Por que 1o de abril é considerado o Dia da Mentira?

Publicado em 31.03.2011

Engraçadinhos do mundo todo estão ouriçados. Já está na hora de pensar nas formas de enganar seus amigos e parentes porque, afinal, o dia 1o de abril está chegando. Mas por que essa data é chamada de Dia da Mentira em tantos países diferentes? Na verdade, ninguém sabe exatamente quando nem onde, e muito menos por que essa tradição começou.

Ao que parece, um surto vertiginoso de brincadeiras coincidia com a chegada da primavera no hemisfério norte desde o tempo dos romanos e celtas, que comemoravam a época com grandes festivais. As primeiras menções de um Dia de Todos os Bobos (como era chamado anteriormente) vem da Europa na Idade Média.

Alguns ligam o dia da mentira à mitologia romana, especialmente a história de Ceres, deusa da colheita, e sua filha, Proserpina. Plutão, deus dos mortos, raptou Proserpina e a levou para morar com ele no submundo. A menina chamava por sua mãe, mas Ceres só conseguia ouvir o eco da voz da filha e a procurava em vão. Tais “recados de bobos” se tornaram um piada popular na Europa nos séculos posteriores.

A teoria mais difundida sobre a origem do dia da mentira é a mudança de calendários no final do século 16: do juliano para o gregoriano, que está até agora em uso. De acordo com o calendário juliano, o Ano Novo era comemorado durante a semana entre 25 de março e 1o de abril, mas sob o calendário gregoriano, a festa foi transferido para, evidentemente, 1o de janeiro. Aqueles que não foram notificados da mudança, ou teimosamente mantiveram a antiga tradição, eram muitas vezes ridicularizados e alvo de brincadeiras no período em que antigamente se festejava o Ano Novo: para nós, 1o de abril.

Na França, os brincalhões costumavam colocar peixes nas costas de quem celebrava o velho costume. As vítimas da brincadeira ganharam o nome de “poisson d’avril”, ou “peixe de abril”. Mas a teoria não pode explicar porque a tradição das brincadeiras se espalhou para outros países na Europa, mesmo aqueles que só adotaram o calendário gregoriano mais tarde.

Na Escócia, as piadas do dia da mentira eram conhecidos como em “april gowks”, outro nome para o pássaro cuco. As origens dos bilhetinhos de “Me Chute” supostamente nasceram da tradição escocesa dessa data.

Em tempos mais recentes, estações de rádio, programas de TV e sites começaram a pregar peças em seus ouvintes, telespectadores ou leitores. Uma das piadas mais notórias aconteceu em 1957, quando a BBC divulgou um documentário mentiroso sobre a colheita anual do espaguete na Suíça, protagonizado por uma família arrancando fios de macarrão das chamadas “árvores de espaguete”. Na época, a massa ainda era considerada uma iguaria exótica na Grã-Bretanha. Muitos ouvintes foram tão enganados que eles queriam saber como obter espaguete das suas próprias árvores do quintal.

No dia 1o de abril de 2007, a mundialmente famosa ferramenta de busca Google anunciou seu novo serviço: Gmail Paper. Os usuários do serviço de email gratuito poderiam salvar e-mails em arquivos, que o Google iria imprimi-los gratuitamente e enviá-los de volta por correio. Em 2009, o Google convidou as pessoas para se inscrever em um projeto de exploração em Marte.

Por isso, enquanto você estiver navegando na web ou assistindo TV no dia 1o de abril, muito cuidado com o que você lê e vê – ou você pode acabar caindo numa pegadinha do dia da mentira. [Life'sLittleMysteries]

Autor: Bruno Calzavara

Bruno Calzavara é recém-formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e está de volta à equipe do Hype após dois anos. Adora todos os esportes, exceto futebol. Gosta de chocolate e de sorvete, mas não de sorvete de chocolate.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

14 Comentários

  1. Em Portugal todo dia é dia de mentira. Há até um político a quem chamam de Pinóquio.

    Thumb up 4
  2. SACANAGEM, DA HYPESCIENSCE !!! ESPERO QUE ISSO SE REPITA SÓMENTE EM 1 DE ABRIL DE 2012 . POIS NOS PRÓXIMOS 364 DIAS RESTANTES , EU COSTUMO LEVAR Á SÉRIO SUAS REPORTAGENS . PIOR FOI O TEMPO PERDIDO LENDO ESSA BABOZEIRA.
    ESTÃO DESCULPADOS, AFINAL , UM HUMORZINHO UMA VEZ POR ANO NÃO FAZ MAL Á NINGUEM.

