Pensar em Deus acalma os crentes e estressa os ateus

Por , em 8.08.2010

Os investigadores determinaram que pensar em Deus pode ajudar a aliviar a ansiedade associada a cometer erros. No entanto, a conclusão só é válida para pessoas que acreditam em um Deus.

Os pesquisadores mediram as ondas cerebrais de um tipo particular de reação, enquanto os participantes do estudo cometeram erros em um teste. Aqueles que tinham se preparado para o teste com pensamentos religiosos tiveram uma resposta menos proeminente a erros do que aqueles que não tiveram.

Segundo os especialistas, 80% dos humanos têm algum tipo de crença religiosa. Os psicólogos querem estudar porque as pessoas têm essas crenças, explorando como elas funcionam, e para que elas possam servir.

Com dois experimentos, os pesquisadores mostraram que quando as pessoas pensam sobre religião e Deus, seus cérebros respondem de forma diferente, de uma forma que lhes permite ter contratempos e reagirem com menos sofrimento aos erros que provoquem ansiedade.

Os participantes ou escreveram sobre religião ou realizaram uma tarefa com palavras relacionadas à religião e Deus. Em seguida, os investigadores gravaram a atividade do cérebro à medida que eles completaram uma tarefa informatizada, que foi escolhida porque tem uma alta taxa de erros.

Os resultados mostraram que quando as pessoas foram condicionadas a pensar sobre religião e Deus, consciente ou inconscientemente, isso diminuiu a atividade cerebral em áreas compatíveis com o córtex cingulado anterior (CCA). O CCA é associado com uma série de coisas, incluindo a regulação de estados corporais de excitação e alerta quando as coisas estão indo mal.

Curiosamente, os ateus reagiram de forma diferente. Quando eles se prepararam inconscientemente com ideias relacionadas a Deus, o CCA aumentou a sua atividade. Os pesquisadores sugerem que, para as pessoas religiosas, pensar em Deus pode fornecer uma maneira de ordenar o mundo e explicar eventos aparentemente aleatórios e, portanto, reduz seus sentimentos de angústia. Em contrapartida, para os ateus, os pensamentos de Deus podem contradizer os sistemas de significado que eles acreditam, e assim causar-lhes mais sofrimento.

Os psicólogos pensam que esses resultados podem ajudar a compreender algumas das conclusões interessantes sobre as pessoas que são religiosas. Por exemplo, há evidências de que pessoas religiosas vivem mais tempo e tendem a ser mais felizes e saudáveis.

Os ateus não devem se desesperar, entretanto. Os pesquisadores acham que o mesmo efeito pode ocorrer com qualquer sistema de significado que fornece estrutura e ajuda as pessoas a compreender o seu mundo. Talvez os ateus se saíssem melhor se fossem condicionados a pensar sobre suas próprias crenças. [LiveScience]

104 comentários

  • Genioso Irreligioso:

    “…pessoas religiosas vivem mais tempo e tendem a ser mais felizes e saudáveis.”

    Religiosos que trocam prevenção médica por campanhas de curas divinas em certas igrejas pentecostais não me parecem viver mais tempo ou serem mais saudaveis que os outros; e quanto a ser feliz; há quem se sinta feliz ao beber; o que não me motiva em nada a ser um “alcoólatra” = P

    • Moisés Carvalho:

      Genioso Irreligioso… você é do Yahoo Respostas, não é?

  • Joao Paulo:

    Toda confusão gerada por vários anos atrás, tem origens opositoras, para chegar no equilíbrio é nescessário pesquisar cogitar ficar a favor e contra, se não houver isso, como pode haver resultados? mas se ficar contra sem buscar se esclarescer de forma madura, é como condenar sem dar chances de defesa, um injusto é o nome certo mas a luz se lance sobre a escuridão e nos mostra os resultados, a fonte criadora da luz é uma agitação, a luz clareia nosso entendimento para evolução individual.

  • Joao Paulo:

    Patricia seus pensamentos estão equivocados, pois isso foi dito aqui milhares de vezes, mas há discordancia, Deus não quer nada por obrigação pior por medo, ate concordo que antigamente usavam este conceito para amedrontar e conseguir resultados, mas pra Deus é algo detestável, medo de que? da morte da justiça? de pagar pelo que? estamos todos aqui e de uma forma ou de outra sofrendo, o que nos fara ter medo realmente? se sequer sabemos como e quando vamos morrer, isso faz sentido, vc usa argumento para justificar sua conduta e desejo de ocultar sua responsabilidade com relação a ser uma pessoa que deve sempre buscar ajustes no comportamento seja ação seja pensamento, como muitos que postaram aqui, mais saiba que isso não irá insenta-la como talvez pode pensar não fugir das nossas responsabilidadeso o pensamento é o nos tornamos, assim como vc pensa vc é.

  • Jorginho:

    Até nisso há simetria.
    E, se existir mesmo um céu (outra dimensão) e por outro lado o inferno (como descreve); os teus estão ferrados! (sic)

    Aceitar a condição de ser obra do Criador é muito mais honroso que aceitar a condição de ser obra do acaso!

    Acaso, o “Acaso” pode ter criado obras tão grandiosas e complexas?
    Se pode… Então, falta apenas colocar a personalidade nesse “Acaso” e ele passa ser um Deus!
    Pois, dá mérito ao acaso é simplesmente negar um Mentor de grande personalidade.
    Venhamos e convenhamos, novamente:
    Dá-me uma teoria equacionada que prove que do nada (absolutamente) possa criar energia ou massa.
    Negar um princípio (origem) é mesma coisa ou pior que dizer – “Eu, não existo”.
    Escrevo e não existo.
    Penso, e Não existo.
    Isso que digito e vos envio em forma de pulsos, também não existe.

    Afinal, tudo é um mundo de faz-de-conta e pior, estou fazendo de conta que existo e que vcs existem.
    Sou apenas conjuntos de átomos, coisa essa sem vida e, portanto, eu não existo.
    Me quebre até me tornar um monte de matéria…
    Me lance num acelerador de partículas e transformarei em energia e já não sou mais eu… Se analisarmos o conceito do neo-ateísta, não passa disso.

    Estamos num mundo cuja consciência não tem sentido… Quando simplesmente me resumo ser meramente algo como máquinas de inteligência artificial… Criado meramente do Nada e ainda, criado pelo acaso!

    Ainda ousa dizer que os religiosos acreditam em mitos!

    Há esperança para vida; talvez mais completa ou que justifique por que desejarmos um mundo melhor…
    E a Ciência corre atrás disso, por Coincidência.

    De harmonia eterna… Mesmo que para isso haja transformações (evolução)… Seja ela física ou espiritual no decorrer dos tempos.

    Então, simplesmente perco no meu tempo pensando que todas complexidades do existencialismo é mesmo uma mera perda tempo e sem sentido.
    Afinal, como rezam os ateus – “Nascer e morrer como nunca tivesse existindo!”
    Até a Ciência corre atrás do elixir da vida eterna!
    Por coincidência?

    Tudo é um contra-senso e algo dispendioso, ou no mínimo uma grande diversão para esse “Misterioso” que nos fez pensar que temos vidas… Afinal, somos (como rezam os ateus), meramente fragmentos de estrelas.
    Somos meramente conjuntos moleculares com DNA cuja função “nada mais é” que ordenar, direcionando todas as moléculas em suas respectivas posição… Como que dizendo:
    “Vc aí! Que sê tá esperando?…
    Vá estruturar o coração! ”E, outra: “Vá estruturar o cérebro… Assim respectivamente até formar isso que chamamos de vida.
    Que cada astro siga sua elipse ou órbita!
    Que Lua sirva de equilíbrio para Terra, mantendo o sistema de vidas tão sensível. Que se inclinem os astros sob o astro rei, cujo clima da Terra seja favorável a essa biodiversidade e, que haja 4 estações.
    Que haja sabedoria natural e se adaptem ao meio…
    “Pois estarão entre Leis naturais inquebráveis” e, que a elas, se sujeitarão…
    Leis essas, que ensinam que fogo queima!
    Que domine sobre ele!
    Que criem ferramentas para facilitar seu trabalho e que as usem para comodidade.
    Que criem obras grandiosas… Pois lhes foi dado esse poder criativo e liberdade de escolha.

    Ainda sim, Poderão me questionar e até me desonrar dizendo que não Existo; preferindo dá mérito a algo inimaginável como é o mito do acaso…

    Ainda à liberdade de acreditar que são mesmo obras complexas, dada simplesmente ao “Nada”.
    EM SUMA:
    Que me mostre uma lei que explique à ordem do acaso!
    Que criem algo meramente do nada.
    Sim. Que em um circuito fechado e que através da força de vontade e do nada, algo possa surgir!
    Que, ressuscite uma célula!
    Que torne um cabelo branco em preto permanentemente.
    Que me dê outro sentido para a vida!…

    Abraço a todos com irmandade, independente de qual raiz que sejamos ou acreditem ser.
    Mas, que simplesmente saiba que “esse galinheiro tem dono!”

    Atm

  • criancinha:

    Pensar em Deus acalma os crentes e estressa os ateus.

    Pensar no ateísmo acalma os ateus e estressa os crentes.

  • Patricia:

    Para os crentes existe apenas uma resposta para tudo: DEUS
    Nao importa o que seja, nao se preucupam em pensar em algo mais complexos. O que concerteza os deixa bem mais relaxados e sem preucupações.
    Claro com suas exessoes, mas estamos falando da maior parte da população.

  • CronosTs:

    Campanha: João Paulo deveria ser Redator!

    Vamos lá minha gente, vamos ajudar nosso a amigo a encher mais nosso savo, depois de muitos meses ainda recebo mensagens dele rebatendo argumentos ateus nesse site. Então ou torna logo esse cara um redator do HS ou tira logo. Não aguento mais eita crente (aquele que crê) injuado.

    Abração João Pulo t++.

    Ps: +tt é melhor pois é incrementado antes da criação do objeto.

  • joao Paulo:

    _Vc esta errada Vilma, sem religião se quer importariamos se Deus exista ou não, esse comentário mostra se equivocado, o único motivo pelo qual alguem tenta achegar-se a ele é pelo fato de surgir muitas perguntas, e a confusão gerada tambem transforma se em um foco de atenção, o silencio não gera curiosidades.

  • vilma:

    SE NÃO FOSSE A RELIGIAO, CHEGARIAMOS MELHOR ATÉ DEUS.

  • joao paulo:

    _Não trata-se de um estado de graça alcansado, Cristo apesar de ter vivido na condição humana ele era Deus antes mesmo de ter estado entre os homens, o poder que existia em sua pessoa era superior a capacidade humana porque sabia nitidamente o que estava para acontecer no momento seguinte, revestido do poder do espirito de Deus ele afirmava que ele era uno com o pai e o pai com ele, tornaram se uma só pessoa, no entanto se sujeitou a um corpo humano com a dor e sentimentos e tristezas relacionada comum ao próprio homem, mas ele não atribuia isto a ele próprio, até mesmo mencionava que tudo o que ele fazia não era de sua própria iniciativa mas daquele que o tinha inviado, ele era um ser único entre todos, devido a forma de como tinha sido concebido para vir ao mundo, e o propósito para que entre nós vivesse por 33 anos de idade e a missão que teve cumpriu predestinado o que tambem diferencia de nós como humanos, a biblia relata, que o imprevisto sobrevem há todos,assim não somos predestinados, desde os seus doze anos ja entendia qual era sua missão aqui, as questões e objetivos por trás disto sabia que antes mesmo de tornar-se o Messias, tinha vida celestial como mestre de obras de Deus na criação, então diferente de qualquer mero mortal ele sabia que a morte da carne para ele significaria retornar para antiga morada, e continuar concio de tudo, diferente do homem, que na morte aguarda inconcientemente pelo julgamento na sepultura, segundo relato evangélico, passar por tudo o que ele se sujeitou para que se cumprisse os propósito divinos, sabendo que ele não precisaria passar por aquilo o fez ainda mais superior de toda as criaturas, se prestou aos propósitos. sujeitou até o fim toda opressão ele despojou da condição em que estava como rei e porta voz de Deus, para condição humana esperimentando de toda dor e problemas atribuidos aos homens e sem poder tomar para sua própria defesa nada que lhe poupasse a vida ou flustraria os planos de Deus, nasceu, viveu, apenas para que se cumprisse, e saiu vitorioso. No entanto os seus atributos não podem ser copiados,mas de todos os nossos pecados podemos consciliar com Deus o Pai por causa do seu sacrifício perfeito e o valor de seu sangue, e chegar em um estado de graça que por ser de um mero pecador, satifaz amplamente o que Deus de nós espera se nos apresentar a Deus como arrependidos, os Apóstulos que seguiram Jesus tinham suas fraquesas, e deslizes, mas viviam na ambundancia do amor fraternal, e respeito recípocro, enquadravam perfeitamente naquilo que Deus esperava deles, assim sendo eles atingiram a graça apesar da limitação ao qual esta intimamente ligadas ao fato de sermos pecadores, o que nosso Mestre e Sr. não menospresa no homem.

