O que acontece quando alguém cai dentro de um vulcão ativo? [vídeo]

Publicado em 25.06.2012

A realidade é bem mais dramática que a ficção, ao menos nos filmes onde o vilão cai em um lago de lava superaquecida.

Um experimento realizado em 2002 no vulcão ativo Erta Ale, da Etiópia, mostrou que uma fonte de lava fulminante é o que surge logo que um saco com cerca de 30kg de lixo de um acampamento, é jogado da borda da sua cratera em um lago de pedra derretida.

Certamente não seria nada agradável, mas neste cenário é bem possível que apenas o impacto já fizesse a maior parte do trabalho; a queda foi de 73m de altura.

Mesmo que alguém sobrevivesse e permanecesse consciente o lago flamejante acabaria com tudo de uma maneira inconcebivelmente dolorosa, em apenas poucos segundos, com um magnífico chafariz de lava. A hipótese é que a água contida no material orgânico estaria evaporando violentamente causando o turbilhão. [Daily Mail, YouTube]

Autor: Marcelo Ribeiro

Amante do mergulho e da fotografia (com exceção das da própria cara), repudia exercício físico, mas faz mesmo assim; talvez para ganhar alguns anos a mais com a família, talvez por masoquismo. Escreve no HypeScience desde 2008.

1. alguem se dispõe a cai la dentro pra nos dar uma visão perfeita de como é cair dentro de um vulcão????kkkkkk vamos la pessol….em nome do entretenimento!!!!!,,,,

2. Aos 21 segundos o cinegrafista dá uma tremida. Deve ter pensado: “Vai entrar em erupção”.

3. “inconcebivelmente dolorosa”? E por acaso haveria tempo de sentir dor? A lava não destruiria o corpo instantaneamente, antes mesmo do sujeito sentir qualquer coisa?

• Não seria instantaneamente,você ia queimar um pouco antes :3
      A não ser que você desse um pontasso,aí com a cabeçada ja morria :3

4. Eu não ia querer cai aí… Eu acho que se um ser humano caísse aí demoraria uns 1,3 segundos para desencarnar, pois a temperatura é tão alta, que evaporaria nossas moléculas aquosas quase instantaneamente, como foi explicado no fim do artigo.

5. Nossa, fico imaginando como seria o turbilhão se jogassem uma grande quantidade de lixo!!

6. Os excessos de lixo existentes no mundo, digo aqueles que duram uma eternidade para se decomporem, poderiam ser depositados em algumas crateras de vulcões ativos, com isso diminuiria a poluição em nosso planeta!
    Seria viável essa minha colocação!

6tahai