não conseguiram perceber que era tudo uma mentira….kkkkkkkkkkk
    Este é aquele tipo de sujeito que acha que os yankess não foram a Lua, mas têm discos voadores que viajam mais rápido que a luz que foram capturadas dos Ets na área 51…kkkkkk….
    Ele diz que centenas de cientistas desmascararam esta “farsa”, mas não consegue citar unzinho…kkkkkkkkkk…… Mostra aí, um físico, um astrônomo, unzinho só que duvide da “farsa”. Unzinho só, vai…..
    Daqui a pouco vão falar que a terra é quadrada porque o império do mal americano quer nos enganar falando que a terra é redonda…….kkkkkkkkkkk
    Tudo bem, daí poderiam perguntar: Por que os americanos não voltaram lá: uma missão pra lua custa mais de 200 bilhões de dólares, os EUA são o país com maior dívida pública interna do mundo, só em guerras gastaram 1 trilhão de dólares nos últimos 10 anos, até aposentaram o ônibus espacial porque cada viagem custava mais de bilhão de dólares.
    Daí como um presidente americano vai explicar pro povo:”Olha, eu sei que o desemprego é de 10%, que vocês pagam muitos impostos, que não tem investimentos satisfatórios em saúde, mas resolvi torrar 200 bilhões de dólares para voltar na lua que só tem pedra velha, apesar de já termos ido 6 vezes lá e recolhidos um monte de rocha…”
    Sinceramente, eu não sei mais que provas que este povo necessita para acreditar: tem meia tonelada de rochas lunares, tem espelho deixados na lua, tem fotos (SEM PHOTOSHOP), tem vídeo, tem interceptação das transmissões de rádio feitas por rádio-amadores do mundo inteiro que só podiam ser direcionados da lua… Se isso não serve como prova, não tenho a mínima idéia do que serviria…

são experiências fantastícas para o conhecimento

• Leonardo:

Imagina se tivesse uma Copa do Mundo em Microgravidade

• Danny:

Adorei!

• Eloyr:

O ESPAÇO… A FRONTEIRA FINAL!
    Data estelar ano 2011. Estes são apenas os primeiros passos de uma grande jornada que a humanidade tem pela frente; rumo ao desconhecido e o inesperado.
    DIÁRIO DE BORDO: Ainda estamos envolvidos com GUERRAS e muita violência urbana. A nossa luta é àrdua para vencer as doenças e a fome de milhões de miseráveis.
    Enquanto isto; gastamos “FÁBULAS” com armamentos e propagandas mentirosas.
    Não temos certeza se venceremos a DEGRADAÇÃO do meio ambiente e o acúmulo de lixo parece que irá AFOGAR as nações.
    Se “ALGUÉM” estiver NA ESCUTA aí em cima, por obséquio envie UM SINAL. Necessitamos urgente de uma INTERVENÇÃO EXTERNA em nosso planeta, ou poderemos entrar para o “RPP”.
    (Ról dos Planetas Perdidos).

• Somebody:

Bla bla bla bla bla bla
      Foi isso q tu disse
      é obvio que o homen vai fazer outras descobertas magnificas isso é so o começo e bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla………

vcs ja pararam para pensar na possibilidade de nós sermos predadores vindos de outro planeta onde a vida estava prestes a se extinguir ?

Vermes sobreviventes? Bactérias ainda mais mortais?
    Corram para as colinas !

• Skill:

Estas são as experiencias que eles querem que vc saiba…são romanticas.

Quero saber mesmo é dados de macacos e outros animais que vivem e viveram no espaço e as descobertas sobre isto.

• Eu Mesmo….:

Como será fazer sexo em gravidade zero.

• Márcio M:

Gostei da matéria. Nem tinha conhecimento dessas experiências com microgravidade. É uma idéia plausível fazer experiências em outras circunstâncias que não a natural, pois se altera o meio (clima, temperatura, umidade, etc), fazendo com que alguma alteração no resultado também ocorra.

• Lucas Miranda:

eu queria muito poder beber água no espaço!!rs… parece ser muito legal!!

• Ação Libertária:

Agora sim vocês estão com os pés no chão, já que afirmar que fomos a lua sem provas (não falo daquelas manipulações toscas da NASA) é pura balela americana. Grandes avanços na área espacial se desenvolveram aqui mesmo na terra e outros na órbita, porém nenhum avanço se deu na suposta ida do homem a lua, pois ela nunca existiu. Se houve algum avanço científico no período da “ida a lua”, foi na terra mesmo.

Os americanos recentemente deram uma coletiva para dizer que a lua não é mais seu objetivo, mas sim marte, piada! kkkkkk Por que será que eles não pretendem mais “voltar” a lua? porque nunca foram e não podem até hoje! prometeram para 2014 a uns anos atrás, mas como não tiveram avanços tecnológicos para tal feito, já estão dando para trás com essa desculpa esfarrapada de Marte.

Seria cômico ver os EUA chegar a lua de verdade daqui a uns 50 anos, e o mundo ver que nada do que foi produzido por eles, ou ao menos parte do que foi feito em estúdios de 1969 para cá é de fato daquele jeito. Mas como é de costume no governo americano, uma mentira contada a muito tempo atrás acaba em pizza heheheh foi assim em toda sua história, desde guerras a questões econômicas mundiais.

Acho prematuro admitir que a vidan tenha sido gerada fora nda terra. A terra tem tudo o que é preciso para gerar avida e fora dela tem muitos impedimentos.