  • Paullin-007:

    Eu gostaria apenas que o João Paulo comentasse esse trecho do post anterior do Guilherme:

    Cristo é um estado de graça que foi alcançado por Jesus e que pode ser alcançado por qualquer pessoa, pois o próprio Jesus disse: ‘As coisas que eu faço vós podereis fazer ainda maiores.’

    Achei isso muito interessante!

  • joao Paulo:

    Guilherme, seu conceito esta tão equivocado, que eu ate mesmo me reservo o direito de não lhe satisfazer com as minhas respostas, nem isso ao menos eu farei, eu podia prover lhe mais detalhes, porque isto mostra o quando a pessoa pode equivocar nas suas conjecturas, eu não sou católico praticante, e basta.

  • Guilherme:

    joao Paulo,
    Eu não tenho conflito nenhum.
    Os seu argumentos sim, pois além de carecerem de lógica, são baseados na cantilena pregada pela igreja católica apostólica romana, da qual parece que você se julga ‘papa’ só porque tem o mesmo nome de um deles.
    Porque eu não posso levar determinadas declarações bíblicas ao pé da letra e você pode?
    Para Deus você é melhor que os outros?
    Quem disse que Cristo é filho de Deus e ainda mais o único filho de Deus?
    Nós outros somos filhos de quem?
    Quem disse a você que Cristo é uma pessoa?
    Cristo é um estado de graça que foi alcançado por Jesus e que pode ser alcançado por qualquer pessoa pois o próprio Jesus disse: ‘As coisas que eu faço vós podereis fazer ainda maiores.’
    Se Jesus era um ser espiritual antes de vir aqui na terra, nós eramos o que? Seres demoníacos ou simplesmente não existíamos?

  • joao Paulo:

    Guilherme, estou percebendo em vc um conflito muito comum quando não buscamos na essência do conhecimento as suas bases para sustentar a lógica, e não tiro a razão de quem por ai se perde, pois a análize criteriosa só ela pode responder de forma a compreender melhor as várias passagens contidas no evangelho, mas isso é conviniente pois nem todas as fontes de informação podem ou devem fazer sentido porque a idéia é exatamente essa , a seleção, desde que alguem possa interpletar corretamente esse terá apoio da força ativa de Deus, pois quem realmente fornece entendimento é o Espírito Santo, e ele tem respostas para todas as nossas dúvidas, no entanto é nescessário busca-lo para tal, vou resumir dois pontos que vc citou. Deus nos fez a sua imagem e semelhança, se levar isso no pé da letra nós então deveriamos ser Deuses e não seres humanos e vice versa, imagem e semelhança reflete apenas as qualidades divinas, que é o senso da justiça, capaz de amar, e ate sentir raiva, conhecido tambem como ira, capaz de executar tarefas e ate criar coisas novas certo? Com relação a alma vc é uma alma vivente, nota que a alma morre de acordo com a biblia, agora quanto ao espírito trata-se da centelha de vida no corpo animado, caso seja retirado todo o seu fluído das veias vc passa para ao estado inanimado, ou morto nisso o seu espirito retorna a deus é a centelha de vida e não uma xerox sua em forma de Anjo que sobrevive a morte, filósofos defenderam que na morte algo permanesce vivo ainda no ser, mas isso entra em conflito com os ensinos cristãos, apenas um numero escolhido por Deus terá este processo de morte e resulreição estantanea para vida celestial, o restante estão inconscientes aguardando o julgamento no final dos tempos, que pra quem morre passa segundos quando resuscitados, mesmo que tenha passado milhares de anos, pois estavam sob absoluta inconsciencia e quando acordarem poderão lembrar quem foram no passado, pois Deus o restabelecerá com plenos sentimento, pois essa centelha que retornou a ele lhe será devolvida. Não podemos fazer mentalmente uma imagem de Deus tamanho seu poder e Glória, Cristo seu filho era um ser espiritual antes de vir aqui na terra, aqui ele precisou tamar a forma humana, ao retornar se fez novamente espirito.

  • Guilherme:

    Estou decepcionado com os crentes.
    Considerando que utilizam como fonte de todas as afirmações e crenças, a Bíblia, apesar de a grande maioria desconhecer a origem desse livro, me deixa pasmo como todos demonstram ser tão ou mais ‘materialistas’ que os ‘ateus’, acreditando que realmente são pó e que ao pó voltarão. A Bíblia fala sobre a criação do homem nos seguintes versículos:
    1)-(Gênesis 1:26)”E disse Deus: Façamos o homem à nossa ‘IMAGEM’, conforme a nossa ‘SEMELHANÇA’;…
    2)-(Gênesis 2:7)”E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e ‘soprou em suas narinas o fôlego da vida’; e o homem foi feito ‘ALMA VIVENTE’.”
    A primeira citação, diz que o homem foi feito à imagem e semelhança do próprio Deus. Ora, se o homem foi feito do pó e ao ‘morrer’ retorna ao pó, então Deus também é pó e poderá retornar ao pó. Que asneira!!!
    A segunda citação, diz claramente que o homem foi feito ‘ALMA VIVENTE’.
    É fácil e lógico compreender que o ‘verdadeiro homem’, é ‘alma vivente’.
    Como neste plano terrestre, a ‘alma vivente’ é invisível e intangível, era necessário prover um corpo material, no caso o pó, para que a ‘alma vivente’ pudesse se manifestar.
    O maior absurdo é achar que essa ‘alma vivente’, morre. Se fosse para morrer, Deus teria feito uma ‘alma morrente’ ou ‘alma morredoura’. O que morre é simplesmente a casca, ou seja, o corpo físico, que realmente é pó.
    O pó é de ‘Cézar’, a ‘ALMA VIVENTE’ é de DEUS. Por isso disse Jesus: Dai a Cézar o que é de Cézar e a Deus o que é de Deus.

  • joao Paulo:

    _Nisto vc te razão Alvaro, só que meu único objetivo neste site é avaliação da mente de cada um, mas alguns relatos aqui desprovido de qualquer tipo de conhecimento, seja ciencia concepção de ser humano, biblia, religião resumindo mentes vazias não deveriam nem opnar mas gastam tempo fazendo isso, eu gosto do debate esclarescido, pois só dele eu tiro proveito das minhas pesquisa, porque estou escrevendo um livro, mas ao mesmo tempo coloco o meu ponto de vista baseado no que aprendi ate agora, muitos aqui pensaram que o meu objetivo era converter as pessoas ao Cristianismo, mas isso afirmo não é mesmo, cada qual terá de responder pelos próprios atos perante Deus, e ninguem tem poder de converter assim como ninguem pode dizer para um usuário de droga parar de usar as drogas, porque ele só irá fazer quando ele quiser, ou entender que é nescessário, mas é interessante que cada criatura tem seu ponto de vista errado ou certo mas tem, Deus pôde nos criar com livre àrbitrio do pensamento e ação, embora possamos desagradá-lo nisso, uma coisa é certa, fez td pra sua honra e grória e no seu tempo devido ela se manifestará sobre aquilo que ele chama de vaso, que nada mais é que o próprio homem sobre a superfície da terra, ele disse: existe vasos para a minha Glória e vasos da destruição, cada qual escolhe por si mesmo qual desses querem ser, céus e terra passaram mas a palavra dele permanecerá para sempre

  • alvaro sobreira:

    Joao Paulo, Nunca cesse de falar pois enquanto um estiver te ouvindo(eu por exemplo), sua luta nao foi tempo perdido. “so tem o direito de ser certo, quem tem a convicçao de estar radical. e vice versa.” E EU CREIO!

  • Jorginho:

    João Paulo, não perca a esperança meu colega.
    Reconheço seus esforços e também de outros que mostraram às suas…
    Um dia quem sabe às evidências estarão tão claras como o sol do meio dia.

  • joao Paulo:

    _È… Muito interessante este diálogo HS aqui não se define absolutamente nada, eternas perguntas sem respostas, não define Deus existe ou não ele apoia os humanos e interfere com eles ou não, a ciencia é exata ou não, é possivel compartilhar o mesmo raciocinio sobre todas as coisas ou não, me parece muito lógico o que esta escrito que Deus provoque a perda daqueles que não busca nele a fonte do conhecimento e cre nele como única fonte confiavel de sabedoria, isto aqui se mostra como cumprimento do que esta escrito, de mais a mais estão chegando a conclusão agora daquilo que cansei de rebater, o homem busca se perder e não se encontrar quando ele próprio faz conjecturas e deixa de aceitar coisas tão óbvias, tendo tanto limite quanto tem a mente humana, seja ela no mais avançado grau de conhecimento, afinal quem pode em sã consiencia afirmar o que pode acontecer a ele no minuto seguinte, lógico ninguem, tudo é expeculação mas buscar apoiar se em algo que se aproxima mais da exatidão é um tarefa árdua mas nescessária para evolução espiritual, para que tudo que se apresente como sagrado e verídigo, não nos leve como presas das artimanhas do inimigo para um situação catastrófica, assim sendo,apreciei muito este site, mas pouco aqui agora me interessa e vou me retirar, até mais Jorginho Ateu e deixo um forte abraço a todos, irei replicar apenas o que ja postei.

  • joao Paulo:

    _Ensino Cristão, “Tudo enquanto achares para fazer faças enquanto vive, pois na sepultura para onde vai não há nenhum ofício” esta é a condição dos mortos, fostes tomado do pó e ao pó retornará. “Quem vive sabe que um dia morrerá, mas os mortos não estão concios de absolutamente nada”

  • Paullin-007:

    (Embora as evidências mostrem não haver reencanação)
    É aí que entra fé de que vocês religiosos tanto falam, Jorginho.
    Não se pode provar que Deus (Bíblia) existe, pois não há evidências disso, mas vocês dizem senti-lo. Eu, apesar de não haver evidências, apenas especulações, acredito, ou sei lá, sinto que algo vem após a morte. Ufoespíritas pregam que, quando morremos, voltamos para o nosso corpo verdadeiro, adormecido em algum lugar. Quem sabe… Avatar? Eheheheheh… Não me recordo onde li sobre isso. Vou ficar te devendo.

  • Jorginho:

    Concordo q foi o homem q criou Deus, (Exceto o D-us verdadeiro) …e não o contrário. Mas… não sou totalmente cético pq acredito em uma mente criadora (D-us?) , em um gatilho. Isso é algo q nós humanos ainda não somos capazes de entender, por isso é mais fácil discartar.

    Ah! E já q vc flw sobre morte e reencarnação, CronosTs, penso q há algo sim depois da morte. (há continuidade. A vida seria um desperdício senão houvesse continuidade) …Acho q a mente, os pensamentos, não deixam de existir nunca! Digo isso não baseado em religião alguma. Como já disse, não pertenço a nenhuma fé religiosa.
    Eu tbm não discarto a reencarnação, (tenho dúvidas) acho possível q isso ocorra, o q seria bastante interessante.
    (embora as evidência mostre não haver reencarnação)

    (Pois é Paullin, vc está mais pra cá do que pra lá.
    Tenho quase o mesmo pensamento,nossas diferenças está onde usei os parêntesis)

    Abraço

  • Jorginho:

    Concordo q foi o homem q criou Deus, e não o contrário. Mas… não sou totalmente cético pq acredito em uma mente criadora, em um gatilho. Isso é algo q nós humanos ainda não somos capazes de entender, por isso é mais fácil discartar.