    Thumb up 2
  3. Bom a história é a seguinte, em abril de 1500, estava prometido de que Cabral chegaria a ésta terra , exatamente em 1º de abril, mas aí a viagem atrasou devido aos ventos contrários na nau de Cabral, até que em 21 deste mes , ancorou a náu de Cabral, ao desembarcar ele já fez a primeira promessa, aquelas que vc, já sabe, no dia seguinte , já se rezou a primeira missa, para selar ás promessas, ás tornando em supostas verdades, é justamente adescoberta de nossa terrinha, e aí vc, conhece de tudo, bom até que chegamos a grande tecnologia, que é o salário mínimo, que agora mudou de nome, para salário chip, logo mais vc, nem vai ve-lo mais, só vai tá embutido na pele ( da promessa).E assim se abre as portas para o pobre ( que popularmente é chamado de trabalhador ) para saquear o pouco que ele tem, que é a saúde e a dignidade.

    Thumb up 5
  4. Isso é um blog de divulgação científica??? Comentarei aqui, já que a matéria hoax não dá espaço. Mentir NUNCA é bom! repito, NUNCA! As pessoas constroem sua noção de realidade a partir das informações que lhe chegam e, infelizmente, uma boa parte de la é inverídica, o que causa choques em todos os setores da vida humana.
    As pessoas mentem para escapar situações embaraçosas e prejudiciais, mas quase sempre estas mesmas situações já são decorrência de outras mentiras. Essas ditas “mentiras sociais”, “Mentiras saudáveis” ou qualquer que seja o nome que se invente para naturalizar esta prática e fazer parecer que ela beira a inocência. Falácia! Não há mentira saudável nem do bem. A menos que você goste coisas como o mensalão por exemplo. Se vocês não esqueceram, sabem que os votos comprados serviram para aprovar medidas que ajudaram a estabilizar a economia do país e aumentar a renda da população. Isso faz do mensalão uma “mentirinha do bem”?
    Procuro buscar informações em fontes que estejam comprometidos com a verdade, o que parecia ser o caso deste blog (com a óbvia exceção das listas e notícias semi/pseudo-científicas, que, na minha concepção, sempre estiveram aqui para divertir, e deixam isso bem claro em suas chamadas). Infelizmente, esta matéria (http://hypescience.com/causa-corrupcao-cientificamente-descoberta/) é uma apologia à mentira e muito me decepciona. Deixem disso! Escolham: ciência ou mentira??

    Thumb up 3
  5. Eduardo acho que iria criar um buraco negro e o pinóquio seria sugado/desintegrado, ou ele ia explodir mesmo…
    hieahioeahio

    Thumb up 1
  6. Parabenizo o autor do artigo “A causa da corropção é descoberta pela ciência”. O texto nos leva a dar atenção até o fim, pois queremos entender porque, um cidadão que se propoem a cumprir o que prometeu a nós eleitores, coisas que irão melhorar a vidade de milhões, se enreda pelo caminho da canalhice, roubalheira desenfreada, corrupção e todas safadezas possíveis. Temos o caso do Maluf, Sarney, garotihno e tantos outros que se aqui fosse nomeá-los, seria o fim. Grato pelo pequeno momento que tive a esperança de desvendar esse crime. Repassei a muitos amigos.

    Thumb up 3
  7. Bruno Juncklaus,
    Simplesmente haverá um distúrbio no espaço-tempo… vc voltaria ao passado (antes do seu nascimento)… então teria que convencer o seu pai a namorar sua mãe pra vc nascer… caso contrário vc iria sumir da foto com os seus irmãos…
    kkkkkkkkkkkk

    Thumb up 3
  8. Se o pinóquio falar que está mentindo, o que acontece? ‘-‘

    aoiehoiaehoi adoro esse parodoxo ._.

    Thumb up 13
  9. O problema é q tem gente q acha q é 1º de Abril o ano todo… um amigo meu, por exemplo: hj demos parabéns a ele, pelo dia do mentiroso….

    Thumb up 10
  10. Gente, o hypescience vai fechar!
    Os donos estão dizendo que não muito há lucro.

    Primeiro de Abril!! =D =D =D =D =D

    Thumb up 4
  11. Mentira clássica na minha região: “Ô fulano, Sicrano está chamando?”

    Thumb up 3

Envie um comentário

Leia o post anterior:
crisedemeiaidade
A crise de meia idade não é nada divertida para as mulheres

De acordo com uma no...

Fechar