Programa de exercícios baseado em música reduz quedas entre idosos

Publicado em 6.12.2010

Segundo uma nova pesquisa, a música pode ajudar a melhorar o equilíbrio e evitar quedas entre os idosos.

A cada ano, um terço da população com 65 anos ou mais sofre pelo menos uma queda. Metade sofre várias quedas. Segundo cientistas, há exercícios que podem neutralizar fatores de risco para quedas – tais como falta de equilíbrio – e, consequentemente, reduzir o risco de quedas em idosos.

Uma grande proporção de quedas em idosos ocorre enquanto eles andam, então melhorar o equilíbrio pode ter um impacto importante na prevenção de quedas.

O novo estudo mostrou que homens e mulheres idosos que participaram de um programa de exercícios baseado em música de piano foram menos propensos a sofrer uma queda. Eles também mostraram melhoras no equilíbrio e na forma ou estilo de andar.

O programa de exercício consistiu de uma aula de uma hora por semana com uma ampla gama de movimentos que desafiam o equilíbrio com música de piano. Por exemplo, andar no tempo da música de piano ou responder às mudanças no ritmo da música.

No estudo, que durou um ano, os pesquisadores analisaram o efeito desse programa de exercícios baseado em música de piano na maneira de andar, no equilíbrio e na prevenção de quedas em um grupo de 134 idosos.

Durante os primeiros seis meses de estudo, metade dos idosos participou do programa enquanto a outra metade fez apenas suas atividades normais. Durante o segundo semestre do estudo, o primeiro grupo voltou à sua rotina normal enquanto o segundo grupo participou do programa de exercícios baseados em música de piano.

Os resultados mostraram que após os primeiros seis meses de exercício baseado em música de piano, houve uma melhora significativa no equilíbrio e na função global dos idosos, comparado com os outros do grupo de atividade normal. Houve também muito menos quedas no primeiro grupo: 24 quedas por 66 participantes, contra 54 quedas por 68 participantes.

No segundo semestre, aqueles que participaram no programa também tiveram benefícios semelhantes.

A conclusão dos pesquisadores é que pessoas idosas recebem benefícios ao participar de programas de exercícios baseado em música de piano, pois isso aumenta sua velocidade de caminhada habitual e o comprimento do passo, melhorando assim a sua forma global de caminhar. [WebMD]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

3 Comentários

  1. Natasha,
    Eu gostaria de receber mais detalhes sobre este programa de de exercícios, baseado em música de piano.
    Eu tenho 75 anos de idade e ja sofri diversas quedas!
    Outra coisa, eu gostaria de saber, porque que tem de ser música de piano? Não pode ser, com outros instrumentos?
    Abraços,
    Gabriel

    Thumb up 1
    • Creio que pode ser qualquer instrumento. Desde que seja instrumento musical,

      Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
cerebroreal
Para fabricar ferramentas mais complexas, é preciso um cérebro mais complexo

Nossos antepassados ...

Fechar