    Ah! E já q vc flw sobre morte e reencarnação, CronosTs, penso q há algo sim depois da morte. Acho q a mente, os pensamentos, não deixam de existir nunca! Digo isso não baseado em religião alguma. Como já disse, não pertenço a nenhuma fé religiosa.
    Eu tbm não discarto a reencarnação, acho possível q isso ocorra, o q seria bastante interessante.

    Pois é Paullin, vc está mais pra cá do que pra lá.
    Tenho quase o mesmo pensamento.
    Abraço

  • BiiaCX:

    Todos tem sua própria opinião, mas para nós espíritas uma completa a outra… Ciência + Filosofia + Religião. Escolher um só é impossível se for basear-se na nossa doutrina.

    Pessoas, briguem menos. Como disse um filósofo, o que o homem sabe é uma gota comparado ao mar do que ele desconhece!

  • joao Paulo:

    _Não sou fanatico, não trabalho para dar o suor do meu rosto para comprar terra no céu, e nem tampouco quero induzir ninguem a crê em absolutamente nada, apenas rebato algumas mentes brilhantes neste site mas para isso uso o conhecimento que adquiri, que são poucos porem com o previlégio de estar o mais sensato que pode avaliar minha consciencia,eu não me irrito com a ignorancia, pois sei que não posso obrigar ninguem a olhar pelas mesmas perspectivas que eu, tenho que conviver com as diferenças sem perder a compostur, “Toda mudança é possível quando existe base como essência legítima, ainda que mude minha forma de agir, nunca poderão mudar minha forma de pensar “Tudo enquanto permanece oculto ao ser, é como se não existisse pra ele, mas não significa que esse não exista para os demais”

  • Paullin:

    Amém João Paulo, amém!
    Vc fala isso baseado no livro mais mentiroso que existe e já existiu na face da Terra. Quer acreditar nele? Acredite! Tô nem aí pra você. Mas vir aqui tirar sarro dos outros e impor tua crença é muita PETULÂNCIA! Típico de um crente fanático. Vai lá dar seu dinheiro pro bispo “que vc ganha muito mais”!

  • joao Paulo:

    Agora ateu apela para crença espirita, vida pós morte, interessante como a mente do homem transcende, quando morremos aguardamos o julgamento ou juiso final, estamos como Jesus mesmo falou d-o-r-m-i-n-do ela relacionava a morte com a condição de estar apenas dormindo inconscientes, ate ouvir o chamado que pra quem dorme passou apenas segundos embora mesmo tenha passado milhões ou bilhoes de anos, assim como Deus nos formou do pó da terra é pra la que retornaremos,e quando formos de volta chamados que somente os que estiverem a altura de viver novamente, seremos resuscitados e não reencarnados.

  • Jorginho:

    Paullin, saudade de mim? Sê tá no lugar erradu!
    Vá no link e lá estarei lhe dando ‘’sopinha’’! rs
    https://hypescience.com/vaticano-afirma-que-teoria-da-evolucao-e-compativel-com-o-criacionismo/comment-page-4/#comment-57276

  • Paullin:

    Qto à minha crença, acho q o CronosTs não entendeu completamente o q eu disse.
    Não acredito na Bíblia e suas lendas, logo não sou religioso. Concordo q foi o homem q criou Deus, e não o contrário. Mas… não sou totalmente cético pq acredito em uma mente criadora, em um gatilho. Isso é algo q nós humanos ainda não somos capazes de entender, por isso é mais fácil discartar.

    Ah! E já q vc flw sobre morte e reencarnação, CronosTs, penso q há algo sim depois da morte. Acho q a mente, os pensamentos, não deixam de existir nunca! Digo isso não baseado em religião alguma. Como já disse, não pertenço a nenhuma fé religiosa.
    Eu tbm não discarto a reencarnação, acho possível q isso ocorra, o q seria bastante interessante.

    Obs. Kd o Jorginho? Saudades dos posts dele, eheheheheh…

  • joao Paulo:

    _Parabens,CronosTs eu so posso te parabenizar por ter uma mente tão fértil, eu até agora não vi tal feito, muito criativo, em pensar que quem pensava que os cristão é que tinham mente fértil em, vc se saiu melhor nisso.meus parabens lindo e maravilhoso.

  • Patrix:

    Pois bem, desde o início, em meus primeiros comentários, coloquei meu ponto de vista, e, “choveu” críticas.
    Antes que apareça mais “uns” cheio de pedras nas mãos prontos para me ofender, deixemos bem claro:
    Nós ateus, céticos, acreditamos naquilo que pode ser comprovado. De uma forma mais resumida, na ciência.
    O que é a ciência “tio”? Talvez vc´s me perguntem….
    Ciência,do Latim scientia,o que significa “conhecimento”, refere-se a um sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, ou seja, busca-se o conhecimento pelo estudo ou pela prática.

    Vocês ( religiosos) se baseiam na FÉ. Mas o que significa fé???
    Fé, do Latim fides, o que significa fidelidade. É a convicção de que algo seja verdade, SEM NENHUMA PROVA de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que se deposita neste algo ou alguém.

    “A fé se relaciona de maneira unilateral com os verbos acreditar, confiar e apostar, isto é, se alguém tem fé em algo, então acredita, confia e aposta nisso, mas se uma pessoa acredita, confia e aposta em algo, não significa, necessariamente, que tenha fé. A diferença entre eles é que ter fé é nutrir um sentimento de afeição, ou até mesmo amor pelo que acredita,confia e aposta.”

    Volto a dizer, se vc´s amam o que para nós não existe,isso não é problema nosso, se vc´s cultuam seres mitológicos, isso não é problema nosso. Começa a se tornar um problema para nós, essa pregação forçada que vocês andam fazendo e esse preconceito deslavado que vc´s tem.

    Se querem que eu acredite no que vc´s acreditam, ótimo, é extremamente simples, vc´s provam que EXISTE e eu terei fé!

    Uma boa tarde a todos!

    Por isso digo-vos: “Não jogueis pérolas aos porcos…” Prefiram as ovelhinhas, elas são muito mais fáceis de enganar!

  • CronosTs:

    Paullin,

    Admiro esse seu geito de pensar, vc não é alienado nem ligado a a igrejas nem líderes religiosos, logo isso mostra que não é manipulado por eles, diferente da maioria religiosa. Então sobre o seu imaginar eu chamo de teoria. Sabe como surgio a religião para mim ?

    Inicio:

    Tudo começou quando um homen quiz escrever um livro sobre o mundo, mas o fez de uma forma muito vaga, caga o suficiente para não ser totalmente clara. Nesse livro ele quiz explicar coisas que nem ele mesmo sabia descrever, então utilizou “Figuras de Linguagens” que chamarei de metáforas. Depois de criado esse livro passou pela mão de várias pessoas, cada uma implementava e adicionava novos fatos, fatos esses passados e presentes, como foi “corrigido” por mais de uma pessoa o mesmo foi se distorcendo aos poucos a ponto de ficar extremamente complexo, mas não menos vago. Com esse efeito a biblia é comparada a filosofia GNU, na qual todo mundo colabora e corrige os erros que nela contem, sendo assim, somando todos esses aspectos mais o aspecto da atualização a biblia foi ficando cada vez mais convincente, convincente o suficiente para manipular pessoas com pouca capacidade de compreenção ou até mesmo pouco estudo. Após a criação da igreja católica, apenas os padres e monges tinham acesso a esse livro, então ele foi mais uma vez distorcido e atualizado, fazendo-o ainda mais convincente, só que cometeram um erro grave, que foi usar esse livro para “ESCRAVISAR” a população principalmente os pobres e a massacrar e matar todos aqueles que ia contra a igreja, fazendo isso e ainda por cima influenciando a polita e a gestão de outros Reis.

    Daí eu pergunto, vc confia na Bíblia ? Ou apenas acredita em um Deus qualquer que vc pensa que criou o mundo ? Ou ainda pior, não se conforma que quando morrer já era, não tem reencarnação, nem ceu, nem nada disso que tantos falam ? Ou só gosta de pensar nele por se sentir protegido, proteção essa que se perdeu quando cresceu e percebeu que seus pais não podiam o proteger de todo o mal e que estava sozinho no mundo, mesmo que rodiado de pessoas ?

    Enfim, axo que esse Deus que vocês tanto falam serve apenas para preencher um vazio e seus peitos e esse vazio foi criado pela percepção real do mundo no qual vocês se encontram, afinal de contas é mais facil pensar que existe alguem ali te olhando, te ajudando, lhe dando condições ao invés de encarar a realidade e ver que vc não passa de mais um e nada mais, assim como qualquer coisa que tenha vida nesse e entros planetas. Essa é minha forma de pensar, talvez não agrade a todos, mas, ao meu ver, explica o porque de tantas pessoas necessitarem de um Deus para a vida fazer sentido.

  • Paullin:

    CronosTs. Acreditar, ter fé sem ter provas daquilo que você crê, é o mesmo que imaginar. Então eu imagino um ser criador, que apenas iniciou “O Processo”. Pronto! Para por aí, entendeu?
    Se é ao deus bíblico que você se refere como ser mitológico, também o vejo dessa forma. Não tem nada a ver com Bíblia a minha crença em uma força criadora. É que o amor que eu sinto pelos meus filhos não pode apenas ser resultado de combinações aleatórias ocorridas através dos bilhões de eras como você crê e logo imagina. Esse é o meu pensamento!
    Não vou à igreja cultuar um ser imaginário, e pedir-lhe bênçãos. Não sinto falta disso nem um pouco, e sou muito feliz desse jeito.

  • CronosTs:

    O que deixa vocs tão cegos a ponto de acreditar nesse ser mitológico ? Axa dificil que conbinações aleatórias criem um mundo? Dificil é um ser ter criado tudo isso! Se bobiar voces nem sabem como se da a evolução de uma espécie….. é tão ridiculo que chega a ser engraçado. E sabe qual é a pior parte ? É que nem eu nem o PAtrix ofendemos ninguem, olhem os tópicos anteriores para comprovar, apenas fizemos criticas a RELIGIÂO e a esse ser mitológico que vocÇes acreditam tão cegamente. Querem tanto defender ele, se matem em prol da religião…. to brincado gente, não façam isso ou se igualarão ao padre voador.

  • joao Paulo:

    Anonimo, desde o principio, falei disso,pois de que me adianta postar o que postei sem citar a figura dele, pois tudo no mundo gira em torno da vida do filho de Deus, e a última figura antes do fim deste sistema de coisas, e a destruição dos personagens espirituais será por execusão dele.

  • joao Paulo:

    _A crença por si só, não revela a fé, portanto não pode beneficiar a pessoa de ser salvo, porque esta escrito que a fé sem obras esta morta, mas o fato é que a ciencia teve um papel muito importante nas mudanças de forma geral, os cientistas como Ainstem tinha uma fé que o talvez se possa dizer, em um Deus abstrato, que não se relacionava com as religiões ou com as pessoas, e de forma geral com a criação que ai esta apenas fez e deixou ai, mas de certa forma acreditava em algo, e defendia este ponto dele pessoal, levando equivocadamente a pensar que ele era religioso, mas é importante entender que a fé se baseia em experiencias não vividas em coisas impossiveis de testar, este é um meio que a ciencia busca para se certificar de algo realmente existe ou não, e isso é o que o criador quer que de fato cremos nele sem le nos dar nada como prova real de sua existencia, que quem o buscar ter de busca-lo pela fé sem ele ter que provar nada,aliás com relação a ele afirmaçao biblica é que só é possivel que ele seja provado só no quezito o quanto ele é bom, mas mesmo assim de nada adianta pedir para nos enriqueser de bens materiais é somente em assuntos espirituais, eu particularmente pude comprovar isto, o grande rei Salomão pode pedir algo a ele e ao invés de pedir riquezas lhe pediu conforme tambem esta escrito sabedoria para governar,com isso setornou um sábio rei conforme narrado, essa faceta de crensa como a de Ainstem esconde um forma de não se envolver com religião, e com a biblia, o medo destas pessoas normalmente esta no fato de pensar que a biblia pode esta errada ou dar margem para várias interpletações que no meu entender não confere, assim sendo é melhor para elas ficarem em cima do muro, que para o criador tambem não o satisfaz, mas pesquisando a fundo o ponto de vista dos ensinos das religiões, percebi que alem de exageros por causa das interpletações equivocadas, tem a questão de manter a lei mosáica em as mais diversas crenças que é a lei abolida com a vinda do messias, pegam dela alguns costumes não cristãos, com isso sem se darem conta rejeitam o ensino de Cristo, o ensino das tres pessoas da Santissima trindade é um ensino falso pois não foi extraido da biblia, o inferno de fogo tambem não é ensinado como em várias religiões, mas quando se absorve um bom conhecimento é possivel manter uma linha ajustado com o ensino verdadeiro, eu me questionei muito questionei outros mais conhecedores que eu, e aprendi muito para que hoje pudesse filtrar de todo tipo de vão ensino ligadas ao evangelho.

