Estudo diz que sutiã mais atrapalha do que ajuda

De acordo com um estudo conduzido por Jean-Denis Roullion, pesquisador de ciência esportiva do Centro Hospitalar Universitário de Besancon, na França, sutiãs não oferecem nenhum benefício em termos de apoio à mama.

Os resultados da pesquisa mostram na verdade o oposto: havia uma elevação de 7 milímetros nos mamilos das mulheres que não usavam sutiãs. Segundo o cientista, os sutiãs podem reduzir a circulação e o tom da mama ao longo do tempo.

“Nossos primeiros dados confirmam a hipótese de que o sutiã é uma falsa necessidade”, disse Rouillon ao portal France Info. “Medicamente, fisiologicamente, anatomicamente, o peito não se beneficia de ser privado de gravidade, em vez disso, ele enfraquece”.

A comparação

O estudo durou 15 anos e envolveu 330 voluntárias entre as idades de 18 e 35 anos. Os pesquisadores mediram seus seios e registraram quaisquer alterações ao longo do período do estudo.

As mulheres que não usavam sutiãs tinham uma vantagem de 7 milímetros. Seus seios também eram mais firmes, e suas marcas de estrias desapareceram. Também não havia evidências de que os sutiãs ajudassem a se livrar da dor nas costas.

Os pesquisadores acreditam que usar sutiãs impediu o crescimento do tecido mamário, o que levou à deterioração dos músculos que suportam os seios. Se você não usa sutiã, os músculos ficam mais elaborados.

No entanto, nem todo mundo deveria simplesmente jogar os seus sutiãs fora. Roullion afirma que uma mãe de 45 anos de idade que já usou sutiã toda a vida pode não ver nenhum benefício se parar de usar agora agora, porque o estudo não envolveu mulheres mais velhas que 35 anos.

Mais pesquisas

As mulheres que apresentaram melhora na elevação do mamilo foram as mulheres que escolheram, por vontade própria, não usar sutiãs, de modo que não foram forçadas a fazer isso pelo estudo.

Outro médico que não fazia parte da pesquisa afirmou que a remoção do uso do sutiã poderia realmente aumentar a produção de colágeno e elasticidade, o que levaria a uma elevação nos seios.

Enquanto a pesquisa é muito interessante, os cientistas advertem que os resultados são preliminares e a amostra pode ser pequena para dizer que o sutiã é nocivo a todas.

Para concluir, os pesquisadores acreditam que mais pesquisas devem ser feitas sobre o uso do sutiã. [Diply, CBSNews]

Por: Natasha RomanzotiEm: 15.12.2016 | Em Comportamento, Principal  | Tags:  
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votos, média: 4,14 de 5)
Curta no Facebook:

0 resposta para “Estudo diz que sutiã mais atrapalha do que ajuda”

Deixe uma resposta