O que acontece quando alguém cai dentro de um vulcão ativo? [vídeo]

Publicado em 25.06.2012

A realidade é bem mais dramática que a ficção, ao menos nos filmes onde o vilão cai em um lago de lava superaquecida.

Um experimento realizado em 2002 no vulcão ativo Erta Ale, da Etiópia, mostrou que uma fonte de lava fulminante é o que surge logo que um saco com cerca de 30kg de lixo de um acampamento, é jogado da borda da sua cratera em um lago de pedra derretida.

Certamente não seria nada agradável, mas neste cenário é bem possível que apenas o impacto já fizesse a maior parte do trabalho; a queda foi de 73m de altura.

Mesmo que alguém sobrevivesse e permanecesse consciente o lago flamejante acabaria com tudo de uma maneira inconcebivelmente dolorosa, em apenas poucos segundos, com um magnífico chafariz de lava. A hipótese é que a água contida no material orgânico estaria evaporando violentamente causando o turbilhão. [Daily Mail, YouTube]

Autor: Marcelo Ribeiro

Amante do mergulho e da fotografia (com exceção das da própria cara), repudia exercício físico, mas faz mesmo assim; talvez para ganhar alguns anos a mais com a família, talvez por masoquismo. Escreve no HypeScience desde 2008.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

15 Comentários

  1. alguem se dispõe a cai la dentro pra nos dar uma visão perfeita de como é cair dentro de um vulcão????kkkkkk vamos la pessol….em nome do entretenimento!!!!!,,,,

    Thumb up 12
  2. Aos 21 segundos o cinegrafista dá uma tremida. Deve ter pensado: “Vai entrar em erupção”.

    Thumb up 7
  3. “inconcebivelmente dolorosa”? E por acaso haveria tempo de sentir dor? A lava não destruiria o corpo instantaneamente, antes mesmo do sujeito sentir qualquer coisa?

    Thumb up 6
    • Não seria instantaneamente,você ia queimar um pouco antes :3
      A não ser que você desse um pontasso,aí com a cabeçada ja morria :3

      Thumb up 6
  4. Eu não ia querer cai aí… Eu acho que se um ser humano caísse aí demoraria uns 1,3 segundos para desencarnar, pois a temperatura é tão alta, que evaporaria nossas moléculas aquosas quase instantaneamente, como foi explicado no fim do artigo.

    Thumb up 3
  5. Nossa, fico imaginando como seria o turbilhão se jogassem uma grande quantidade de lixo!!

    Thumb up 9
  6. Os excessos de lixo existentes no mundo, digo aqueles que duram uma eternidade para se decomporem, poderiam ser depositados em algumas crateras de vulcões ativos, com isso diminuiria a poluição em nosso planeta!
    Seria viável essa minha colocação!

    Thumb up 37

Envie um comentário

Leia o post anterior:
6tahai
Como estátuas gigantes teriam ‘andado’ até seus locais atuais [vídeo]

Como as pirâmides do...

Fechar