Prédio de 13 andares cai como um poste em Xangai

Publicado em 30.06.2009

predio caído em Xangai

No dia 27 de junho, um apartamento residencial em Xanguai, na China, caiu completamente para trás. Ele ainda estava em construção, portanto estava desocupado, por isso a queda só causou uma morte.

Um problema em paredes de contenção do rio Dianpu, próximo ao prédio, pode ter causado a queda, mas ainda não há provas concretas do por que esse prédio gigantesco simplesmente desabou.

Não deixe de conferir as fotos dessa bizarrice arquitetônica e responder: Você arriscaria morar em um destes prédios gêmeos ao lado, mesmo que os apartamentos estivessem sendo vendidos muito, muito baratos? [Gizmodo]

predio caído em Xangai

predio caído em Xangai

predio caído em Xangai

Autor: Miguel Kramer

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

56 Comentários

  1. Lamentamos muito este incidente,há muitas outras construções em nosso pais só não cai ainda,por muita sorte,só em Santos tem mais de 98 apartamento tortos, enquanto não cai ta tudo bem,se der repente tomba,o engenheiro vai ficar na mídia conhecido pelo mundo todo.
    lamentamos muito pela unica vitima desse acidente na chima,uma alma tem muito valor,que os engenheiro tome mais cuidado, outro prédio é muito fácil de erguer,mais a vida de um ser humana não volta mais.

    Thumb up 7
    • são os famosos “balança mas não cai”, pais maravilhoso, só na bossa nova e no sapatinho, e vamo empurrando com a barriga…

      Thumb up 0
    • Construir em terreno próprio é a melhor opção, voce sabe o que esta fazendo, além de ter qualidade de vida, ainda expande o comércio para regiões mais afastadas ampliando o circulo de convivência e não concentrando tudo em um unico lugar aumentando assim támbém a especulação imobiliária que se assolou neste país pelos “profissionais do setor” os tais “corretores de plantão”, diga-se de passagem um bando de “aves de rapina” querendo ganhar de todos os lados…desculpa a franqueza mas a verdade deve predominar!

      O qaue estão dando ao povo é construção com materiais inferiores visando somente o lucro “deles”. Se voce utilizr bons materiais não vai precisar mais “refazer” as coisas que estragaram com o tempo! Voce vai gastar menos material e agredir menos o meio ambiente consequentemente! Sacou?

      Thumb up 1
  2. Não se trata de erro de engenharia e sim de uma displicência profissional sem tamanho. O erro está em que contratou tal engenheiro.

    Thumb up 0
  3. Eu acho que esse prédio ainda dá para morar:

    O valor do condomínio será praticamente zero. Não tem mais portaria, nem porteiro. Não precisa mais de ascensoristas. Os elevadores podem ser retirados e vendidos, pois os condôminos podem acessar cada apto diretamente. Como as janelas ficaram para o céu, também pode-se economizar luz, apenas abrindo-as.
    Não há mais problemas de rachaduras e ameaça de ruir.

    Só vejo 3 problemas:
    – para o abastecimento de água, cada um terá de cavar seu próprio poço;
    – todas as escadas ficaram inúteis e
    – as antenas de TV não vão funcionar.

    Thumb up 11
    • Umortadela sempre bem vindo, to rindo muito….

      Thumb up 0
  4. Quando se fala de resistência horizontal a engenharia de ponta da china está de parabéns, pois a resistência horizontal, não permitiu que o prédio se tornasse em ruinas, Porém, o que adianta ser resistente na horizontal, quando na vertical não há resistência. Coisa de engenharia chinesa.

    Thumb up 1
    • nao devemos nos esquecer que a POLVORA foi inventada na CHINA por “erro e acerto”, e eles cotinuam com esta técnica de “erro e acerto”, quem sabe dai não nascerá uma nova modalidade de construção e habitação para revolucionar o modo que vivemos em nossas moradias, poderiamos tmbm adquirir sistemas de propulsão vertical e sairmos voando pelas janelas ao céu, como disse nosso amigo, retirando os elevadores e vendendo-os, economizando em um lado e investindo em outro…talvez este seja o futuro e não estejamos prestando atenção devida, sei lá, minha mente ta começando a pifar, rodar…achoq eu vou tirar uma soneca e colocar as coisas em ordem, ou desordem…

      Thumb up 0
  5. aquilo não é a fundaão do prédio , são barras estabilizadoras de terremoto ¬¬

    Thumb up 5
  6. Caraca! não tem fundação. Por isso que eles fazem um prédio em 1 semana, como em outro artigo do hype.

    Thumb up 3
  7. A impressão que tenho é que as fundações foram extremamente rasas,brocas e estacas mal calculadas.

    Thumb up 5
  8. A queda deste edificio sem duvida alguma, é problema de analise de solos e calculo de fundacões.
    A impressão que tenho é que as fundações foram extremamente rasas e as brocas e estacas mal dimensionadas.
    Fica ai um alerta para construtores e para a população que vai habitar esses apartamentos.
    Graças a Deus não houve vitimas.

