O universo em um clique

Para evitar um derrame, tente frutas e vegetais brancos

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 19.09.2011 as 17:00

Share

Pesquisadores holandeses descobriram que comer muitas frutas e legumes com polpa branca, como maçãs e peras, pode ser uma proteção contra o acidente vascular cerebral (AVC).

Embora estudos anteriores tenham mostrado os benefícios do consumo de várias frutas por dia, a nova pesquisa indica uma ligação entre o risco de derrame e frutas e legumes de certas cores.

Os pesquisadores analisaram as respostas 20 mil adultos sobre sua alimentação do ano anterior. A idade média dos participantes foi de 41 e todos estavam livres de doenças cardiovasculares no início do estudo.

Ao longo dos 10 anos que se seguiram, 233 sofreram acidentes vasculares cerebrais. Os pesquisadores descobriram que o risco de AVC foi de 52% mais baixo para as pessoas com alta ingestão de frutas e legumes brancos, em comparação com as pessoas que comiam poucos alimentos dessa cor.

As frutas e legumes foram classificadas em quatro grupos de cores: laranja/amarelo, que continha principalmente frutas cítricas; verde, como couve e alface; vermelho/roxo, principalmente vegetais vermelhos; e brancos, como maçãs e pêras.

Os frutos foram agrupados com base na cor da sua polpa, não da sua superfície. Por exemplo, uma maçã vermelha pertence ao grupo branco, porque embora a sua casca seja vermelha, sua carne é branca.

E o que uma coisa tem a ver com a outra?

A cor da parte comestível de frutos e vegetais reflete a presença de compostos vegetais, tais como carotenóides, que são pigmentos orgânicos e flavonóides.

Maçãs e pêras podem reduzir o risco de derrame porque são ricas em fibras alimentares e em um flavonóide antioxidante chamado quercetina. Outros alimentos classificados na categoria de brancos foram couve-flor, bananas e pepinos. Batatas foram classificados como amido.

Frutas e vegetais verdes, laranjas e vermelhas não diminuiram o risco de AVC, de acordo com o estudo, mas os autores afirmam que as pessoas não devem dispensá-los como menos benéficos. Afinal, os alimentos coloridos podem proteger contra outras doenças crônicas.

Os pesquisadores também alertaram que as conclusões do estudo devem ser interpretadas com cautela, porque questionários de frequência alimentar estão sujeitos a erros. Além disso, a redução do risco de AVC pode ser devido a um estilo de vida mais saudável que geralmente tem os indivíduos que consomem uma dieta rica em frutas e legumes.

Ao aumentar o consumo de frutas brancas, uma coisa é certa: mal não vai fazer. [LiveScience]

Patricia Herman é aspirante a jornalista, tem 21 anos e adora ler, principalmente poemas e a filosofia alemã do século XIX. Tem um único grande vício: música.

Site

One comment

  1. sonia cruz /

    desejo receber os seus artigos são muito interessantes e ricos. obrigado.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.