  • Jorginho:

    Patrix e outros, vcs estão na página errada.
    Devo pegá-los pelas mãos e levá-los para:
    https://hypescience.com/vaticano-afirma-que-teoria-da-evolucao-e-compativel-com-o-criacionismo/
    Putz! Até isso tenho que fazer?
    Embora, saiba que estou apenas fazendo uma sugestão, tá?
    Se desejarem participar de forma ativa, acredito que não seja preciso dizer – sejam educados.
    Pois há espaço de sobra na ”velha e confortável arca!”

    Para continuação do tema, respeite a condição exposta.
    Pois do contrário, simplesmente irei ignorar.

  • ANONIMO:

    PATRIX E CROMOS TS VOCES AINDA NÃO SE CONVERTERAM??? E QUE O JOAO PAULO JA SE CONVERTEU.NAS PRIMEIRAS PALAVRAS NO INICIO ELE MOSTROU SER AGNOSTICO E AGORA JA FALA EM JESUS.

  • CronosTs:

    Se eu soubesse como foi criado a primeira matéria, essa discurção ja haveria acabado a tempo… :-).

  • Patrix:

    João Paulo
    “A ciencia e a prova de que Deus existe”?????
    Sem mais comentários, prove!
    Me criticaram, ficaram alegrinhos por terem me “calado”??
    Só estou aguardando as provas, que os amigos afirmam existir…
    Vamos…cobra falante, Adão e Eva, Deus…
    Estou no aguardo!

  • IXI:

    Esse povo se estressa de varde!

  • Paullin:

    É João Paulo, muitos, e cada vez mais cientistas no mundo inteiro declaram sua crença num criador. Que fique claro, isso não quer dizer que estão se tornando cristãos e passando a crer na Bíblia e suas estórias fantásticas. Apenas percebem que seria impossível a complexidade dos seres vivos ter surgido após combinações aleratórias disso com aquilo.
    Deus, Alá, Jeová, Odin, Tupã… São tantos nomes para essa mente maravilhosa, responsável por tudo que há. Prefiro chama-la só de “o Criador” mesmo.

  • joao Paulo:

    _A ciencia e a prova de que Deus existe, andam juntas pois ninguem duvida de que tudo surgiu de um Big-bang,estão perpetuando um assunto esgotado pois nem ciencia explica de forma simples de como surgiu a matéria sendo que surgiu de um unico ponto no universo, mas estranho ouvir isso com tanta matéria no espaço tendo surgido de um único pontinho, basta! pra que procurar pêlo em ovo se ninguem prova nada a ninguem, o que temos sobre Deu? são acontecimentos precisamente descritos no livro sagrado e fatos que sugerem a altenticidade deste livro que apesar de ter sido escrito por cerca de 44 homens tem elemento bastante consistentes com seu conteúdo, acontecimentos descritos nele, e este mesmo livro revela ter tido o criador como mentor, e não foi de forma alguma idealizado por um mero mortal, em contraste com o que revela este livro e os fatos ocorridos ate agora mostra quão fidedigno é seu conteúdo.

  • Paullin:

    Bom, concordo que pra toda obra tem que ter um autor. Beleza.
    Voltamos então àquela velha discussão. Não se podem explicar como surgiu o big-bang, da mesma forma que não se podem explicar como surgiu Deus. A resposta mais utilizada é que ele sempre existiu. A esfera hipercompacta, ou átomo primordial, tabém pode se dizer que tabém sempre esteve lá, por que não?
    Então, como muitos outros mundo a fora, concordo com a seguinte solução:
    O criador criou, mas não se sabe a partir de que, o primeiro átomo. Então assistiu de camarote as consequências de sua criação.
    No meu entendimento, além do criador, a matéria e o tempo sempre existiram. Eis a verdadeira “Santíssima Trindade!” Junção de ciência e fé! O nada é q nunca existiu.

  • Jorginho:

    CronosTs, o que eu disse está no sentido mais profundo.
    O que vc diz,são resultados comuns e é necessário um conjuntos de coisas e de certa forma bem explicáveis.
    Digo criação do princípio das coisas.
    Grato por sua participação e participe sempre.

  • joao Paulo:

    O que os próprios cientistas dizem
    Muitos cientistas não vacilam em declarar que acreditam num Criador. Embora tenham uma vaga idéia sobre quem é Deus, alguns deles mesmo assim concordam que a evidência aponta para um Projetista inteligente. Observe os seguintes comentários:
    Como cientista, vejo o mundo em minha volta e observo mecanismos de engenharia com uma complexidade tão notável que chego à conclusão de que há um projeto inteligente por trás de tal ordem complexa. ”
    — ANDREW MCINTOSH, MATEMÁTICO, PAÍS DE GALES, REINO UNIDO…A complexidade da natureza indica claramente que existe um Criador. Cada sistema físico e biológico, quando compreendido, mostra incrível complexidade. ”
    — JOHN K. G. KRAMER, BIOQUÍMICO, CANADÁ…………………“ A ordem no mundo vivo é muitíssimo evidente. Foi estabelecida por uma Força superior que eu pessoalmente chamo de Deus. É nesse sentido que a fé está de acordo com a verdade científica e a completa, em vez de contradizê-la, fornecendo um entendimento mais simples do Universo. ”
    — JEAN DORST, BIÓLOGO, FRANÇA………………………….“ Não consigo imaginar o Universo e a vida humana sem um começo inteligente, sem uma fonte de ‘afeto’ espiritual, que se encontra fora da esfera da matéria e de suas leis. ”
    — ANDREY DMITRIYEVICH SAKHAROV, FÍSICO NUCLEAR, RÚSSIA……“ Cada animal é, de certa forma, projetado especialmente para se ajustar ao ambiente específico em que vive. Não posso deixar de atribuir a complexidade de tal projeto a um Criador, em vez de a forças evolucionárias movidas ao acaso. ”
    — BOB HOSKEN,BIOQUÍMICO, AUSTRÁLIA

  • CronosTs:

    jorjinho,

    Isso depende, como vc considera um possivel autor, um ser unicelular ? (não sei se esta escrito certo) Ou ele deve ter um minimo de inteligência ? Pode ser qualquer coisa ?

    Veja o grand Canyon, muita gente axa ele uma obra de arte e pelo que me consta nenhum humano o esculpio, ele foi apenas o resultado da erosão causado pela água. Então sim, acredito em obras sem autores! A aurora boreal (mais uma vez, não verifiquei a ortografia) é linda e é totalmente formada por tempestades solares, tem um autor ? Depende da resposta logo acima, mas para mim não, é apenas resultado de mais um fenômeno, que é a fusão de hidrogênio que ocorre no Sol.

    Ps: Para anonimo e religiosos magoados.

    Nós não os ofendemos, veja no tópicos anteriores, em momento algum levantamos a palavra para vocês, apenas fizemos criticas com base em nossos conhecimentos e, algumas vezes, citando artigos cientificos. Agora, se vocês se ofenderam….. paciẽncia, isso é a democracia.

  • joao Paulo:

    _Não vou deixar de opnar mesmo sem respostas e sem interesse de ninguem, este site ja disse antes é democratico, queiram ou não vou me expressar, se te ofende,ou incomoda paciencia, pede aos dirigentes dele para me espulsar, ou simplesmente não dê a minima pro que eu falo, e ta td bem.

  • anonima:

    obrigada privado…muito obrigado mesmo… por falar a verdade,e por conseguir por os ateus no seu devido lugar e principalmente fechar a boca do patrix e joao paulo,sem mais

  • Jorginho:

    Tenho alguns colegas ateus e a diferença que nos cercam é meramente a crença ou a falta da mesma… e, muitos deles, volta e meia se auto questionam como qualquer um de nós!
    Muitos deles tornaram ateus por ver tantas injustiças…
    e nada parece favorável a dignidade e a moral.
    Tudo parece parecem correr as soltas!
    Outros pediram antecessão por um filho(caso real)e por não ser atendido; criou uma batalha contra o Criador.
    No tocante às igrejas/escândalos, trazendo decepção e criando descrença.
    Outros baseiam numa ciência que diz sermos obras da natureza e que, de início tudo começou de uma‘’sopa molecular’’ em conjuntos com descargas elétricas.
    Nesse caso desprezando a ação de um autor… que para mim não há obra sem autor.
    Outros são ateus por modismo, principalmente as junvetudes agnóstico, que desejam viver a soltas, sem princípio que os reprimam…

    Enfim, há aqueles que são e não tem uma sustentação para sua descrença…
    Talvez por não haver interesses em querer provar à razão para sua descrença… e, esses são natos; vivendo independentes de conceitos -apenas são!

    Tenho debatido como muitos ateus e no final acabamos nos tornando amigos ou tolerando ao outro.
    Portanto,não tenho inimizades com eles.
    Apenas deixo algumas perguntas que sei que eles não conseguem responder, que é:
    Uma obra pode existir sem um Autor?
    Fora isso,são pessoas(os verdadeiros ateus)de dignidade e grande moral,vivendo socialmente como qualquer um de nós. São pessoas amorosa e comum a qualquer pessoa.
    O que não devemos admitir(ambos os lados)é extrapolamentos. Pois isso contraria o conceito de ”Viva e deixe me viver!”

    Abraço e que D-us(*)nos possam conscientizar que somos todos irmãos, originados na mesma raiz.
    Sem ofensas!(*)

  • privado:

    caro joão paulo, e caro patrix acho que voces ja falaram demais e estão a cair no ridiculo, só prova que a materia é verdadeira voces estão estressados,voces tiveram muita audiencia o patrix foi muito polemico,mais acabou voces ainda não deram conta que estão a falar sozinhos?ainda nao deram conta que os crentes vos ignoraram e nem estao ai para voces? voces ja ouviram o ditado que quem fala demais da bom dia a cavalo.da licenssa!

  • joao Paulo:

    _Um fator ainda mais preciso, é de que os apóstulos precisavam passar adiante todo conhecimento adquirido para que as pessoas tambem gravasse com maior precisão, usavam parábolas para fixar bem nas mentes e enteder os propósitos de Deus,e não porque as pessoas tinham pouco conhecimento como declarado aqui, criticam muito a biblia chamando de história do paasado e inverídica mas não a conhecem de Fato.Um exemplo é a parabola do “semeador”, para cada um entender em qual cituação estava perante o serviço de divulgação e aquele que ouvia sobre a salvação e evangelização.