    Thumb up 8
  9. depois de mandarem as fotos por email pensei que fosse photoshop porque as bases os os alicerces ou sapatas estao mesmo a’ flor da terraquando deviam ser escavadas os alicerces mais profundos que os alicerces da garagem ainda estou pensando isto ser falso porque nao se faz uma obra assim sem ter uma escavacao decente

    Thumb up 3
  10. Gente a China está querendo tomar o lugar dos Estados Unidos que é a atual maior economia do Mundo, porém o o Crescimento que os E.U.A teve para se industrializar foi em 100 anos enquanto a China foi em apenas 20 anos.
    A China usa uma mão de obra barata e de péssima qualidade,e os resultados são esses. Agora eles querem superar o Brasil que tem a maior Usina Hidrelétrica do Mundo construindo a Usina Hidrelétrica as Três Gargantas que irá tomar conta de Três Regiões. Será que isso vai dar certo? Eu não colocaria minha mão no fogo.

    Thumb up 10
  11. De todos os prédios que conheço, esse, hoje é o mais seguro para morar, pois nunca mais vai cair.
    As estacas se romperam por cisalhamento, provavelmente provocado pela componente horizontal da força exercida pelo maciço de terra de um só lado da construção, que se elevou com o sobrepeso do aterro lançado sobre esse maciço, não tendo qualquer resistência do outro lado onde foi feita uma escavação para a construção da garagem. Se a escavação fosse feita simultaneamente dos dois lados do prédio, isto certamente não teria ocorrido pois as estacas continuariam trabalhando somente a compressão. Na minha humilde opinião de engenheiro com 37 anos de formado, para a construção da garagem, o projeto deveria prever a cota de arrasamento das estacas abaixo do nível da garagem, ou seja primeiro deveria ser feita a escavação, até o nível mais baixo de garagem, deste ponto cravar as estacas e daí iniciar a construção da superestrutura do edifício. Aconselho ao colega chinês voltar para a escola de engenharia depois que sair da prisão.

    Tony Crash

    Thumb up 20
    • Realmente Eles erraram feio,mas te garanto que isso eh soh um caso,eu nao sou engenheiro e tao pouco arquiteto,porem moro na china e ja vi varias construcoes em andamentos e eles nunca popam em seguranca.

      Thumb up 0
  12. Eu não moraria e nem vou morar em nenhum apertamento alem de ser pequeno e muitas veses mal feito não poder ouvir musica alta de noite por causa de visinho é o porre!!!

    Thumb up 1
  13. Prezados Senhores, em relação as tecnicas usadas na onstrução deste edificio em questão, não levados em consideração, peso, pressão, fundação, estruturação, engenharia consturutiva, estudo de teses construtivas, relação de adequação de engenharia construtiva, os engenheiros devem punidos junto ao ministério publico de seu pais, sem mais para agradeço suas considerações.

    atenciosamente

    AVACY

    Thumb up 3
  14. A queda do prédio ocorreu devido a escavações entre os dois blocos para a construção de um estacionamento subterrâneo, a terra removida das escavações foi disposta ao lado oposto do prédio, exercendo assim uma pressão suficiente ao cisalhamento das estacas de fundação.

    Agora tem gente perguntando cade a fundação? Estão brincando né? Da para ver na foto toda parte de fundações, inclusive cintas e estacas (que como podem ver estão rompidas), fundação bem interessante por sinal, que com certeza não trazeria problemas para o prédio caso não houvesse as escavações. Portanto não me parece haver problemas em residir nos apartamentos arredores.

    Thumb up 9
  15. como dizia minha avó cara de um fucim de outro , se a fundação deste esta desse geito imagina os outros a redor estão igualzinhos to fora de morar ai mesmo sendo de graça !!!!!

    Thumb up 1
  16. É incrível a quantidade de especialistas aqui… não entendo como esse país não vai pra frente com tanta gente “esperta”.

    Thumb up 6
  17. AQUELE QUE SE VE ALI NO FUNDO ….POIS ESSE MESMO, TO VENDENDO ALGUEM QUER????????

    PURA NEGLIGENCIA!!!! Ainda ha quem suspira por ter acontecido so uma morte! NAO DEVERIA HAVER NENHUMA MORTE, ISSO SIM!!! Porque se assim for, quem se da por conmtente de ter havido so uma morte, no proximo predio se entregue pra morrer! ai sim quero ver.

    Thumb up 2
  18. 1) Cadê as fundações?
    2) Muita lama, será que esse chinês sabe o que é Mecânica dos solos?
    3) Pilares com pouca inércia no sentido que “caiu”? Pode ser.

    Beijos.

    Thumb up 0
  19. 1) Cadê as fundações?
    2) Muita lama no solo?
    3) Pilares com pouca inércia?

