O universo em um clique

Por que 1o de abril é considerado o Dia da Mentira?

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 31.03.2011 as 20:15

Share

Engraçadinhos do mundo todo estão ouriçados. Já está na hora de pensar nas formas de enganar seus amigos e parentes porque, afinal, o dia 1o de abril está chegando. Mas por que essa data é chamada de Dia da Mentira em tantos países diferentes? Na verdade, ninguém sabe exatamente quando nem onde, e muito menos por que essa tradição começou.

Ao que parece, um surto vertiginoso de brincadeiras coincidia com a chegada da primavera no hemisfério norte desde o tempo dos romanos e celtas, que comemoravam a época com grandes festivais. As primeiras menções de um Dia de Todos os Bobos (como era chamado anteriormente) vem da Europa na Idade Média.

Alguns ligam o dia da mentira à mitologia romana, especialmente a história de Ceres, deusa da colheita, e sua filha, Proserpina. Plutão, deus dos mortos, raptou Proserpina e a levou para morar com ele no submundo. A menina chamava por sua mãe, mas Ceres só conseguia ouvir o eco da voz da filha e a procurava em vão. Tais “recados de bobos” se tornaram um piada popular na Europa nos séculos posteriores.

A teoria mais difundida sobre a origem do dia da mentira é a mudança de calendários no final do século 16: do juliano para o gregoriano, que está até agora em uso. De acordo com o calendário juliano, o Ano Novo era comemorado durante a semana entre 25 de março e 1o de abril, mas sob o calendário gregoriano, a festa foi transferido para, evidentemente, 1o de janeiro. Aqueles que não foram notificados da mudança, ou teimosamente mantiveram a antiga tradição, eram muitas vezes ridicularizados e alvo de brincadeiras no período em que antigamente se festejava o Ano Novo: para nós, 1o de abril.

Na França, os brincalhões costumavam colocar peixes nas costas de quem celebrava o velho costume. As vítimas da brincadeira ganharam o nome de “poisson d’avril”, ou “peixe de abril”. Mas a teoria não pode explicar porque a tradição das brincadeiras se espalhou para outros países na Europa, mesmo aqueles que só adotaram o calendário gregoriano mais tarde.

Na Escócia, as piadas do dia da mentira eram conhecidos como em “april gowks”, outro nome para o pássaro cuco. As origens dos bilhetinhos de “Me Chute” supostamente nasceram da tradição escocesa dessa data.

Em tempos mais recentes, estações de rádio, programas de TV e sites começaram a pregar peças em seus ouvintes, telespectadores ou leitores. Uma das piadas mais notórias aconteceu em 1957, quando a BBC divulgou um documentário mentiroso sobre a colheita anual do espaguete na Suíça, protagonizado por uma família arrancando fios de macarrão das chamadas “árvores de espaguete”. Na época, a massa ainda era considerada uma iguaria exótica na Grã-Bretanha. Muitos ouvintes foram tão enganados que eles queriam saber como obter espaguete das suas próprias árvores do quintal.

No dia 1o de abril de 2007, a mundialmente famosa ferramenta de busca Google anunciou seu novo serviço: Gmail Paper. Os usuários do serviço de email gratuito poderiam salvar e-mails em arquivos, que o Google iria imprimi-los gratuitamente e enviá-los de volta por correio. Em 2009, o Google convidou as pessoas para se inscrever em um projeto de exploração em Marte.

Por isso, enquanto você estiver navegando na web ou assistindo TV no dia 1o de abril, muito cuidado com o que você lê e vê – ou você pode acabar caindo numa pegadinha do dia da mentira. [Life'sLittleMysteries]

Bruno Calzavara é estudante do 4o ano de Jornalismo na Universidade Federal do Parana, mas não vai se formar neste ano. Está fazendo intercâmbio na Universidade de Pisa, na Itália. Volta em agosto. Já trabalhou em vários campos jornalísticos e agora lida com o mundo fascinante dos textos científicos de HypeScience. É dono de um blog de viagem.

Site

14 comentários

  1. grace romao /

    Em Portugal todo dia é dia de mentira. Há até um político a quem chamam de Pinóquio.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
  2. Jorge /

    Me borrei… vou ali limpar….