  • joao Paulo:

    Insultos aqui é brincadeira, é em mais quantidade que areia no oceano, mas eu ja estava preparado pra isso e pra mim não é novidade pois conheço pessoas que reagem mal com fato “Deus”, pois por causa da falta de calor humano a biblia disse que o amor de muitos esfriaria, ate mesmo com relação a Deus, infelismente entrei neste site pensando que o máximo que eu apreciaria seria manifestação de pessoas descrentes com ataques com todo tipo de agressão, o que não me incomoda em absoluto, mas pessoas aparentemente conhecedoras da palavra me surpreendeu com comportamento de rebate de forma tambem agressiva inclusive não mostrando claramento o dever Cristão não suportando pressão, até paresce que Deus quer pessoas que servem a ele por impulso obrigação, na real os que a ele interessa são somente os que o quer servir incondicionalmente, então não vejo motivos pra guerra, tem de prosperar a paz de qualquer forma, infelizmente imterpletar o pensamento do criador é um tanto limitado pra quem não absorve o conhecimento exato nescessário, apesar de ter sido um pouco áspero em algum momento foi devido a correções que tive de fazer, acusando de pouca massa celebral, mas no fundo sem desejo de ofender ninguem, apenas como força de expressão, mais estarrecedor pra mim do que ter dialogado com ateu é ter visto um dito cristão bater boca com ele e ate ofender, pra mim este site me ajudou muito com relação a meu livro e um avalição significativa no comportamento geral no contexto da criação divina, tudo me lembrou o passado entre moisés e o povo Hebreu que constantemente questionava a liderança de Moisés e Arão, sem levar em consideração que se decidiu não por voto e sim pela sua vontade de que Moisés é que seria o lider ate a chegada da terra prometida, então este não poderia sob nenhuma hipótese ser questionado ou se questionaria a Deus por tabela, as consequencias deste comportamento foi desastrosa para aquele grupo, Deus fez surgir uma fenda sobre seus pés, e foram engolidos vivos para dentro da terra da mesma forma que ele fez no passado eu queria entender se faria de novo pois ja imagino a escala de pessoas que o rejeitam de forma cabal, e de fato percebi, que ele fará mesmo se Cristo voltasse hoje, pois temos que sempre responder pelas nossas ações, se compramos em um loja um certo par de tenis ou uma roupa um relógio caro podemos de alguma forma caucular os riscos desta escolha pessoal, que um bandito pode pensar que tem muita grana e levar embora e até tirar a vida caso resolva reagir. Os resultados de um ação hoje pode refletir no futuro, pois a postura individual determinará como iremos chegar e se chegaremos, mesmo sendo Deus misericordioso, terá pleno direito de executar a sua justiça, para honra e grória de seu nome.

  • Patrix:

    Responderei suas indagações sarcásticas com muito prazer caro Fernandes.
    Sinto em lhe desapontar, mas o Universo é muito vasto para ser medido com uma régua escolar, por essa razão, utilizam-se outros meios, assim como, o efeito Doppler.
    (Por favor, não gargalhe ainda)

    O Efeito Doppler funciona mais ou menos assim ( não quero cansar o amigo com o emaranhado de fórmulas matemáticas e muito menos utilizar uma linguagem muito complexa):

    “O espectro (intensidade de radiação transmitida, absorvida ou refletida) da luz dessas galáxias chega até nossos telescópios e espectrômetros ( é um instrumento que tanto difunde a luz quanto a exibe para estudo) apresentando um desvio para o vermelho. Se a velocidade com que a galáxia se afasta for realmente grande, a luz que ela envia e chega até nós terá um desvio para freqüências mais baixas, do mesmo modo que o som de uma buzina se afastando fica mais grave.”

    Neste caso, se a galáxia ou corpo está se afastando nós, o tom percebido é o avermelhado.
    Se o galáxia ou corpo está se aproximando de nós, o tom percebido é o azulado, pois as ondas estão sendo “comprimidas”, na parte da frente do corpo, as quais possuem menor comprimento e, por conseqüência, maior freqüência.

    (Espere…)

    Esta é uma maneira de medir a velocidade e distância das demais galáxias com relação à nossa.

    Mas já que o amigo citou o Hubble:

    “NGC 3021 é uma galáxia espiral localizada na direção da constelação de Leo Minor. Possui uma declinação de +33° 33′ 15″ e uma ascensão recta de 9 horas, 50 minutos e 57,2 segundos.
    A galáxia NGC 3021 foi descoberta em 7 de Dezembro de 1785 por William Herschel.”
    Fonte :Wikipedia

    “A Galáxia espiral NGC 3021, foi uma das diversas galáxias que sofreram explosões de supernovas tipo 1a observadas recentemente pelos astrônomos.
    A observação dessas supernovas ajuda a “medir a taxa de expansão do Universo”, a constante de Hubble.
    Além disso, o telescópio Hubble ajudou a apurar com maior precisão o comportamento das estrelas variáveis cefeidas (é uma estrela gigante ou supergigante amarela) nesta galáxia, destacadas em círculos verdes nos quatro quadros.
    As estrelas variáveis cefeidas pulsam em uma freqüência que é associada matematicamente ao seu brilho intrínseco (Que existe por si mesmo). Tal fenômeno faz delas a ‘vela padrão’ ideal para a medição das distâncias intergalácticas. As Cefeidas são usadas para calibrar também outro ‘marco de milha’ que pode ser usado nas galáxias mais distantes, as supernovas tipo 1a.”

    Fonte: NASA, ESA e A. Riess (STScI/JHU)

    (Espere, mais um pouco…)

    Sobre o Big Bang

    “A mais forte evidência de que ocorreu o Big Bang foi obtida em 1992, pelo satélite americano Cobe. Ele captou radiação gerada pela explosão e distribuída de modo mais ou menos uniforme pelo Universo. Mostrou também que há diferenças de temperatura no céu – pequenas, mas reveladoras. É nas áreas mais quentes, registradas em vermelho na imagem do satélite, que a matéria espalhada pelo Big Bang teria se aglomerado, formando as sementes das galáxias.”

    Fonte: Superinteressante

    É Fernandes… O velho Doppler estava correto, afinal de contas.

    (Se for conveniente, pode gargalhar agora.)

  • CronosTs:

    Fernandes,

    Mostrar meus erros de portugues não vai fortalecer seus argumentos contra minhas idéias. Mesmo assim valeu a correção, vai ajudar no ENEN…srrrssrsrsrsr

    Vamos a discursão:

    “Por exemplo na parábola, o emissor pode usar de figuras e termos de compreensão inferior(mas acessível), para criar analogia e permitir o entendimento de realidades superiores(que seriam complicadas). Ou seja, é facilitar a transmissão de ideias e conhecimentos elevados, por isso Cristo muito usou para revelar coisas altas àqueles que ainda não dispunham de conhecimento intelectual suficiente.”

    Isso não me parece nada do que foi dito, muito pelo contrário, essas “Figuras de Linguagens” que você fez questão de citar, apenas complicou mais o entendimento, pois como ja falei anteriormente causa diferentes interpretações como no artigo citado abaxo.

    “JUSTAMENTE! Igualmente a nós, vocês explicam, explicam, mas não provam!”

    Não provamos ? Pra você acreditar terei que levar você pra morar no espaço rapaz ? porque pelo que me consta a prova está nas galáxias que afastavam-se uma das outras a uma taxa proporcional à distância entre elas, o estranho é que pra quem crê tão cegamente em uma biblia não deveria ser muito dificil acreditar nisso. Veja Einstein, ele foi um dos principais ciêntistas da história, ele criou uma “constante cosmológica” por achar essa idéia tão absurda quanto você e advinha ? Ele estava errado e admitiu isso! Não irei entrar em detalhes sobre esses calculos ou sobre Einstein, se quizer saber mais pesquize sobre o assunto, ou compre um livbro di Física!

    “Agora, quer dizer que o mau testemunho de alguns religiosos confere autoridade para alguns cientistas esbanjarem uma dinheirama em projetos fadados ao nada?”

    Não, quer dizer que o direito que os religioso tem em gastar rios de dinheiro para manter seus lideres religiosos em suas casas, mansões, carros luxuosos e até igrejas tambem vale para os ciêntiastas, ao menos os cientistas procurar responder algo ao inves de pregar uma enganação que sequer contem alguma prova fixa, muito diferente da expansão do universo criticado por você. E digo mais, se ao invez de gastarem construindo uma igreja em cada esquina, investisse-mos na educação já teriasmos deixado de ser pais de 3º mundo a muito tempo!

    “…pois bem, se você pesquisasse na bíblia sagrada…”. E se você estudasse um pouco de fisica, não criticaria a a expansão do universo que deixou de ser teoria a muito tempo!

    “Eu lhe aviso Cronos: você como ateu é dos mais fracos que já vi!”. E daí ? Não to aqui para provar nada, não sigo nada cegamente, ao contrários de outras pessoas….

    “Foi para isso que fui comissionado pelo Mestre Jesus!”. E ele chegou e falou isso pra você ? Ou simplesmente leu um livro que dizia isso ? Ou pior, apenas faz o que o pastor/padre lhe manda ? Se foi Deus, manda ele da uma passada aqui em casa, preciso ter um lero com ele…ahuauhauhauhauhauhau

    Ps: Fico feliz em discutir em alguem do seu nivel intelectual, pena que é guiado tão cegamente por um livro escrito a muitos anos atraz em outra lingua e traduzido de forma incorreta! E delírio é pensar que o mar se abriu, que uma nuvem de gafanhoto é uma praga divina e que a água virará sangue.

  • Patrix:

    sely
    LUTAR por Jesus????
    Vc luttaria por Che Guevara?
    Talvez por Luiz Inácio Lula da Silva???
    Vc´s são muito ingênuos, e já provaram que são incapazes de interpretar corretamente os textos aqui colocados…

  • joao Paulo:

    _O conceito, deixar se levar por lideres religiosos é um conceito detestável ate mesmo para Deus, pois quem conhece, sabe que nossa lampada para os pés é a sua palavra e sabedoria, contidas nas escrituras, esta escrito: “O homem tem dominado homem para sua própria destruição” e tudo que é sagrado tem de ser provado”.

  • CronosTs:

    Para todos os religiosos,

    A Biblia se torna bastante convicente por causa das metáforas e dos textos vagos que ela contem e isso causa diferente interpretações para quem lê, juntando isso em um país em que temos alanfabetos que sabem ler (pessoas sem capacidade de interpretar o texto corretamente!) temos isso que vemo aí. Isso quando eles se dão ao trabalho de ler a Bíblia, porque geralmente apenas repetem o que o padre diz.

    Já que os religiosos gostam tanto desse site, leiam esse post:

    https://hypescience.com/22537-deus-nao-e-o-criador-afirma-estudiosa-da-biblia/

  • CronosTs:

    “CronosTs, vc esta realmente ciente do que diz? sabes o que comeu hoje? que dia é amanhã? quantos dedos tem nas mão? de onde vem o ovo? de quantos anos tem? tem certeza de não é nenhum extra terrestre?”

    Sim, Nada de anormal. Sengundo a data do seu post quinta. 5 em cada. Qual deles ? Existem tantos…..Tenho 18 pq ? A menos que você seja meu pai, eu acredito que não!

  • CronosTs:

    ANONIMO,

    Guerra santa ? Santos e Pecadores ? Quem são os santos ? Vocês ? Porque se for, segundo as suas própias crenças, acabou de cometer um pecado, então deixe de falar besteiras e vá cumprir penitencias, caso contrário vc vai para o inferno…..hahahahahahahahahahhahahah

  • CronosTs:

    Ok Mercia, agora que o mal entendido foi resolvido, então que continuemos a conversar, mas sem baixar o nível, afinal de contas, somos pessoas civilizadas.

  • sely:

    patrix,triste mesmo são voces que M e glorificam o futebol.ao contrario de nos que estamos cá para salvação humana a dar a a vida e lutar por jesus.

  • AntiAteus:

    patrix triste é saber que as pessoas como voce por ai ainda(mais por pouco tempo).as pessoas não são ingenuas são crentes,muito menos são manipulados por religiões e por homens,mais sim por jesus… comportamos como povo fiel do seu pai por ele fizemos tudo até M. mais vale fazer isso por ele do que voces que M por fotebol.

  • Patrix:

    E para a torcida organizada de Cristo vai mais uma:

    Vocês consideram nós ateus como algo detestável, não é?

    Então sugiro que vocês vivam de sua fé, se curem através da fé, se alimentem pela fé, se vistam pela fé, se locomovam pela fé, comentem aqui
    através fé, não usem meios eletrônicos!!!

    Pois saibam, muitos “ateus” desenvolveram os medicamentos que vocês usam hoje, muitos “ateus” melhoraram a
    qualidade de vida de vc´s e muitas outras pessoas através da ciência. O cristianismo nos tratava como hereges
    no passado, por simplesmente estudar e conhecer algo além do que era imposto.