    ( x ) todas são verdadeiras

    Thumb up 0
  20. É impressionante como na área de engenharia (principalmente civil) todos se metem e entendem do assunto. Todos querem dar suas opiniões “técnicas”. Eu, como engenheiro civil formado pela melhor universidade da América Latina, com experiência na área, não arriscaria dar um palpite em público, sem antes fazer visitas, ensaios e auditorias.
    Aposto que mais de 50% das pessoas que postaram aqui, construiriam sem contratar um engº afim de economizar em sua própria obra.
    Portanto, vamos dar opiniões relativas à assuntos que entendemos.
    Abraços…

    Thumb up 3
  21. O mais intrigante é que aparentemente não houve destruição do prédio, ou seja, as paredes, principalmente dos últimos andares, não se desintegraram.

    Thumb up 3
  22. O que determina se eu iria ou não morar num destes apartamentos que sobraram, seria a minha necessidade e o preço. (rsrsr)
    Lembram daquele dito popular: “desta água não beberei!”

    Thumb up 1
  23. Problema estrutural… logo se vê que o assentamento do prédio foi feito em terreno muito argiloso e, como muita coisa que chinês faz, nas coxas…

    Thumb up 0
  24. Nossa que Palace III Mande in xangai. O barato sai caro nestas construtores de contrução relâmpago.

    Thumb up 0
  25. Realmente é incrível isso, é como que se ele nem tivesse alicesse ou algo assim para segurar a estrutura no chão, e mais incrível ainda é ele não ter partido em várias partes ao tombar.
    Bem, se o prédio não estava bem firme no chão, pelo menos, a estrutura(paredes) é bem forte.

    Thumb up 1
  26. Deixem de ser pessimistas!

    Ora, o prédio caiu INTEIRINHO no chão!

    Logo, o concreto é de EXCELENTE qualidade. E é maleável, ótimo para os casos de terremotos na região…

    A base é que não foi boa… UHAuhAuhuAuAUhuaHaH

    * As “sapatas”, as bases do prédio, ao contrário, não podem ser tão maleáveis né?! Senão dá no que vimos aí nas fotos…

    Bom sy-men-too, né?!

    Thumb up 1
  27. É claro que moraria, até no mesmo prédio, é só levantá-lo e colocar de volta no lugar, qual o problema?
    Se reparar bem foi só um desmaio, nada demais.
    Não creio que tenha sido por causa de má contenção do rio adjacente, mas provavelmente devido à falta de fundações profundas em local de aterro, provocando um recalque abrupto do terreno, unilateral e longitudinal à situação do edifício, incrivelmente interessante apesar da lamentável morte ocorrida.
    Ou seja, típico da péssima qualidade chinesa e falta de respeito ao consumidor.

    Thumb up 3
  28. A fundação desses edificios é horrivel mas pelo menos o material usado na construção é bom pois ele caiu e nao se partiu.

    Ja comprei 3 desses ai to revendendo alguem quer? =]

    Thumb up 1
  29. Depois do ocorrido, me fosse disponibilizado gratuitamente, mas com obrigação de nele residir, agradeceria mas nele residir, nuncaaaaa.

    Thumb up 0
  30. Não sou engenheiro civil, mas me parece que um prédio como este tinha que ter fundações, não tinha? Este daí parece que só tem alguns canos…

    Thumb up 0
  31. Pelo menos ele não se desmanchou como os prédios do Sergio Naya, significando que o material é de primeira.

    Thumb up 0
  32. Cadê a fundação, parece que fincaram alguns bambus no chão e levantaram o prédio, agora quem vai querer morar nos outros blocos? qual china maluco?

    Thumb up 0
  33. Muro de contenção coisa nenhuma note os pilares de sustenção,fundação, do prédio,ridículas,isto foi um crasso erro de engenharia, a china não é lá a considerar este prédio uma grande,potencia tecnológica não passa de um tigre de papel

    Thumb up 0
  34. A impressão que tenho é que as fundações foram extremamente rasas e que os contrutores estavam contando apenas com a força da gravidade para manter o prédio em pé. Economia ou pura negligência ?

    Alguém sabe se o Sergio Naya tem discípulos em em Xangai ?

    Thumb up 0
  35. Pelas estruturas da base arrancada do solo, parece que houve alguma falha técnica. Ainda bem que estava em construção, Se estivesse já habitado seria uma tragédia.

    Thumb up 0
  36. O terreno eh tão fofo q amorteceu a queda do predio… serviu d colchão!!! sem falar q agente n consegue identificar nenhuma estrutura de fundação!! @@

    ki coisa…n? #kikofalando

    Thumb up 0
  37. eu nunca moraria em um apartamento em um predio gemeo ao que desabou antes de: saber realmente o que aconteceu e somente depois de um laudo detalhado de segurança dos outros predios.

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
caca-quebrando-barreira-do-som-
Veja a quebra da barreira do som

Quebrar a barreira d...

Fechar