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  3. CLAUDIO BUCCI /

    SACANAGEM, DA HYPESCIENSCE !!! ESPERO QUE ISSO SE REPITA SÓMENTE EM 1 DE ABRIL DE 2012 . POIS NOS PRÓXIMOS 364 DIAS RESTANTES , EU COSTUMO LEVAR Á SÉRIO SUAS REPORTAGENS . PIOR FOI O TEMPO PERDIDO LENDO ESSA BABOZEIRA.
    ESTÃO DESCULPADOS, AFINAL , UM HUMORZINHO UMA VEZ POR ANO NÃO FAZ MAL Á NINGUEM.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  4. Reynaldo Andrade /

    Bom a história é a seguinte, em abril de 1500, estava prometido de que Cabral chegaria a ésta terra , exatamente em 1º de abril, mas aí a viagem atrasou devido aos ventos contrários na nau de Cabral, até que em 21 deste mes , ancorou a náu de Cabral, ao desembarcar ele já fez a primeira promessa, aquelas que vc, já sabe, no dia seguinte , já se rezou a primeira missa, para selar ás promessas, ás tornando em supostas verdades, é justamente adescoberta de nossa terrinha, e aí vc, conhece de tudo, bom até que chegamos a grande tecnologia, que é o salário mínimo, que agora mudou de nome, para salário chip, logo mais vc, nem vai ve-lo mais, só vai tá embutido na pele ( da promessa).E assim se abre as portas para o pobre ( que popularmente é chamado de trabalhador ) para saquear o pouco que ele tem, que é a saúde e a dignidade.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
  5. Rafael Bezerra /

    Isso é um blog de divulgação científica??? Comentarei aqui, já que a matéria hoax não dá espaço. Mentir NUNCA é bom! repito, NUNCA! As pessoas constroem sua noção de realidade a partir das informações que lhe chegam e, infelizmente, uma boa parte de la é inverídica, o que causa choques em todos os setores da vida humana.
    As pessoas mentem para escapar situações embaraçosas e prejudiciais, mas quase sempre estas mesmas situações já são decorrência de outras mentiras. Essas ditas “mentiras sociais”, “Mentiras saudáveis” ou qualquer que seja o nome que se invente para naturalizar esta prática e fazer parecer que ela beira a inocência. Falácia! Não há mentira saudável nem do bem. A menos que você goste coisas como o mensalão por exemplo. Se vocês não esqueceram, sabem que os votos comprados serviram para aprovar medidas que ajudaram a estabilizar a economia do país e aumentar a renda da população. Isso faz do mensalão uma “mentirinha do bem”?
    Procuro buscar informações em fontes que estejam comprometidos com a verdade, o que parecia ser o caso deste blog (com a óbvia exceção das listas e notícias semi/pseudo-científicas, que, na minha concepção, sempre estiveram aqui para divertir, e deixam isso bem claro em suas chamadas). Infelizmente, esta matéria (http://hypescience.com/causa-corrupcao-cientificamente-descoberta/) é uma apologia à mentira e muito me decepciona. Deixem disso! Escolham: ciência ou mentira??

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  6. Bruno Juncklaus /

    Eduardo acho que iria criar um buraco negro e o pinóquio seria sugado/desintegrado, ou ele ia explodir mesmo…
    hieahioeahio

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  7. Carlos Barreto /

    Parabenizo o autor do artigo “A causa da corropção é descoberta pela ciência”. O texto nos leva a dar atenção até o fim, pois queremos entender porque, um cidadão que se propoem a cumprir o que prometeu a nós eleitores, coisas que irão melhorar a vidade de milhões, se enreda pelo caminho da canalhice, roubalheira desenfreada, corrupção e todas safadezas possíveis. Temos o caso do Maluf, Sarney, garotihno e tantos outros que se aqui fosse nomeá-los, seria o fim. Grato pelo pequeno momento que tive a esperança de desvendar esse crime. Repassei a muitos amigos.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  8. eduardo /

    Bruno Juncklaus,
    Simplesmente haverá um distúrbio no espaço-tempo… vc voltaria ao passado (antes do seu nascimento)… então teria que convencer o seu pai a namorar sua mãe pra vc nascer… caso contrário vc iria sumir da foto com os seus irmãos…
    kkkkkkkkkkkk

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  9. Bruno Juncklaus /

    Se o pinóquio falar que está mentindo, o que acontece? ‘-’

    aoiehoiaehoi adoro esse parodoxo ._.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 12
  10. Marcelo Ribeiro /

    Em Brasília todo dia é 1º de abril.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 31
  11. eduardo /

    O problema é q tem gente q acha q é 1º de Abril o ano todo… um amigo meu, por exemplo: hj demos parabéns a ele, pelo dia do mentiroso….

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 10
  12. Troll /

    Gente, o hypescience vai fechar!
    Os donos estão dizendo que não muito há lucro.

    Primeiro de Abril!! =D =D =D =D =D

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
  13. jose51 /

    Se não estiver prejudicando ninguem, é uma forma de brincar sadia.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
  14. Robert flier /

    Mentira clássica na minha região: “Ô fulano, Sicrano está chamando?”

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.