    Nós acreditamos no que pode ser comprovado, e vc´s creêm no que “tradição” religiosa afirma ser verdade, mas
    na hora do aperto, na hora que a fé de vc´s “falha”, vc´s recorrem às soluções criadas por ateus!?
    Não estou generalizando, sei que muitas pessoas da ciência acreditam em folclore ( e isso é problema deles),
    porém, quero que entendam que se quiserem discutir conosco, ao menos tenham provas concretas, não joguem palavras ao
    vento como “jingles” de campanha eleitoral.

    Não quero medir força com vc´s e muito menos “convertê-los” ao ateísmo, só quero que pensem muito bem antes de
    utilizar esse “preconceito” esdrúxulo para com nós ateus.

    Ah, e ainda não obtive as provas da existência de um Ser superior, Adão e Eva e da cobra falante…

  • Patrix:

    REALMENTE renderson, Você foi extremamente CURTO em seu comentário!!!

    Tão CURTO, que não sabe nem CONTAR… 4 palavrinhas???
    É triste saber que as pessoas são ingênuas porque querem, se deixam manipular por líderes religiosos e se comportam como torcidas organizadas de futebol….

  • Patrix:

    Querida colega MERCIA

    Observe:

    SELY em 9/08/2010 -“…PENSEM PENSEM.S NÃO V~EO ARDER”

    SELY em 12/08/2010 – “…ESTAMOS NOS ULTIMOS DIAS”

    GUSTAVO / 12.08.2010 “PATRIX e ateus do mundo inteiro, deviam lavar a boca antes de falarem dessa senhora educada sely…”

    gustavo / 13.08.2010 “…patrix só uma pergunta se te enfiarem um t… na boca…”

    Agora eu lhe pergunto,você entendeu o que leu, ou simplesmente fez como faz sempre que lê a sua bíblia? Interpreta e contorce a coisas de sua maneira!?

    Observe o que eu disse:

    Patrix / 17.08.2010 ” Agora, vc´s me aparecem falando que o “FIM ESTÁ PRÓXIMO”, “LAVE A SUA BOCA”, “VAI QUEIMAR”… ”

    É lamentável, mas estamos em um país democrático… Passar bem dona MERCIA E GUSTAVO!

  • Fernandes:

    Para Cronos e… PATRIX também (na carona)
    .
    Finalmente reconheces tua fé! Finalmente, reconhece-te como um ser que tem o abstrato junto ao concreto! Já é um bom sinal!
    .
    Agora presta atenção pela 3ª vez nesse debate (eu disse TERCEIRA VEZ) eu não discordo da ciência que trata de questões sociais no sentido de solucionar ou melhorar a condição de vida do ser humano. Sabe por quê? Simplesmente porque é uma consequência natural do nosso dia-a-dia. Ademais, existem “n” cientistas cristãos, entre os quais, muitos premiados e renomados (você deve saber disso né?)
    .
    REPITO: na bíblia existem citações médicas, astronômicas, financeiras, administrativas, etc. (Você leu isso?) Ou seja, tudo isso faz parte do caminhar da humanidade. Sempre será necessário investir em educação saúde, tecnologia, etc. O problema é a ciência fantasiosa, fictícia, intangível sim. Usarei o comentário do seu “irmão na fé”, o PATRIX, o qual disse: “Não creio que o a teoria do Big Bang seja fictícia. Afinal, temos evidências. A “simples” expansão do Universo e o deslocamento de galáxias inteiras comprovam isso” (sic). Ora, ora, ora: “expansão do Universo” e “deslocamento de galáxias”???? Eu exijo agora: PROVE-ME! Onde estão os registros da localização da galáxia X que foi para o local Y ??? Quem foi ao início(?) do Universo há 100.000 anos atrás, medindo-o, e por esses dias chegou ao fim(?) do Universo para comprovar sua “expansão”? Consegue inventar algo para responder ou não? Vai nos mostrar fotos do Hubble? Justamente na época em que o PhotoShop está bombando? Até eu posso criar/montar fotos de galáxias inteiras (rs rs rs). Vai nos trazer um emaranhado de fórmulas matemáticas (artigos científicos são todos claros e objetivos para qualquer um entender ??) Só gargalhando com uma dessa viu (rs rs rs)!
    .
    >>> Quanto às metáforas da bíblia (lembrando ainda que há simbologias, parábolas, etc) são as chamadas Figuras de Linguagem. Estudaste Português??? São formas de expressão de ideias, no sentido de facilitar ou enriquecer uma conversação. Por exemplo na parábola, o emissor pode usar de figuras e termos de compreensão inferior(mas acessível), para criar analogia e permitir o entendimento de realidades superiores(que seriam complicadas). Ou seja, é facilitar a transmissão de ideias e conhecimentos elevados, por isso Cristo muito usou para revelar coisas altas àqueles que ainda não dispunham de conhecimento intelectual suficiente.
    .
    Você disse: “Nos ateus sempre procuramos explicar todo o aspecto do assunto e não fazemos simples abordações” (sic). JUSTAMENTE! Igualmente a nós, vocês explicam, explicam, mas não provam! Sabe por quê? Porque são TEORIAS, pensamentos e, muitas vezes, delírios!
    .
    PS: não existe o termo “abordações” usado por você, e sim ABORDAGENS!
    .
    Você disse: “Quanto ao gerador LHC, o papa vive onde e as custas de quem ? E os pastores ? Padres ? As igrejas ?” (sic). Covardia mais uma vez, pois você sabe muito bem que em momento algum eu me escondi na personalidade de nenhum homem – meu refúgio e fortaleza é o Deus Jeová.
    .
    Agora, quer dizer que o mau testemunho de alguns religiosos confere autoridade para alguns cientistas esbanjarem uma dinheirama em projetos fadados ao nada? Isso não é nada coerente!
    .
    Olha rapaz, entenda uma coisa: da mesma maneira que vocês céticos apresentam uma enorme dificuldade em compreender as coisas espirituais, nós, que “permitimos” sermos tocados pelo sobrenatural de Cristo, somos avessos às fantasias dessa ciência manipulada e beligerante!
    .
    É muito fácil essa posição de utilizar o erro dos outros para se esquivar das respostas. Você lembrou dos líderes religiosos que causam escândalos; pois bem, se você pesquisasse na bíblia sagrada, veria que existe um “dispositivo penal” que prevê dura punição aos que cometem tal ato (Mateus 18:6-7), diferentemente da cultura científica que permite tantos cientistas enriquecerem fazendo utopia para jovens curtirem umas ideias astronômicas, olvidando as coisas mais básicas da vida, as quais se encontram justamente dentro de nós.

    >>>>> Eu lhe aviso Cronos: você como ateu é dos mais fracos que já vi! E o Patrix… pior ainda!
    .
    Melhor mudar de rumo! Quebre a dureza do teu coração e aceite sua dependência não de mim nem de pastores, mas de Cristo Jesus! Aprenda dele, Confie nele! Dê uma chance para si mesmo, converta-se a quem tudo pode, converta-se a Jesus Cristo! Isso não é ser fraco, é reconhecer em si suas limitações!
    :
    PS Eu, faço proselitismo sim. Foi para isso que fui comissionado pelo Mestre Jesus!

  • Paullin007:

    Eheheheheh… Incrível a persistência desses crentes. Se espalharam nos posts do hyperscience.com como praga!
    Putz! Isso aqui é um site sobre ciência. O que religiosos procuram aqui, além de brigas, contenda?
    Se pra tudo existir precisa-se de um criador, então quem ou o quê criou Deus?
    “Não é que eu não acredito. Eu sei que não existe!” – Paullin

  • joao Paulo:

    CronosTs, vc esta realmente ciente do que diz? sabes o que comeu hoje? que dia é amanhã? quantos dedos tem nas mão? de onde vem o ovo? de quantos anos tem? tem certeza de não é nenhum extra terrestre?

  • CronosTs:

    João Paulo, Quem foi que disse que cristo morreu por você ? Quem foi que disse que Cristo existiu ? Até hoje, pelo que eu saiba, nunca se provou que houve sequer uma pista dele! Até o santo grau comprovaram que foi lá pro ano 300 (Deus viveu 300 anos e depois foi crusificado ?). Então sim, não só eu mas você tambem, vamos para uma lápide gelada. Mas se assuste, deopis de uma morte cerebral não se sente nada…..kkkkkkkkkkkkk

  • CronosTs:

    Mercia, Não sou o Patrix. E para provar:

    Me add em uma dessas para podemos conversar, adoraria discutir assuntos religioso com você. Ao contrário do que você falou, AINDA não baixei o nivel, é que os religiosos ficam cegos quando suas crenças são testadas!

  • CronosTs:

    Olha Fernandes acho que agora você me ofendeu. Me chamou de hipócrita (ta escrito certo ?), manhoso e escorregadio. Não sei os outros, mas não pratico nenhuma forma de Proselitismo, só quero mostrar que existe outro lado da história que religioso nenhum gosta de falar!.
    Sabe porque acredito na ciência e não em um livro com o nome de Bíblia ? Porque os artigos ciêntificos são claros e objetivos o suficiênte para qualquer um com escolaridade mínima entender (salvo algumas exceções), muito diferentes da Bíblia que fala através de metáforas e é vaga o suficiênte para se obter diversas interpretações!
    Não sou hipócrita, mas acho que há uma grande diferença entre a fé Ateu e a fé dos religiosos, é tanto que não deveriamos nem chamar de fé Ateu, sabe porque ? Porque quando uma teoria é comprovadamente incorreta simplesmente paramos de acreditar nela, e ao contrário do que você pensa não acrteditamos cegamente em tudo que nos falam, o exemplo disso é não acreditar em Deus.
    Nos ateus sempre procuramos explicar todo o aspecto do assunto e não fazemos simples abordações como “…..Foi asssim porque Deus quiz…..”. Já vocês Religiosos não aceitam que suas crenças estejam erradas e seu ultimo post mostra isso!
    Quanto ao gerador LHC, o papa vive onde e as custas de quem ? E os pastores ? Padres ? As igrejas ?
    Hipócrita é aquele religioso que não segue aquilo que acredita que são as doutrinas, sejam elas religiosas, evangélicas ou seja lá qual for sua religião.
    Enrriquecer com a fé alheia é pior que um triplo-homicídio (não sei se está escrito certo)!
    E se não fosse essas experiencias que custam BIlhões, ainda estariamos na idade da pedra. pois assim como a igreja, você pensa que honrar e crer em Deus é suficiente, pois toda experiencia ciêntifica sempre foi tida como extravagante! Foi assim com o transplante de coração.
    Só espero que esse seu pensamento não nos leve à mais uma guerra religiosa, como essas que ocorrem até hoje, entre palestinos e Isrraelenses (…preciso de aulas de portugues).

    Ps: Sobre meu nick, sabe por que Cronos ? Porque ele foi despedaçado pelos seus filhos. Mas relaxe, isso é só mitologia, igual ao cristianismo! E por ultimo. mas não menos importante veja aqui um exemplo de seus lideres religosos:

    http://mundocanibal.uol.com.br/index.php?conteudo=episodios&id=955

  • Patrix:

    Caro Fernandes
    É muito bom poder debater um assunto desses com alguém como você, mesmo que haja diferenças…;)

    Sei que seu comentário foi para o colega CronosTS, mas observei o seguinte: “..ciência especulativa e fictícia – aquela que Holywood gosta – que sugere uma Teoria Big-Bang e uma Teoria do Evolucionismo apenas para confrontar o criacionismo…”

    Não creio que o a teoria do Big Bang seja fictícia. Afinal, temos evidências. A “simples” expansão do Universo e o deslocamento de galáxias inteiras comprovam isso.
    Evolução: Comecemos por algo pequeno, um simples vírus. Lhe pergunto, o que ocorre todo o ano com nosso querido e amável vírus da gripe?
    Ele muta!
    Essas mutações no decorrer de gerações e gerações de uma mesma espécie é, o que é considerado evolução.

    Já o amigo quer ferir nosso intelecto com a teoria do “criacionismo”??? Quer dizer que o Mundo tem só 6000 mil anos???
    Me desculpe, mas o que dizer dos fósseis???

    Concordo com você, ter fé é fundamental, mas PENSAR para mim é muito mais importante.
    Enquanto os crentes depositam as suas esperanças na FÉ, nós ateus, não esperamos, nós FAZEMOS!

  • Patrix:

    Não entendi Mercia ou Gustavo!?
    CronosTs?
    Não, acredite ou não, não somos a mesma pessoa… verdade, não preciso utilizar destes artifícios para discutir a respeito de um assunto..

  • Patrix:

    É, consegui provar que há controvérsias no título utilizado na matéria…
    Mas respondendo aos admiráveis leitores de meus posts…
    MERCIA ou GUSTAVO!? Eis a questão!
    Porque em vossas cabeças, acreditam ser inconcebível alguém não acreditar em um Ser superior???
    Como já disse, não mato, não roubo, não violo criancinhas (como muitos líderes religiosos ou cantores pop), pago meus impostos,etc… Enfim, faço tudo de acordo com o que a sociedade impõe, agora, sou “crucificado” por não seguir ideologias folclóricas e primitivas???
    Não sou um ATEU fanático como o colega FERNANDES citou, apenas coloquei meu ponto de vista e fui criticado… e como DISCUTIR FAZ BEM ( Tô promovendo o Blog…)decidi entrar “nessa dança”.
    Mas concluí que os crentes não discutem, eles agridem…

    Deus para vc´s é um SER superior… para mim, EU SOU MEU PRÓPRIO DEUS… e pouco me importo das críticas que virão dos amigos fanáticos…
    Acreditar ou não em um Deus, é uma opção , que só quem escolhe, sabe o que faz…
    Agora, vc´s me aparecem falando que o “FIM ESTÁ PRÓXIMO”, “LAVE A SUA BOCA”, “VAI QUEIMAR”… a única coisa que sugiro para que terminemos esse “combate” de ideologias… PROVEM A EXISTÊNCIA DE UM SER SUPERIOR!!! PROVEM QUE DESCENDEMOS DE ADÃO E EVA!!! PROVEM QUE A SERPENTE OS ENGANOU!!! APENAS PROVEM… citar a bíblia ou o que o pastor ou padre falaram como referência não é válido!
    Ao menos EU tenho argumentos que comprovam que a teoria do Big Bang é válida, assim como, a evolução….

    Um boa tarde de reflexão para vc´s! 😉

  • Fernandes:

    CronosTs (Cronos – na mitologia: deus do tempo – superstição? Misticismo?? – que incoerência!!!)

    Pois bem, há muito tempo, vez ou outra, deparo-me com ateus do seu tipo: MANHOSO E ESCORREGADIO, esquivando-se das questões levantadas, entrando logo com subterfúgios ou evasivas e sempre, eu disse sempre, deixando de comentar e exaurir as argumentações que lhe foram atiradas. Sabe como se resume tal comportamento: covardia e incapacidade!

    Vou repetir! Vou repetir! Vou repetir!

    >>>>> 1º Para se acreditar em teorias (teoria = fato não comprovado, não acontecido, apenas pensado ou no máximo projetado) É PRECISO TER FÉ! Você entendeu essa verdade incontroversa? Então me diga, existe alguém que não tenha fé? Claro que não!

    2º: Preste atenção rapaz! Eu disse e repito: a ciência que cria medicamentos, desenvolve conceitos tecnológicos, melhora o conhecimento da fisiologia, cria mecanismos jurídicos, sociais e administrativos para uma sociedade melhor, NÃO É desprezada pelos verdadeiros religiosos, posto que em qualquer religião, considera-se a necessidade do ser humano evoluir.
    Se você leu a bíblia com um mínimo de atenção, pode ter visto que nela contém citações astronômicas, citações médicas, citações de gestão de processos em administração, finanças, etc. Assim, ser estudioso da bíblia sagrada é, antes de tudo, uma riqueza humana.

    3º: Agora, o que é bem diferente, é a ciência especulativa e fictícia – aquela que Holywood gosta – que sugere uma Teoria Big-Bang e uma Teoria do Evolucionismo apenas para confrontar o criacionismo que, diga-se de passagem, veio muito antes do evolucionismo; uma ciência que cria a Teoria das Cordas, apenas para encher mais a linguiça do Big-Bang, e que gasta bilhões viajando pelas utópicas galáxias, enquanto a realidade nua e crua de uma humanidade sem amor e sem misericórdia definha por falta de investimentos em saúde e educação. Você sabe quanto custou o Reator de Partículas LHC? Estima-se que algo em torno de U$ 8 bilhões. Agora pense quantas comunidades mundo afora poderiam ser efetivamente beneficiadas com esta quantia se aplicadas nas reais necessidades. Apoiar uma utopia científica como essa em detrimento às necessidades latentes da humanidade, é no mínimo ser um hipócrita, seu CronosTs!

    4º: Como criticar o intangível da fé religiosa, se a fé de suas teorias são tão intangíveis quanto o credo dos protestantes, católicos, etc? Responda-me sem evasivas? Não seja apenas tendencioso, comprove!

    5º: Responda-me: Como pode ateus criticarem tanto as religiões se esses mesmos ateus fazem proselitismo tão descaradamente? Como criticam tanto as religiões pela suposta manipulação dos pastores, padres, etc, quando esses mesmos ateus, se descabelam defendendo os autores das mais absurdas teorias científicas? Isso não é uma relação de mestre e discípulo? Isso não é uma relação de pastor e ovelhas? Claro que é! Responda-me sem evasivas!

    6º: Tantos ateus que se dizem céticos para religiões, são fiéis seguidores de teorias científicas completamente inacessíveis aos milhares de ateus secundaristas que fugiam das aulas de matemática e física! Explique-me isso! Não seria, como disse você seguir uma fé cegamente (rsrsrs)

    7º: Os ateus perdem-se na sua loucura e, no mínimo, se mostram tão semelhantes aos que criticam, quando demonstram a necessidade de cada ser humano em buscar um modelo de comportamento, uma explicação plausível para nossa existência, enfim, as minhas necessidades como ser humano não são diferentes das suas, porém, cada um decide em qual “historinha” acreditar… eu prefiro a história que tem começo, meio e fim, que tem coerência em toda a sua estrutura, aquela que faz sentido quando olhamos uns para os outros e vemos nossas limitações; minha esperança está em Cristo Jesus!!! A ele toda glória, todo louvor, toda honra, para sempre, amém!

    8º: PS. Não passe por cima das questões! Não seja evasivo, mostre dignidade nas suas réplicas!

  • joao Paulo:

    CronosTs se vc pensa desta forma que no final de td se termina em uma lápide gelada, tem todo o motivo do mundo para pensar deste modo, pois sem fé absoluta nas esperanças de resurreição esta certo sim de pensar, pois Cristo não veio morrer por nada ele não deu sua vida perfeita para que acabassemos cedo ou tarde numa lápide esquecidos, por isso é nescessário cre, para que se enxergue um pouco mais do que esta vida curta que passamos aqui, do contrário eu só posso te dar toda razão.

  • Renderson:

    Eu naao acredito que existam reportagems assim, a bíblia diz que acreditemos em aparições, a Sombra de Samuel apareceu a Saul aí nao fala disso na matéria, fala??? acho que nao
    Se voce eh ateu vai ver que quando morrer jesus dirá aos que creeram:- vinde a mim bem aventurqados que é essa sua morada, e aos mals dirá: – apartavos de mim malditos para o fogo eterno.
    A bíblia raz cristo no CORAÇÃO

  • MERCIA:

    patrix eu pensei 2 vezes se lhe respondia ou não porque ja estou a baixar meu nivel respondedo voce,mais como diz o ditado quem cala consente aqui vai a resposta de seus argumentos…nao estou de sacanagem nem tenho idade para tal sou relialista e lhe fiz uma pergunta que voce nem soube responder só mostra que esta cheio de duvidas isso é mau rsrs…trouxas não são os que acreditam mais sim aqueles que duvidám…quanto aos meus erros na escrita sou humano e é normal que tenha feito e quem nunca fez que atire a primeira pedra, antes isso do que voce que comecou os comentarios como “PATRX” não aguentado de ser escolachado e perder a razao discutindo com os crentes se esconde e aparece como “CRONOS TS” esta na cara que é voce sou não vé quem não quer ou quem é cego,e faça um favor não mude o artigo ele é bem claro pensar em deus acalma os crentes e estressa os ateus como voce prova disso esta a vista.adeus

  • CronosTs:

    Fernandes,
    Quando vc morrer vai pra onde ? Prum lixão, esgoto ou uma lápide ? Ter fé é acreditar naquilo que é humanamente impossível, e sobre nossas teorias você deveria relevar pois é e sempre foi atravès dela que encontramos a evolução e melhorias para a sociedade, e não através dessa fé preconceituosa na qual só serve para acalmar a angústia de saber que todos nós cedo ou tarde vamos para uma lápide e nada mais. Então pare de criticar a ciência pois ela não o critica ela apenas expõem teorias, já a religião apenas expõem doutrinas para pessoas mediocres e com mente fraca seguí-las cegamente. Se gostar de ciência é ser Ateu fanático, então todos os ateus são fanaticos. Mais uma vez digo: Viva a ciência e o bom senso!

  • CronosTs:

    João Paulo, Você é o pai do papa que morreu o João paulo 2 ?(brincadeira)

    O oxigênio que nós respiramos só tera limite se acabarmos com a atmosfera e com as plantas! Afinal de contas “Nada se cria ou se Destrói, Tudo se transforma”! E o que está em expansão é o Universo e não as materias existentes nela! E mais uma coisa ele está em expansão a mais de 15 bilhões de anos, então, não me preucupo com isso, pois antes de chegar ao ponto que você falou provavelmente já teremos encontrado uma solução ou pior já não existiremos mais.

    E quanto ao seu evangelho, se todo o mundo adotar ele Fu%$#, porque lá só tem dízimo e preconnceito assim como toda a religão. Viva a ciência e ao BOM SENSO, pois somente com eles encontraramos a evolução e todas as respostas para o mundo.

  • Fernandes:

    Dileto Patrix,
    Com a devida permissão – sem ela vai também – você é um completo e inconfundível ateu fanático, daqueles que destilam veneno, ódio, e principalmente distorções de idéias num rastro tão pernicioso quanto covarde! Quer discutir com um evangélico sobre o que? Big-Bang? Evolução? Teoria das Cordas (ou teoria das supercordas)? Pois bem, sobre o que quer que seja, eu adianto uma verdade incontroversa: seja para os seus argumentos que na maioria absoluta não passam de teorias – só lembrando: teorias, seja para os meus argumentos que lastreados por experiências pessoais nalgumas vezes são perceptíveis por alguns observadores – ainda que intangíveis como no caso dessa pesquisa objeto do post, é preciso ter fé! É isso mesmo: acreditar no INVISÍVEL Big-Bang, tão longe na história – por acaso já existia história? É necessário ter muita fé, assim como acreditar na evolução do macaco para o Homo Sapiens, é preciso, além de fé, um tremendo mau gosto, da mesma maneira, acreditar em um ser superior inteligente e poderoso o suficiente para ter controle sobre as coisas criadas, é preciso ter fé também, porém lhe digo uma outra frase com efeito incontroverso: a fé dos crentes produz esperança nesta vida e numa perspectiva de vida eterna, enquanto a fé dos ateus, no máximo, os levam para uma sepultura com lápide de marfim e caixão de ouro… triste esperança! Eu quero mais do que “quinze minutos de fama” neste mundo corrompido pela ignorância do sobrenatural, eu quero mais de Deus na pessoa de Cristo! “Disse o néscio em seu coração: não há Deus” (Slamos 14:1a)

  • joao Paulo:

    CronosTs, busque compreender que o oxigenio que vc respira tem limite pois é envolto no nosso planeta, sabemos por meio da ciencia que a matéria no universo esta em constante expansão, e isso significa que vai chegar a um ponto que não haverá absulutamente nada que se possa enxergar após atrvessar toda a matéria no universo, se estou errado alguem me corrija, então se não existe mais nada existe então apenas o vácuo e o que pode haver além deste vácuo?. vc esta tentando entender algo além da compreenção exite coisas que estamos limitados a entender e se buscar entender irá a completa loucura, não existe ciencia para isso.

  • joao Paulo:

    _posso afirmar que esta conversa sobre ciência e religião é bastante empolgante pena que tem comentários que mal da pra lê pelo sarcasmo que não leva a nada produtivo, e pessoas dizendo que me ofendi com o que ele disse nossa… eu não estou esteressado e ou preucupado em saber quem acredita ou não em um ser superior, e muito menos me importo com o que ele diz sobre isso ou venha a fazer, apenas valorizo um diálogo sadio com quem pode ao menos ser ameno e expô de forma adulta sua opnião, e despreso o sarcasmo sem me sentir ofendido dirijo para um diálogo em um nivel equilibrado pois sou ciente das minhas responsabilidades nisso, e percebi que aqui tem uns poucos assim que esclarece bem e expõe de forma inteligente o seu raciocinio, pois os zombadores sâo os mais covardes quando percebem que fez a coisa errada, mas td bem era de se esperar pois no livro de Mateus ou São Mateus, diz claramente sobre a abundância deles no cenário dos últimos tempos, alguns poucos acabam se tornando uma pessoa de fé, outros repugnantes até a morte, mas se de fato alguem sente pena, deve sentir ele mesmo dele, porque ele tem de se preucupar em salvar a sua própria pele e não os outros se preucupar, cada qual tem de prestar contas de suas ações se morrer e conseguir a dádiva de voltar para o juizo final que nem todos alcançaram, pode se dizer o seguinte é verdadeiro milagre ter tido esta chance, mas como eu não posso julgar deixo a cargo do meu superior, mas podem desabafar a vontade se quiser pois estou ciente de como devo viver aqui, pois estou em uma missão para a eternidade, mas lamento quando alguem chorar por não ter alcançado a graça de Deus neste mundo atormentado.

  • joao Paulo:

    _É, César tudo é muito relativo, o fato de vc adotar uma crença religiosa nada tem a ver com viver mais, mas tem de entender que quando, resolve seguir uma doutrina faz-se ajustes e estes ajustes é que acaba tirando o individuo dos vícios que podem interferir numa vida duradoura, mas em resumo a esperança não é de que se viva neste sistema que esta quase no seu fim, e sim na nova ordem que será estabelecida aqui mesmo na terra segundo os evangelhos.

  • Rosângela:

    Que artigo polêmico Natasha.
    Eu faço a linha “religião e política não se discute”.
    Leio, analiso e aprendo um pouco mais com alguns “comments or… not”. 😉

  • Patrix:

    Caro GUSTAVO tenho 5 argumentos para vc:

    1. Não baixei o nível com vc , então, antes de sair falando bobagens, trate as pessoas com respeito.

    2. Ou vc está de sacanagem ou é algum tipo de militante evangélico cristão que acredita em diabinhos e anjinhos!?
    Vc fala em Deus, prega o amor e é incapaz de fazer o que prega???…Então se acredita no capeta, ele está muito mais próximo de você do que imagina!!!

    3. Eu confio em mim mesmo e minha capacidade, não preciso ter seres imaginários ou líderes religiosos para afogar minhas mágoas e frustrações.
    O que me motiva é a conquista familiar e material, não almejo o céu, o paraíso ou a Geena ardente (acha que desconheço suas lendas???)…prefiro deixar isso para os trouxas que acreditam!!!

    4. Corrija o seu texto antes de enviar!!!

    5. Está comprovado:”Pensar na ciência acalma os ateus e estressa os crentes”

  • gustavo:

    patrix só uma pergunta se te enfiarem um t… na boca por falar demais e ser ignorante quem voce chamaria para lhe socorrer,e judar,ou lhe dar uma forca para acalmar seu espirito.a deus ou os seus demonios que eu vejo que tem muitos em sua vida. voce nem conhece deus.tenho pena de voce.capeta esta te usando cuidado.

  • Patrix:

    CronosTs
    (complementando a sua teoria irônica)

    Quem criou Deus, foi o homem primitivo, o qual não sabia explicar o pq de muitas coisas do ambiente que o rodeava…
    Então, se o homem criou Deus, e Deus criou tudo,pode-se concluir que o homem é superior à Deus!?

  • CronosTs:

    Seguindo a lógica dos Religiosos, se foi Deus que criou o mundo então quem criou Deus ? Afinal de contas o mundo não veiu de uma explosão né ? (ironico)!

  • joao Paulo:

    _
    biggis, o big-bang não é questionado se houve ou não ouve, a questão é…houve pelas mãos de um criador ou mero acaso.

  • joao Paulo:

    _Isso me parece absolutamente lógico porque existe forças totalmente opostas e isso gera muitas discursões, só não pode haver acaloramento exessivo, pois cristãos tem de entender que não se pode resolver questões com a guerra e nem tão pouco quer Deus, que o servimos por obrigação, e sim pelo amor.O sr. Disse, “todos que me servem terão de me servir como espirito e verdade, assim não é obrigatório servir a um Deus sem poder ve-lo e nem tocar, apenas pelo entendimento e ele busca tais pessoas.

  • Patrix:

    GUSTAVO E SELY..

    Pelo amor da evolução!!!

    Por qual motivo vc´s alegam que tudo TEVE um CRIADOR?
    Fico impressionado com a incapacidade de um “crente” pensar. Larguem a bíblia e leiam matérias científicas…
    Já ouviram falar do Big Bang? Se já ouviram, virão com a famosa teoria do “e quem fez o Big Bang?”
    Já ouviram falar da evolução das espécies? Ou é uma matéria proibida para “crentes”?

    Se vc´s possuem suas crenças, ótimo, orem, sejam escravos de um ser folclórico, paguem suas promessas.. e sejam felizes no kkkkk paraíso, feito exclusivamente para os seres humanos, a única coisa viva que interessa à Deus nesse Universo…

    … Ou comecem a raciocinar e vejam que vossos umbigos, não são o centro do Universo!!!

  • GUSTAVO:

    PATRIX e ateus do mundo inteiro, deviam lavar a boca antes de falarem dessa senhora educada sely… ja vi que voces são homems das afirmacões,agora pergunto se não acredita que foi deus que fez o ceu e a terra então “QUEM FEZ?”acha que foi obra da mão de um homem?acha que é possivel um homem fazer?acha que veio do nada?acha que foi feito pelos escravos ou indios?ou foram os ateus que fizeram a terra?se calhar foi vosso pai né rsrsrs.me poupem.

  • SELY:

    PERDOA DEUS A TODOS OS PATRIXS E ATEUS DESSE MUNDINHO QUE VIVEMOS QUE ELES REALMENTE NÃO SABEM O QUE DIZEM…EU PELO MENOS SEI QUE TENHO MEU LUGAR GUARDADO NUM SITIO MARAVILHOSO ENQUANTO VOCES HAAA NEM QUERO NEM PENSAR ESTA QUASE, ESTAMOS NOS ULTIMOS DIAS AINDAM VÃO A TEMPO DE SE CONVERTEREM.SEM MAIS!!!

  • Patrix:

    SELY!

    Não , eu não afirmei que fiz o céu o mar, mas faço coisas maravilhosas…kkkkkkk…
    e muito menos afirmo que um ser mitológico as tenha feito!
    Isso apenas complementa que a pesquisa acima citada é válida, porém, vale-se salientar que os crentes também ficam irritados quando a situação é contrária…
    E digo mais… acreditar num ser mitológico é desconfiar de sua própria capacidade! Ame seu deus, siga a ele… apenas evite de tentar pregar a graça do seu senhor deus para os que não tem o mínimo interesse… “não jogue perólas aos porcos”… prefira os cordeirinhos.. eles acreditam em qualquer coisa de olhos fechados!

  • Ateu!:

    Isso é especialmente válido se vc mora ao lado de uma igreja evangélica com culto e musica em altos berros! Uma ex-namorada minha que o diga!
    Os crentes saem relaxados e os vizinhos estressados, ateus ou não! :O(

    Isso é especialmente válido pra mulheres sozinhas e solitária. É comum vc nesses cultos escutar gritos de Aleluia muito parecidos com os que vc ouve numa transa. Prazer sem culpa!
    Orgasmos em nome do Senhor! :O(
    O interessante é que a maioria das mulheres nem se dão conta disso. Mas é comum vc escutar coisas como “saio da igreja completamente relaxada” e coisas do tipo!
    Viu, dona Sely!

  • biggis:

    o mesmo acontecerá se expor aos religiosos coisas tais como big bang, evolução etc… talvez muito deles vão reagir da mesma forma que os ateus reagiram a coisas como religiao ou deuses…

  • Alex:

    Como falou o Felipe, nenhuma novidade até aqui… Pessoas que acreditam que a vida delas dependem de um ser abstrato são mais felizes sim… Já leram Freud em ‘O futuro de uma ilusão’? é uma ótima pedida de leitura. Essas pessoas atribuem seus pseudo-problemas a esse ser imaginário, assim qualquer um é feliz, afinal elas forma a situação ideal nos seus pequenos entendimentos de mundo e tudo se “resolve”. É como o futebol para os brasileiros, as pessoas dizem “nós ganhamos”, mas não ganharam M#### nenhuma. Vale ainda algumas coisas básicas:
    1) A ignorância é a mãe da felicidade: Quanto menos vc sabe, mais feliz você é. Menos você tem que pensar.
    2) Pão e circo para o povo: Enquanto você está achando que futebol ou um ser imaginário é importante, tudo que realmente importa é deixado de lado… e mais uma vez vc não precisa pensar, causando um bem estar absurdo.

    Taí minha opinião.

  • SELY:

    PERDOA MEU JESUS ELES NÃO SABM O QE DIZEM.PATRIX AS COISAS MARAVILHOSAS CEU,MAR,ARVORES,FOI VOCE QUE FZ,NÃO ME FAÇA RIR,CESAR JA OUVIO FALAR QUE BOCA FECHADA NÃO ENTRA MOSQUITO.PENSEM PENSEM.S NÃO V~EO ARDER.

  • Patrix:

    Sou ATEU, sou FELIZ, uso meu tempo para coisas produtivas e família, não mato, não roubo, não tenho medo de ser punido por um Ser folclórico,etc…

    Ainda que, os religiosos se preocupem em ir para o céu ou paraíso… Enfim, acho que se as pessoas se preocupassem mais em ler a legislação brasileira ao invés da bíblia, aí sim , teríamos um Brasil melhor… 😉

  • César:

    “Por exemplo, há evidências de que pessoas religiosas vivem mais tempo e tendem a ser mais felizes e saudáveis.”

    Hmmm… Não é bem assim no original:

    “Although not unequivocal, there is some evidence that religious people live longer and they tend to be happier and healthier”

    A tradução correta é “existem evidências, que poderem ser equivocadas, que pessoas religiosas tendem a viver mais tempo e ter vidas mais felizes e saudáveis.”

    Tudo muito vago, e bem ao gosto dos religiosos…

  • Felipe:

    É claro que os religiosos são mais felizes, afinal, a ignorância é uma bênção.

    A vida é muito mais simples se vc joga todo o peso de suas responsabilidades e fracassos em outra pessoa (mesmo que ela seja um “deus”), pois assim, se vc não conseguiu aquele emprego, foi prq Deus tem outro plano pra vc e não prq vc não se preparou o suficiente. Se vc sofre uma perda na família ou fica doente, foi prq deus está te pondo à prova e quis assim, não prq o mundo é um lugar cheio de riscos e dor.

    Além do mais, pessoas simplistas tem mais oportunidade de serem felizes (ou se dizerem assim) prq se contentam com pouco, enquanto pessoas mais complexas tem planos maiores, ambições maiores e consequentemente mais difíceis de se alcançar.

    Mas mesmo vivendo em um mundo onde sei que estou sozinho, ainda prefiro assim, pois saber que está sozinho sempre é melhor que descobrir que está sozinho, prq geralmente quando descobrimos isso é na pior hora e da pior forma.

    Além do mais, não preciso acreditar que deus vai me ajudar ou me dar conforto, pra isso tenho meu cachorro Zé Boneco. 😀

    Abraços a todos!!!

Deixe seu comentário!